1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Lina.Mady 31/08/2021

Que viagem louca
Eu esperava desse livro algo muito chato e sem graça. Estou no chão.
Quero falar algumas coisas que envolvem a minha edição, mas serão poucas.
É uma loucura pensar nesse livro que foi escrito em 1949, enquanto rolava a Guerra Fria. Posso dizer que Orwell foi muito corajoso.
O amor pelo Grande Irmão é algo bem importante de se observar, já que isso de certa forma acontecesse no nosso mundo atual, as pessoas colocarem líderes em um pedestal.
Winston foi atrás da revolução e mesmo não conseguindo o final que esperava, ver a trajetória foi muito importante.
Júlia, foi muito subestimada por mim, jurei que ela era apenas uma farsa, igual O'brien.
Achei uma loucura a tecnologia e as coisas que eles conseguem fazer, como apagar memória e afins.
Agora sobre a minha edição. A Antofágica arrasou nas ilustrações e a capa linda, conseguiram fazer partes parecerem censuradas mesmo não sendo, o que te faz mergulhar ainda mais na história. A minha não teve erro nenhum de ortografia. Sobre a parte mais polêmica, a apresentação foi feita pelo Gregório Duvivier que é esquerdista, e muitos (bolsominions) ficaram irritados por isso mesmo ele não falando nada sobre o livro ser baseado a nenhum lado. Também a algumas ilustrações um pouco polemicas mas eu particularmente amei.

Amauri Matheus 13/10/2020

Impiedoso, atemporal, instigante e totalmente necessário
1984 foi um livro que me surpreendeu muito em alguns sentidos, principalmente no que se refere ao sentido geral da história. Quando iniciei pensava apenas no romance entre Winston e Julia e o final trágico que parecia impossível de não acontecer. Entretanto, no decorrer da leitura, a história nos mostra um novo sentido e uma outra realidade que não perpassava apenas na rasa paixão entre os protagonistas. A forma de governo e a sua sólida base se tornou o foco da história pra mim, fazendo algumas vezes(principalmente no fim do livro), que eu me esquecesse do amor e só focasse na sórdida perversão e controle estatal, o que era enfim, o objetivo de Orwell ao escrever 1984.
O totalitarismo nessa história, assim como em Admirável Mundo Novo, está em sua fase mais avançada e consolidada arriscome-me dizer, sendo o controle do pensamento e o projeto de controle da língua, a maior prova desse sólido nível.
O final do livro é um tapa na cara do leitor e do Winston a cada página, desmanchando a chutes toda esperança construída por ele e por nós mesmos no decorrer de toda a história, nos deixando o real motivo para tudo aquilo: poder.
Um grande livro, que ainda se torna necessário quase quarenta anos depois da fatídica data imaginada, nos alertando sobre o valor da nossa privacidade e liberdade.
"Só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro."
Lido do dia 12/09/2020 a 12/10/2020

Sofia Barros 18/04/2022

Livrão
Em todos os sentidos, nem acredito que eu finalmente concluí. Pra mim foi um livro EXTREMAMENTE denso, lento, de difícil leitura. Mas o conteúdo, que obra de arte. Orwell falava, há mais de 70 anos atrás, do presente. Com a verdade escancarada para quem quiser ver. E que final...
Bruno Di Giaimo 18/04/2022minha estante
Esse livro mudou a forma que eu encaro o mundo. E pelo menos uma vez ao ano eu o leio.

Tati 02/02/2021

George Orwell foi um visionário, que escrita poderosa !!!
Uma leitura chocante,difícil, mas maravilhosa!!
Como pode?? Ser escrita anos atrás e ser tão atual,chocada !!!
Kira 02/02/2021minha estante
É muito impactante né? Lembro que quando li fiquei semanas me sentindo mal, refletindo a obra.

Tati 02/02/2021minha estante
Sim muitoo! Estou com medo até agora Rsrs..
Mexeu muito comigo.

Kira 02/02/2021minha estante
Fiquei exatamente assim hahaha

Rapha 03/02/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso Tati! Tive a mesma reação que vc quando li esse e outros livros do Orwell, é chocante ver como as coisas não evoluiram após tantos anos... ?

Tati 03/02/2021minha estante
Sim Rapha, os livros dele mexe com a gente de uma forma inexplicável!! ?

Rapha 03/02/2021minha estante
Mexem mesmo Tati! Dias e dias de reflexões e questionamentos... Por isso que gosto dele ?

Thais 03/02/2021minha estante
Sabia que vc iria gostar. Um dos meus favoritos

Tati 03/02/2021minha estante
Simm Thais,gostei muitooo ??

donia 05/01/2022

ótimo livro. descreve bem a manipulação de uma sociedade e, infelizmente, continua bastante atual. seria 5 estrelas se não mencionasse a víscera do homem a cada 5 palavras.
estela 05/01/2022minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

'jvcarv 17/06/2022

Imensurável
1984 é demais da conta, é um livro q eu achava q ia odiar, e eu AMEI demais.
uma distopia que mistura traços fictícios com traços bastante reais, é muito bom, valeu super a pena essa leitura.
Esse livro me levou a outro mundo, no qual só havia sofrimento e que não havia resquício de esperança, no qual o plot twist só confirmou o quanto não há esperanças nesse livro.
um romance tão bem desenvolvido, é irreal, é fora do comum, é GENIAL.
a inteligência necessária pra criar isso é inúmera, os detalhes, e o quanto ler esse livro te trás a um mundo terrível, caras, é demais pra mim, isso aqui é uma obra de arte.

Taynnara 03/08/2022

Eu deveria ter lido esse livro há muito tempo, iria me ajudar muito, principalmente para utilizar as frases como citações em redações.

Muito agonizante, algumas partes me deixaram de queixo caído de tanto choque, descreve muito bem um regime totalitário, simplesmente amei.
Danilson.Silva 03/08/2022minha estante
Mostra a mídia e os governos muito bem afinal para eles até 2+2 vira 5 ..

Vinicius39 11/04/2022

Um clássico atemporal!
O que falar de 1984??!! Um livro completamente original,diferente e atemporal. Ele é uma distopia,que claramente descreve muito da nossa sociedade atual,é impressionante como uma obra "antiga" pode ainda ser tão real. Sendo um livro antigo,a escrita não é complica,é um livro muito fluido,que vc devora em horas e que se torna um grande aprendizado.

É incrível como o autor consegue descrever coisas tão complexas,absurdos gigantescos que quanto mais a gente vai se aprofundado naquele mundo,mais a gente percebe que aquela realidade é tão parecida com a nossa realidade. Pessoas pensando só no poder,poder acima de tudo,pessoas sofrendo por um governo completamente extremista,ódio é o lema vivido,as pessoas são controladas,os pensamentos são controlados,o passado e a verdade são controlados,até mesmo o vocabulário. É impressionante onde o ser humano pode ir,manipular e matar por poder...

É incrível,simplesmente incrível e não é atoa que é um clássico,deveria ser leitura obrigatória! Queria saber como a cabeça do George Orwell funcionava,porque para escrever um romance desse nível,ele era um gênio. Se vc não leu,leia!! Recomendo demais esse clássico.

dani 01/03/2022

De olho no Grande Irmão
Uma leitura temida, porém muito aguardada. Depois de ler "1984", posso comparar a experiência a uma volta em uma montanha-russa. Teve seus pontos altos e baixos, e aqueles momentos que nos fazem fechar os olhos de pavor.

Falando em olhos, esse é um elemento crucial que aparece de diferentes maneiras ao longo da obra. Olhos onipresentes que vigiam mesmo dentro de casa, durante o sono. Olhares furtivos que parecem denotar cumplicidade entre rebeldes e inconformados. Olhos que encontram no espelho um ser desprovido de qualquer vestígio de humanidade. O olhar vazio de quem foi abatido pelo sistema opressivo...

