1984 George Orwell
Amazing Ameziane

Resenhas - 1984

Gabriela.Griep 19/09/2024

No fim do túnel só há mais escuridão
Que livro horrível!

Horrível, não no sentido da escrita e da história, mas horrível no sentido de que tira todas as nossas esperanças.
Desde o início o sentimento prevalecente ao ler era que tudo ia mudar, eu tinha esperança de que o partido seria derrubado e essa esperança foi simplesmente estraçalhada no final. Ou seja, é um livro horrível porque ele nos tira toda a esperança de que um dia as coisas possam mudar.
Não foi o melhor momento para ler esse livro porque me deixou em mais depressão ainda.
Se essa era a intenção, 10/10??

Carolina2795 19/09/2024

1984
Explora os perigos do totalitarismo, a manipulação da verdade e a perda da liberdade individual. A obra é um alerta sobre os riscos de um Estado que controla não apenas a política e a sociedade, mas também a mente e a linguagem das pessoas. Nesse livro o Orwell pinta um mundo sombrio, deprimente e sufocante, onde a privacidade é uma ilusão e a verdade é um conceito maleável.

Nayara717 19/09/2024

Não achei cansativo. Realmente consegui me ambientar e sentir o sufoco dos personagens,até a desilusão eu consegui sentir

Kah 19/09/2024

Uma das melhores distopias já feitas
Aí, galera, não dá pra dizer que esse é superestimado não! acho que é o tipo de livro que tem de tudo um pouco e é difícil não se agradar dele. primeiro que o Winston sempre é muito humano e verossímil, então você se conecta profundamente com ele e com a situação em que ele vive. uma coisa que achei legal é que cada uma das 3 partes do livro cumprem muito bem o seu propósito e você percebe claramente que são momentos diferentes no desenvolvimento da narrativa!

acredito que só um capítulo que é justamente quando o Winston vai ler o livro do Goldstein que é meio cansativo, mas ainda assim fiquei curiosa pra ver a explicação dele completa sobre o lema do partido kkkkkkkkkk
enfim, muito boa leitura! achei que o final foi muito coerente com aquela realidade, mesmo que seja uma distopia com final pessimista, diferente de laranja mecânica, por exemplo.

Jose.Roberto 19/09/2024

Nissan Sentra
Acho que essa foi a primeira distopia que eu li, não sei se eu gosto muito do gênero ksksks.

Sobre o livro em geral, é uma ótima história, extremamente político, que nem o "Revolução dos Bichos", que foi o primeiro livro do George Orwell que eu li, na verdade até mais político que ele.

Como história eu gostei bastante, é o tipo de história que, mesmo sabendo que é um futuro distópico, ainda é algo palpável, algo que você consegue trazer pro mundo atual, uma versão bizarra mas não tão absurda do mundo em que vivemos. Existem muitas coisas no livro que são bastante atuais, como discursos, ideias e até conversas.

O que mais me incomodou durante o livro foi a sua escrita pesada, que somado aos capítulos grandes, os quais eu não estou muito acostumado, acabaram por tornar a leitura cansativa várias vezes, mesmo quando eu ansiava para saber o que ocorreria a seguir.

Assim como Revolução dos Animais não posso bem dizer se entendo tudo o que eu experienciei. É o tipo de história que você entende como é a situação onde se passa, passa a entender o que está acontecendo, mas é deixado sem o ponto final, valendo mais a reflexão que você tem durante o livro, sobre o que ocorreu e sobre o que se trata. Talvez tenha sido exatamente essa a vontade do autor, ou talvez eu apenas esteja dando uma desculpa por que na verdade eu não entendi 🤬 #$%!& nenhuma desse livro, quem sabe? Enfim, o livro é bom e se você leu revolução dos animais antes vai reparar em diversas similaridades.

Dhiully0 18/09/2024

Um livro muito relevante.
Eu me sinto muito feliz por ter conseguido terminar esse livro, é uma leitura realmente difícil, porém muito relevante e de um grande peso crítico.
O começo é muito difícil de ler, muito denso, nada acontece, tem que reler algumas partes pra de fato entender e pegar todos os pontos importantes, confesso que eu pensei em abandonar a leitura muitas vezes, muitas vezes mesmo, mas eu insisti pois sabia da importância e a diferença que essa leitura traria.

Bia.y 18/09/2024

"Fale bem ou fale mal, mas fale de mim." ? George Orwell.

Infelizmente, atemporal.

Se alguém te cutuca repetidamente, é incômodo, não é? Ler esse livro é como receber constantes empurrões laterais: "Ei, você está vendo? Consegue perceber? Não finja que não está." É uma implicância direta, quase pessoal, com o leitor.

Senti um gosto amargo durante a leitura, um enjoo, uma pedra na garganta, beliscões sem parar. No final, fechei o livro e me silenciei. Não parece grande coisa, mas compreender tem suas consequências. Quando se enxerga o reflexo da realidade em uma ficção, quando se percebe a profundidade da opressão, é impossível, com boa consciência, não sentir náuseas. Livros bons causam desconforto. Não são para ser apenas consumidos, mas sim digeridos.

Não me surpreende que, por anos, as pessoas tenham interpretado 1984 de maneira distorcida, usando para validar suas próprias crenças e ideologias. É um livro fácil de ser instrumentalizado. Embora seja uma crítica aberta ao totalitarismo, ao stalinismo e ao fascismo, nos confronta e nos leva a questionar entre o ontem e hoje. Passado e presente.

Pouco me importam as teorias sobre a vida pessoal de Orwell ou quem ele era. O que me cercou durante a leitura foi o reflexo social: a manipulação de informações e propagandas, a opressão, o negacionismo, o controle da linguagem, a vigilância constante e a desumanização. O conceito de "novilíngua" é simplesmente genial. Restringir e manipular a linguagem é uma das formas mais poderosas de dominação. A palavra molda nossos pensamentos e sentimentos, é aquilo que nos aprisiona ou nos liberta. Manipular a linguagem é manipular a mente, e a política brasileira é especialista no assunto, não é? =)

Mas esse conceito vai além da política e da repreensão explícita. Ele toca em algo essencial, presente até nas formas mais banais de comunicação. Vemos acontecer o tempo todo na mídia, nas redes sociais e, infelizmente, até na literatura. A palavra é o controle da mente, e Orwell abordou esse tema com uma genialidade inquestionável.

Tentei ler 1984 duas vezes. No início, achei o começo lento e um tanto tedioso. Agora, com mais maturidade e uma nova perspectiva, percebo que até essa lentidão inicial tem um propósito: é a base necessária para construir a ponte entre a história e os pensamentos de Orwell. A obra é completa, sim. Se tivesse sido um tema de redação no ensino médio, acredito que teria me esforçado mais para concluir a leitura. Jovens precisam ser instigados a ler, provocados a questionar, a reagir e a pensar.
Que sejam taxados de "mimimi", paranóicos e dramáticos, mas pensem, questionem, falem.

Dito isso, para quem pretende ler agora, recomendo uma leitura ativa. Marque o texto, converse com alguém e, acima de tudo, ignore os comentários negativos que encontrar. Ter paciência com o desenvolvimento inicial é fundamental, a introdução prepara o terreno.

No fim, 1984 não é apenas um alerta sobre o totalitarismo. É um espelho. Quanto realmente mudou desde 1984? Essa é a pergunta que fica para quem leu com olhos abertos: o sistema mudou ou se camuflou?

joaovmelo 18/09/2024

Pesado
Ótima distopia, ótima história e obra atemporal para a sociedade. Uma vida marcada por acontecimentos ruins e faltas de esperança tem a alegria e o prazer de volta em um romance que prende o leitor à história. História essa que conta o sentimento de liberdade ser apagado aos poucos até o fim pelo Partido do Grande Irmão, partido esse que faz os sentimentos mais profundos serem apagados de forma violenta e brutal para um "bem maior" que é o poder nas mãos dos que oprimem, fazendo com que o leitor abra os olhos para os governos totalitários que existem e já existiram no mundo. Ótima leitura!

Cah 17/09/2024

É um livro que dá medo, mas te faz rir ao mesmo tempo
Cara, esse livro se parece as vezes tanto com a realidade que realmente alguns momentos me deu medo e raiva, mas ao mesmo tempo me fazia rir, porque as pessoas simplesmente não percebem essas coisas acontecendo e seguem como se tudo estivesse normal e bem, te faz rir pela ignorância das pessoas.

É um livro para se ler, pensar, refletir e decidir se você quer seguir nessa realidade ou mudar as coisas.

daianeverso 16/09/2024

Atemporal
Já estava com esse livro pra ler há tempos e resolvi dar uma chance. Apesar de ?antigo?, facilmente podemos nos identificar com vários conceitos.

O livro demorou muito pra me prender e quase larguei, não nego. Acho que em vários momentos a leitura acaba sendo bemmm cansativa. Mas vale a pena insistir (essa edição, inclusive, é maravilhosa e deixa a leitura bem mais dinâmica).

No final acho que todos esperávamos que seria um pouco diferente e mais esperançoso, talvez? Ao mesmo tempo, já era possível de imaginar como acabaria. De modo geral, gostei da leitura e suas reflexões.

Jay 16/09/2024

Um livro que nos faz refletir!
Esse livro escrito a tantos anos atrás, traz tantas verdades e similaridade com o nosso mundo atual que chega ser assustador.
E acredito que cada ano que se passar ele se tornará mais atual, pois vemos claramente a sociedade caminhando a passos largos para uma realidade totalmente distópica!

É um livro mais pesado de se ler, mas super compensador. Super recomendo!

Renzo Goldoni 15/09/2024

Um dos melhores livros que já li. A genialidade do George Orwell é impressionante e perceber semelhanças entre a história do livro e o Brasil que vivemos hoje, é assustador.

camifon 15/09/2024

1984
Sei que é um livro bem antigo mas sinceramente achei a leitura bem chata e maçante. A ideia do livro é muito boa e faz a gente refletir e se questionar muito sobre o futuro (ou mesmo o presente?).
Mas sinceramente estou dando 2/5 porque achei a leitura bem entediante, apenas a parte 3 do livro realmente me pegou, acho que foi a única parte que eu gostei do livro? ?

*opinião completamente pessoal*
Vicotirah 18/09/2024minha estante
Somos duas, faz um ano que leio esse livro ARRASTADA, no começo se cria um clima tenso, mas no meio fica tudo maçante e repetitivo, o plot não me surpreendeu, a parte 3 ganha um ritmo muito melhor.

Aline220 15/09/2024

" ... a visão de mundo do Partido era adotada com maior convicção entre as pessoas incapazes de entendê-la. Essas pessoas podiam ser levadas a acreditar nas violações mais flagrantes da realidade porque nunca entendiam por inteiro a enormidade do que se solicitava delas, e não estavam suficientemente interessa das nos acontecimentos públicos para perceber o que se passava. Gaças ao fato de não entenderem, conservavam a saúde mental. Limitavam-se a engolir tudo, e o que engoliam não lhes fazia mal, porque não deixava nenhum resíduo, exatamente como um grão de milho passa pelo corpo de uma ave sem ser digerido... "