1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Gigi 01/04/2024

1984
1984 é uma distopia incrivelmente bem feita! O livro retrata um regime totalitário onde as pessoas são manipuladas ao extremo. Suas mentes são lavadas com as ideologias do Partido. São monitorados a todo momento sem cessar. Um olhar errado pode te fazer ser vaporizado. Totalmente esquecido pela sociedade. Como se jamais tivesse existido. Não existe liberdade de expressão, de ir e vir e até mesmo de pensar. É nesse contexto onde vive o protagonista, que em segredo é contra esse regime.

O livro mostra a realidade nua e crua de uma ditadura autoritária. Realmente um livro muito interessante! Recomendo
rafamassagardi 01/04/2024minha estante
Ótimo livro!!

clarabonifacio 01/04/2024

2+2 = 5
?Mas tudo bem, tudo estava bem, sua luta tinha chegado ao fim. Ele alcançara a vitória sobre si. Ele amava o grande irmão.?

Que livro! Incrível! Surpreendente!
Diria que é uma ?distopia real? ?. Você se depara com coisas extraordinárias e inimagináveis em nossa realidade, mas ao mesmo tempo, atuais e passíveis de ocorrer um dia - claro que de maneira branda. As amarras da política e do poder são capazes de ir até onde for necessário, senti um pouco de Maquiavel por aqui.

Eu diria que entre 1984 e Rev. dos Bichos, Orwell me ganhou mais nesse! Leitura muito necessária e cheia de problemáticas atemporais.
mateusdantaspp 01/04/2024minha estante
????

mateusdantaspp 01/04/2024minha estante
arrasou demaissss, amor!!

leonoragss 01/04/2024

Achei que esse livro era só sobre o Big brother monitorando todo mundo e acabou, não sabia que falaria muito mais do que isso.
Que livro perfeito, não sei porquê enrolei tanto tempo pra ler; depois da ?parte II? a história se desenrola tão bem que você fica preso, e ao mesmo tempo curioso pra saber o que vai acontecer, no meu caso fiquei curiosa para saber se iam descobrir o Winston e a Júlia (de fato descobriram).
Me deu tanta agonia sobre como o partido fazia lavagem cerebral em todos, para acreditarem/apoiarem tudo que eles faziam, e confirmar que 2+2=5; fiquei todo tempo com um sentimento de aperto quando descreviam as casas, os prédios, e a prisão que o Winston ficou quando foi pego; não sei se a escrita foi feita com essa intenção, mas me senti vigiada por esse olhão.
Resumindo, nem tenho elogios para esse livro, é ótimo para quando você pensar ?Será que o governo faria isso?? Sim, eles fariam.
?Liberdade pra mim, é a liberdade de dizer que 2+2=4.?
coloca aviso de spoilerrssss

amei

??

leonoragss 01/04/2024minha estante
não

Re Nader 31/03/2024

Altamente necessário
Leitura que eu acho obrigatória. Uma visão de mundo tão nua e crua para a época que chega a ser chocante.
Não necessita de spoilers aqui. Apenas abrir um jornal da atualidade, um feed de rede social ou a própria televisão, você já será atacado por páginas do livro em formato de reality shows, discursos progressistas, agendas políticas somente em prol do governo, guerras, aulas do novo idioma e por aí vai!
Leiam e conversem sobre. É tudo que a resenha tem para falar.

blucye 31/03/2024

O dia mais normal no caps
Primeiramente esse livro é um bomba, mas é necessário. Sabe aquele beco escuro cheio de trafica q vc tem q passar pra chegar a sua casa? Então ele é tipo isso, vc sente medo mas não final vai ter o conforto de sua caminha. Ele te tira da safe zone e te joga verdades q vc já sabe mas ao mesmo tempo é tão absurdo. Me deu uma ressaca mínima mas vale a pena, é um livro essencial pra sua vida de leitor.

LAvia326 31/03/2024

Mais um
Muita coisa... Livro muito profundo, várias camadas e, sinceramente, achei pesado o final. Gostei do livro, mas foi uma leitura densa. Bem escrito.
psraissafreire 31/03/2024minha estante
adoro esse

queen 30/03/2024

Adorei
Orwell explora TANTAS camadas que eu sinceramente nem sei elaborar, mas que obra de arte!
Não esperava que o Winston realmente fosse se converter, mas o partido consegue tudo né?
Foi um experiência muito boa ler esse livro, mesmo publicado há tanto tempo não deixa de ser atual, aprendi demais lendo.

mahrs 30/03/2024

Muuuuito legal!
adorei o romance que foi introduzido na história
amei as analogias, elas nos levam a reflexão sobre possibilidades...

Ana Evelly 30/03/2024

Você gosta de distopia ? Então leia isso agora mesmo!
Eu nunca tinha lido uma distopia, nem imaginava que um dia fosse ler e não me arrependo de nada !

Cara, a história é bem construída a escrita é maravilhosa ( pelo menos na minha opinião) os personagens, bem as vezes nos dão raiva mas faz parte. E o final, o que posso dizer do final ? Simplesmente nada, leia e tire suas próprias conclusões.

O que eu consigo dizer é que me pegou de surpresa. Tanto que eu fiquei olhando pro nada tentando processar o que eu tinha lido.

Enfim, recomendo bastante!

Carlos531 30/03/2024

Já é de se esperar algo bom quando vem de George Orwell
"1984" de George Orwell é um livro que fala sobre um mundo bem louco e controlado pelo governo de um jeito extremo. Tipo, tudo que você pensa, faz ou sente é vigiado e manipulado pelo Estado. O personagem principal, o Winston, tenta resistir a isso tudo, mas no fim ele acaba se ferrando mesmo.

O autor mostra uns lances bem pesados sobre como o poder pode ser abusado, tipo manipulando a verdade e vigiando todo mundo o tempo todo. E o pior é que isso ainda parece muito real hoje em dia, com a parada toda de fake news e vigilância digital.

Mas mesmo com toda essa vibe sombria, o livro também passa uma mensagem de resistência e esperança, tipo dizendo que a gente sempre tem que lutar pela verdade e pela liberdade, mesmo quando as coisas parecem bem ruins.

Resumindo, "1984" é um tapa na cara sobre os perigos do poder absoluto, a importância da verdade e da liberdade, e como é crucial resistir contra a opressão.

Chico34 30/03/2024

No início foi meio "massante" mas do meio pro fim o livro te prende muito, e você fica cada vez mais ansioso pra saber como vai acabar

Bárbara 30/03/2024

Leitura obrigatória
Eu não tenho a mínima ideia de como fazer uma resenha de um livro desses de tão bom e inteligente que ele é. Eu esperava muito mas mesmo assim foi muito pouco e acabei me surpreendendo. Mesmo sendo "só uma distopia" ainda conseguimos ver várias coisas que hoje acontecem e achamos normais o que eu acho simplesmente genial da parte do autor.

Alice1389 30/03/2024

Ler isso por vontade própria faz muita diferença, então se vc teve seu primeiro contato por obrigação deve ter sido uma experiência horrível.

Mas como eu li pq quis, eu achei sensacional!

A história se passa em um mundo distópico, onde tudo e todos são 24h monitorados pelas teletelas que funcionam como se fosse a teoria d que as câmeras frontais dos nossos celulares na realidade servem para nos vigiar, só que nessa realidade teoricamente é isso que acontece. O mundo é dominado pelo partido, onde o líder é o Grande Irmão, que está de olho em tudo, e existem 3 organizações importantes, onde o amor, os pensamentos e a história real são pautas proibidas e relações humanas são resumidas na irmandade.

A manipulação de informações é recorrente, e o querido personagem principal, q vou chamar de Bob já q n lembro o nome dele kkkkkkkk, trabalha, a função dele é mudar notícias passadas para ficarem sempre ao favor do Grande Irmão. Doutrinado pelo partido nosso amigo Bob segue a risca as ordens da sociedade de 1984, quando um dia se pega questionando sobre a hora do ódio.

Nosso querido começa a questionar o sistema a partir disso, cometendo automaticamente uma infração grave, o crime pensar, onde claramente pensar, se questionar, raciocinar é um crime, e ele morre de medo de ser denunciado à polícia do pensar. Mas mesmo assim ele continua.

Após um tempo, suas ações ficam mais inprudentes conforme seu ódio pelo pratido e pelo grande irmão aumenta, arriscando não só sua vida, como a da amada também, já que o ato de amar também era um crime inaceitável.

Tudo estava indo conforme os planos dos dois, até não estar mais.

Esse livro tem muitas camadas, muitas críticas e muito a ser refletido, mas o que me pegou foi a força de doutrinação. Esse livro destruiu completamente minhas esperanças em relação ao sistema político em que vivemos, simplesmente não dá p vencer, o que resta é sucumbir junto.

Foi meio depressiva minhas pontuações mas basta ler p saber que é real, mas é sempre bom manter os olhos abertos, e esse livro instiga isso, a persistência do questionamento ? uma obra de arte desesperadora. Eu simplesmente amei