1984

1984 George Orwell
Amazing Ameziane

Resenhas - 1984

Gabriel Schorr 12/08/2024

Relendo essa obra, desta vez em minha língua materna, fui exposto à profundidade da angústia humana e do aspecto psicológico desta distopia.
Embora já conhecesse a história, ainda sim fiquei encantado...

Laís Binek 12/08/2024

Uma obra essencial para compreender as ameaças do totalitarismo e a fragilidade da verdade em uma era de manipulação e controle.
"1984", de George Orwell, é uma distopia que continua a ressoar profundamente com os leitores desde sua publicação em 1949. O romance pinta um retrato sombrio e inquietante de um futuro totalitário, onde a privacidade, a verdade e a liberdade individual são sistematicamente obliterados pelo regime opressor do Partido.

A história se passa em uma Londres devastada pela guerra e controlada por um governo totalitário liderado pelo Grande Irmão, cuja vigilância é onipresente e inexorável. O protagonista, Winston Smith, trabalha no Ministério da Verdade, onde seu trabalho é reescrever a história para que se ajuste às constantes mudanças nas necessidades do Partido. Apesar de seu papel no regime, Winston começa a questionar a realidade e a se rebelar contra a opressão que o cerca.

Orwell explora temas de controle social, manipulação da informação e a natureza da verdade de forma intensa e perturbadora. O conceito de "duplipensar" – a capacidade de aceitar simultaneamente duas crenças contraditórias – e a presença constante do "Big Brother" são reflexões poderosas sobre a influência da propaganda e a perda da individualidade em regimes totalitários.

A escrita de Orwell é incisiva e penetrante, trazendo à tona um mundo onde o controle é absoluto e a resistência parece fútil. A narrativa é densa e carregada de uma atmosfera de desespero e resignação, refletindo a desesperança de uma sociedade subjugada.

"1984" é uma obra essencial para compreender as ameaças do totalitarismo e a fragilidade da verdade em uma era de manipulação e controle. A visão de Orwell continua a servir como um alerta sombrio e relevante sobre os perigos do poder absoluto e a importância da vigilância e da preservação da liberdade individual.

bybibsss 12/08/2024

QUASE 3 MESES PRA LER e não gostei do final
Apesar da história de se encerrar ?como deveria?, eu não gostei. Talvez seja por que eu e meu clube do livro de 2 pessoas ficamos quase 3 meses pra conseguir terminar. A história é boa, com pensamentos revolucionários mas é um pouco cansativa e eu também sai da vibe do que o livro aborda.

No fim, o Partido é mesmo imortal.

dani1064 11/08/2024

Nem sei como descrever
Entrei em contato com Orwell quando li "A Revolução dos Bichos", em 2022, através de uma aula de literatura. foi no mesmo ano que li Fahrenheit 451, então tive um contato com distopias. estava querendo ler 1984 há um bom tempo, mas eu procrastino até para ir comer, quem dirá para ler. mas finalmente acabei, e não achei que ficaria tão impactada com o final.

o livro começa lento, quase depressivo. uma sociedade tão controlada e autoritária causa um desconforto enorme, e o modo em que a trama é construída me deixou bem pensativa. confesso que achei a parte 1 meio entediante, mas tenho consciência de que é muito psicológico e repetitivo.

a parte 2 já começa a acelerar, e não tenho muito o que falar sobre ela.

a descrição de violência na parte 3 me pegou desprevenida, e me fez parar para refletir. o partido sabe muito bem o que faz, mesmo agindo como se não soubesse. o final me deixou boquiaberta, e é tão assustador quanto o começo.

com certeza não peguei todas as metáforas do livro, mas vou reler em algum momento da vida. a passagem que mais me marcou foi aquela: "quem controla o presente, controla o passado. quem controla o passado, controla o futuro", me fez pensar muuuuito, e acho que foi realmente bom. uma breve semelhança com a realidade atual (teletelas e celulares, por exemplo) me deixaram muito pensativa, e é interessante (e assustador) ver que, algum dia, podemos acabar sendo controlados 24 horas por dia.

em resumo, achei denso e pesado, acho que foi um dos livros mais complexos que já li. ainda quero discutir esse livro com alguém ?

Adson.Guyllan 10/08/2024

Que livro!
Escrito a tanto tempo, mesmo assim tão atual. Nos faz refletir muito vários pontos que geralmente não nos damos conta. Como governos/instituições tentam (e muitas vezes conseguem) controlar seus subordinados, e esses subordinados nem se dão conta disso, muitas vezes até sabem, mas preferem assim. O que nos leva a análise de como a mente humana pode ser controlada, que elementos são necessários e porque os aceitamos tão facilmente.
Nos faz refletir também sobre o que faríamos para sair desse controle. Até onde iríamos, e o que pode nos esperar por tentarmos essa saída. Até onde iríamos para sermos livres? Livre desse controle ou do lugar onde a tentativa de fuga dele nos levou.
O fato é que o ser humano é tão previsível e manipulável, sabemos muito bem disso, e aceitamos isso, porque quase sempre, aos nossos olhos, a "felicidade" é melhor que a "liberdade".

carvalho73 10/08/2024

Atual e real (o que é terrível)
Ler esse livro enquanto a ascensão do totalitarismo acontece deixa a gente arrepiado. A história, ao mesmo tempo que é distópica, é contemporânea. O livro de Goldstein é claro e objetivo sobre a manutenção do poder entre as classes altas, e o final da história é um soco no rosto. Não é muito meu estilo de livro, mas foi uma leitura interessante.

Thais645 10/08/2024

Não é de terror mas é como se fosse
Uma realidade Distante Que está cada vez mais próximo, é o plano de fundo e enredo principal do livro de 1984. O livro incrível que vale a pena demais uma releitura. Faz uma análise fria coerente coesas. Simplesmente perfeito. Badales maravilhosa Sobre Política Totalitários, liberais, progressistas, direita e esquerda. O uso da fala, controle de pensamento .? simplesmente leiam

Leticia.Souza 10/08/2024

O grande irmão está te vigiando
é uma leitura densa e cansativa, como o esperado de um clássico e de um livro político. porém, é meio louco imaginar como seria viver numa realidade como essa.

do meio pro final senti que deu uma boa melhorada e a última frase me deixou assim ?.

não é muito ruim e nem muito bom, é isso.

Anaclara19p3 09/08/2024

Típico livro que eu só leio por causa da escola...
Assim como todos os outros que fui obrigada a ler eu odiei, a "mensagem" do livro é legal mas a escrita é massante.
Acho que se eu ler mais velha eu devo gostar, mas agora eu odiei?

Eduardo.Schossler 09/08/2024

1984
A escrita é bem densa e cansativa. Tive que dar umas pausas de um ou dois dias, mas por conta do meu ritmo. O tema é bem atual e mexe um pouco com o nosso imaginário. Eu gostei bastante das ideias e da forma como o livro foi escrito. Particularmente tive que pular algumas páginas porque achei um pouco encheção de linguiça... Mas não influenciou no entendimento geral. Não pude prever algumas plots, mas algumas coisas eram um pouco óbvias. Achei alguns diálogos fracos e a relação amorosa do personagem muito jogada e pouco desenvolvida, mesmo não sendo o foco total. Eu diria que é um texto atemporal e por ser um clássico, envelheceu muito bem. Recomendo o livro.

giupdf 09/08/2024

O Mundo é um Moinho
Apesar da edição que eu tomei para ler não ser a ideal, por conta da diagramação (nem a capa me agrada), foi o livro que me introduziu à leitura em geral, por isso tenho um carinho especial por ele.

"Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares, estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés"

Não sei o porquê, mas esse trecho do Cartola, da música referida no título da resenha, descreve exatamente a vida dos personagens, para mim, pelo menos. Sempre que eu a escuto eu me lembro do livro e associo cada parte da letra com a tristeza de viver no regime de 1984.