1984

1984 George Orwell
Amazing Ameziane

Resenhas - 1984

Tauany.Correa 14/09/2024

O autor foi muito criativo para inventar um mundo tão manipulado, a ponto da gente querer bater em todo mundo e odiar o Grande Irmão com todas as nossas forças.
Como as pessoas são manipuláveis facilmente... dá até agonia.
Um livro criativo, mas bem intenso em questões sociais.

Binho 14/09/2024

Esperava mais.
Não sei se fui com muita expectativas para o livro. Não dá pra negar a inteligência, escrita impecável e a boa narrativa, porém, em alguns pontos - uns em pleno ápice do livro, a leitura fica amarrada, cansativa e é difícil absorção. Seguindo a ideologia apresentada na obra, não haveria modo diverso de terminar a obra, porém, creio que toda a trama nos faz esperar algo maior.

Talles 14/09/2024

É possível que aconteça
Infelizmente já tivemos governos totalitários no mundo, e o mundo que George criou é muito possível

Renan652 14/09/2024

"2 + 2 podem ser 5 se o partido quiser"
Por se tratar de um clássico, a minha opinião nunca vai mudar, as histórias dos clássicos são atemporais e são tão boas, porém a escrita deixa a desejar. Eu tenho certeza que deixei muita coisa passar, pela complexidade da escrita.
A história se passa em uma ditadura comunista, o autor descreve muito bem o clima mórbido da guerra e da ditadura. Ao mesmo tempo Winston, o personagem principal e Julia tentam viver um romance e se arriscam por isso, até porque, romances são proibidos no partido em que vivem. Oque em minha opinião é extremamente triste.
Esse livro foi um soco no estômago. Recomendo

Manu 14/09/2024

Atemporal: passado, presente e futuro - coexistindo desde sempre, reescrito todos os dias.
Esse foi meu primeiro contato com George Orwell, e entrei nessa leitura sem estar ciente de todo o hype ao redor do livro. Confesso que levei algum tempo para engrenar nesse universo distópico; esse cenário assustadoramente plausível.

A narrativa se desenrola em uma sociedade onde a vigilância constante, a manipulação da informação e a supressão da liberdade individual são regras que todos seguem. O medo é onipresente, e as pessoas vivem no piloto automático, alienadas e incapazes de pensar por si mesmas. Isso é típico de uma sociedade opressora e totalitária, e o autor ilustra essa realidade, mostrando como o poder pode se concentrar nas mãos de poucos, enquanto a maioria permanece apática e controlada.

Eu não esperava a submissão do protagonista, após sua detenção e tortura. Ele, que no início ainda tinha um resquício de individualidade e de resistência contra o Partido, acaba cedendo completamente à autoridade do Grande Irmão. A partir desse momento, a vitória da opressão se concretiza: Winston perde a capacidade de pensar por si próprio, sua vontade é destruída, e ele se torna mais um entre todos. Essa submissão final reforça a capacidade dos regimes totalitários de esmagar o espírito humano, anulando sua individualidade e vontade de resistir.

Um aspecto interessante é a constante guerra entre as nações, que, de forma irônica, parece ser apenas um artifício para manter a sociedade coesa. A guerra não é sobre conquistas territoriais ou ideológicas, mas uma ferramenta de controle, usada para justificar a opressão e manter a população com medo e em estado de alerta constante.

A realidade opressora revela uma sociedade que vive sob constante vigilância e controle, e onde o pensamento livre é um crime. As ideias são reprimidas, e a verdade é constantemente manipulada. Recomendo muito a leitura. *1984* é um aviso sobre até onde uma sociedade totalitária pode ir quando as pessoas perdem sua capacidade de pensar, de resistir e de lutar por sua liberdade.

Mompean 14/09/2024

Assutador
A forma como o livro mostra a distopia vivida no mundo todo é bizarra, você sente pavor só de se imaginar vivendo algo assim, a mensagem do Orwell mostrando que se a liberdade uma vez tirada, ela pode nunca mais ser restaurada, jamais devemos deixar que ditaduras tomem conta do poder

Sthephany.Padilha 13/09/2024

Ótimo
Livro maçante, porém ao mesmo tempo interessante pois demonstra a realidade de um país em regime de "ditadura" e mostra o quanto pode impactar todas as áreas da nossa vida.

A única parte ruim mesmo foi que eu achei meio cansativa a leitura e acabei tendo uma mini ressaca literária.

Lyntura 13/09/2024

Puro suco de realidade
Sabe um livro tão maravilhoso que você fica sem palavras? Então, isso é esse livro.
Ele é classificado como uma "distopia", mas na realidade isso deixou de ser apenas uma ficção distópica e se tornou a realidade faz muito tempo, é só observar o mundo em que vivemos; existe até um programa de televisão chamado Big Brother Brasil onde pessoas são monitoradas por câmeras 24 horas por dia e que os espectadores decidem o destino de cada um ali dentro! Como ser apenas ficção?
A verdade é que esse controle sempre existiu mas de maneiras diferentes e com diferentes nomes; George Orwell apenas escreveu o que se passava em sua época, mas que também estava acontecendo no futuro, e o futuro se tornou presente.
Pra mim, essa é uma leitura indispensável de se fazer, então é óbvio que o livro é recomendado. Recomendo para todos independente do estilo de livro que se lê, e independente se tem o hábito ou não. Se quiser entender e realidade, se deve começar por aqui.

