A Fortaleza

A Fortaleza Day Fernandes

Resenhas - A Fortaleza

Bia.teca 26/04/2021

TUDOOOOOOO
Eu estou sem palavras depois desse livro, em choque mesmo. Não sei nem o que dizer, foi a melhor duologia que eu já li em toda minha vida. Esse livro foi inteiramente, do começo ao fim, tudo pra minha existência. Agora eu estou com medo de ressaca depois dessa perfeição. É isso. Obrigada Day por esses livros! ??

Tatynha - @cantinho_datati 16/03/2022

Vou ser sincera...não achei que fosse gostar desse livro mas fui surpreendida positivamente ? tenho algumas ressalvas, mas no geral, foi uma ótima experiência.

Ana Mc Bairros 10/09/2020

A Fortaleza - Colonização (livro 2)
A narrativa de A Fortaleza se passa um futuro pós apocalíptico, na qual uma guerra nuclear teria deixado o planeta Terra inabitável pela radiação.

No primeiro livro (Mundo Sombrio) é explicado que a solução para tal problema foi a construção as "Fortalezas", enormes galerias subterrâneas, que tentavam suprir os recursos necessários para que as pessoas conseguissem sobreviver. Depois de passar por inúmeros percalços, Camille, Adam e seus amigos descobrem a existência de um planeta habitável, e que o projeto das Fortalezas foi criado para leva-los até lá.

Em Colonização, após a longa viagem ao planeta Tellus, o sobreviventes da Fortaleza nº 7 finalmente chegam ao seu destino, mas uma falha na aterrissagem acabou separando-os em pequenos grupos.

É dessa forma que Camille fica isolada de todos e conhece Alana e Mikail, dois irmãos que viviam na Fortaleza nº3 e já haviam sofrido com as várias armadilhas implantadas no novo planeta.

Entretanto, nossa heroína fica muito desconfiada daqueles desconhecidos, pois eles sabiam o seu nome e outras informações a seu respeito. Assim, Alana e Mikail resolvem sequestrá-la para tentar convencê-la de que não fazem parte do grupo de inimigos e que precisam de sua ajuda.

Enquanto isso, o grupo de Adam, Sara e Eleonor e o de Will, Hans e Cyrus também enfrentam vários desafios da nova morada, e ao se reencontrarem, farão descobertas estarrecedoras sobre seu destino naquele lugar. Eles terão que fazer mais testes de sobrevivência e passar por uma reclassificação para ter o direito de habitar em Tellus.

Perdas, sacrifícios, descobertas... São muitas emoções recheadas de adrenalina! Assim como Mundo Sombrio, Colonização possui um universo distópico eletrizante.

O novo planeta, que deveria ser um lugar tranquilo, agradável e livre das atrocidades pela qual nossa protagonista passou, na verdade só estava lhe reservando o pior.

Cheio de reviravoltas, revelações bombásticas, personagens cativantes, o livro nos mostra o quanto podemos ser enganados e iludidos a todo momento por quem menos esperamos, mas que nunca devemos perder a esperança e continuar lutando contra o sistema opressor.

A história é narrada em 3ª pessoa, portanto é possível ter a visão ampla dos vários ambientes e acontecimentos.Com uma linguagem prática e fluída, mais uma vez a autora conseguiu me envolver profundamente. Foi um desfecho bem amarrado, embora eu tenha curiosidade em saber o que aconteceu com alguns personagens.

Enfim, recomendo muito a leitura, pois me marcou demais! Espero que possam vibrar e se emocionar, assim como eu vibrei e me emocionei.

site: http://vicioseliteratura.blogspot.com/2020/08/titulo-fortaleza-colonizacao-autor-day.html

Gaby Esteves 17/09/2021

PERFEITO
Eu não consigo achar defeitos nesse livro. Entrega tudo e absolutamente qualquer coisa que uma distopia deve ter. Sendo o segundo livro, eu não esperava tanta surpresa, tanto segredo revelado e um final completamente impecável. Eu serei eternamente fã de Fortaleza. Uma das melhores distopias que já li na vida. Adam e Cami agora estão na minha lista de shipps preferidos.

Jessica1248 21/01/2021

Chocante
Só sei dizer que foi eita atrás de eita, ou também posso falar, tiro, porrada e bomba (literalmente, sério). A Day acabou comigo em alguns momentos dessa leitura e em outros, um sorriso singelo apareceu.
Eu gostei bastante do desfecho, as perguntas que eu tinha foram todas respondidas, na verdade foi além das minhas expectativas.
Comecei a leitura sem saber o que esperar, não havia imaginado nada, repito, NADA, do que aconteceu.
Camille e Sarah estão mais lutadoras do que nunca, Adam uma icógnita, o grupo dos rebeldes tem muito mais para enfrentar do que tiveram na Fortaleza.

Bru 30/04/2021

GENIAL
A continuação perfeita de A Fortaleza 1, e também o fechamento perfeito para essa história.
A Day novamente me surpreendeu- e muito com todos os acontecimentos e os personagens novos. O final foi sensacional!!

Plebeu 16/10/2020

Muito módico
Sem química, totalmente previsível, diferente do primeiro livro que prendia vc na leitura esse faz os olhos arderem de sono.

Papeando Livros 23/12/2020

A Fortaleza - A Colonização (Tomo II).
Day Fernandes se manteve impecável com uma sequencia de tirar o folego, a qual nos deixa na ponta dos pés e devorando a leitura desde sua frase inicial. A narrativa é fluida e sempre crescente, nos dando picos de emoção, assim como suas páginas estão regadas a reviravoltas . A leitura está cheia de ação e emoção, nos fazendo correr com seus personagens e suas ligações, além dos mistérios que os envolve na trama. Todos os personagens são cativantes e com camadas bem escritas com suas personalidades, desenvolvimento e amadurecimento, onde cada um tem o que crescer e o que acrescentar a narrativa.

Simplesmente considero está distopia nacional como minha leitura favorita e tudo que posso fazer é esperar mais da autora, que mantém seu nível de escrita cada vez melhor. A diagramação está bem trabalhada assim como toda a obra, que se mantém coerente e eleva o nível. A capa está linda simples e linda, o enredo nos prende a planos, segredos e seus desdobramentos, agradando não somente o público alvo, como conquistando os leitores. O final está incrível e de tirar o fôlego, nos fazendo ansiar pela próxima obra da autora.

site: https://papeandolivros.blogspot.com/

Heleine.Veras 30/03/2021

No segundo volume da Duologia Fortaleza, Camille e seus amigos chegam ao planeta Tellus, onde ocorrerá uma colonização; esse planeta vai ser a salvação da humanidade, já que a Terra estava inabitável no primeiro volume.

Claro que não seria tão fácil quanto imaginamos, e a Capitã, junto com Sarah, Will, Eleonor, Cyrus, entre outros, terão que enfrentar grandes desafios e provas por assim dizer.

E nem tudo é o que a gente pensa... Várias revelações acontecem, o que deixa o leitor de queixo caído.

Gostei muito da forma como a autora conduziu o livro, porém achei que no início tinha muita ação e acabei não gostando muito disso. Também senti o final meio corrido, mas de maneira geral, o livro consegue prender a atenção e ser muito bom, mesmo com essas ressalvas.

Indico muito para quem quer iniciar distopias, porque achei tudo bem explicadinho e eu, que quase não leio, consegui entender. Além de claro, ser uma distopia nacional ??

Kauanilarissa 08/04/2021

Favoritado!
Li em uma leitura coletiva e foi umas das melhores que já participei.
Eu amei conhecer A Fortaleza e a escrita da autora. Sofri muito no segundo livro, mas também foi o que eu mais gostei.
Super recomendo a leitura, virou a minha distopia preferida!

Matheus, o Reis 25/09/2021

Uma dualogia ótima
A resenha vale para os dois livros. História cheia de bons plot twists, foi pensada para ser imprevisível e surpreendente, e faz muito bem.
O universo é bem construído e interessante, a vida nos túneis unida ao fato da superfície desse mundo ser radioativo e perigoso faz um bom paralelo com o meio-ambiente.

Leticia @leticiageek 08/11/2019

Podia ser melhor!
Após o final do 1º livro, os sobreviventes assumem uma missão: seguir rumo à um novo planeta chamado Tellus, irmão gêmeo da Terra, com o objetivo de construírem um novo lar para os seres humanos, mas ao chegarem lá, a esperança de liberdade e paz se esvai. Eles acabam desembarcando em uma terra desconhecida, com pessoas misteriosas e perigosas que querem fazer experimentos com os “sobreviventes”. ⠀
Eu estava com altas expectativas com esse livro por ter amado o primeiro volume, mas diante de vários altos e baixos, eu esperava mais. Após a leitura do 1º livro, várias ideias passaram na minha cabeça sobre o que poderia acontecer na sequência, coisas que não aconteceram como eu queria exatamente... Gostaria que alguns personagens tivessem aparecido mais – principalmente Adam junto de Camille –, que tivesse tido menos enrolação na história e que as explicações e descobertas tivessem sido mais convincentes.
Falando dos altos, o livro tem bastante ação, típico do gênero Distopia e mesmo que alguns momentos sejam um pouco sem graça, a ação consegue prender o leitor e a curiosidade é maior.
Apesar de qualquer coisa, foi um prazer conhecer a história e os personagens que tanto gostei e principalmente conhecer a autora que é um amor de pessoa!

Fê Criativos e Divertidos 18/11/2019

Peça desculpas à sua lista de livros e fure a fila com essa duologia
Quando terminei de ler, precisei de um tempo para respirar e colocar minhas emoções e pensamentos em ordem antes de escrever este post.? No fim, percebi que só me vieram palavras soltas. Apenas quando comecei a escrever que consegui definir porque essas palavras ficaram rondando minha mente.
Eletrizante: a carga de adrenalina que vai te atingir com esse livro vai te deixar "ligado". Cuidado: pode gerar insônia por não conseguir desligar sua mente do livro quando tentar fechá-lo.

Tenso: a escrita da autora faz com que você se sinta na pele de casa personagem, passando por tudo o que eles estão passando. Acho que ela deve ser uma "língua encantada" e ter o mesmo dom do personagem Mo de Coração de Tinta.

Empolgante: tudo o que você quer é continuar lendo, lendo, lendo e lendo...
Montanha-russa: as reviravoltas são tantas e tão bem elaboradas... Você de repente fica de cabeça pra baixo mas continua preso no banco, sabe como? O livro não pára de trazer à tona muitas novidades e todas se encaixam perfeitamente, construindo uma história que te faz proferir alguns palavrões e se perguntar: "#*%@ Como não pensei nisso?" ou "&%$@ Isso realmente está acontecendo?" ou ainda "$%@#& Eu sabia!!!"
Pessoas, me desculpem o termo, mas não consigo descrever de outra forma. Não costumo escrever palavões nos meus post, mas esse não é só um "livrão da porra!". Sério! É uma história "du karaleo"!!!
Se você leu minha resenha do volume 1 - Mundo Sombrio - percebeu o quanto amei a história. Sabia que teria uma ótima continuação, mas nunca poderia imaginar que o volume 2 seria assim tão... tão... SURPREENDENTE e AVASSALADOR!
Perceberam que estou em alfa e não consigo parar pra tentar mostrar como fiquei com este livro, né?

Raquel Machado 20/06/2022

Distopia nacional de tirar o folego
Terminei esses dias a duologia da querida amiga Day que nos presenteou com uma Distopia de tirar o fôlego, com cenas de ação e personagens carismáticos.

Nessa continuação vamos acompanhar Camille e seu grupo chegando ao prometido planeta Tellus e o livro já começa pegando fogo, pois eles acabam se separando por causa do pouso. Lá eles descobrem mais segredos e mentiras e que sua luta pela sobrevivência não acabou.

Uma montanha de emoções! Essa com certeza é a frase que define esse segundo livro. Temos muita ação, romance, drama e mortes. Cada capítulo é uma caixinha de surpresa e na medida em que vamos descobrindo esse novo planeta vamos nos interando também do projeto que trouxe todos para esse planeta.

Temos os personagens antigos como Camille, Sarah e Elenor que são mulheres fortes, determinadas e corajosas e também Will, Hans, Cyrus e Adam que acabam ganhando nosso coração. Além disso, vamos ter dois personagens novos que com certeza foram perfeitos tanto na trama quanto em suas ações.

Eu fiquei encantada com todo o cuidado da diagramação desse livro e também a pesquisa e o detalhe que a autora usou para nos transportar para esse novo lugar. Além disso, temos um plot twist que me deixou sem chão no final.

Uma leitura maravilhosa, viciante e que entrou na minha lista de favoritos. Vou querer reler mais vezes para reencontrar esses personagens queridos.

Indico para todos que gostam de distopias e querem apoiar a literatura nacional. Vocês não vão se arrepender!

site: https://leiturakriativa.blogspot.com/2022/05/a-fortaleza-2-da-day-fernandes.html