1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Laura 05/04/2024

Livro excepcional! Não tenho palavras pra explicar como me senti no final da leitura, simplesmente boquiaberta. A história é muito envolvente, o autor faz a gente se sentir no personagem e sentir seus sentimentos e motivações como se nós estivéssemos dentro do livro, na pele dos personagens. Além disso, o contexto da história é muito bem elaborado e gera reflexões sobre diversos aspectos da sociedade. Sobre o final, é tão impactante e cheio de significado que me deixou sem palavras, definitivamente em choque, foram tantas "verdades" jogadas na minha cara que sinceramente me impactou. Amei e recomendo, principalmente pra quem gosta de história e sociologia.

frerthal 05/04/2024

Interessante
É uma leitura bem interessante, a escrita é fácil, mas não é tão fluida como Revolução dos Bichos. Como qualquer clássico, faz você refletir sobre as questões que o livro aborda. Recomendo!

Engels 05/04/2024

Eu demorei bastante pra me sentir conectada com esse livro, e demorei mais ainda pra sentir ânsia de ler. Bom, acabei, mas preciso dizer que não considero o melhor do George infelizmente.
Sarahsrm 06/04/2024minha estante
Qual vc considera o melhor ?

Jon 05/04/2024

?Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força?
"O protagonista da obra é Winston Smith, um homem de 39 anos. A história começa quando ele estava subindo as escadas do prédio onde mora, porque o elevador nunca funcionava, e a eletricidade estava cortada durante o dia, como ?parte do esforço de economia durante os preparativos para a Semana do Ódio?.

Em todos os andares, na frente do elevador, havia um pôster que mostrava ?o rosto de um homem de uns quarenta e cinco anos, de bigodão preto e feições rudemente agradáveis?. Junto à imagem do homem, havia no pôster um letreiro: ?O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ?."

O mais impressionante (e assustador) desse livro, é a semelhança com os dias atuais, onde somos o tempo todo vigiados, mas não forçadamente por uma "Teletela", e sim por opção própria, atravéz de um smartphone...
Onde pensar diferente da massa é quase um crime.
Onde os dois minuto de ódio, se equipara a cultura do cancelamento.
Sarahsrm 06/04/2024minha estante
Amei a sua resenha! ?

Jon 06/04/2024minha estante
Eu queria falar mais, mas esse livro é muito difícil de resenhar em poucas palavras, uma resenha honesta daria um livro... ?

Sarahsrm 07/04/2024minha estante
É vdd! Mas vc soube fazer a resenha de uma ótima forma!

Gustavo195 05/04/2024

Realmente muito bem escrito com um final um tanto quanto esperado/inesperado e com certeza irei reler algum dia

Caroline.Morgue 04/04/2024

Você me deve um tostãozinho
Não vou da 5 estrelas pq achei o livro um tanto arrastado. As 100 primeiras páginas foram difíceis de ler e eu praticamente deletei da minha mente. Quando o livro começa a ficar bom já é hora de dar tchau. Fiquei boba como o Winston foi covarde na sala 101 mas como diz a Júlia no momento que acontece com você é diferente.

Daniaquarela 04/04/2024

1984
O livro 1984 se trata de um futuro distópico, onde não há liberdade alguma, e até pensamentos configuram crimes. É uma leitura indispensável que nos alerta sobre os perigos da alienação, de não conhecer nossa própria história nem nossa realidade.

Como saber nossos direitos em um mundo onde eles foram apagados? Como conhecer a verdade se toda a história foi alterada? Como saber o que é certo se o errado se tornou a norma? Esses questionamentos são todas questões abordadas no livro e nos serve de alerta para nossa própria realidade. O livro foi escrito em 1949, mas é extremamente atual e recomendo a leitura a todos.

Agora uma frase que resume bem, não só o livro, mas também a atualidade:

"O que mais o rebanho odeia é aquele que pensa de forma diferente, não é tanto pela própria opinião, mas a audácia de querer pensar por si mesmo, algo que eles não sabem fazer. " Arthur Schopenhauer.

clarinha_satiro 04/04/2024

Ficção ou a nossa realidade???
Terminei agora de ler essa obra, e ainda estou em um estado de impacto e choque. Que coisa perturbadora!
A subversão da mente, e a perda completa de valores para tornar-se apenas um Estado totalitário, são coisas que vemos hoje em dia!
O plot twist desse livro é ótimo, eu nem chegaria a imaginar toda a trama e o final que foi trazido pelo autor; é uma história que quanto mais você lê, mais você se sente incomodado, injustiçada pelo personagem e sua realidade e com raiva pela distorção da realidade, reduzindo tudo para o poder existente na mente.
E o mais triste, insurresedor, trágico é ver o desfecho final, o que acontece com o Winston, o Estado totalitário é capaz sim de mudar a sua realidade, o seu eu, seus valores, mudar seu raciocínio e te transformar em algo totalmente diferente. Esse livro é como uma instrução e um aviso de onde podemos parar e quando chegar neste nível pouco poderá ser feito pela humanidade.

?? 2+2=5
Liberdade é escravidão
Guerra é paz
Ignorância é força

Paulinhaka 04/04/2024

2 + 2 = 5
É um livro que te prende do início ao fim, mas não da maneira mais agradável. A cada página, a sensação de desconforto aumenta, culminando em um final perturbador que fica na mente por muito tempo. A manipulação constante e a distorção da realidade pelo Partido provocam aversão e horror.

A representação "2 + 2 = 5" resume a capacidade do regime de subverter a verdade e controlar o pensamento. O livro é um alerta sobre os perigos do totalitarismo, da manipulação da informação e da perda da liberdade individua, como um pesadelo vívido, que nos faz questionar a realidade e o valor da liberdade. É uma leitura incômoda, mas necessária, para que nunca esqueçamos os horrores do totalitarismo e a importância de lutar pela liberdade.

Lembre-se: 1984 não é um livro fácil de ler, mas é uma leitura importante. Prepare-se para ser confrontado, incomodado e desafiado. A recompensa? Uma compreensão mais profunda do mundo em que vivemos e a importância de lutar por um futuro livre.
Ulisses San 04/04/2024minha estante
Pela sua resenha deve ter a mesma pegada do livro A Revolução dos Bichos, pois ele passa justamente estes sentimentos que escreveu.
Ainda não li o 1984.

Paulinhaka 04/04/2024minha estante
Esse também está na minha lista, acho que é a mesma pegada

Pedro4118 04/04/2024

Mil Novecentos e Oitenta e Chato
É inegável que "1984" trata-se de um clássico atemporal, entretanto, algumas características do livro que podem advir da época em que foi publicado me desagradaram. Em momento algum me identifiquei com o protagonista, um personagem desinteressante. Morno, que não faz nada para mudar a realidade em que vive, fracassa em ser protagonista.
O mundo que o livro apresenta funciona. Todavia, o vejo mais como uma expansão de uma distopia apresentada em "A Revolução dos Bichos".
Quanto aos outros personagens como Júlia, O'Brien e Sr. Charrington, passam a impressão de terem um melhor ponto de vista deste universo do que o protagonista para contar. Chego a dizer que foram mal aproveitados na história.
A Parte I é bem chata, apenas apresentando o estado em que se encontra Oceânia e como ela funciona. A Parte II trata-se de um romance mal escrito entre Winston e Julia, enquanto a Parte III é onde a história chega ao apogeu, mas após todo o desgaste de 2/3 novelísticos, não bastaram para salvar o livro.

Naraliz 04/04/2024minha estante
Eeeita já estava MUITO em dúvida de ler esse, mas agora acho que nunca vou ler, as chances se tornaram mínimas confesso kkkkkk

Daniely2 03/04/2024

Na verdade eu li a versão inglesa da capa branca. Demorei muito pois foi apenas o segundo livro todo em inglês que eu li inteiro, e haviam muitas expressões sociológicas e formais que exigiram muito esforço de interpretação. E interpretação é tudo nesse livro. O jogo de palavras que ele usa para descrever como o universo funciona é incrível, apenas. Magistral. Fiquei completamente imersa na história, nos pensamentos do personagem, tão imersa que o final me pegou totalmente de surpresa. Para mim foi um corte brusco, inesperado, preciso e certeiro. Esse livro ficou na minha cabeça depois da leitura por meses.
Iris.Reis 04/04/2024minha estante
Ela voltoooooou ????????

Marcos774 03/04/2024

Esse livro é incrível, recomendo muitoooo, sem palavras pra descrever ? (porém é um pouco pesado em algumas partes... Mexe com seu psicológico)

natalialino 03/04/2024

Clássico e favorito de sempre. Fiz uma releitura para o clube do livro de uma amiga e a experiência só fica melhor com o tempo.

Não sei como mas George conseguiu levar experiências tão atuais para décadas passadas. Política é importante, é cíclica e 1984 deixa isso bem claro no decorrer de suas páginas.

Eu amo demais essa estória!
PotterBlake 03/04/2024minha estante
Eu tô com a leitura aberta da Revolução dos bichos, quando eu terminar pretendo ler esse outro clássico aí! A escrita do George é muito boa

natalialino 04/04/2024minha estante
A Revolução dos Bichos é muito bom, um dos meus prediletos da vida!

Kaka 03/04/2024

No começo do livro, achei a leitura muito penosa, conforme o livro foi se desenrolando, não conseguia parar de ler. Esse foi o segundo livro do George Orwell que li, gostei muito do livro e, como ele termina, esse final foi inesperado, mas acredito que foi o fechamento de que o livro precisava.