1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Leander.Figueiredo 25/05/2024

Será que a guerra para destruir o acúmulo de bens e o consumismo desenfreado servem a um mesmo propósito? Se nada do que eu tenho for destruído, e eu não mais sentir a vontade do comprar, talvez isso me leve a nova fase, talvez me faça ver o que antes não via, mas que sempre esteve ao meu alcance.

Mari 25/05/2024

Leitura Obrigatória
Livro sensacional, Orwell é atemporal e traz temáticas super atuais apesar do período de escrita do livro.

Bianca2637 25/05/2024

Não recomendo a ninguém
O começo é ruim o final é pior que o começo,
O meio é uma confusão, com muita raiva da ia ter me apresentado esse livro, eu comecei a ler a revolução dos bichos do mesmo autor, e eu li duas páginas e já tá ganhando disparado desse, juro se fosse pra ler esse livro aí de novo eu não perderia meu tempo.

Giovanna1217 25/05/2024

é muito bom, mas foi meio chata pq foi por obrigação por conta da escola, mas acredito q se eu tivesse lido com mais atenção e cuidado, seria bem mais legal, e o fato de ser em quadrinho deixou mais leve, apesar do livro ser bem pesado

Felipe | @fe.ituras 25/05/2024

Esta é minha segunda leitura de "1984" e continuo me impressionando com a capacidade de articulação política de George Orwell. O livro de Goldstein dentro da história atua como uma metalinguagem certeira enquanto se lê "1984", pois a crítica ao totalitarismo e à ditadura está ali traduzida em palavras aquilo que já sabemos.

A profundidade das discussões que a leitura dessa obra sustenta é imensa, e, para mim, é aí que reside a maior riqueza da escrita de Orwell. Mesmo com vários personagens sem muita riqueza de detalhes e com ambientações ligeiras, ele consegue trazer à tona inúmeros questionamentos sociopolíticos.

"1984" é uma ficção que, apesar de inventada, mantém-se relevante no cenário literário por muitos anos devido à sua capacidade de permanecer atual. É uma releitura que se torna cada vez melhor e que, com certeza, farei uma terceira vez.

bernardo235 25/05/2024

1984, é um livro dos melhores livros que já li. A sua crítica e retratação a regimes totalitários é transparente e evidente, não sendo atoa, o principal tema abordado no livro. Nós faz desenvolver um senso filosófico sobre a liberdade e se vale a pena lutar por ela. Com sua linguagem simples, e a criatividade, George Orwell, nós faz se sentirmos imersivos dentro da obra, criando cenários a respeito de suas descrições dadas. Os personagens do romance são poucos, mas de certo modo bem construídos, de modo que cada um tem uma finalidade e propósito e não são jogados na obra simplesmente para ocupar espaço. Em suma, a obra consegue abordar temas delicados, que podem ser polêmicos para muitos, de forma suave e agradável a leitura, com críticas, retrações concretas de como é viver em um regime absolutista totalitário e uma criatividade imensa com um final que pode agradar bastante leitores.

Beatriz Malichesqui 25/05/2024

A partir da parte ll o livro me prendeu profundamente, uma vez que a parte l é mais teórica e conceitual (o que é necessário para criar a ambientação do livro).
Me senti sufocada diversas vezes durante a leitura, tão bem tecida é a trama de Owell: te faz sentir dentro do universo em que se passa.
Sua escrita e previsões acerca do futuro são geniais, ainda mais levando em consideração a época em que o livro foi elaborado.
Só não dou 5 estrelas porque o final, apesar de muito coerente com a trama, não me agradou a nível pessoal (particularmente até o último minuto eu esperei uma revolução ou um desfecho otimista, o que não ocorreu - e eu compreendo).

polyana marx 25/05/2024

Bom para pensar, difícil de ler
A mensagem passada nesta distopia é de extrema importância, tendo em vista as temáticas abordadas, como privacidade individual e manipulação de informações e opiniões.
Utilizei este livro para compor um artigo, que apresentei em um congresso.
No entanto, apesar dos variados pontos positivos, confesso que sofri pra terminar essa leitura. Em muitos momentos são descritas muitas informações que não agregam à narrativa, tornando a leitura muito cansativa. Por fim, não consegui me afeiçoar aos personagens, pois achei todos muito chatos.

O conteúdo do livro é indispensável nos dias de hoje, visto q o cenário distópico pode ser impetrado na sociedade hodierna, tendo em vista a rápida repercussão de infos.

LAtus2 25/05/2024

O GRANDE IRMÃO ESTÁ TE OBSERVANDO!
Não é um livro muito leve de se ler, porém, é o meu favorito de george orwell, é bem explicativo porém não abordam causas reais, por isso não é um livro de historia, e sim, -ficção-.

Stefani142 24/05/2024

Meu livro favorito
Além da forma como a história acontece ser tensa e surpreendente, não entendo o livro como a defesa de um viés político específico. E assim como as músicas, pode ter sido escrito em decorrência de um contexto específico, mas tem significado aplicável a outros. O principal que se pode refletir é sobre como as coisas podem ser manipuladas, apagadas da história, esquecidas, proibídas, muitas vezes por meio da linguagem. A linguagem é nossa interpretação limitada do mundo e por consequência ela nos limita também.
Ne_Butch 24/05/2024minha estante
O livro e as obras de G.O. são incríveis. Talvez para entender melhor o viés político dele, pode ser interessante pesquisar sobre ele... ?

Gabriele522 24/05/2024

Livro incrível e atemporal, não sou a maior fã do protagonista sei lá achei ele mto paradão meio bobo, não me afeiçoou mt porém n tenho problema com isso, é apenas um comentário e tb não mudou em nada minha opinião relacionada ao livro e a história

Rebeca.Schwan 24/05/2024

Incrível
O livro é muito bom! Mesmo sendo um pouco maçante no começo e em uma parte do meio, as partes boas compensam demais alguns capítulos meio chatos!! Ele é muito bem escrito e me deixou bem surpresa em várias partes. E aquele final, nem se fala. Me deixou pensativa por semanas kk

Mcavoy 23/05/2024

Péssimo
Sinceramente, esperava muita coisa e no final não foi nada do que eu esperava, pensa em um livro chato e sem graça.