Agora, desviando do assunto... NÃO ACREDITO QUE ATÉ EM 1984 A CRIAÇÃO DO AVIÃO É DESVINCULADA DO BRASIL E COLOCADA EM UM ESTADO QUALQUER. BRASIL ESTÁ EM GUERRA COM A OCEANIA. BRASIL SEMPRE ESTEVE EM GUERRA COM A OCEANIA

João Lucas 13/09/2024

George adivinhou o futuro
Achei incrivelmente como muitas coisas citadas no livro condizem com o modo que estamos vivendo atualmente. De explodir a cabeça. Leitura fácil e te prende de uma maneira inacreditável quando as coisas começam de fato acontecer.

Jude 13/09/2024

Entre o desespero e a lembrança da luta
Confesso que finalizei este romance sensacional incomodada com o apêndice e os três posfácios, pois queria parar e refletir sobre as camadas desse clássico. contudo, os posfácios reergueram uma chama esperançosa que a obra orwelliana foi apagando em meu âmago ao longo da leitura. levei 2 anos para conseguir chegar ao fim, mas este é um clássico necessário para que nunca percamos nossa crítica, nosso livre pensar, nossa identidade individual e capacidade de se colocar. em um mundo de trumps, musks, marçais e dudus, ler 1984 embrulha o estômago, pois a distopia é aqui e agora. ao mesmo tempo, mesmo que a questão ambiental seja pontuada superficialmente em pinceladas cotidianas da narrativa, viver esses dias de fuligem também faz essa conexão entre a distopia oitentista e a contemporaneidade. quantos acenos científicos, previsões, distopias, surrealismos são necessários para que o rumo de um sistema dominante - baseado em guerra e capital - dê meia volta e recalcule a rota? porque a roda de samsara não tem dado indício de cessar. mas ler orwell, mesmo que assustadoramente atual, reacende algo, tira-nos do automatismo. parece até um duplipensamento: é um conjunto de inúmeros processos catastróficos, que de alguma forma traz a lembrança de que estamos vivos, relativamente livres, ainda com tempo e espaço para pensar e agir.

Lavinia 13/09/2024

2+2=5
1984 é um livro atemporal, que aborda um governo totalitário que controla completamente à população. A leitura é um soco no estômago que te faz refletir sobre nossa sociedade. O único ponto negativo pra mim foi o final. Eu esperava mais.

booksmays 12/09/2024

"Liberdade é poder falar que 2+2=4"
Esse clássico me pegou, não sou muito fã de política mas mesmo assim gostei da crítica sobre o governo desse livro, em todo caso, o livro é muito bom e realmente me surpreendeu bastante

Leo.Klaus 12/09/2024

Sorria, você está sendo filmado!
"A liberdade é a liberdade de dizer que dois mais dois são quatro. Se isso é garantido, tudo decorre daí"

1984 é uma obra distópica que parte da premissa de que o mundo se dividiu em 3 grandes Estados, os quais vivem em situação de guerra constante com o objetivo, a princípio, de neutralizar as forças inimigas e exercer o poder de maneira integral e isolada. A história é narrada sob a perspectiva de Winston Smith, cidadão da Oceania que trabalha para o governo em um setor responsável por adulterar registros históricos e, com isso, controlar a narrativa política, de modo a atender aos interesses do Partido, personificado na figura do Grande Irmão.

As lembranças de Winston e da população em geral são bastante fragmentadas, já que quase não se tem registros ou lembranças de como era o mundo antes de se instaurar a ordem política atual. É interessante observar como, embora trabalhasse diretamente para o Partido (e, portanto, gozasse de certos privilégios), Winston começa, aos poucos, a se insurgir contra o Grande Irmão e busca compreender como o mundo havia sido em outra época.

Porém, a grande sacada de Orwell, pra mim, foi mostrar que Winston se revelou um mero rebelde contra o sistema vigente, não um revolucionário disposto a de fato subvertê-lo. Os atos de resistência por ele praticados se esgotavam no campo individual, sem a menor chance de ressoar na sociedade como um chamamento à derrubada do Partido. Winston constatou relativamente cedo que "se há esperança, ela está nos proletas"; no entanto, nada fez para sequer tentar aflorar tal esperança. Seus atos de desobediência para com o Partido (comer um chocolate proveniente de contrabando, escrever um diário, ter um relacionamento amoroso etc.) se destinavam mais a satisfazer suas vontades pessoais do que a desencadear um movimento em massa, até porque ninguém além dele, de Julia e do próprio Grande Irmão tomaram conhecimento de tais atos.

Outra questão que gostei muito no livro foi a discussão sobre a influência da linguagem na formação da consciência do indivíduo e sobre como a redução do vocabulário implica diretamente a redução da capacidade de pensar. É algo que poucas vezes parei pra pensar antes de ler 1984, mas que faz total sentido. O governo instituiu um novo idioma oficial, chamado de novilíngua, que é pautado sobretudo na supressão de sinônimos e de palavras antagônicas ou que carregam algum caráter político intrínseco. O objetivo dessa medida era estimular cada vez menos o pensamento crítico, já que a articulação de uma ideia é praticamente indissociável da capacidade de se organizá-la por meio de palavras. Um povo sem vocabulário é um povo incapaz de pensar. Essa obra é atemporal.