Culinária Ayurvédica para o seu dia a dia

Culinária Ayurvédica para o seu dia a dia Kate O'Donnell




Resenhas - Culinária Ayurvédica para o seu dia a dia


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Poesia na Alma 17/08/2019

O espírito Ayurveda na cozinha
Cozinha é alquimia, alma e espiritualidade e não há quem me convença do contrário, é possível que exista quem faça o contrário, neste caso, não há o espírito que nos conecta ao todo. Na cultura nativa da Índia, o Ayurveda é a ciência da saúde que compreende o equilíbrio e desiquilíbrio do organismo.

“Na visão Ayurveda, manter-se saudável depende muito da boa nutrição e da boa digestão”

Alimentação e cozinhar é um ato político que quanto mais alienado, mais nos adoece e nos mantem reféns de planos de ‘saúde’. Trazer consciência para nossos hábitos alimentares, pode ser simples e divertido e embora o Ayurveda seja ciência, ela nos permite brincar com nossa intuição e sensibilidade.

No Ayurveda, a anatomia humana começa com os cinco elementos: espaço (também chamado de ‘éter’), ar, fogo, água e terra. Os elementos criam três compostos que regem funções e energias corporais específicas: movimento, transformação e coesão (manter as coisas unidas). Quando esses compostos, conhecidos como doshas, estão em equilíbrio e funcionando harmoniosamente, a pessoa desfruta de movimentos tranquilos (digestão, circulação etc.), sentidos límpidos, eliminação adequada dos resíduos e felicidade (satisfação, realização). (O’Donnell, 2019)

No livro Culinária Ayurvédica para o seu dia a dia, de Kate O’Donnell, fotografias de Cara Brostrom, Grupo Editorial Pensamento, 2019, leitores encontram os princípios fundamentais da alimentação Ayurveda; como as estações do ano influenciam o organismo e apetite; receitas fáceis e baratas de fazer, além de noções de planejamento para um estilo de vida mais consciente e consequentemente saudável.

“(...) o Caraka Samhita, um dos mais respeitados e antigos textos clássicos de Ayurveda, define vida (ayus) como “a perfeita conjunção entre o corpo, os órgãos dos sentidos, a mente e a consciência” (p.6). Assim, o homem só pode ser totalmente compreendido e considerado na plenitude de sua vida se estiverem em harmonia a sua dimensão física (corpo físico), mental (corpo sensorial e mental) e espiritual (corpo do intelecto e da Consciência). A palavra espiritualidade é extremamente perigosa por enfeixar uma larga gama de sentidos semânticos que podem não corresponder exatamente às possibilidades de compreensão pretendida pelos textos do Ayurveda. Espiritualidade aqui deve ser compreendida como uma capacidade inerente ao homem de abstração e afastamento do mundo concreto, percebido pelos cinco sentidos, e a introspecção e busca de novas experiências percebidas nas inúmeras possibilidades de manifestações do psiquismo” (*DEVEZA. 2013)

A minha experiência pessoal com as receitas foi importante, obviamente, não consegui fazer mais de cem receitas, então escolhi aquelas que estavam dentro de minhas possibilidades e não me arrependi porque como a Ayurveda nos permite contextualizar, a princípio segui o passo a passo do livro e depois adaptei com outros ingredientes. Por exemplo, minha primeira tentativa foi com Wraps de Couve-manteiga, que tem um sabor magnífico e causa sensação de bem estar e saciedade, depois, substitui o arroz por quinoa germinada e para mim continuou extraordinário.

Depois fiz as trufas de manteiga de girassol, eu não sabia a existência da manteiga de girassol e amo conhecer novos ingredientes e possibilidades. E pela primeira vez, consegui fazer brotos de feijão, fiz do feijão-mungo e azuki que comi na salada do almoço. Agora vou experimentar as sopas...

Outro aspecto relevante do livro é falar sobre a sinestesia dos alimentos, combinação, alguns ingredientes para que tenha sua propriedade nutricional ativada ou potencializada, necessitam da combinação certa, por exemplo, o nosso tão conhecido arroz e feijão.

Este não é um mero livro de receitas fáceis, é um livro sobre alquimia, alma e espiritualidade que nos conecta com o todo e faz querer saber mais. Ninguém precisa ser cozinheirx, chef de cozinha, mas é preciso compreender o que comemos e o motivo de determinadas escolhas alimentares, logo, mesmo que não experimente materializar as receitas, Culinária Ayurvédica para o seu dia a dia proporciona uma boa reflexão sobre quem somos durante nossas refeições...


*Fonte: DEVEZA ACRS. Ayurveda – A medicina clássica indiana / Ayurveda – the classical indian medicine. Rev Med (São Paulo). 2013 jul.- set.,92(3):156-65. (ProSER – Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade. Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
comentários(0)comente



Marciela 18/04/2023

Cozinha Ayrveda
Conhecer as estações, observar os ciclos da natureza, sentir os benefícios de cada alimento no seu corpo, tudo está explicado nesse livro.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR