Guerras Climáticas

Guerras Climáticas Harald Welzer

Resenhas - Guerras Climáticas

Gabs 18/06/2015

Título enganoso, o livro acaba por não acrescentar quase nada...
Comprei este livro, apesar da má avaliação do Skoob, pensando que seria sobre o futuro das sociedades perante as alterações climáticas. É esta a ideia passada pela capa do livro (que depois descobri ser sensacionalista), pela sinopse e até pelas abas internas.

Não que tenha sido uma obra superficial, muito pelo contrário; o autor utiliza com muita coesão diversos dados e estudos, conectando-os. O problema é que o tema abordado é, principalmente, a psicologia social na história, um tema extremamente específico e, para quem não se interessa pelo assunto (e eu até me interesso, mas ainda assim), chato. Pouquíssimas vezes se fala sobre o futuro, e muitas vezes o autor parece que tenta enfiar um fator climático em determinado acontecimento histórico, como se alguém estivesse a todo tempo lhe dizendo "veja bem, o livro só vai vender se estiver algo sobre o clima, que é o assunto do momento".

Li o livro 100% do tempo com a sensação de ter sido enganado, ter comprado gato por lebre.

Resumindo-o, o autor fala sobre desvios psicossociais em diversos momentos da história, dos nativos da Ilha de Páscoa, passando pela dominação inglesa na África, até o momento histórico mais recente abordado: o Holocausto. Não espere ver muito sobre o clima nisto.

O pior é que, mesmo se não olharmos a ideia que a capa quer passar, e analisarmos como um livro de psicologia social na história, ainda assim não senti que o mesmo tenha nada a acrescentar, a não ser um monte de números a serem analisados e esquecidos (e, como economista e analista de ofício, adoro analisar números, mas os contidos neste livro realmente não levam a utilidade alguma).

Tento ser comedido em minhas resenhas, mas infelizmente, o livro realmente é isto.

site: www.abridordemente.blogspot.com

Daniel432 02/12/2010

Título enganou
Comprei este livro na Bienal do Livro de Belo Horizonte e apesar de ter lido as orelhas, acabei sendo iludido pelo título.

O autor, efetivamente, trata do assunto explicitado no título (guerras climáticas), mas com um enfoque muito grande em questões sociológicas. Ele concentra seus principais argumentos na forma de pensar e agir dos seres humanos.

Pessoalmente, este não é o meu tipo favorito de leitura, mas mesmo assim valeu a pena, afinal de toda leitura sempre se extrai algum conhecimento.

Antonio Cesar 20/10/2016

“... Para estudar os problemas das consequências sociais da violência que poderão resultar das variações climáticas não é decisivo calcular quantos graus subirá em média a temperatura nas próximas décadas ou quantos centímetros se elevarão as superfícies dos oceanos. ...”

5º período
a partir da posição 838 no formato MOBI
Guerras climáticas
Harald Welzer

Um olhar sobre nossa passado guerreiro, muitas vezes bárbaro, desumano e cruel, nos da uma ideia do que podemos esperar das necessidades e desigualdades sociais que as mudanças climáticas irão impor a nossa espécie.

1 27/07/2023

Ruim
Sabe aquele livro que você só conclui porque começou, Apenas por questão de honra? Esse foi um desses casos.