Physics of the Impossible

Physics of the Impossible Michio Kaku

Resenhas - A Física do Impossível

Edimar 01/10/2013

Física do Impossível – Uma exploração científica do mundo dos fasers, campos de força, teletransporte e viagem no tempo.
No livro, Física do impossível, o autor Michio Kaku aborda vários temas que hoje são vistos como ficção científica onde faz uso de conceitos abstratos e especulativos para poder introduzir assuntos essenciais sobre física para uma boa compreensão do leitor.
A partir dos exemplos que incluem temas da ficção científica que muitos fãs de filmes como Star Trek ou Star Wars facilmente reconheceriam, utilizando-se então de temas que vão desde invisibilidade até mesmo viagem no tempo, o autor do livro aproveita para lecionar ao leitor mecanismos fundamentais da física ou da ciência em geral que estaria por trás de tal tecnologia, para que com isso o leitor possa entender como poderia uma dia se tornar possível o que vemos hoje como mera ficção, dessa forma explorando desde os princípios fundamentais da física até os seus limites conhecidos.
Dentro dessa mesma linha, Michio Kaku nos apresenta uma série de tecnologias que já estão em desenvolvimento e que poderão no futuro, talvez não muito distante, moldar o mundo em um lugar que jamais pensaríamos ser possível.
Ao princípio do livro, quase de imediato, o autor busca demonstrar que tudo aquilo que consideramos como impossível, pode se tornar no final algo bastante relativo.
Utilizando-se de exemplos do passado, Dr. Kaku deixa claro que no passado havia muitas ideias ou conceitos que eram julgados como impossíveis, desde a possibilidade de deriva dos continentes até tecnologias que hoje fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas como televisão, celular, calculadora e internet e que por esse mesmo motivo não devemos subestimar o que poderemos atingir em termos de avanço tecnológico, especialmente nessa época em que vivemos que já é nomeada como a “era da informação”, onde os avanços científicos são tão rápidos que quase atingimos um avanço exponencial.
Dentro dessa linha de raciocínio o autor utiliza-se de uma citação em que Júlio Verne afirmava que previsões eram difíceis de fazer, apesar de Verne ter previsto com sucesso tecnologias atuais baseando-se na ciência de sua época. Mas ainda assim o autor aponta para o fato de que existe uma diferença fundamental do nosso tempo para o tempo da citação de Júlio Verne, e essa diferença têm como base o fato de que hoje temos uma compreensão muito mais abrangente sobre as leis fundamentais da física nos permitindo fazer previsões com muito mais confiança do que no passado.

No livro podemos encontrar a abordagem das temáticas em uma estrutura bastante simples onde o livro é constituído basicamente em três partes. O motivo por trás da estrutura do livro é que o autor classifica as “impossibilidades” em três classes distintas sendo que cada parte é constituída pelo conceito do grau de impossibilidade, das tecnologias dentro desse conjunto, da ciência por trás dessa tecnologia e o provável tempo que levaríamos para atingir tal impossibilidade, em alguns casos, se for possível.
Sendo assim o autor nos introduz ao que ele chama de “Classe I de impossibilidades” que são impossibilidades que são impossíveis nos dias de hoje com a tecnologia que temos a nossa disposição, mas que, no entanto, nenhuma dessas tecnologias violam qualquer lei que conhecemos sobre a física sendo que esse tipo de tecnologia poderá estar a nossa disposição ainda esse século ou no próximo, e dentre as tecnologias inclusas nessas classe podemos encontrar teletransporte, motores movidos a antimatéria, telecinese e invisibilidade.
Em seguida somos levados a conhecer a “Classe II de impossibilidades” que envolvem tecnologias que estão no limiar do nosso entendimento do mundo físico e que precisaríamos de uma escala de milênios para milhões de anos no futuro para tornar tais possibilidades em algo realizável, se tais tecnologias fossem de fato possíveis. Dentro dessa classe podemos encontrar tecnologias como máquinas do tempo, a possibilidade de viagem pelo hiperespaço e viagens por buracos de minhoca.
E por fim, Michio Kaku nos apresenta o que classifica como “Classe III de impossibilidades” que basicamente são tecnologias que violariam as leis fundamentais da física, mas o autor aponta que de forma surpreendente existem pouquíssimas coisas que violariam tais leis e que se alguma dessas tecnologias se tornasse possível, isso significaria uma mudança drástica no nosso conhecimento sobre física. Um exemplo te tecnologia que violaria as leis da física seria, por exemplo, criar uma espaçonave que viajasse a uma velocidade superior a velocidade da luz.
Em conclusão, essa última classificação é vista pelo autor como de grande importância porque muitas tecnologias em ficção científica são descartadas por cientistas como sendo totalmente impossíveis, quando o que eles querem na verdade dizer é que tais tecnologias são impossíveis para uma civilização primitiva como a nossa levando em consideração o pensamento de Carl Sagan sobre a possibilidade de existência de uma civilização que tenha, por exemplo, um milhão de anos de existência, que uma civilização como essa estaria tão avançada em relação a nós, como nós estamos avançados em relação aos macacos.

Jaime 12/08/2012

Essencial para amantes da ficção cientifica!
Ja se perguntou se é possivel "navegar" pelo espaço perto da velocidade da luz como Han Solo e seu amigos de star wars, se é possível se teletransportar como Spock, Kirk e cia em star trek, ou viajar no tempo como Marty Mcfly,ficar invisível com uma capa como Harry Potter, ou mesmo se podemos prever o crime futuro como Minority Report? Essas
,entre outras "coisas incríveis" de filmes sci-fi, o físico Michio Kaku explica de forma clara e sem jargões técnicos científicos o que seria possível (pelo menos teoricamente) e o que seria impossível, e o quão perto(ou longe) estamos de alcançar essas tecnologias fascinantes, que encantam a imaginação humana ... é um livro muito interessante, recomendo!

Márcio Lima 27/09/2010

Indispensável!
Esse livro é leitura obrigatória para todos os amantes da ficção científica e de temas científicos ousados.

Teletransporte, invisibilidade, viagens no tempo, telepatia, campos de força... está tudo (ou quase tudo) nessa deliciosa obra. Michio Kaku, aborda a possibilidade de esses temas da FC virem um dia a se tornar realidade, mas sem descuidar da mais rigorosa atenção ao conhecimento científico atual. Faz uma interessante classificação de "impossibilidades", outro achado do livro.

O que é absurdo hoje pode ser realidade amanhã. Basta apenas a a ciência e a tecnologia necessária para se conseguir converter uma coisa na outra. Parece simples, mas isso encerra muitas dificuldades. Geralmente é por aí que nascem as revoluções científicas e tecnológicas.

Kaku cita, oportunamente, as três leis de Clarke, e tomarei a liberdade de citar a Terceira Lei aqui: "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia".