1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Marlonbsan 22/02/2022

1984
Publicado em 1949, a distopia futurista apresenta um governo totalitário, na qual a verdade é moldada conforme seus interesses, as pessoas devem seguir à risca as ordens e os pensamentos, e quem for contra, responderá pelos seus atos. O Grande Irmão tudo vê, tudo sabe.

O livro é escrito em terceira pessoa, tem uma linguagem, no geral, simples, mas bem densa. Os capítulos são longos o que contribui para deixar a leitura um pouco mais arrastada.

Orwell consegue ter ideias revolucionárias, para sua época, deve ter instigado muitos pensamentos sobre a sociedade, política e interação social. Existe várias críticas no decorrer da leitura.

O início do livro é bem arrastado, principalmente por conta de termos que nos situar na história, já que somos jogados nesse novo mundo de forma abrupta. E isso vai até a chegada de Júlia na história, que melhora bastante na fluidez, já que o foco acaba indo para as ideias deles e falam sobre a sociedade e relacionamento deles. Mas depois a densidade volta até próximo ao final do livro.

O impressionante desses livros mais antigos que expõe uma visão sobre o futuro, é a capacidade de criarmos relação com a nossa situação atual. Claro, que muitas coisas vão para um caminho extremo que não chega perto da realidade, mas outras, conseguimos fazer paralelos bem interessantes. Sem falar nas atitudes humanas, o ceticismo, submissão e outras características que expõem como nós agimos em determinadas situações.

Uma parte do final do livro também gera reflexões, eu mesmo tive uma percepção que outras pessoas que leram acabaram não tendo e isso é o interessante, pois expõe como a leitura é única e cada pessoa tem uma forma de entender e isso possibilita que haja troca de ideias e de experiências.

Estão claros os motivos desse livro ser um clássico e, com certeza, é uma leitura que acrescenta muito.

Luara35 22/03/2024minha estante
Gostei da resenha ????

Luara35 22/03/2024minha estante
Vou colocar na lista agora kk

ksks.tavo 22/03/2024minha estante
Apesar do vocabulário difícil (até pela data em que foi escrito), pra mim é uma das distopias mais próximas da realidade possível.

Derick.Renan 19/02/2024

Um soco no estômago!
Essa é a sensação ao terminar ?1984?. Toda a jornada humana, social e psicológica sendo percorrida por um homem comum que ousa pensar, faz com que o impacto de cada passo dado, em busca de esperança, nos encha de desespero e medo daquilo que pode ser o seu futuro.

É impossível (IMPOSSÍVEL) ler esse livro sem entender um pouco de seu contexto histórico. A nuance política está aqui escancarada (ao contrário de ?a revolução dos bichos? que atua como uma fábula tratando-se do mesmo contexto), deixando claro o que Orwell deseja criticar.

Terminei o livro com um sabor amargo na boca, mas sem dúvida nenhuma da necessidade de leitura dessa obra. É uma aula de história, política e sociologia escrita no desespero de um homem pelo ato de acreditar que 2+2 é igual a 4.
Lumikki 19/02/2024minha estante
Eu amei como você expressa suas opiniões, de um jeito tão analítico. Me deu vontade de ler, quero que seja minha próxima leitura. Estou com um exemplar que tem a revolução dos bichos e 1984 juntos, espero gostar^^

Dani.Pivatelli 19/02/2024minha estante
Adorei a resenha

Myllena.Silva 19/02/2024minha estante
A sua resenha me deu vontade de reler esse livro. Parabéns!

Carlos Nunes 19/02/2024minha estante
Leia agora NÃO VERÁS PAÍS NENHUM, do Ignacio de Loyola Brandão. Distopia tão aterradora quanto 1984, e que fala a nós mais de perto, pois se passa no Brasil.

Derick.Renan 19/02/2024minha estante
Fico muito grato por aqueles que elogiaram a resenha e, para quem ainda não leu, vale a pena. Entretanto, recomendo deixar um livro leve para ler logo após 1984.

É um livro bem maior que a revolução dos bichos (3x maior, pelo menos) e bem mais denso em sua história. O final é impactante ao ponto que me darei pelo menos mais de 48h pra ler algum outro livro e espero (já que não sei ao certo) que ?maquina do tempo? do Wells seja esse livro kkkk.

Vale a leitura, mas também vale sentir a ?ressaca literária? que surge após a leitura.

Derick.Renan 19/02/2024minha estante
Deixarei salvo ?Não verás país nenhum?. Gostei da indicação. Muitíssimo obrigado!

Myllena.Silva 19/02/2024minha estante
Você vai gostar de "a máquina do tempo" com certeza! Rsrs

@aprendilendo_ 27/05/2020

“Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força”
... A dureza da obra, entretanto, é apenas um solavanco para a crítica tão bem produzida pelo escritor, adepto assumido do viés Comunista, Orwell viu parte de sua classe política evaporar em meio a tantos relativismos morais empenhados pelos próprios a fim de simplesmente ganhar poder e se transformar em monstros como a união soviética de Stalin.

Nesse sentido, a escrita acerta duas vezes, uma ao criar uma história curiosa e arrebatadora e outra em desempenhar tão belo papel como análise fria e discordante dos totalitarismos do século XX, seja ele o comunismo, seja ele o nazismo. 1984 É uma obra excelente e necessária para aqueles os quais pretendem somar um pouco no seu conhecimento cultural, talvez não seja um livro para todos, mas com certeza é aquele cujo gosto amargo é um dos mais pertinentes para os dias de hoje.

Para mais comentários sobre o livro, acompanhe no link abaixo.
Aprendilendo.com.br

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/guerra-%C3%A9-paz-liberdade-%C3%A9-escravid%C3%A3o-ignor%C3%A2ncia-%C3%A9-for%C3%A7a

Tuts 05/04/2021

Tá mais pra 2021 do que 1984
Esse é,talvez, um dos livros que mais previram a nossa realidade atual. Numa trama distópica comandada pelo Partido,Orwell nos ambienta num futuro terrível,com exrema supressão dos direitos individuais e civis.

Todos os elementos inseridos são muito aprofundados pelo autor,e a riqueza de detalhes fazem parecer uma obra muito verossímel. Vou comentar sobre cada um deles,indivudalmente,os que mais me chamaram atenção.

1-Teletela
-> As teletelas estão presentes ao longo do romance,são literalmente telas que monitoram tudo e absolutamente tudo que os personagens fazem. Inclusive esse aspecto do livro inspirou o reality "Big Brother" que significa "Grande Irmão" ,que será o próximo tópico.

2-Grande Irmão
->O GRANDE IRMÃO é uma espécie de entidade entre os membros do Partido,e todas pessoas devem venerá-lo,e se não o fizerem,o Partido irá vaporizar essas pessoas. Mas o que seria vaporizar?

3-Vaporização
->No romance, vaporizar alguém não é apenas matar e sumir com a pessoa. É matar a pessoa e apagar todos os registros dela,como se ela nunca tivesse existido. E quem alegar que fulano ou sicrano existiu,será vaporizado também.

4-Polícia das Ideias
->Se hoje se reclama da polícia que age violentamente com suspeitas rasas e incoerentes,muitas vezes baseadas em preconceitos,imagina uma polícia para vigiar o que a pessoa pode pensar? A Polícia das Ideias está a serviço do Partido,vigiando todos os indivíduos,e se houver suspeita que algum indivíduo se opõe ao Partido,bem,vocês já sabem.

5-Valores invertidos
->Aqui tudo que conhecemos como valores se invertem. O Ministério do Amor pratica a tortura e serve de cárcere. O Ministério da Paz é o responsável pela Guerra e O Ministério da Pujança trata da escassez de alimentos. e O Ministério da Verdade linka com o próximo tópico : a manipulação da verdade e a reescrição da história.

GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA

"É claro que dois com dois são o quatro,mas se o Partido disser que são três,então serão três."

6-(TALVEZ O MAIS IMPORTANTE) Manipulação da Verdade,da História e dos Fatos.

->O nosso protagonista,Winston,trabalha no Ministério da Verdade,no setor de reescrição da história. O Ministério da Verdade é responsável por fraudar os dados e os registros,para manipular a verdade a favor de sua soberania política.Da mesma forma que as fake news atuais.

7-Novilíngue\Novafala
->Aqui nesse universo da Oceania,é estabelecida uma nova fala(new language),que visa diminuir as formas que os indivíduos podem se expressar,restringir até as maneiras de expressão. É denso,é pesado e até nisso o Partido se ocupa pra manipular todas as pessoas

8-Os 2 minutos de ódio
->Por fim,o momento do dia em que todos se reuniam e chamavam dos piores nomes os seus inimigos,o momento em que toda a raiva era despejada em torno de uma única pessoa. Orwell previa a cultura do cancelamento.

Existem muitos outros elementos nessa história,mas agora finalizo. O Winston é um personagem muito bem desenvolvido,ele é incrível. A história não tem furos,é perfeita. E mais assustadora que qualquer livro de terror que você já tenha visto.

Por fim,para finalizar esse "tcc" sobre 1984,deixo o link da minha amiga Leticia,que fez um vídeo sensacional sobre 1984.Vejam, e aproveitem para se inscrever no canal dela,que é maravilhoso assim como ela. Espero que tenham gostado da resenha.

Link : https://www.youtube.com/watch?v=-IGeGXLz4oQ

site: https://www.youtube.com/watch?v=-IGeGXLz4oQ
Milena 05/04/2021minha estante
Toop

Gabriel 05/04/2021minha estante
Orwell viajou no tempo e se inspirou no Brasil 2018-2021 para criar a realidade desse livro, certeza.

Tuts 05/04/2021minha estante
Sim,Gabriel concordo rsrsrs

Mari 02/07/2021

1984 ou 2021?
Eu na minha ignorância sabia que o livro era velho, mas não imagina que ele era de 1949. Apesar de antigo super atual. Gostei muito da leitura e das reflexões geradas.
Rafaela 02/07/2021minha estante
Será que George Orwell preveu o futuro ou estamos constantemente repetindo o passado?

Alexandre 28/06/2022minha estante
Isso mesmo,Rafaela.Estamos constantemente repetindo o passado,apegados a modelos falidos.
Esse livro tornou-se o arauto dos insatisfeitos com sua época.
Mas, qual época mesmo? 1949,1984,2021,2100...

miri.miri 05/08/2023

Pouca história e muita afirmação repetida da mesma mensagem
A mensagem do livro é boa e importante, mas poderia ser facilmente resumida.
Se o filme for parecido ou até ler um resumo pode ser o suficiente pra capitar o que o autor quis passar. Pra mim foi um livro chato em vários momentos, e bom em apenas algumas frases e talvez sua reta final e o próprio final. Então senti uma perda de tempo em páginas de pura explicação política ao invés de andamento da história... Deve ser uma leitura agradável para quem curte política.

gabirellis 13/05/2021

Ótimo livro, fiquei com depressão
O que foi isso?
Novamente esbarrei em um ?clássico? clássico: atemporal é maravilhoso. Não é à toa que Orwell levou anos pra escrever esse livro, poucas pessoas tem o dom de ver o mundo de forma tão sagaz, e menos ainda conseguem passar isso de forma tão brilhante utilizando palavras.
Definitivamente um dos favoritos!
Ana Ana 13/05/2021minha estante
nossa deu vontade de lee

Luísa Ro :)))) 13/05/2021minha estante
"ótimo livro, fiquei com depressão" aqui está um exemplo de que nós leitores amamos sofrer. ?

André Lucena 22/01/2022

Muita enrolação, pouca empolgação... E uma pitada de tortura
Basicamente é isso. Estava esperando muito mais do livro, por ser tão bem falado e ser considerado um dos maiores clássicos do século XX, mas confesso que me decepcionei bastante. O livro é dividido em três parte, a primeira é tão desinteressante que quase me fez abandonar a leitura, na segunda parte o livro se torna um apenas um romance bem sem graça, e na terceira, que deveria ser a mais interessante (e realmente é), o livro relata de formas bem chocantes formas de tortura e manipulação do pensamento e expressa bem como é viver sob um regime totalitarista.

Não sei se o livro me decepcionou tanto por ter sido lido depois de ler outras distopias extremamente mais bem elaboradas, como "Admirável Mundo Novo", do Audous Huxley; "Cântico", da Ayn Rand; "Fahrenheit 451", do Ray Bradbury e até o "Nós", do Ievguêni Zamíatin (que gostei menos que os três anteriores, mas que mesmo assim, foi mais interessante que "1984"). O fato é que toda a leitura, do começo ao fim, me deixou com o questionamento "por que este livro aqui é considerado um clássico?". Entendo que na época que ele foi publicado originalmente, no ano de 1949, o George Orwell foi bastante visionário e ousado para a época, o falecimento do autor pouco depois do seu lançamento também fez crescer a popularidade do seu livro, mas ainda assim, não consegui entender o porquê dele ser considerado tão clássico.

A premissa da história e sinopse dão a impressão de que o livro será alucinante, mas o autor peca demais em excessivamente encher o leitor de informações desnecessárias sobre a guerra que é contada no livro, vai e volta para o mesmo tema e com isso, lá se vão mais 10 ou 15 páginas. Cansativo, tedioso...

O que mais me intrigou de forma negativa foi o fato do autor, mesmo se esforçando para contar como o mundo todo (no caso, a Oceânia) era vigiado o tempo todo, em todo e qualquer lugar, mas parece que o mundo narrado pelo Orwell gira em torno do Winston Smith, de maneira conveniente para o desenrolar da história, porém que deixa muitas pontas soltas e questionamentos (sem resposta) para leitores mais intrigados.

[ALERTA DE SPOILER ABAIXO] ??
(Prossiga apenas se você já leu este livro)

O Sr. Charrington, dono da lojinha que vendeu o diário para o Winston e depois alugou o seu quarto para que ele se encontrasse com a Julia, depois que se apresentou como um membro da Polícia das Ideias (com a aparência 30 anos mais jovem), teve seu arco totalmente jogado no lixo, pois ficou claro que o propósito de vida dele era preparar uma armadilha para o Winston ser capturado, só isso, apenas isso. Dia e noite interpretando um personagem velho, dentro de uma lojinha, vendendo bugigangas, apenas para capturar o Winston (que só voltou à loja por acaso). Conveniência narrativa que me incomoda demais.

Enfim... Eu respeito quem considera o livro uma obra-prima, ele realmente é impactante em alguns trechos, porém, na minha opinião, as partes interessantes não anulam todo restante do livro. Gostei muito mais de "A Revolução dos Bichos", que também deixou pontas soltas e situações sem explicação (deve ser uma característica do autor), mas por ter sido mais curto, não permitiu que o Orwell enrolasse demais na história.
dilua 22/01/2022minha estante
Concordo com a maioria das suas observações, e a terceira parte foi a minha preferida, a única que eu li por interesse. Tbm gostei bem mais de revolução dos bichos, até agora meu preferido do autor. Achei o romance com Julia meio "estranho", não foi algo que se encaixou bem na minha mente.
Mas é isso, um clássico é um clássico, gostando nós ou não.

André Lucena 22/01/2022minha estante
Exatamente, Klara. O fato do livro não ter nos agradado não diminui em nada a importância histórica dele, mas, opiniões existem para serem dadas, não é? ?
Fico feliz (e aliviado) por seu comentário, por saber que eu não sou a única pessoa no mundo que ousou não achar "isso tudo" deste livro.

Obrigado por comentar.

22/01/2022minha estante
Tá na minha lista pra ler! ??

André Lucena 23/01/2022minha estante
Eu recomendo a leitura, Denyse. Você pode ter uma perspectiva e uma experiência diferente da que eu tive com a leitura. Eu espero que você goste quando tiver a oportunidade de ler. ??
Vou acompanhar por aqui.

Dea 24/01/2022minha estante
Eu gosto muito dele pelo que carrega de mais fascista: não adianta apenas obedecer. Omitir palavras, aglutiná-las, é uma ?excelente? tática de alienação.
Fahrenheit, gosto da proposta e não dá estrutura da narrativa.

Paula 24/07/2021

Pesado!
Atual, tenso, necessário. Eu li este livro em 1984, na minha adolescência. Reli agora e percebi toda a opressão e o medo. Não me lembro de ter sentido tudo isso antes. Acho que adolescentes são mais impermeáveis.
Kieffer 24/07/2021minha estante
Nossa, que curioso ter lido justo em 1984. Como foi a experiência na época? Sentiu medo do futuro?

Paula 24/07/2021minha estante
Pois é! Eu fico impressionada porque eu era adolescente na época e vi este livro com muito mais tranquilidade do que eu vejo hoje. Acho que, por ser muito jovem, eu não sentia esse medo. A gente tem aquela sensação de imortalidade, né? Eu lembro de ter escolhido ler naquele ano por causa do título mesmo. Rsrs

Beto 07/03/2022

Assim como TODOS ou quase todos os leitores que leram até o fim essa magnífica obra, eu esperava outro final, nunca; jamais passou pela minha mente que o final seria esse, embora essas surpresas que já é/se tornou característica em toda à história, portanto quero deixar aqui bem claro a minha total satisfação, li o livro sem pressa, tentando entender cada detalhe e percebi o quanto o autor foi genial mais uma vez, a verdadeira definição de "a frente de seu tempo". Esse livro merece o sucesso que tem, tanto pela genialidade de George Orwell.
Estou fascinado!
Nada que eu escreveria aqui conseguiria chegar sequer perto do real prazer que tive em conhecer essa obra!
Katia Rodrigues 07/03/2022minha estante
O plot twist desse livro é muito bom!

Beto 07/03/2022minha estante
Verdade Katia, ele é todo inesperado, uma loucura, muito bom! ??

Alexia 18/07/2021

Eu tinha uma expectativa para esse livro é a realidade se mostrou completamente diferente, hahah. Foi uma surpresa muito boa, entendi a intenção do autor ao escrever 1984 e amei o resultado! Recomendo muito a leitura.
Sté 18/07/2021minha estante
Quase comprei ele hoje...

Brandajulise 18/07/2021minha estante
Não sei não, tentei ler a revolução de animais e não consegui passar da primeira página
Ficou chatoooooooo?

Cá Schmidt 18/07/2021minha estante
Será minha próxima leitura.

Brujo 31/03/2021

O grande irmão zela por ti !
Admirável mundo novo, Farenheit 451 e Nós são obras muito conhecidas e respeitadas, mas, sem dúvida, 1984 pode ser considerada como a maior e mais influente das distopias. É só tomarmos como pequeno exemplo a quantidade de edições recentes esse livro ganhou só aqui no Brasil. E estamos falando de uma obra escrita em 1948. Incrível, não? Bom, aqui George Orwell narra um mundo dividido em apenas 3 grandes nações: Eurásia, Lestásia e Oceânia. Nesta última, vive nosso protagonista, Winston Smith, e é aos olhos dele que conhecemos esta nação dominada pelo Partido Interno, que tem como rosto ( pois sequer sabemos se de fato ele existe ou existiu ) a figura do Grande Irmão. O partido controla sua população através de uma guerra interminável ( e de um permanente estado de excessão ), do controle massivo da comunicação e da história e, principalmente, extinguindo toda e qualquer liberdade dos cidadãos, vigiados dia e noite pelas teletelas, presentes na casa de cada um. Enfim, não vou dar mais detalhes aqui para não estragar a experiência de ninguém, mas só gostaria de salientar o quão bem estruturado é este mundo construído por Orwell, que escreve de maneira fluída e profunda a ponto de me fazer sentir os mesmos sentimentos que Winston. E não espere um livro feliz, ao término da leitura nós ficamos com um sentimento ruim de impotência com todos os fatos ocorridos com o nosso " herói ". Mas a ideia é justamente essa: mostrar o quão cruel qualquer regime totalitarista pode ser. É quase um aviso à humanidade, principalmente se observarmos a semelhança da história com a nossa realidade. Orwell era um gênio e este livro deveria ser leitura obrigatória em toda as escolas.
Jak Diniz 31/03/2021minha estante
Adorei essa resenha. Uma das minhas preferidas até agora. ?

Brujo 31/03/2021minha estante
Obrigado, Jaque !!! ?

D'Abbreu 26/04/2021minha estante
Comecei a ler em 26/04 (atrasado, por sinal). Só o começo já me fez sentir enclausurado.

Brujo 26/04/2021minha estante
D'Abbreu, o sentimento tende a aumentar no decorrer da leitura.

Andressa1065 13/03/2021

1984
um dos melhores livros que li. a história me prendeu do início ao fim, entrava para dentro daquele mundo cada vez que lia.
o livro foi lançado há mais de 7 décadas, mas é incrivelmente cheio de críticas e reflexões que podemos fazer atualmente; relacionadas à política, poder, mente humana, entre diversas outras coisas. enquanto lia as páginas finais só conseguia pensar em como eu queria ele fosse mais longo...