1984

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro
GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNOR NCIA É FORÇA

O terço inicial de 1984 trata de descrever em detalhes e de forma bem convincente, o modus operandi do Partido numa Londres situada em uma outra realidade. Sob o olhos atentos do Grande Irmão, o Partido controla a vida de todos da sociedade assim como controla a forma como a História é escrita e como ela é ensinada, reescrevendo-a a seu bel prazer. Tudo com um claro objetivo: manter um ponto de vista sempre favorável ao governo.

Isso fica muito claro quando passamos a acompanhar o cotidiano solitário de Winston que trabalha justamente no departamento do governo responsável por fazer essas alterações, o de Registros. Aqui todo o expediente é voltado para um processo contínuo de adulteração de qualquer mídia e/ou publicação existente no mundo. Para tanto, a principal ferramenta do governo é a novilíngua, um idioma de poucas expressões, simples e objetivo, que, dessa forma, impede que os seus falantes tenham ou elaborem pensamentos complexos. Uma forma avançada de doutrinação pensada nos seus mínimos detalhes.

A construção do mundo hipotético de 1984 é boa. E suas primeiras cem páginas surgem para estabelecê-lo na mente do leitor, não só demonstrando como essa sociedade funciona e trabalha, mas também o faz de uma forma minimamente comparativa ao nosso mundo real, para que possamos nos situar e identificar os pontos em comum.

O grande problema da trama é que ela passa a soar extremamente repetitiva a partir de um certo ponto. Uma vez que a extensa descrição acompanhada até o seu um terço inicial nos fornece todas as características possíveis para criarmos, na memória, uma imagem suficientemente clara desse mundo (ou do Partido que o governa), essa exposição volta a ser repetida e/ou comentada apenas sob novos pontos de vista - sejam as reflexões introspectivas de Winston, suas conversas proibitivas com Júlia (afinal, interesses amorosos são mal vistos nesse cenário hipotético) ou até mesmo através de um livro-doutrinador que, supostamente, seria utilizado pelos oponentes desse status quo. Mas nenhuma dessas perspectivas acrescenta algo novo à história.

Da forma como o Partido é posto e exposto ao longo das páginas, nem mesmo o clímax de 1984 - o embate final com o governo ditatorial - consegue atingir as expectativas que, à esta altura da leitura, já estavam mais do que baixas em relação ao seu desfecho. Com o prestígio que a criação de George Orwell alcançou ao longo dos anos e sua inclusão perene na cultura pop, onde um dos seus pontos centrais acabou servindo de batismo para um popular reality show mundo afora, confesso que esperava um enredo bem mais marcante. Simplesmente não consigo esconder a minha decepção com essa leitura.
Konshal 19/04/2024minha estante
tenho uma raiva quando o Skoob 'come' caracteres acentuados ou as aspas duplas ?

Fontana 19/04/2024

O livro em si é bom, e o tema é bom. Porém, possui muitas camadas que eu não sou capaz de entender com a cabeça que tenho hoje em dia, mas no futuro quem sabe.

jeej 18/04/2024

Quando eu tava chegando no final, eu dropei por umas 2 semanas pq tava gostando e não queria que acabasse, e por causa disso, agora eu não consigo formular uma resenha

mas é um livro muito bom, apesar do começo chatinho

Gustavo616 18/04/2024

Amor ao Grande Irmão.
Mais uma obra de George Orwell,1984, apresenta um mundo diferente do que conhecemos, o qual é governado por 3 grandes regiões formadas por um conjunto de países denominados: Oceânia, Eurásia e Lestásia. O protagonista da obra, Wiston, vive um dilema sobre sua vida enquanto convive com a ditadura que assola a Oceânia, um regime opressor que proíbe o pensamento individual dos habitantes, ao mesmo tempo que vigia todos 24 horas por dia.

O livro, que curiosamente inspirou o nome do reality show Big Brother, nos apresenta o que há de pior do regime ditatorial que pode nos tirar a capacidade de pensar, e como pode nos tornar robôs que aplaudem a um mestre que nos falsamente é apresentado como um salvador, uma divindade. Podemos perceber essas críticas desde o início da obra, e de maneira muito bem escrita, de maneira que não lhe cause dúvidas sobre qual é de fato o objetivo do livro e qual k posicionamento toma o autor.

1984 é uma obra excelente para quem se interessa por história sobre realidades distópicas e apresenta opiniões e questionamentos políticos que são perceptíveis no dia a dia. Essa é a segunda obra escrita por George Orwell que tenho o prazer de ler, e ela apenas confirmou a admiração que tive por ele quando li A Revolução dos Bichos. Com toda certeza, voltarei a ler um livro desse escrito magnífico.

miguelsousa_ 18/04/2024minha estante
o mais novo liberal ancap ??

otavio185 18/04/2024minha estante
aiii extremista

olívia 18/04/2024minha estante
isso pq no Brasil não vivemos a plena democracia...

Miminnnxx 18/04/2024

Alugou um triplex na minha cabeça
Um clássico que eu esperei muito até o dia de eu conseguir ler ele. Já me interessava pela premissa e tinha muita curiosidade com todo esse universo distópico que o livro apresenta. E posso dizer que eu simplesmente amei tudo.

Foi um livro bem denso e demorado pra mim, por tratar de assuntos mais pesados. Mas que mesmo assim, havia dias que eu não conseguia parar de ler, e lia um capítulo atrás do outro.
É uma história tão bem pensada e elaborada da melhor forma possível, tudo nesse livro é perfeito.

