1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Gustavo Rodrigues 23/09/2020

Leitura reflexiva
1984 é uma distopia de altíssima qualidade, que retrata fielmente como um regime autoritário pode ceifar a liberdade, e até mesmo a vida, da população que está submissa a ele. No livro é mostrado um mundo que, no ano de 1984, é dividido em 3 potências (Oceania, Eurásia e Lestásia), que vivem em constante guerra. Os personagens principais moram na Oceania, que é comandada pelo Grande Irmão e seu Partido, e vivem à mercê das regras impostas pelo regime: sem liberdade para se comunicar, andar, comer, beber, e até mesmo pensar.

É uma leitura relativamente densa, por tratar de um assunto tão delicado, mas ao mesmo tempo aborda o tema de forma muito lúcida e transparente. Mostra claramente todas as privações que as pessoas são submetidas, sejam elas trabalhadoras do Partido ou proletas (que são os ?escanteados?).

Para ter o controle da população, o Partido não mede esforços e faz uso de manipulação de notícias, tortura, trapaças, e tudo mais que possa ser feito para assegurar que o povo permaneça submisso.

Em suma, 1984 é uma leitura bastante atual, e até pode-se encontrar semelhanças entre os métodos usados pelo Partido com alguns governos que comandam nações nos dias atuais.
Helena 23/09/2020minha estante
Assustadoras semelhanças com o atual. Sempre me aterrorizei com o tal "Ministério da Verdade".

Janaina.Vidal 23/09/2020minha estante
Que resenha perfeita ????

Vanessa.Papalardo 01/10/2020minha estante
Adorei a Resenha ??

Karol 01/10/2020minha estante
Um dos meus livros preferidos!

Karol 01/10/2020minha estante
Para contribuir: os proletas são os marginalizados, estão à margem da população centralizada. Sobrevivem à sombra daqueles que moram debaixo do sol...

Amme 06/02/2021minha estante
Resenha incrível!

anne 22/02/2021minha estante
Ótimo resumo, ajudou bastante pois tenho que ler 1984 e não estava entendendo muito bem.

Gustavo Lópes 30/04/2021minha estante
E eu que descobri que o Nome dele não e George Orwell.

Cris 11/05/2021minha estante
Li há alguns anos atrás, e acabei de dar de presente, uma leitura que vale a pena

Jô88 09/06/2021minha estante
Cada leitura que faço desse escritor é impressionante como era muito a frente do seu tempo e como é uma leitura muito atual.

Juh 25/07/2021minha estante
Ninguém hoje conseguiria descrever a atualidade como este livro descreve. Podemos lançar edições com o título 2021?

Matheus.Henrique 20/09/2021minha estante
Esse livro, a cada ano que passa, se torna mais atual.

Oliveira 05/10/2021minha estante
Tá mais e como é que eu faço pra lê ?

Jô88 06/10/2021minha estante
Tem alguns app tipo skeelo que tem este livro gratuito. Veja sua operadora ele tem parceria daí vc adquire este livro

Beatriz.Praciano 11/02/2022minha estante
Sua resenha me fez começar a ler o livro, adorei!

Santos 22/04/2022minha estante
Gostei demais dessa obra,fiquei sem palavras, é um dos meus livros favoritos, sobre a edição amei gostei como foi feita.

Nina 02/05/2022minha estante
Resenha muito top!

Raquel 24/06/2022minha estante
Resenha perfeita.

Allan.Bortoleto 14/07/2022minha estante
Comecei a ler muito bom?

Larissa 19/09/2022minha estante
Gente alguém me fala como ler pfvr

Arthur.Manara 30/09/2022minha estante
Um dos poucos famigerados livros que são verdadeiramente indispensáveis!

Scooby 31/10/2022minha estante
Amei dms um dos meu favoritos da vida?

Guh 03/01/2023minha estante
???

Daniel Filho 07/01/2023minha estante
Ainda não li a obra, me interessei bastante através dessa resenha.

Lua 11/02/2023minha estante
Adorei a resenha!

Henris Andrade 27/02/2023minha estante
É uma leitura que a cada capítulo, cada linha escrita você se depara com a nossa realidade.

Larissa.Plucenio 31/03/2023minha estante
Da para ler nesse aplicativo

Marcus 04/05/2023minha estante
A meu ver, também é importante refletir sobre a crítica ao socialismo feita pelo autor, através da alienação por meio de controle do pensamento, meios esses que hoje, também são usados descaradamente pelo capitalismo.

AXEL.JORDAN 28/05/2023minha estante
A distopia do Livro é muito bom

AXEL.JORDAN 28/05/2023minha estante
A distopia do Livro é muito bom

Leonardo914 27/07/2023minha estante
Verdade, esse livro mostra o porquê de lutar pela liberdade que é mais importante que a própria vida.
Fiz uma resenha muito legal e comparativa desse livro com os tempos atuais.

Gleyton0 02/10/2023minha estante
Agora me interessei mais ainda! Pretendo lê-lo ano que vem!

numtedisse 31/10/2023minha estante
vale muito a pena ler. Resenha massa!

SunnyOyasumi 19/11/2023minha estante
Eu vi que a classificação etária é 16 anos... pq?

Anna.Junia 24/12/2023minha estante
Cuidado com o big irmão

JosA225 27/12/2023minha estante
Uma estória de controle total da pessoa, não só corpo mas também mente. Aqui é falado que o autor baseou-se no totalitarismo mas quantas democracias não fazem o mesmo

Alice2095 31/01/2024minha estante
Uma leitura excelente, a forma como o regime autoritário é tratado e como o medo é o fato imprescritível de dominação é muito bem relatado e sentido. Porém, o final me decepcionou um pouco, acho que não esperava algo tão realista hahah

Thierry7 22/02/2024minha estante
Muito bom livro, me mostrou muitas coisas q eu na tinha percebido, como por exemplo para o que serve a guerra.

Beatriz 22/08/2019

Duro
Acabei de terminar a leitura e nunca me senti assim antes.
Apesar de ser um livro expecional com muitos ensinamentos e que me fez marcar o livro todo por possuir conhecimentos que me fizeram refletir muito.

Por outro lado ele foi muito difícil de ler, o ritmo chegou a ser insuportável onde nada acontecia seguido por longas e tediosas explicações e capítulos de muitas páginas sem respiro.

Ele é bom e todo mundo deve ler e refletir e diacutir o grande irmão e as ideias socing. Mas não tem como eu amar esse livro.
Não me importei nem me cativei com nenhum personagem. O que é compreensível pois não é em total o foco do livro. Entretanto na minha leitura de Revolução dos Bichos eu quase chorei e até hoje fico triste por um personagem em especial.

Mas Orwell é um autor incrível e nesse livro me fez pensar e chegar em conclusões incríveis, é um livro para não deixar parado, para ser refletido e discutido. Apesar de penoso eu estou muito feliz de ter lido ele para o clube do livro.

Guerra é paz
Liberdade é escravidão
Ignorância é poder
Bruna 22/08/2019minha estante
Ao lembrar da minha leitura desse livro soh consigo pensar qdo acabei ele, fechei, e de queixo caido pensei "meu deus, 2+2 eh igual a 5". Parece besta mas eu fiquei mto impactada! Dps de tudo aquilo! Pq nao seria 5?

beatrizdubiella 09/01/2021minha estante
É exatamente assim que eu me senti.

mycka 12/07/2022minha estante
eu quis tanto ler esse livro mas abondonei a leitura pq estava na metade do livro e nd acontecia. não tinha mais prazer em lê-lo.

Antony124 02/04/2023minha estante
Concordo plenamente com você bia. Eu comecei ele e depois parei já no início, porque achei muito cansativa a leitura. Mas ele é uma leitura muito importante para discutir e refletir.
Esse provavelmente vai ser o livro que eu vou demorar mais. Mas eu vou terminar ele. Com certeza que eu irei terminar ele?

Jose497 02/05/2023minha estante
concordo contigo.
pela importância da temática abordada, seria desnecessário tantas tediosas explicações. só não desisti por ter percebido a temática e pelo respeito pelo autor.
claro que vale ler, mas antecipadamente saiba que dá vontade de reescrever o livro retirando a parte tediosa que nao acrescenta em nada e torna a leitura cansativa.

Henrique 04/02/2010

1984 - O livro onde a história parou
Winston chega no bairro dos proles. Seu objetivo? Achar alguém tão velho que consiga se lembrar como era antes do Partido, como eram as coisas antes, ele quer saber como era o passado. Por que ele quer isso? Porque não acredita no presente. Winston se decepciona, afinal, o Partido apagou o passado

E esse pensamento define bem 1984, obra-prima de George Orwell que serve para avisar às gerações seguintes o perigo do totalitarismo. Mais que isso, ele serve para ensinar a todos a importância do raciocínio histórico. E faz isso de maneira espetacular justamente por ser o livro onde a história da humanidade parou. Onde o homem não produz mais cultura, onde a individualidade foi de tal forma reprimida que não existe como inventar coisas novas. O mundo de 1984 está eternamente preso em 1984.

Poucos livros que eu tenha lido contém uma quantidade tão grande de idéias das quais eu peguei para levar comigo no dia a dia. Orwell é especialmente habilidoso em abrir a mente para a ameaça do mau uso da linguagem quando usada para manipular um povo, para diminuir sua capacidade de interpretação da realidade e de se tornar menos critico de seu cotidiano. Além disso, cria novas palavras que representam conceitos criados especificamente para assassinar o livre pensamento, para subjugar.

Seus personagens são até hoje apreciados e dezenas de símbolos presente no livro tornaram-se referenciados em dezenas de obras posteriores. Maior exemplo disso é o ditador da Oceania, que atende pelo nome de Grande Irmão - nunca visto, nunca ouvido, nunca contestado abertamente -, sua figura está lá apenas para ser amada e referenciada, ela que deixa verossímil as declarações ilógicas do Partido, ela é a "corporificação" do mesmo. E ainda existe Goldstein, que é a antítese do Grande Irmão, mas ainda sim é apenas mais uma ferramenta do Partido. Goldstein existe para ser odiado, para ser abertamente odiado. Assim, as pessoas em 1984 tem o que precisam: um mentor, forte, inteligente, como um pai, protetor, que os ama; e um traidor para dirigir seu ódio.

1984 é um livro perturbador. Tanto por ser distópico, como por possuir uma premissa ligeiramente kafkana. O arco da história serve para provar um ponto, não para resolver o conflito. Cada elemento colocado lá é um aviso: a sala 101, o duplipensar, o amor ao poder, a busca pelo passado e o sexo em forma de protesto. Orwell é mestre em surpreender, mas em 1984 ele também é mestre em perturbar.

O stalinismo pode ter acabado, mas o livro ainda serve para apresentar às novas gerações o perigo do totalitarismo, dos super-poderosos, do povo eternamente passivo e da manipulação histórica.

Ps.: Sabe, eu fico pensando, será que a teletela sempre esteve lá?
Jenifer 13/04/2015minha estante
Resenha maravilhosa!

Nega Samurai 10/10/2017minha estante
Ótima resenha sobre o livro, não é preciso acrescentar palavra alguma.
Gostaria muito que esse tivesse sido um livro que as escolas indicassem a leitura, mas acho que não é todo jovem entre 14 e 17 anos que está pronto para, talvez, a linguagem usada, pois, sempre querem e procuram por algo mais informal e fácil de ler. Digo isso por experiência própria, só vim a descobrir autores como George Orwell após os 18 anos.

Elisa 28/06/2019minha estante
Um livro MARAVILHOSO, o final dele ficará marcado para sempre. Concordo, que o livro faz refletir, trás tudo o que necessitamos perceber quando estamos sendo subjugados, quando nosso individualismo está sendo ameaçado e é isso que mais é imposto aos leitores, esse entendimento de que a individualidade causa um grande choque de pensamentos e culturas, mas é justamente ele quem nos faz crescer, quem nos distingui dos outros. Apesar de ser um livro incrível, confesso, é também perturbador.
Resenha maravilhosa, parabéns!

Johnny 05/02/2020minha estante
Parabéns pela resenha! Escreveu de modo bem objetivo e intrigante. Se me permite irei usá-la para converter mais pessoas a ler esse obra prima de George Orwell

Beta 17/02/2020minha estante
Ótima resenha! Eu acredito que a teletela sempre esteve lá.

Hugo 08/04/2020minha estante
Que resenha! ????????

Gabriel Seizen 11/04/2020minha estante
Gostei da resenha

Milly 09/05/2020minha estante
Que resenha excelente. Já incluí o livro na lista de leitura. Gratidão pelo comentário tão direcionador.

Helo Machado 11/05/2020minha estante
Perturbador tb foi a palavra que escolhi para definir o livro.
E me perguntei: quanto temos de Winston? E de proletas?
Parabéns pela resenha!

Daniel.Leda 30/05/2020minha estante
Resenha magistral. Parabéns!

Anna1924 10/07/2020minha estante
Que resenha excelente!!

anarutyp 27/08/2020minha estante
Estou lendo agora esse livro fascinante. Sua Resenha é ótima!

