Nineteen Eighty-Four

Nineteen Eighty-Four George Orwell




Resenhas - 1984


10840 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bia Franzoi 28/05/2024

Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força!
Li esse livro com expectativas bem baixas, por saber que, muitas vezes, ele é utilizado para criticar espantalhos do sistema comunista.

Ao contrário do que várias pessoas relataram, não encontrei dificuldades na leitura, não achei tedioso ou difícil de compreender.

A história retrata uma sociedade totalmente monitorada, enganada e controlada pelo governo do "Grande irmão". Quanto mais perto da liderança do partido, mais privilégios as pessoas tinham. Quanto mais distantes, mais abandonadas eram.

Os membros do partido eram responsáveis por exercer, por exemplo, a alteração de registros históricos para beneficiar o partido, policiar as pessoas e colocar em prática uma lavagem cerebral, para que todos apoiassem e fossem a favor do governo.

A interpretação que fiz desse mundo me diz que já vivemos em algo muito similar. Para isso, não é necessário nenhum regime ditatorial, de nenhuma vertente.

Analisando o lema do partido: "Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força!", podemos perceber que já estamos inseridos em uma realidade que segue esses princípios.

Principalmente considerando um recorte dos últimos anos do Brasil. A liberdade de escolha não passa de uma ilusão para boa parte da população; onde comer, onde morar e onde trabalhar não são escolhas conscientes, e sim, tomadas em função de uma situação de necessidade que nos é colocada.

Quanto maior a ignorância e alienação de um grupo, maior a força para fazer barulho, chamar a atenção e angariar mais membros para o rebanho.

Tudo isso, enquanto pessoas que estão um andar acima na hierarquia social, seja na política ou não, estão vivendo com abundância e, muitas vezes, sem contribuir positivamente com nada.

Vejo que o livro ainda se mostra atual, principalmente sob a ótica de nossa sociedade que vive, em sua maior parte, no sistema capitalista.
comentários(0)comente



Jadinha 28/05/2024

Caramba
Tem certeza que esse livro foi escrito em 1949? Tão atual que nem consigo acreditar. Telas que espionam, leis de conduta que beiram o absurdo, censura, assassinato da língua formal, criação de um idioma imbecil só para facilitar as mentes limitadas.
Leitura cansativa e nem um pingo atraente, mas me forcei a terminar. Questão de honra.
Leiam se quiserem, dei 4 estrelas por causa da semelhança com a atualidade.
comentários(0)comente



Gren Maju 28/05/2024

10/10
"Era o produto de uma mente semelhante à sua, mas muito mais poderosa, mais sistemática, menos temerosa. Os melhores livros, percebeu ele, são aqueles que lhe contam o que você já sabe"
comentários(0)comente



Leidiane58 28/05/2024

Atemporal
Uma distopia sobre um controle governamental altamente totalitário.
É impressionante como o que foi escrito e relatado nesse livro pode ser comparado e assemelha tanto a acontecimentos atuais.
A narração da estória nos prende e nos conecta ao ponto de em alguns momentos a gente realmente se ver ambientando o mesmo espaço de Winston.
Livro "lido" por audiolivro.
comentários(0)comente



Priscila322 28/05/2024

Manipulador
1984 não conta somente a história de uma sociedade manipulada por seus lideres, eles também nos manipula a cada página, nos levando onde quer que ele queira, fazendo com que a gente perca a noção do que é certo ou errado, do que é loucura ou verdade, falso ou verdadeiro.
E no final estamos como Winston, loucos, bebados e completamente perdidos.
Leitura incrivel, pesada, gostosa, mas agoniante.

Delicioso.
comentários(0)comente



Evelynnobre 28/05/2024

1984
Achei a leitura viciante, queria sempre saber mais sobre a história, sobre os segredos do governo. Nada da leitura foi previsível, acho que ler 1984 é essencial para um repertório sociocultural mas também para adquirir um olhar mais crítico da sociedade, ter uma imaginação sociológica e entender que nem tudo o que fazemos ou pensamos é de produção autêntica de nós mesmo.
comentários(0)comente



Kaique.Vidal 27/05/2024

Meu top1 livro lido na vida
é surreal imaginar que isso possa ter acontecido e ACONTECEU alguma vez na humanidade mas o mais surreal é imaginar que tudo que tá aqui dentro pode ser um aviso do que já é a humanidade hoje, claro é uma distopia e pode-se imaginar o que quiser mas é impossível não pensar que talvez atualmente estejamos vivendo algo desse livro na pele, com o excesso de conforto que nos faz confiar em meios que possam estar nos controlando ou algo do tipo.

"quem controla o passado controla o futuro, quem controla o presente controla o passado."

o que george orwell estava pensando talvez nós nunca saberemos mas sabemos que esse livro é igual um vinho, quanto mais velho melhor ele fica!
comentários(0)comente



ClAudio.Persa 27/05/2024

2+2=5
Uma obra tão atual quanto quanto seu título. Difícil imaginar uma história escrita tantos anos atras ser tão atual, como se de de uma hora pra outra, nossa mente se abrisse e de fato passamos a enxergar e entender muitas coisas de nosso cotidiano atual. Pelo menos foi essa a sensação que eu estive. O medo, a excitação, o drama, a tensão que de viver nesse mundo ficcional nos faz refletir se tudo é tão ficcional assim. Acredito que seria um dos livros que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida.
comentários(0)comente



Gabriela4403 27/05/2024

1984
Foi uma leitura bem diferente do que eu estava acostumada, pesada e com assuntos sérios que levaram à reflexões, e posso dizer que até mesmo a uma pequena crise existencial kkk me prendeu do início ao fim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Almendess 27/05/2024minha estante
Esqueci de comentar que estou feliz porque prometi que esse ano sairia mais da minha bola e leria outros livros além de romance/fantasia e até agora é o que estou fazendo. ?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thifanny 27/05/2024

Orwell conta a história de Winston, um dos membros de uma sociedade distópica totalitária que se chama Oceânia, mas não tão distópica assim porque tem muitas semelhanças com regimes totalitários do século XX.

Ao mergulharmos na história de Winston podemos perceber quão danoso para o ser humano é o totalitarismo, de maneira a ser capaz de "extinguir" o seu ser. Durante a leitura tive lembranças de trechos de livros de Hannah Arendt (Sobre o totalitarismo), do Primo Levi (é isto um homem, os afogados e os sobreviventes, assim foi Auschwitz...) e Johann Chapoutot (a revolução cultural nazista), que abordam um exemplo de regime totalitário que existiu ? o nazismo. Assim, 1984 não faz referência somente à URSS de Stálin, mas a Oceânia com seu Socing e Novafala é muito semelhante a elementos da Alemanha nazista.

Não é uma leitura fácil, mas vale a pena por tornar mais vívido como seria viver dentro desse tipo de regime, nos tornando mais empáticos com as situações vivenciadas pelo protagonista e alertas para os perigos de ideologias nefastas, principalmente no contexto atual de crescimento da extrema direita mundial.
comentários(0)comente



Marina 27/05/2024

Clássicos não são para mim
Um livro muito bom extremamente reflexivo sobre a vida em uma situação controlada, a todo momento inúmeras reflexões são feitas, não é uma leitura leve necessita da cabeça no lugar o que tornou a minha leitura arrastado quem não tem costume com clássicos provavelmente não vai gostar de ler
comentários(0)comente



Guilherme1870 26/05/2024

Que leitura em...
No início fiquei meio estranhado com a fala do escritor, as diversas explicações cansativas e descritivas demais a meu ver, eu estava prestes a desistir, quando a Julia apareceu rsrs
a história ficou interessante e o livro fez finalmente sentido para mim, apeguei-me história de uma forma que não consegui ver a hora de chegar ao fim e entender o desfecho de forma clara.

Bom não sou um leitor excecional (estou buscando chegar lá) em certas partes a leitura não foi muito confortável para mim, mas na sua grande parte consegui entender a visão que o autor queria me apresentar.

Se recomendo o livro? Talvez sim, para quem realmente busca entender e se desafiar, talvez não para os propensos a fadiga e irritação a palavras mirabolantes e tão significativas que não chega a conclusão mastigas de leitores nutella.

Hoje pós-leitura elevei o meu nível, não sou mais nutella kkkk.
comentários(0)comente



10840 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |