1984

1984 George Orwell




Resenhas - 1984


10828 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Marina 27/05/2024

Clássicos não são para mim
Um livro muito bom extremamente reflexivo sobre a vida em uma situação controlada, a todo momento inúmeras reflexões são feitas, não é uma leitura leve necessita da cabeça no lugar o que tornou a minha leitura arrastado quem não tem costume com clássicos provavelmente não vai gostar de ler
comentários(0)comente



Thifanny 26/05/2024

Orwell conta a história de Winston, um dos membros de uma sociedade distópica totalitária que se chama Oceânia, mas não tão distópica assim porque tem muitas semelhanças com regimes totalitários do século XX.

Ao mergulharmos na história de Winston podemos perceber quão danoso para o ser humano é o totalitarismo, de maneira a ser capaz de "extinguir" o seu ser. Durante a leitura tive lembranças de trechos de livros de Hannah Arendt (Sobre o totalitarismo), do Primo Levi (é isto um homem, os afogados e os sobreviventes, assim foi Auschwitz...) e Johann Chapoutot (a revolução cultural nazista), que abordam um exemplo de regime totalitário que existiu ? o nazismo. Assim, 1984 não faz referência somente à URSS de Stálin, mas a Oceânia com seu Socing e Novafala é muito semelhante a elementos da Alemanha nazista.

Não é uma leitura fácil, mas vale a pena por tornar mais vívido como seria viver dentro desse tipo de regime, nos tornando mais empáticos com as situações vivenciadas pelo protagonista e alertas para os perigos de ideologias nefastas, principalmente no contexto atual de crescimento da extrema direita mundial.
comentários(0)comente



Guilherme1870 26/05/2024

Que leitura em...
No início fiquei meio estranhado com a fala do escritor, as diversas explicações cansativas e descritivas demais a meu ver, eu estava prestes a desistir, quando a Julia apareceu rsrs
a história ficou interessante e o livro fez finalmente sentido para mim, apeguei-me história de uma forma que não consegui ver a hora de chegar ao fim e entender o desfecho de forma clara.

Bom não sou um leitor excecional (estou buscando chegar lá) em certas partes a leitura não foi muito confortável para mim, mas na sua grande parte consegui entender a visão que o autor queria me apresentar.

Se recomendo o livro? Talvez sim, para quem realmente busca entender e se desafiar, talvez não para os propensos a fadiga e irritação a palavras mirabolantes e tão significativas que não chega a conclusão mastigas de leitores nutella.

Hoje pós-leitura elevei o meu nível, não sou mais nutella kkkk.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jamille Madureira 26/05/2024

Li há 12 anos e resolvi reler, já que minha visão política do mundo se transformou muito nesse intervalo. É triste constatar que já estamos vivendo esta distopia, e com a inserção das redes sociais, arrisco dizer que somos os nossos próprios big brothers.
comentários(0)comente



Pedro2353 26/05/2024

O Grande Irmão Está Observando Você
"1984" de George Orwell, publicado em 1949, é uma distopia que se tornou um marco na literatura mundial, explorando temas como totalitarismo, vigilância e manipulação da verdade. A história se passa em uma sociedade controlada pelo Partido, liderado pela figura onipresente do Grande Irmão. O protagonista, Winston Smith, trabalha no Ministério da Verdade, onde sua função é reescrever a história para que se alinhe às narrativas do Partido.

O livro apresenta um mundo onde a liberdade individual é esmagada pelo controle governamental. O Partido monitora constantemente os cidadãos através de teletelas e promove o culto à personalidade do Grande Irmão, enquanto a linguagem é manipulada para limitar o pensamento crítico com a criação da novilíngua. Essa língua artificial visa eliminar palavras que possam expressar ideias contrárias ao regime, restringindo assim a capacidade dos cidadãos de pensar de forma independente.

Winston, sentindo-se sufocado pela opressão, começa a questionar o regime e a buscar a verdade sobre o passado. Ele inicia um romance proibido com Julia, uma colega de trabalho, e os dois se envolvem em atividades subversivas. No entanto, a constante vigilância e a traição são temas centrais do livro, culminando em uma reviravolta devastadora que sublinha a futilidade de resistir ao sistema totalitário.

Orwell constrói um mundo sombrio e assustadoramente plausível, onde a manipulação da verdade e a negação da realidade são ferramentas poderosas de controle. "1984" serve como um alerta sobre os perigos de governos autoritários e a importância de proteger a liberdade de expressão e a integridade da verdade.