Mudando um pouco o foco do conteúdo para a forma, diria que o ritmo da narrativa chega a ser truncado e não muito palatável ou estético literariamente. A leitura se torna bastante arrastada em alguns trechos. Talvez essa "aspereza" combine com os temas tratados e até potencialize o conteúdo.

A intenção de Orwell era que a narrativa fosse um alerta, não uma profecia do futuro global. Porém diante dos acontecimentos atuais, é impossível não ficar com a sensação que "1984" paira sobre nós. É necessário acreditar que ainda há uma saída. O conhecimento e a resistência são os antídotos que temos contra a ignorância e a tirania.

Certamente "1984" continuará sendo uma obra revolucionária e continuará transmitindo mensagens relevantes por um futuro longínquo. Uma das mensagens que Orwell passa nas entrelinhas é: Se os olhos têm a função de vigiar e punir, agora chegou o momento da situação ser revertida. É hora de ficar de olho no Grande Irmão.
Marlon 02/03/2022minha estante
Eu acho que um livro nos ganha no primeiro parágrafo. É o caso desse aqui. Pretendo relê-lo por esses dias.
"A leitura se torna bastante arrastada em alguns trechos. Talvez essa "aspereza" combine com os temas tratados e até potencialize o conteúdo"; precisava que alguém me dissesse isso, pois não estava sabendo como fazê-lo. Muito obrigado, moça, adorei sua resenha. Tenha uma boa noite.

Cleber 02/03/2022minha estante
Adorei a resenha! Se você gosta de hqs de uma olhada na adaptação do Fido Nesti, ficou muito boa, ouso dizer que ficou até melhor por conta do elemento visual.

dani 02/03/2022minha estante
Obrigada, Marlon! Boa releitura!

dani 02/03/2022minha estante
Agradeço pela recomendação, Cleber! Vou procurar.

Marlon 02/03/2022minha estante
Imagina! Obrigado, eu. Sua resenha tá top, viu, super afiadinha. Uma boa noite pra vc, Dani.

Mirelly.Maria 27/05/2022

Fiquei aflita pra caramba, mas é maravilhoso.
Sobre a edição: experimento de design impecável. Cada parte incrivelmente diagramada e ilustrada é uma obra de arte!

esparramalho 30/03/2021

A morte é física ou intelectual?
Já ouvi muito sobre esse livro, mas não imaginava que iria me impactar tanto com ele. As últimas páginas com certeza foram as mais cruciais pra mim, traz à reflexão conceitos de liberdade, guerra e poder. Acima de tudo, a última página me prendeu, me fisgou de um modo que sei que irei pensar sobre ela por muito tempo. Orwell foi um escritor fantástico, cada vez mais admiro suas obras!

Gabriel 14/03/2021

1984
Com certeza 5*, George Orwell construiu esse universo tão completo de um jeito muito bom. O apêndice enorme explicando tudo sobre a Novafala, ele pensou em tudo kkkk.
O final do livro também é muito bom :v

"Liberdade é a liberdade de dizer que dois e dois são 4"

Karen 05/06/2013

duplomaisbom
Eu acho que não poderia nem pensar em fazer uma resenha que se aproxime do quão genial é esse livro que vou dizer aqui que essa não é uma resenha (mesmo estando na aba resenhas, e ser claramente uma resenha, não é uma resenha #duplipensamento). Enfim, posso dizer na minha humilde experiência que esse é um dos livros mais geniais que eu tive o prazer de ler.

A jornada de Winston Smith, desde o momento em que decide, por fim, desafiar o todo-poderoso Partido, até seu agridoce desfecho é recheada de críticas, digressões e reflexões sobre a sociedade e suas relações de poder. Por criar uma versão alternativa do futuro (já que o livro foi escrito em 1948), Orwell consegue criar uma parábola que consegue ser, ao mesmo tempo, tão sutil como um poema e tão intenso como um soco na boca do estômago.

Porque, afinal, é impossível, durante a leitura do livro, não imaginar se não estamos de fato vivendo na Oceânia (que está em guerra com a Lestásia; sempre esteve em guerra com a Lestásia), sob a tutela do Partido e o Grande Irmão.

Quer dizer, não seriam os computadores as teletelas, eternamente nos vigiando? E a cada vez que mandamos uma mensagem, no computador ou celular, sempre apressadas e cada vez mais abreviadas, não estaríamos fazendo uso da Novafala? E se pensarmos na cultura, quantas não seriam as peças que muito bem poderiam ter saído diretamente de um caleidoscópio no Departamento de Ficção (ou defic, em Novafala).

É claro que a obra é tão abrangente que dá para extrapolar tudo isso a qualquer meio, em qualquer tempo. Foi justamente por isso que demorei tanto para concluir essa leitura (umas duas semanas, eu acho); a cada capítulo eu era obrigada a parar um pouco para refletir sobre o que tinha acabado de ler.

1984 é um livro obrigatório para qualquer um que queira entender como o nosso mundo, moderno e completamente louco, funciona – e como a luta de classes e as relações de poder acontecem sem mesmo que a gente perceba.

Ah, e sim, para que não leu, vai achar que eu usei muitas palavras estranhas nesse texto, mas calma, só estou usando a Novafala, que vai substituir completamente a Velhafala até 2050. (vou abrir um parêntese aqui para frisar que, das sacadas do livro, a Novafala , para mim, foi a mais incrível – quem ler vai entender o motivo).

Então, arrume as malas e vá diretamente para Oceânia (que está em guerra com a Eurásia; sempre esteve em guerra com a Eurásia), porque a viagem vai valer muito a pena, se você não for benepensante.

Afinal de contas, dois mais dois são cinco, e nós amamos o Grande Irmão.

*Essa resenha foi aprovada pelo Ministério da Verdade.
heyjandrade 13/06/2013minha estante
Genial garota, parabéns! ;)

Lucas 29/01/2015minha estante
Adoro como você brinca com os termos do livro...Texto duplibom!

thais.lu 28/05/2018minha estante
já li o livro a algum tempo, mas como se tornou um dos meus favoritos, sempre entro no google para dar uma fuçada, e dessa vez olha o que encontro? uma resenha brilhante que não poderia de deixar de elogiar, da hora a ironia que utilizou na sua resenha, e já estou com vontade de ler novamente (:

Felipe.Torres 24/03/2022

A Distopia Encontra a Realidade
1984 foi um livro lançado em 1949 que imaginou a sociedade em 1984, logicamente com certo ar de imaginação fértil e exagero, porém acabou acertando nos tempos atuais.

Talvez a semelhança com a nossa realidade, seja o fato de que os "altos" como o livro chama os poderosos, nunca quiseram deixar o poder, os "médios" sempre quiseram alcançar o poder e os "baixos" não almejam o poder, mas são usados pelos "médios" como massa de manobra e descartados logo depois.

O livro mostra que o "Partido", entendendo que as transições de poder são cíclicas, elabora uma estratégia para que permaneça indefinidamente no poder.

No meio disso tudo surge Winston, o personagem principal, que começa a se questionar se isso tudo precisa ser assim ou se existe chance de mudanças.

A narrativa é muito fluida e a cada fim de capítulo você tem vontade de continuar pra saber o que vai acontecer no próximo.

Um clássico da literatura. É mais do que recomendado.

Takakura 17/10/2022

estudar para que orwell continue ficção
Não há palavras que descrevam este romance que se comparam a leitura
?1984, de George Orwell, é a expressão de um sentimento, e é uma advertência. O sentimento que expressa é de quase desespero acerca do futuro do homem, e a advertência é que, a menos que o curso da história se altere, os homens do mundo inteiro perderão suas qualidades mais humanas, tornar-se-ão autômatos sem alma, e nem sequer terão consciência disso.
O sentimento de desesperança no futuro do homem contrasta marcadamente com uma das características mais fundamentais do pensamento ocidental: a fé no progresso humano e na capacidade do homem de criar um mundo de justiça e paz.?
- Erich Fromm