TheBoy 08/11/2020

Livro mais perfeito que eu já li, e agonizante por sinal
Uau esse livro é assustador de bão! É um livro realmente assustador, bem mais assustador do que vários que se definem como livros de horror, de terror, de dar medo.
Distopia é o oposto de uma utopia, é o oposto de uma sociedade perfeita, onde se chegou na paz mundial e os problemas resolvidos. Mano vc n tá entendendo né, A SOCIEDADE DESSE LIVRO É O PRÓPRIO INFERNO NA TERRA! O autor conseguiu me dar medo desse futuro próximo, tudo na sociedade podre, nojenta, péssima que meu crush da vida passada George Orwell criou é escrito da melhor forma, com o melhor sendo ironia mesmo rapaz. Esse livro faz vcc sentir sujo com o principal, poxa passei o livro todo querendo dar um abraço, um beijo, um cheiro gostoso no principal e teve alguns momentos q eu me senti acabado junto com ele, enquanto escrevia em seu diario o q sentia (escondido dos maluco q controlam por câmeras instaladas em td TV o q td cidadão faz). Os cidada~os são racionados a odiar outras civilizações q até parece n existirem de vd e sempre tem um inimigo malvado, q faz o governo do livro, regido pelo Big Brother (q é um mistério mt bem feito dentro do livro) parecer os salvadores da porcaria td pros povo q vendem a ideia de estarem os protegendo. Sabe aquele tal politico q se elegeu na base do odio contra minorias e ameaça comunista, ideologia de genero, kit gay (q é fake news) e tantas outras coisas, tds baseadas no ódio? Pois é n ta tão longe da nossa realidade. O governo do livro se aplica a qualquer realidade na minha opinião, dentro do capitalismo, comunismo, monarcia, até mesmo o feudalismo (o q é meio bizarro de se pensar). Vi gente comparando com a espionagem imperialista feita pelos Estados Unidos e eu concordo também, na real véi da pra aplica em mt realidade. O nível é tão bizarro q até as crianças são doutrinadas com raiva de seus possiveis pais traidores e acredito q mt traição não deve ocorrer de vd.
Sim passei o livro td querendo dar um cheiro no Winston e dizer q td ia ficar bem, felizmente apareceu uma personagem feminina, forte e decidida, q fez isso por mim. O ato de copular sem finalidade de gerar um filho é um crime nessa sociedade horrivel (sim ate isso mano dá nem pra biroscar pro Big Brother, gordao maldito). So q ele sente desejo pela Julia, sua colega de trabalho e ela tb possui ideias revolucionarias q são proibidas, a sim o ato de pensar e proibido e a lingua q eles falam foi reduzida pra fazer eles terem dificuldade de expressar seus sentimentos através de palavras. Ouvi falar mais uma coisa, q a esposa do George foi inspiração pra Julia, n é atoa q ele caprichou na personagem pq eu vejo algumas personagens femininas em ficção cientifica antiga, em livros de terror antigos e elas são bem fracas, sem desejo e personalidade se comparar com o hominho da trama.
O'Brien tb tem uma tensão sexual com o o protagonista, talvez pq o sexo é proibido se n for pra gerar filhos e eu senti uma pegada de irmandade entre eles, mesmo com a paranoia forte contra todos, contra ele, a Julia e o proprio Winston pois td é no ponto de vista dele. O'Brien é outro personagem q ganha mt destaque perto do final (quem leu sabe os motivos disso) e brilha tanto qt a Julia e o Winston. Acho q esse trio são os grandes personagens do livro, de resto q eu me lembro, o autor se preocupou com focar na narrativa medonha, nos revelando cada dia exaustivo de cada cidadão. Big Brother e Goldstein são citados constantemente mas são ambos mistérios então nem posso falar mt deles, cabe ao leitor encontrar umas coisas na história dai.
Mais uma sacada genial é os ministérios. Temos dado mais olhada aprofundada aqui no Brasil pra ver como esses ministérios tem impacto no q ocorre dentro da politica, n só responsabilizando o grande líder, o presidente da república. Os ministros podem ser monstros, tão preconceituosos quanto e aq as coisas conseguem ser dez vezes pior nesses poderes concentrados. Os ministérios são invertidos em seus ideais. Por exemplo o Ministério da Paz é responsavel pela GUERRA ???? zoado mas é isso, assim como o Ministério da Verdade é responsavel por falsificar documentos e causar a parte mais importante pra td o governo do Big Brother, q é modificar o passado.
"Quem controla o passado, controla o presente. Quem controla o presente, controla o futuro" essa é a grande sacada do livro e q tem uma pegada filosofia forte, uma pegada de ética e moral, q gosto mt de estudar e fiquei fascinado pelo q o George Orwell fez aq.
As classes sociais são separadas nos "Poderosos, Medios e Baixos" e os poderosos regem o 1% da população q controla o mundo, assim como os medios são uma porcentagem um tanto maior q controla a propaganda q vai pros baixos q são quase 90% da população. ALGUMA SEMELHANÇA COM A REALIDADE? Nenhuma né magina.

Mano vai ler esse livro mano, vc ta fazendo oq q n leu ainda, pq eu me tornei outra pessoa lendo ele, acho q meu cerebro deu uma aumentada hehehe to falando sério, daqui uns anos vão dizer q quem fez o livro foi um alienígena... a se bem q ele n foi escrito por latinos então td bem (sim eu fiz essa piada ruim).
Lembrem pessoal, qualquer forma de totalitarismo, de fascismo, deve ser lutada contra. As vezes nos estamos vivendo uma mentira, uma falsa democracia e n percebemos. Temos q ficar de olho e somos avantajado somente de lermos livros, de nos darmos chance de lermos. Um beijo na boca de td mundo q já leu 1984 e ainda vai ler!
Pedróviz 08/11/2020minha estante
Não é à toa que se tornou um clássico. Um livro obrigatório!

Praxedes 09/11/2020minha estante
Esse livro é perfeito demaisss

Lelouch_ph 09/11/2020minha estante
Um dos meus livros favoritos. Queria que Orwell estivesse vivo pra tirar minhas dúvidas. Que gênio da literatura mano.

TheBoy 09/11/2020minha estante
obra perfeita do ser humano
é daqueles livros obrigatórios pra ler antes de morrer

Juh Saint 10/11/2020minha estante
MEU DEUS vc elogiando um livro

_eduardovalares 06/06/2022

É bom e também não é: culpa da sociedade
Este livro teve um início interessante, uma fase intermediária tediosa e um desfecho repleto de surpresas.

Embora seja amplamente discutido, questiono se realmente merece toda a atenção que recebe. A manipulação dentro da sociedade retratada é extremamente abusiva, levando as pessoas a adotarem ideologias vazias que não as conduzem a lugar algum. A vida no universo criado por George Orwell é retratada como miserável e limitada.

O início do livro foi bem explicativo, despertando a curiosidade do leitor para o mundo criado pelo autor, mas a segunda parte acabou se tornando desanimadora. O protagonista passa mais tempo pensando do que agindo, lamentando situações que não ocorreram, o que acabou por perder o encanto da obra. Demorei meses para continuar e forcei a leitura em boa parte do tempo.

No entanto, a terceira parte do livro ressurgiu das cinzas, renovando minhas esperanças com um pouco mais de ação. A afirmação de que o livro inspirou o Big Brother Brasil (BBB) é exagerada. Embora o monitoramento tenha algum paralelo, comparar a manipulação distrativa de um programa de televisão com esta obra é um exagero.

Não recomendo o livro para aqueles que não apreciam ficção científica e distopia.
Martins 20/01/2024minha estante
Concordo com a sua resenha, caro amigo. Com exceção da tese do BBB não ter sido inspirado na obra de George, e também com relação ao fato do personagem principal "pensar mais do que agir". Independentemente do BBB ter sido ou não ter sido inspirado na distopia de Orwell, há muitas coincidências, e acredito que a narrativa perde um pouco do ritmo pq o autor está mais preocupado em deixar claro a real mensagem da distopia, é uma obra-prima que reforça a importância do pensamento e da liberdade de expressão.

Martins 20/01/2024minha estante
A ação demora muito pra acontecer. Mas... cá entre nós... o desfecho com os últimos trechos é de explodir cabeças!

_eduardovalares 29/01/2024minha estante
Sim, exatamente. Vale ressaltar que, devido a nossa bagagem e conhecimento, a interpretação que o autor deixou para que os leitores entendesse seu ponto de vista muda muito de acordo com a maneira como cada individuo enxergar o mundo hahaha

_eduardovalares 29/01/2024minha estante
Sim, exatamente. Vale ressaltar que, devido a nossa bagagem e conhecimento, a interpretação que o autor deixou para que os leitores entendesse seu ponto de vista muda muito de acordo com a maneira como cada individuo enxerga o mundo hahaha

Jonathan 13/03/2024minha estante
Um dos meus títulos favoritos, bela resenha!

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

1984, George Orwell - Nota 10/10
Um romance atemporal! Nele, Orwell criou uma sociedade distópica, em que tudo é controlado e todos são manipulados pelo Grande Irmão, personificação de um poder autoritário. Nessa sociedade, os indivíduos vivem sozinhos, não constroem laços com seus pares, apesar de fazerem tudo coletivamente. Os registros do passado são constantemente alterados pelo Ministério da "Verdade", onde trabalha Winston, o protagonista do livro. O governo proíbe até mesmo o pensamento opositor. A obra nos faz refletir muito, principalmente considerando os dias atuais, em que também nos sentimos vigiados e controlados o tempo todo. Leitura obrigatória!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Lenas 06/08/2021

Pessimista demais?
O mundo que Orwell criou é realmente bem assustador. O fato de que esse livro foi escrito em 1948 e que ainda ressoa tão fortemente no presente infelizmente fala muito sobre a maneira como o mundo e a humanidade são.

Não sei se o autor realmente achava que esse tipo de coisa era possível ou se ele apenas quis mostrar a pior versão de uma distopia, mas houveram muitas coisas no livro que achei desnecessárias. Eu entendo que é um livro que tem como objetivo nos chamar a atenção para regimes autoritários e manipulação etc, mas não teve nada que demonstrasse qualquer tipo de fé na humanidade e nenhum ponto de vista otimista.

Embora eu veja muitos paralelos dos acontecimentos no livro com as piores coisas que, de fato, já aconteceram no mundo, ainda há muitas coisas boas por aí. Todos os dias há pessoas que têm atos altruístas.

Acho que pra quem não liga para finais tristes e sem esperança, esse é um livro muito bom e super recomendo. Eu, particularmente, gosto exatamente do oposto, e por isso, para o enredo em si, dou 3 estrelas.

No entanto, essa edição da Companhia das Letras está incrível. Além de ser esteticamente linda, traz uma parte só de Fortuna Crítica, com oito ensaios críticos muito bons sobre o enredo e algumas páginas sobre a vida do autor para encerrar o livro. A edição com certeza é 10/10, então aumentei para 4 estrelas porque tudo que a editora colocou agregou muito na experiência.
NayLyra 06/08/2021minha estante
Esse livro é sensacional !

Diego Nei 07/08/2021minha estante
Assustador é ver comportamentos do livro em políticos reais.

Lenas 07/08/2021minha estante
Sim sim, mas não faz o livro ser menos assustador tb. Tenso demais.

Edilene Freitas 07/08/2021minha estante
Tem cenas que não saem da memória nunca mais. Desolador.

Madu 08/08/2021minha estante
Chorei no final kkkkkkkkkkkkk

Madu 08/08/2021minha estante
Amo pacas

Alexandre 28/06/2022minha estante
Concordo com você,Lenas.
Ufa! Finalmente mais alguém para perceber e escrever que o livro 1984,apesar de ser um clássico e de seu autor,um visionário,é uma leitura deprimente.
Tornou-se lugar comum eleger essa distopia como atemporal. Atemporal mesmo é a natureza humana decaída e perdida em dilemas existenciais para justificar sua insuficiência para entender a vida como ela se apresenta e sempre se apresentou:um campo de batalha,com alguns intervalos de ternura e de compaixão. E só de alguns poucos "humanos".
É claro que sua leitura vale a pena.Mas qual leitura não vale a pena?
Só se pode comentar e analisar um livro depois de lido!
E sim,o autor não consegue enxergar neste livro qualquer traço de bondade na figura humana ou sua tentativa de evoluir para algo melhor.
Talvez tenha razão,talvez não.
Mas insisto:é uma leitura deprimente e unilateral.

Lara.Bia 19/05/2020

Até q ponto somos protagonistas da história do nosso tempo?
A busca nessa sociedade do livro é um homem-matemático, quase robô, sem sentimentos, que deve colocar todos os seus anseios e sua vida à disposição de um bem maior: o partido e seus ideais; ignorando seus desejos primitivos.
Os pontos mais marcantes da trama, certamente, são seu teor político muito bem construído, principalmente por sua semelhança com o mundo atual e sua atemporalidade de modo geral. É impossível ler e não se deparar pensando no atual governo em que vivemos, não somente aqui no Brasil, mas do mundo em si. Será mesmo que não estamos vivendo em "1984"?
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oii.. boa tarde, tudo bem? Gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... já somos quase 1000, poderia me ajudar a chegar nesse número? Obrigado ?

@leituraeponto

Carlos 27/05/2020minha estante
Amo esse livro.

Pedróviz 17/04/2021

Distopia coletivista
1984 é um modelo perfeito de como acabam as utopias coletivistas: em distopias onde é cada um por si. Sob o controle absoluto do Estado, os cidadãos não têm a mínima intimidade e seus direitos mais básicos são negados. Até mesmo suas expressões faciais são fiscalizadas através das onipresentes teletelas.
A trama consiste na rotina da vida do protagonista que num certo momento burla a vigilância sobre ele e passa a viver uma vida clandestina até que uma surpresa acontece e o leitor tem de suportar um dos desfechos mais revoltantes da literatura.
Na obra o leitor é propositalmente exposto a contrassensos como o Ministério do Amor e o Ministério da Verdade, para citar dois. A ambiguidade é a tônica no Estado do Grande Irmão, em cujo idioma oficial, a novilíngua, muitas palavras foram abolidas. É o povo submisso à razão de ser do Estado: uma busca de poder pelo poder, sem qualquer ideal verdadeiro.

É interessante chamar atenção para o fato de que, inopinadamente, a obra se tornou uma arma de todo insatisfeito. Apesar da total falta de consistência nas comparações feitas, há cidadãos que citam esta obra contra certos governos que de uma forma ou outra não satisfazem seus desejos.
Drica 19/04/2021minha estante
Excelente resenha! Parabéns! Excelente resenha! ?

Drica 19/04/2021minha estante
Desculpe a repetição da mesma frase! Um erro do telefone ao digitar.

Pedróviz 19/04/2021minha estante
Obrigado, Drica!

Por nada! Um abraço!

Drica 19/04/2021minha estante
Esta é a nossa realidade de hoje, e um pouco mais.

Drica 03/08/2021minha estante
Hola! Já li este livro tbm. Muito bom. Gosto muito das obras de Jorge Orwell. Boa semana para vc! Um abraço!

Ariana102 15/02/2024

Médio
Não sei se por ter visto o filme antes, o livro não me fascinou? não sei explicar mas não atingiu a expectativa grande que tinha.
Mas acho que vale muito a leitura. É um clássico!
Mafer 15/02/2024minha estante
Eu senti a mesma coisa lendo a revolução dos bichos, parecia que eu tava lendo o roteiro do filme

Vinicius.Ferreira 15/02/2024minha estante
Acho que esse e o pecado das adaptações 100% fieis, acaba tirando a relevância dos outros canais de adaptação. Acontece o mesmo em outras historias e sagas.

Ariana102 01/03/2024minha estante
Engraçado que a revolução dos bichos eu já gostei

Nic @cortedelivros 31/05/2020

acabou comigo
Minhas emoções foram destroçadas por esse livro. Não vou escrever muito pq realmente não consigo, demorei 2 meses depois de ter finalizado a leitura pra conseguir desembuchar alguma e só de lembrar de certas cenas fico triste e querendo chorar kk bizarro.

Achei 1984 um livro bem difícil e lento, o que não é sinônimo de ruim.. é apenas um tipo de leitura que exige mais atenção pois são muitos detalhes, muitas informações e poucos diálogos pq o protagonista Winston vive em um ambiente extremamente opressor. Fiquei completamento abismada com as coisas que o Partido fazia, o jeito que eles conseguiam controlar a população, a finalidade de cada ministério, como eles lidavam com as relações íntimas (tipo.. WTF????).. mas dentre todas as ações do Partido a que achei mais doida foi a Novafala e como eles faziam das crianças verdadeiros fiscais do sistema a ponto de os próprios pais sentirem medo.

Em nenhum momento eu consegui me sentir tranquila, fiquei muito tensa, temi pela segurança do Winston em cada página! Eu tive tantas esperanças de tudo ia dar certo, quem leu vai me entender. Eu tinha esperanças e fiquei tão triste e chocada com o que aconteceu no final que chorei muito.

Esse livro é genial demais, sério.. nunca li nada parecido com isso. Não posso falar muito sobre a trama pq não quero estregar a experiência de ninguém, pq quando comecei a ler só sabia a sinopse, logo, até se eu citar nome de certos personagens aqui posso estar dando spoilers. Espero que mesmo se vc achar chato não o abandone, continua com calma e não se obrigue a ler rápido. É um livro necessário.
MarcelleC. 22/01/2022minha estante
Li ano passado e não conseguia deixar de fazer um paralelo com o cenário atual que vivemos, o que quase me fez parar e deixar pra depois pois como vc disse, é um tenso o tempo todo e meio q já Basta a vida real pra estar assim. Concordo demais com vc que mais pessoas deveriam ler, muitas práticas do Partido são aplicadas na realidade de hoje.

Manuela.mundim 14/01/2024

Um terror
Eu particularmente achei o livro muito cansativo pois não é o meu gênero preferido, apesar disso ele despertou meu interesse e me fez refletir muito sobre tudo que aconteceu na história, principalmente sobre como a ignorância as vezes é um presente.
advochaos 14/01/2024minha estante
É cansativo demais, mas é incrível demais também.

Jules 14/01/2024minha estante
um dos meus favs da vida. O pai do gênero, impactante dmsss

Taynara142 14/01/2024minha estante
Esse foi um dos melhores livros que eu li, kkk

beckyreads 14/01/2024minha estante
Senti essa mesma reflexão sobre a ignorância ser uma benção quando li Flores para Algernon.
Comprei esse há pouco tempo, vou lembrar da sua resenha quando estiver lendo, sempre falam apenas coisas positivas e eu estava procurando alguma coisa que não o deixasse tão hypado e me incentivasse a ler haha

Tiago.Boaventura 14/01/2024minha estante
A todos que gostaram de 1984 eu recomendo a leitura de Para poder viver. Aquilo que Winston sofre na ficção, é a realidade de uma norte coreana que conseguiu fugir e nos presenteou com um livrão.

Lidiana 14/01/2024minha estante
Eu abandonei a leitura, mas vou tentar novamente.

Taynara142 14/01/2024minha estante
Tiago obrigado pela recomendação!