Todo o universo que esse livro apresenta é tão completo, que você só quer conhecer mais e mais sobre esse lugar tão sujo e deprimente. Seja o partido em si, a nova língua, as teletelas, todas essas particularidades desse mundo são muito interessantes de entender.

E mesmo que esse livro retrate de uma forma bem mais extrema, pensar que esse livro já faz mais de 70 anos e ainda assim é possível ver a nossa sociedade atual retratada nela, chega a ser assustador.

É um livro que me deixou por um bom tempo reflexiva sobre como somos controlados a todo instante sem perceber através das nossas mini teletelas. E como a liberdade é algo importante para nós como seres humanos.

Jenny.day 17/04/2024

Tristeza, desgraça e tudo o que há de ruim na humanidade
É um livro muito impactante e que com certeza faz com a gente pense sobre as questões da sociedade, pois é um livro que se faz muito atual.
É uma leitura complexa mas muito interessante e que tem uma escrita impecável, além da história ser super envolvente e seus personagens serem muito bem desenvolvidos ao longo da trama.
Simplesmente genial.
—Jenifer

Fernanda309 17/04/2024

Mais atual impossível
Uma distopia, uma utopia, uma realidade? Um livro escrito a tanto tempo e ainda assim parece que foi escrito ontem. George tem uma inteligência e uma escrita fora do comum, a história te prende do começo ao fim. É um novo mundo, com novas regras e leis, nova língua, ministério da verdade, ministério do amor e etc, onde o governo te vigia até dentro de casa. Dá pra imaginar? Temos algumas semelhança com a realidade? Eu falaria horas sobre esse livro, mas tenho muito medo de me empolgar e encher de spoiler. O personagem principal Winston, vive nesse novo mundo, dividido entre não pode falar do passado, guardando as lembranças a 7 chaves, porque a polícia pensante, sim, isso mesmo, pode saber o que ele pensa e sofrerá grandes consequências. Não é possível reclamar do governo, não é possível pensar, uma nova língua, excluindo palavras que mostrem expressão de sentimentos, está sendo criada, 24h ouvindo, lendo e vendo apenas o que eles determinam. Inconformado com tudo isso, Winston busca meios de conseguir se livrar e aí que as coisas começam a acontecer e vale a pena cada momento da leitura. O final, me surpreendeu.

Milenna.Pessoa 17/04/2024

A leitura é um pouco cansativa, tem hora que não acontecem nada, depois vem alguns momentos de ação, achei muito legal essa visão q trás e fico pensando q não é difícil de isso acontecer kkkk da até um medo. E o final, gnt sério, achei q eles iriam conseguir, mas infelizmente o sistema prevaleceu.

Luiz Namur 16/04/2024

2 + 2 = 5
A vida de Winston Smith, um funcionário do governo em um mundo totalitário dominado pelo Partido e seu líder, o Grande Irmão. A sociedade retratada em "1984" é opressiva e controladora, onde a liberdade individual é suprimida e a manipulação da verdade é uma ferramenta poderosa de controle.

Orwell cria um ambiente sombrio e assustador, onde a vigilância constante e a repressão das ideias dissidentes são normais. Winston, o protagonista, começa a questionar a realidade ao seu redor e a resistir às imposições do Partido. Sua jornada é uma luta pela liberdade de pensamento em um mundo onde até mesmo os pensamentos são monitorados.

Sendo uma leitura relevante e impactante, destacando-se como uma das grandes obras da literatura distópica e uma crítica poderosa aos regimes totalitários.
colita 17/04/2024minha estante
o título da sua resenha me deu gatilho ai ?kkkkkk

Bruna 16/04/2024

É bom, mas leeeento como qualquer boa distopia
Comecei lendo, terminei ouvindo. É muito interessante a construção do mundo, livro super reflexivo e congruente com a atualidade. Apesar de gostar muito do início, é extremamente arrastado. Tem que ler com muita atenção, não é nada fluído. Muita repetição do mesmo, principalmente do meio pro final. O fim não é nada surpreendente, mas é uma leitura boa para quem se interessar.

Como qualquer obra, é necessário entender o mundo que o autor se encontrava ao escrever, antes de discutir de "qual lado" ele se encontra (cada um com sua própria metáfora de interpretação).

Sophia.Zanella 16/04/2024

Realmente vale 5 estrelas?
Não
A distopia é bem construída isso não dá para negar, mas como a história foi demorada e entediante!eu lia e lia e não saia do lugar nunca, chegou em um ponto que eu estava me obrigando a ler. Acho que deve existir livros de distopia nesse estilo bem melhores!
Se eu não conseguir usar 1984 como referência em alguma redação eu choro

Rafaela1560 16/04/2024

Ainda sem saber o que escrever...
Acabei de ouvir em audiobook com uma interpretação incrível de Otávio Muller (digo interpretação porque, para mim, foi muito mais do que uma simples narração).
O livro, escrito há tempo tempo, permanece sendo bastante atual, até mesmo atemporal, me arrisco dizer.
Choca em muitos momentos, assusta em outros, irrita em muitos! Mas é impossível não ficar impressionado e não passar horas e horas pensando na história...
Como eu disse, sem palavras, não sei bem o que escrever.... kkkkk

riquelme.lucas 16/04/2024

Bosta de livro mediocre anticomunista disfarçado de esquerdista agente da cia ai gente meu olho esquerdo ta tremendo de raiva