1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Fontana 19/04/2024

O livro em si é bom, e o tema é bom. Porém, possui muitas camadas que eu não sou capaz de entender com a cabeça que tenho hoje em dia, mas no futuro quem sabe.

jeej 18/04/2024

Quando eu tava chegando no final, eu dropei por umas 2 semanas pq tava gostando e não queria que acabasse, e por causa disso, agora eu não consigo formular uma resenha

mas é um livro muito bom, apesar do começo chatinho

Gustavo616 18/04/2024

Amor ao Grande Irmão.
Mais uma obra de George Orwell,1984, apresenta um mundo diferente do que conhecemos, o qual é governado por 3 grandes regiões formadas por um conjunto de países denominados: Oceânia, Eurásia e Lestásia. O protagonista da obra, Wiston, vive um dilema sobre sua vida enquanto convive com a ditadura que assola a Oceânia, um regime opressor que proíbe o pensamento individual dos habitantes, ao mesmo tempo que vigia todos 24 horas por dia.

O livro, que curiosamente inspirou o nome do reality show Big Brother, nos apresenta o que há de pior do regime ditatorial que pode nos tirar a capacidade de pensar, e como pode nos tornar robôs que aplaudem a um mestre que nos falsamente é apresentado como um salvador, uma divindade. Podemos perceber essas críticas desde o início da obra, e de maneira muito bem escrita, de maneira que não lhe cause dúvidas sobre qual é de fato o objetivo do livro e qual k posicionamento toma o autor.

1984 é uma obra excelente para quem se interessa por história sobre realidades distópicas e apresenta opiniões e questionamentos políticos que são perceptíveis no dia a dia. Essa é a segunda obra escrita por George Orwell que tenho o prazer de ler, e ela apenas confirmou a admiração que tive por ele quando li A Revolução dos Bichos. Com toda certeza, voltarei a ler um livro desse escrito magnífico.

miguelsousa_ 18/04/2024minha estante
o mais novo liberal ancap ??

otavio185 18/04/2024minha estante
aiii extremista

Miminnnxx 18/04/2024

Alugou um triplex na minha cabeça
Um clássico que eu esperei muito até o dia de eu conseguir ler ele. Já me interessava pela premissa e tinha muita curiosidade com todo esse universo distópico que o livro apresenta. E posso dizer que eu simplesmente amei tudo.

Foi um livro bem denso e demorado pra mim, por tratar de assuntos mais pesados. Mas que mesmo assim, havia dias que eu não conseguia parar de ler, e lia um capítulo atrás do outro.
É uma história tão bem pensada e elaborada da melhor forma possível, tudo nesse livro é perfeito.

Todo o universo que esse livro apresenta é tão completo, que você só quer conhecer mais e mais sobre esse lugar tão sujo e deprimente. Seja o partido em si, a nova língua, as teletelas, todas essas particularidades desse mundo são muito interessantes de entender.

E mesmo que esse livro retrate de uma forma bem mais extrema, pensar que esse livro já faz mais de 70 anos e ainda assim é possível ver a nossa sociedade atual retratada nela, chega a ser assustador.

É um livro que me deixou por um bom tempo reflexiva sobre como somos controlados a todo instante sem perceber através das nossas mini teletelas. E como a liberdade é algo importante para nós como seres humanos.

Jenny.day 17/04/2024

Tristeza, desgraça e tudo o que há de ruim na humanidade
É um livro muito impactante e que com certeza faz com a gente pense sobre as questões da sociedade, pois é um livro que se faz muito atual.
É uma leitura complexa mas muito interessante e que tem uma escrita impecável, além da história ser super envolvente e seus personagens serem muito bem desenvolvidos ao longo da trama.
Simplesmente genial.
—Jenifer

Fernanda309 17/04/2024

Mais atual impossível
Uma distopia, uma utopia, uma realidade? Um livro escrito a tanto tempo e ainda assim parece que foi escrito ontem. George tem uma inteligência e uma escrita fora do comum, a história te prende do começo ao fim. É um novo mundo, com novas regras e leis, nova língua, ministério da verdade, ministério do amor e etc, onde o governo te vigia até dentro de casa. Dá pra imaginar? Temos algumas semelhança com a realidade? Eu falaria horas sobre esse livro, mas tenho muito medo de me empolgar e encher de spoiler. O personagem principal Winston, vive nesse novo mundo, dividido entre não pode falar do passado, guardando as lembranças a 7 chaves, porque a polícia pensante, sim, isso mesmo, pode saber o que ele pensa e sofrerá grandes consequências. Não é possível reclamar do governo, não é possível pensar, uma nova língua, excluindo palavras que mostrem expressão de sentimentos, está sendo criada, 24h ouvindo, lendo e vendo apenas o que eles determinam. Inconformado com tudo isso, Winston busca meios de conseguir se livrar e aí que as coisas começam a acontecer e vale a pena cada momento da leitura. O final, me surpreendeu.

Milenna.Pessoa 17/04/2024

A leitura é um pouco cansativa, tem hora que não acontecem nada, depois vem alguns momentos de ação, achei muito legal essa visão q trás e fico pensando q não é difícil de isso acontecer kkkk da até um medo. E o final, gnt sério, achei q eles iriam conseguir, mas infelizmente o sistema prevaleceu.

Luiz Namur 16/04/2024

2 + 2 = 5
A vida de Winston Smith, um funcionário do governo em um mundo totalitário dominado pelo Partido e seu líder, o Grande Irmão. A sociedade retratada em "1984" é opressiva e controladora, onde a liberdade individual é suprimida e a manipulação da verdade é uma ferramenta poderosa de controle.

Orwell cria um ambiente sombrio e assustador, onde a vigilância constante e a repressão das ideias dissidentes são normais. Winston, o protagonista, começa a questionar a realidade ao seu redor e a resistir às imposições do Partido. Sua jornada é uma luta pela liberdade de pensamento em um mundo onde até mesmo os pensamentos são monitorados.

Sendo uma leitura relevante e impactante, destacando-se como uma das grandes obras da literatura distópica e uma crítica poderosa aos regimes totalitários.
colita 17/04/2024minha estante
o título da sua resenha me deu gatilho ai ?kkkkkk

Bruna 16/04/2024

É bom, mas leeeento como qualquer boa distopia
Comecei lendo, terminei ouvindo. É muito interessante a construção do mundo, livro super reflexivo e congruente com a atualidade. Apesar de gostar muito do início, é extremamente arrastado. Tem que ler com muita atenção, não é nada fluído. Muita repetição do mesmo, principalmente do meio pro final. O fim não é nada surpreendente, mas é uma leitura boa para quem se interessar.

Como qualquer obra, é necessário entender o mundo que o autor se encontrava ao escrever, antes de discutir de "qual lado" ele se encontra (cada um com sua própria metáfora de interpretação).

Sophia.Zanella 16/04/2024

Realmente vale 5 estrelas?
Não
A distopia é bem construída isso não dá para negar, mas como a história foi demorada e entediante!eu lia e lia e não saia do lugar nunca, chegou em um ponto que eu estava me obrigando a ler. Acho que deve existir livros de distopia nesse estilo bem melhores!
Se eu não conseguir usar 1984 como referência em alguma redação eu choro
Hanna laísa 22/04/2024minha estante
ooii, você já leu a saga estilhaça-me? é muito melhor e além de ter distopia, também tem romance

Sophia.Zanella 22/04/2024minha estante
Já li o primeirooo o segundo tá na lista já

Hanna laísa 22/04/2024minha estante
o segundo é muito melhor do que o primeiro!! vale super a pena, e dá pra citar em diversos assuntos na redação :)

Rafaela1560 16/04/2024

Ainda sem saber o que escrever...
Acabei de ouvir em audiobook com uma interpretação incrível de Otávio Muller (digo interpretação porque, para mim, foi muito mais do que uma simples narração).
O livro, escrito há tempo tempo, permanece sendo bastante atual, até mesmo atemporal, me arrisco dizer.
Choca em muitos momentos, assusta em outros, irrita em muitos! Mas é impossível não ficar impressionado e não passar horas e horas pensando na história...
Como eu disse, sem palavras, não sei bem o que escrever.... kkkkk

riquelme.lucas 16/04/2024

Bosta de livro mediocre anticomunista disfarçado de esquerdista agente da cia ai gente meu olho esquerdo ta tremendo de raiva