Tiago.Boaventura 14/01/2024minha estante
Taynara, é sempre um prazer recomendar bons livros. Espero que goste. Boa leitura.

advochaos 14/01/2024minha estante
Esse romance trágico sobre como se destrói uma democracia e se constrói um estado autoritário tido como um romance abusivo e cego pela ignorância é um dos manuais do que não podemos deixar acontecer conosco

Santrog 03/12/2022

A lógica não funciona aqui.
Eiiiita lasqueira.... o típico livro que te faz pensar e pensar e pensar e pensar mais um pouco.

Trata-se de um distopia e isso todo mundo sabe, e uma leitura densa mas de fácil entendimento, a história fica massante por um tempo e depois volta a ser empolgante e então massante e empolgante novamente. Um clássico da literatura que consegue se manter atual e com reflexões importantíssimas.

1984 foi meu primeiro livro de George Orwell e fiquei realmente surpresa de conseguir lê-lo inteiro, eu pensei que abandonaria a leitura mas fiquei presa no enredo, querendo saber cada vez mais sobre essa loucura do partido orquestrada pelo Grande Irmão.

O livro desencadeou um misto de emoções, indo da raiva a esperança muito rápido, me vi criticando as atitudes do personagem e depois que me colocava em seu lugar eu entendia. Se você fosse criado com aquela realidade onde 2+2 são 5 então provavelmente você não expressaria seus pensamentos isso se você conseguisse ter algum pensamento.

Crimepensar, isso foi o que me pegou, e toda a nova linguagem criada com o intuito de extinguir as palavras que conhecemos, e manter assim, a sociedade sob controle, se palavras como incrível e horrivel pararem de existir e apenas o bom e o ruim continuar, torna os pensamentos e a forma de se expressar mais dificil, controlando assim toda uma sociedade.

A censura rolou solta nessa história sendo proibido pensar, sonhar, ter ideias, usar a lógica, falar o que quiser, comer o que quiser e pensar no passado como ele realmente aconteceu ou seja é proibido ir contra o partido.

É completamente inevitável de usarmos o livro para realizar comparações políticas de outros países.

O final não foi do meu agrado, mas com certeza foi o melhor final que o livro poderia levar.
Davi.Paiva 06/12/2022minha estante
Não deixe de ler "A Revolução dos Bichos", do mesmo autor. É mais simples, mas a reflexão será a mesma.

alex_fsi 09/12/2022minha estante
Realmente é um livro super impactante.

Faz pensar muito sobre o quanto desta influência, mesmo na democracia, os que guiam a política tentam fazer sobre a população. É tanta manipulação, apesar da sorte de não termos uma ditadura.

Wesley170 06/04/2023minha estante
Esse eu quero ler ?

Michela Wakami 08/08/2022

Genial
Iniciei a leitura com medo de me deparar com um livro de difícil compreensão, mas me enganei completamente.
Com um enredo instigante e viceral ele me conquistou.
Um livro repleto de reflexões.

Você já se imaginou, sendo vigiado e controlado o tempo todo, falando e fazendo somente o que é permitido?
Carolina165 08/08/2022minha estante
Amiga, sei que foi erro de digitação, mas foi engraçado "um lixo repleto de reflexões" ??????

Michela Wakami 08/08/2022minha estante
Amiga de Deus, eu não tinha visto. Arrasei.?????????

Carolina165 08/08/2022minha estante
Kkkkkkk, mas eu ri tanto!

Michela Wakami 08/08/2022minha estante
Eu tô rindo até agora.?????

Michela Wakami 08/08/2022minha estante
Amiga se você não fala? kkkkkk?
Obrigada por me avisar.

Paula 08/08/2022minha estante
Quero muito!

Aggretsuko0 08/08/2022minha estante
Eu amo mto esse livrooooo quero reler de novo! Queria que fosse mais feliz o final MAS A VIDA NE kkkk

Geraldo Marçal 08/08/2022minha estante
Final trágico, estômago ficou embrulhando uns três dias. ?

Michela Wakami 08/08/2022minha estante
Aggretsuko muito bom mesmo, também quero relê-lo um dia. Eu também queria, me surpreendi com o final, mas realmente é a vida.

Michela Wakami 08/08/2022minha estante
Geraldo, o final é realmente impactante.?

João 09/08/2022minha estante
Michelangela, mandou super bem!

Michela Wakami 09/08/2022minha estante
Obrigada, querido amigo.?

Eliza.Beth 14/08/2022minha estante
Ahhhhhh que bommm!!!! ??????
Eu amo esse livro, para mim ele reflete tanta coisas do nosso mundo atual. E o final???. Nossa, só de lembrar arrepiei!

Michela Wakami 14/08/2022minha estante
Ele é muito bom, gostei mais dele, do que de Admirável mundo novo.

Michela Wakami 14/08/2022minha estante
Sim, o final é de arrepiar mesmo.
1984??????