A ressonância de "1984" permanece forte nas discussões contemporâneas sobre privacidade, liberdade e a influência de governos e corporações na vida das pessoas. O livro é uma leitura essencial para entender as implicações de uma sociedade onde o poder absoluto corrompe absolutamente, e onde a resistência é não apenas difícil, mas muitas vezes, tragicamente, infrutífera.
comentários(0)comente



Leander.Figueiredo 25/05/2024

Será que a guerra para destruir o acúmulo de bens e o consumismo desenfreado servem a um mesmo propósito? Se nada do que eu tenho for destruído, e eu não mais sentir a vontade do comprar, talvez isso me leve a nova fase, talvez me faça ver o que antes não via, mas que sempre esteve ao meu alcance.
comentários(0)comente



Mari 25/05/2024

Leitura Obrigatória
Livro sensacional, Orwell é atemporal e traz temáticas super atuais apesar do período de escrita do livro.
comentários(0)comente



Bianca2637 25/05/2024

Não recomendo a ninguém
O começo é ruim o final é pior que o começo,
O meio é uma confusão, com muita raiva da ia ter me apresentado esse livro, eu comecei a ler a revolução dos bichos do mesmo autor, e eu li duas páginas e já tá ganhando disparado desse, juro se fosse pra ler esse livro aí de novo eu não perderia meu tempo.
comentários(0)comente



Giovanna1217 25/05/2024

é muito bom, mas foi meio chata pq foi por obrigação por conta da escola, mas acredito q se eu tivesse lido com mais atenção e cuidado, seria bem mais legal, e o fato de ser em quadrinho deixou mais leve, apesar do livro ser bem pesado
comentários(0)comente



Felipe | @fe.ituras 25/05/2024

Esta é minha segunda leitura de "1984" e continuo me impressionando com a capacidade de articulação política de George Orwell. O livro de Goldstein dentro da história atua como uma metalinguagem certeira enquanto se lê "1984", pois a crítica ao totalitarismo e à ditadura está ali traduzida em palavras aquilo que já sabemos.

A profundidade das discussões que a leitura dessa obra sustenta é imensa, e, para mim, é aí que reside a maior riqueza da escrita de Orwell. Mesmo com vários personagens sem muita riqueza de detalhes e com ambientações ligeiras, ele consegue trazer à tona inúmeros questionamentos sociopolíticos.

"1984" é uma ficção que, apesar de inventada, mantém-se relevante no cenário literário por muitos anos devido à sua capacidade de permanecer atual. É uma releitura que se torna cada vez melhor e que, com certeza, farei uma terceira vez.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bernardo235 25/05/2024

1984, é um livro dos melhores livros que já li. A sua crítica e retratação a regimes totalitários é transparente e evidente, não sendo atoa, o principal tema abordado no livro. Nós faz desenvolver um senso filosófico sobre a liberdade e se vale a pena lutar por ela. Com sua linguagem simples, e a criatividade, George Orwell, nós faz se sentirmos imersivos dentro da obra, criando cenários a respeito de suas descrições dadas. Os personagens do romance são poucos, mas de certo modo bem construídos, de modo que cada um tem uma finalidade e propósito e não são jogados na obra simplesmente para ocupar espaço. Em suma, a obra consegue abordar temas delicados, que podem ser polêmicos para muitos, de forma suave e agradável a leitura, com críticas, retrações concretas de como é viver em um regime absolutista totalitário e uma criatividade imensa com um final que pode agradar bastante leitores.
comentários(0)comente



Beatriz Malichesqui 25/05/2024

A partir da parte ll o livro me prendeu profundamente, uma vez que a parte l é mais teórica e conceitual (o que é necessário para criar a ambientação do livro).
Me senti sufocada diversas vezes durante a leitura, tão bem tecida é a trama de Owell: te faz sentir dentro do universo em que se passa.
Sua escrita e previsões acerca do futuro são geniais, ainda mais levando em consideração a época em que o livro foi elaborado.
Só não dou 5 estrelas porque o final, apesar de muito coerente com a trama, não me agradou a nível pessoal (particularmente até o último minuto eu esperei uma revolução ou um desfecho otimista, o que não ocorreu - e eu compreendo).
comentários(0)comente



polyana marx 25/05/2024

Bom para pensar, difícil de ler
A mensagem passada nesta distopia é de extrema importância, tendo em vista as temáticas abordadas, como privacidade individual e manipulação de informações e opiniões.
Utilizei este livro para compor um artigo, que apresentei em um congresso.
No entanto, apesar dos variados pontos positivos, confesso que sofri pra terminar essa leitura. Em muitos momentos são descritas muitas informações que não agregam à narrativa, tornando a leitura muito cansativa. Por fim, não consegui me afeiçoar aos personagens, pois achei todos muito chatos.

O conteúdo do livro é indispensável nos dias de hoje, visto q o cenário distópico pode ser impetrado na sociedade hodierna, tendo em vista a rápida repercussão de infos.
comentários(0)comente



10828 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |