Romeu e Julieta William Shakespeare

Resenhas - Romeu e Julieta

1937 encontrados | exibindo 1 a 16

Lara.Bia 19/03/2021

Ainda desejo assistir essa peça pessoalmente
"Oh! Não jures pela lua,a inconstante lua que muda todos os meses em sua órbita circular,a fim de que teu amor não se mostre igualmente variável."

É rápido de ler por conta de ser escrito na forma de falas teatrais. É uma história interessante e creio que foi muito importante para a época, mas me cativaria muito mais vendo do que lendo, claro!
Lima 25/05/2022minha estante
Como faco pra ler algum livro? Sou nova

Eduarda 10/08/2022minha estante
Igualmente

Elloa.Rodrigues 18/09/2022minha estante
Como faço pra lê

gabriela 11/10/2022minha estante
aqui não conseguimos ler, apenas adicionar na lista de desejos e compartilhar reviews sobre o que lemos. mas existem canais no telegram em que você consegue achar os pdfs dos livros que quiser. espero ter ajudado ??

Maria 23/10/2022minha estante
A leitura desse livro é algo surreal, as falas são difíceis por serem teatrais e por conta da época, tanto que há um "dicionário" no próprio livro e até uma introdução, ele é bem complexo e sou apaixonada por Romeu e Julieta e Shakespeare

Tessália 22/12/2022minha estante
Linguagem ótima, trás um aspecto de está vivendo a história do livro. Trás prazer e satisfação. Sou apaixonada por Romeu e Julieta, recomendo!?

Letícia 07/11/2023minha estante
Sinto por esse livro uma atração sem igual, atração esta que age como um imã e me faz de tempos em tempos recordar sua existência. As memórias de um período em que a inocência prevalência em todos os meus amigos mais queridos e no meu íntimo. Talvez este carinho que tenho pela época em que esta obra entrou em minha vida cumpra o papel como potencial causa a imensidão de sentimentos que me cerca. Confesso, não o vejo apenas como uma história de um amor desesperado, necessitado e juvenil, vejo-o também como uma crítica. Um olhar para o que o egoísmo pode causar, o que vale mais? Manter uma rivalidade ou por suas próprias atos ver o sangue do seu sangue entregue ao ceifar da morte? Na maneira como Romeu se apaixona se entrega e é correspondido, denota uma necessidade de aceitação, de um amor que acolha o que eles próprios não compreendem. E noto a imaturidade, o desejo que cega e que consome.
Shakespeare foi dramático, foi intenso, foi explícito e "cirúrgico". Atemporal. Vale destacar o tamanho capricho desta tradução e sua busca pela fidelidade ao texto original, que pode ser acompanhada ao final do livro.

Malu (Paradise edition) 27/01/2024minha estante
Minha namorada já fez peça de Romeu e Julieta e é simplesmente LINDO!! A resenha é de bastante tempo, então espero que tenha conseguido ver pessoalmente, porque é uma experiência muito gostosa!!

bibia 17/01/2021

Eu não faço ideia como fazer essa resenha pelo simples fato que eu não gosto muito de clássicos.
Eu amei a escrita desse livro e a maneira que tudo foi descrito, isso é claro, Shakespeare nunca erra.
Mas a história realmente não *me* prendeu, a ideia é realmente incrível e o final com os pais foi lindo, mas o romance deles foi algo surreal para mim.
Amor a primeira vista, morte por amor e essas coisas não são realmente algo que eu goste.

Michela Wakami 21/11/2021

De todos os livros do Shakespeare, esse era o que eu mais tinha certeza que iria gostar, por causa do filme, que eu amo.
Mas não foi pequena a minha frustração, em relação ao romance contido no livro.
Mais da metade da leitura, foi chata e arrastada, e quando começou a ficar boa, acabou.
Foi difícil chegar numa nota, uma vez que, se eu pensar no peso que essa história tem, é difícil dar uma nota baixa, pois através dessa história, tivemos a oportunidade de ter um grande filme, e não é só isso, ele abrange o íntimo do ser humano, desnudando o ódio, que essas duas famílias trazem no espírito, e de toda sua consequência desastrosa.
Mas és que tenho que decidir, e cheguei a três estrelas.

Ju_allencar 14/03/2024

Que leitura meus amigos!!!!!!
Nossa que livro bom, diálogos rápidos, sem muita enrolação. Algumas partes me fizeram dar boas gargalhadas. É um clássico da literatura que vale muito conhecer. Já quero ler mais obras do Shakespeare. ???
Luå 15/03/2024minha estante
Meu livro favorito! Nunca canso de reler, Shakespeare é maravilhoso.

Ju_allencar 15/03/2024minha estante
Eu fui com pouca expectativa pra essa leitura, mas realmente me surpreendeu. Qual outro livro dele você indica?

Luå 15/03/2024minha estante
Hamlet, A Megera Domada e Sonho de uma Noite de Verão. São os meus favoritos, espero que goste destes também.

Ju_allencar 15/03/2024minha estante
Vou adicionar a minha lista, obrigada pelas indicações ???

JosA.Wiltom 18/03/2024minha estante
Sempre ???

Ju_allencar 19/03/2024minha estante
??

Inae 17/05/2023

"Romeu e Julieta" ?
Como a última vez que eu li essa obra foi na época da escola eu não lembrava de absolutamente nada, apenas do desfecho final, então foi muito bom reler e lembrar de outros fatos.

Gostei bastante do enredo e da forma que foi escrito. Achei o romance dos dois muito intenso e rápido, foram praticamente dias. A idade dos dois também me assustou um pouco. Claro que eu entendo que era super normal naquela época então é relevante. A escrita também é um pouco complexa e meio enrolada mas também faz parte do contexto da época.

Apesar de tudo é uma leitura que da para compreender, com romance e drama, vários eventos que surpreendem, personagens bons. Em cada ato eu entrava na história e ficava ansiosa pelo desfecho. Realmente um clássico

Luå 02/04/2024

Queijo com Goiabada

William Shakespeare nasceu na cidade de Stratford-upon-Avon, Inglaterra, em 23 de abril de 1564, e morreu no mesmo dia, em 1616. Curioso, não? Aos 18 anos, casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos: Susanna e os gêmeos Judith e Hamnet.

Curiosa, pesquisei sobre Hamnet Shakespeare, achando que o único filho homem do casal teria inspirado o pai a escrever Hamlet. No entanto, o que encontro é uma história muito triste: Hamnet faleceu aos 11 anos, as causas de sua morte são desconhecidas, mas acredita-se que tenha vindo a óbito em decorrência da peste bubônica. Se a morte prematura do filho o inspirou a redigir Hamlet, não se sabe com certeza, mas a tristeza da perda fica evidente ao ler os versos do poeta com mais atenção. Parece que a comédia e a tragédia estão entrelaçadas com a vida, assim como as famosas peças teatrais do Bardo.

"Julieta: (...) Mas desejo algo que já possuo: minha generosidade por ti é tão vasta quanto o mar, tão profundo quanto é meu amor; quanto mais dou-te meu amor, mais eu tenho, porque é infinito."

Romeu e Julieta é o símbolo universal do amor desde o século XVI. Creia-se que a obra, escrita por volta de 1592, tenha sido inspirada em uma história real. Na minha opinião, essa obra é claramente imatura, explicarei o porquê.

Alerta de Spoiler: Querido leitor, se você não leu a peça ou não assistiu à adaptação, não recomendo a leitura desta humilde resenha.

Para começar, os protagonistas são muito jovens. Julieta tinha apenas 13 anos, quase 14, e Romeu provavelmente era mais velho, talvez 17 ou 18 anos. Infelizmente, sua idade não é revelada na peça, mas, naquela época, era muito comum jovens meninas se casarem com rapazes mais velhos. Embora Julieta seja mais nova, ela parece ser mais madura do que Romeu, pois as atitudes desse belo Montéquio são questionáveis. No ato I, descubro que Romeu está apaixonado e sofre por Rosalina. Em seguida, Benvólio e Romeu ficam sabendo que haverá uma festa na casa dos Capuletos, um baile de máscaras. Imaginando que sua “amada” Rosalina estará lá, Romeu decide entrar na casa do inimigo. Já Julieta, que fará 14 anos em poucos dias, é consultada pela mãe acerca do tema casamento.

No baile de máscaras, Romeu ESQUECE Rosalina e se apaixona perdidamente por Julieta, e ela por ele. No ato II, Romeu, certa noite, salta o muro dos Capuletos para ver e falar com Julieta. Apaixonados, trocam promessas de amor. Percebe-se que Julieta é muito doce e carinhosa, uma moça que anseia por carinho e palavras bonitas, um pouco ingênua, mas com uma personalidade forte, corajosa e fiel. Ela é minha protegida, mas Romeu... decepcionei-me muito com ele. Simplesmente não consigo entendê-lo, o fato dele ter esquecido do amor que sentia por Rosalina me faz questionar se ele realmente amou Julieta. Segundo o sábio frei, Romeu nunca amou Rosalina, mas a venerava. Era uma paixão cega, não amor. Todo o sofrimento que ele sentiu por ela no início do livro mais parecia dor pela rejeição do que coração partido.

"Ato II, Cena III.
Cela do Frei Lourenço.

Romeu: Com Rosalina, meu bom padre?
Não havia nem pensado.
Esqueci esse nome, que agora é passado.

(...)

Frei Lourenço: Ó, ela sabia bem,
que tu juravas amar sem saber o que é que o amor tem."

"O amor de homens jovens encontra morada
não em seus corações, mas em seus olhos é que fazem parada."

Sendo assim, será que Romeu realmente amou Julieta? E Julieta o amou? Bom, foi tudo muito rápido. A verdade é que os dois mal se conheciam, tiveram poucas interações ao longo da peça, e eu não sei se acredito em amor instantâneo. Acredito em paixão à primeira vista, uma conexão inexplicável que nasce em pouco tempo, provavelmente foi isso que ambos sentiram. Embora a história de Romeu e Julieta seja o símbolo universal do amor, não acho que essa envolvente doçura tenha feito morada neles em tão pouco tempo. Parecia ser mais a loucura da paixão, um fogo ardente que queimou muitas pessoas e não apenas o jovem casal. Além disso, é claro que a rivalidade entre os Montéquio e os Capuleto atrapalhou muito para o romance florescer. Pergunto-me se algumas cenas tivessem sido apagadas ou reescritas, será que o final da obra poderia ter sido feliz?

"Os pensamentos deveriam ser os mensageiros do amor,
que deslizariam dez vezes mais rápido que os raios solares (...)"

Com a ajuda da sua ama, a doce Julieta vai até a igreja, com a desculpa de se confessar com o frei Lourenço, e se casa secretamente com Romeu. Tudo parecia caminhar bem até o raivoso Teobaldo ir atrás de Romeu a fim de um duelo. É verdade que Teobaldo se virou para ir embora após Romeu dizer veementemente que queria paz, mas a afronta de Mercúcio o fez voltar.

"Ato III, Cena I.
Um espaço público.

Teobaldo: Às tuas ordens.

[Saca a espada.]

Romeu: Gentil Mercúcio, guarda a espada.

Mercúcio: Vem, senhor, tua passada dupla.

[Eles lutam.]

(...)

Romeu: O pesado destino deste dia de mais dias depende; é o
começo de mais desgraça que à frente se estende."

Entretanto, não criticarei Mercúcio porque adoro esse serzinho irritante e alegre, prefiro colocar a culpa em Teobaldo que se intrometeu onde não foi chamado. Além de ter assassinado um dos meus favoritos, filho da putä... quer dizer, perdão. Tendo matado Mercúcio com uma estocada da espada embaixo dos braços de Romeu, o covarde fugiu para logo depois voltar e ser morto pelo próprio Romeu. Como diz meu amado Chaves: "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena", mas dessa vez passo pano em Romeu (até eu fiquei com sangue nos olhos e quis matar o cara). Como lemos na última fala de Romeu, parece que a obra começa a se encaminhar para caminhos tortuosos. Porém, e se essa cena fosse retirada? Será que teríamos um final feliz? Bem, nunca saberemos.

"Benvólio: Ah, o amor, tão gentil quando se vê,
tão tirano e duro quando se sente!"

Por fim, gostaria de deixar registrado aqui o meu amor, que é maior do que o oceano, por Benvólio, Mercúcio e Romeu, o meu trio maravilha. Amo muito os três juntos, amo como Romeu torna-se leve e brincalhão com os amigos, é a melhor versão dele. Inclusive, o meu favorito dos Montéquio é Benvólio. Ele é o meu menino sensato, leal e altruísta.

"Benvólio: (...) Eu, tomando seus sentimentos pelos meus, que mais
ocupados somos quanto mais sozinhos estamos,
segui meu capricho e não o dele. De bom grado evitei
quem de mim se esquivara."

"Ó, meu amor! Minha esposa!
A morte, que extraiu todo o mel do teu suspiro,
não tem poder sobre tua formosura."

Oh! Romeu, Romeu! Como posso entendê-lo, Romeu? No final da peça, no túmulo dos Capuletos, Romeu mata o nobre conde Páris, mas por quê? Ele foi até o cemitério visando cometer suicídio, mas surge o conde que poderia ter feito esse trabalho por ele, se Romeu tivesse deixado. Contudo, ele quis lutar e cometeu mais um assassinato, mais um peso para a consciência dele. Não entendi por que ele fez isso, estou sinceramente confusa. Se fosse eu, teria permitido que Páris me matasse para poupar-me do gosto do veneno, mas acho que Romeu queria ver e falar com Julieta antes, por isso fez o que fez, não que isso justifique seus atos. Sim! Romeu é extremamente dramático, insensato e impulsivo, mas eu o amo, mesmo não o entendendo.

Creio que meu amado Shakespeare tenha escrito a obra para ser imatura mesmo. Não é para morrer de amores por Romeu e nem lamentar a morte do belo casal, mas sim para aprendermos com a história, com os erros dos personagens, com a poesia que deseja passar uma mensagem, uma lição. Lembre-se de que essa peça pode ser baseada em uma história real, e os finais felizes são difíceis de conquistar na realidade. Triste, porém verdade. Todavia, sinto que os leitores focam muito no trágico final, mas há muitos momentos engraçados, doces e leves em Romeu e Julieta. Esses momentos tão lindos e valiosos são os meus favoritos, a esperança e o desejo de que tudo dê certo é tão terno e jovial, os protagonistas estavam sempre dispostos a arriscar tudo por amor.

"Janela, deixa o dia entrar e a vida sair."

Enfim, essa é a minha história favorita. Romeu e Julieta têm o gostinho da minha infância, gostinho de queijo com goiabada, um sabor irresistível. Quando era pequena, adorava passear de carro com meu pai. Ele levava-me para fazer companhia e, quando ele estava fazendo serviço na casa de alguém, eu ficava no carro esperando, e tinha uma rua que papai passava que era a minha favorita. Essa rua exalava (e acho que até hoje exala) um cheirinho forte e gostoso de goiabada, havia uma fábrica por perto que fazia esse doce e o aroma delicioso ficava no ar. Com isso, sempre lembrava da história de Romeu e Julieta, embora só tivesse ouvido falar naquela época, era muito criança para ler ou assistir à peça. O interessante é que sempre fui apaixonada por essa obra maravilhosa, e provavelmente sempre serei.

May Furlan 20/06/2011

A síntese do amor
É possível contar nos dedos quantos livros são capazes de nos fazer mergulhar de cabeça na história. Principalmente nos levar à antiga e romântica Verona de 1951.

Deparamo-nos com uma obra desse tipo quando nos deixamos levar pelos sentimentos puros e intensos de “Romeu e Julieta”, um dos maiores presentes deixados pelo gênio inglês William Shakespeare.

A obra “Romeu e Julieta” se passa na antiga Verona do século XVI, e põe em cena a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos, uma briga de famílias que acabou por ajudar o destino à selar o final de dois jovens amantes. Em um baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto. A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a famílias inimigas, os dois se desesperam. Mas o ódio de uma guerra que não lhes pertencia não consegue sobrepujar o amor do casal (afinal, o que é um nome?), que opta por se casar secretamente, com a ajuda do Frei Lourenço. Mas, por obra da fortuna, acabam por ocorrer desentendimentos e desencontros, o que sela o futuro de Romeu e Julieta: a Morte.

A peça aborda diversos outros temas, mas sem sombra de dúvidas o que mais se ressalta em toda a trama é o conceito de amor sem limites, onde a morte acaba sendo bem vida diante da escolha de uma vida em abstinência da companhia de seu verdadeiro amor. A essência da tragédia é a força da paixão. Ela é impulsiva, indomável e muitas vezes movida por pura teimosia. É possível imaginar que Romeu e Julieta se tornaram um casal representante do romance por causa dessa força. Até as autoridades religiosas, tão rígidas ao serem retratadas em outras obras, acabam por se curvar diante dos jovens amantes de Verona. O maior exemplo disso é o próprio papel do Frei Lourenço, que recorre a diversos meios (todos criticados pela sua posição religiosa) para unir o casal.

Algo que não pode deixar de ser notado em “Romeu e Julieta” é que em momento algum houve hesitação, incerteza ou dúvida, traços típicos das obras de Shakespeare, nessa reinou o amor inquestionável. Pode ser que o final seja trágico, mas o que realmente importa é que eles tinham a certeza do amor.

Muitos se perguntam se a história dos dois jovens realmente aconteceu, ou se foi somente fruto da imaginação de Shakespeare. Não há dados suficientes para comprovar que Romeu e Julieta existiram na realidade, mas isso só torna ainda mais inquestionável a perfeita técnica utilizada por Shakespeare, uma vez que uma peça escrita tantos anos atrás continua a despertar a imaginação dos leitores contemporâneos. Talvez esse desejo de transportar “Romeu e Julieta” para a realidade se baseie no fato de que hoje a existência de um amor arrebatador, puro e verdadeiro como esse, é praticamente remota. O que faz com que os leitores se fiem na esperança de que, pelo menos um dia no mundo, o amor foi amado como se deveria.

Outro ponto interessante em “Romeu e Julieta” é que amadurecemos junto com os personagens principais. Romeu abandona sua paixão platônica por Rosalina ao ver Julieta pela primeira vez, descobrindo o real sentido do amor. Já Julieta, ao se apaixonar por Romeu, marca a sua passagem ao “ser mulher”. Ela se torna racional, porém ainda apaixonada perdidamente, desafiando os desejos de seus pais, se tornando mais crítica com a Ama, apoiando Romeu mesmo quando este mata seu primo Teobaldo, buscando uma alternativa diante do iminente casamento com Páris e acatando esse plano, por mais ousado que seja, e ainda não se intimida diante da morte, acolhendo esta com os braços abertos uma vez que não poderia existir sem o seu Romeu.

Muitos criticam a linguagem utilizada na obra, deixando de lê-la somente por causa da maior dificuldade que esta apresenta, ou então, procuram adaptações que possuam um linguajar mais contemporâneo. Esse é um dos piores erros, pois as adaptações deixam a desejar, uma vez que apresentam a história como algo muito sucinto, sem dar a oportunidade ao leitor de apreciar a real obra de William Shakespeare.

Há muitos filmes que são adaptações de “Romeu e Julieta”, e, apesar de alguns serem louváveis, a maioria não consegue passar o real sentimento da obra, algo que só pode ser atingido através da leitura completa desta, com a fusão entre os sentimentos do leitor e da personagem.

A história do amor intenso e letal entre Romeu e Julieta é algo encanta os leitores de diversas gerações. Apesar do tempo, é uma obra atual, que mostra o amor em seu estado mais verdadeiro e inconsequente. É impossível ler esse livro sem que ele nos deixe profundamente marcados, dando suspiros pelo final, que apesar de ser conhecido por todos, não deixa de ser emocionante, arrancando algumas lágrimas pela intensidade do sentimento perdido entre os jovens. Resumindo, é uma obra completa, simplesmente perfeita e digna de inúmeras releituras e publicações que façam jus a sua fama.

Intenso, encantador, emocionante e atual, isso é Shakespeare.
^^Náh!*-* 17/02/2011minha estante
gostei desta resenha,

Bia 17/04/2020minha estante
Oi, sou nova no App como faço para ler esse livro ?

Luiza 28/09/2020minha estante
????????????

Isadora 08/01/2023

Romeu e Julieta
Mesmo sabendo que foi um romance que durou 4 dias, não deixa de ser um clássico, Shakespeare acaba nos enganando achando que ambos se suicidaram por amor, mas na verdade já estavam cansados dos anseios e brigas familiares, acabaram descontando tudo em um amor relâmpago; Mas, como eu disse não deixa de ser um clássico, a escrita e a paixão incondicional deixa tudo maravilhoso (mesmo sendo um amor entre uma miúda de 12 anos e um bastardo de 17 anos, é bom).
gabby 08/01/2023minha estante
eu nunca li, nem assisti Romeu e Julieta, me sinto uma leitora incompleta

Dani 25/08/2023

Clássico dos clássicos!
Fazia tempo que esse livrinho estava parado na minha estante, e finalmente resolvi dar uma chance. Pensei que não fosse gostar muito, já que é uma história conhecidíssima. Mas gostei! Mesmo sendo em formato de peça de teatro (que não muito acostumada a ler), a leitura flui bem, com algumas partes engraçadas e outras revoltantes, tudo envolto no drama do romance central.
Vale a pena viver essa experiência de leitura!
Fabio 27/08/2023minha estante
Esse vale muito a pena, Dani, a pesar de te dois pés atras como Shakespeare!

Dani 27/08/2023minha estante
Sim, exatamente isso, Fabio!

Welliton.Moreira 27/04/2021

A mais famosa história de amor de todos os tempos
SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Ed. L&PM Pocket. 1998

Romeu e Julieta é uma das mais antigas e famosas histórias de amor do mundo, onde é relatado o romance entre dois corações jovens apaixonados que só desejam um amor eterno.
Resumindo a história: “Duas famílias viviam em pé de guerra, de um lado os Montecchio e do outro os Capuletos onde ambos alimentavam um rancor que transcendeu diversas gerações. Romeu era dos Montecchio e Julieta dos Capuletos. É nesse momento que o amor proibido abre nova ferida entre inimigos. Mesmo com toda a desesperança o casal segue inflamado com forte paixão lutando com todas as forças para concretizar a união desse amor.
Apesar de ser uma peça teatral eu achei excelente, a linguagem é meio complexa, cheio de falas parecendo mais poesias principalmente entre Romeu e Julieta. É um clássico dos clássicos, muitos já devem saber o desfecho trágico da história, fato esse importantíssimo para que este se tornasse uma das maiores histórias de amor de todos os tempos.
Shakespeare é um gênio, quero muito ler outros livros deles, altamente recomendado que todos tenham pelo menos esse livro dele na bagagem das metas de vocês.

Daniel Miguel 21/01/2021

Romeu e Julieta
"Melancólica paz nos traz esta manhã. O sol, de luto, não se mostrará. Embora daqui, vão, e conversem mais sobre esses tristes fatos. Alguns serão perdoados, e outros, punidos, pois jamais houve história mais dolorosa que esta de Julieta e seu Romeu."

Um grande clássico quando se trata do shakspeare né, gostei. Aqui a gente vê um amor intenso e forte entre Romeu e Julieta, a família de ambos são rivais e por esse motivo não aprovam de maneira nenhuma. Acredito que se tratando de uma peça está bom porém eu li colocando muitas expectativas e quando elas não foram superadas eu me decepcionei.

Achei o amor dos dois muito doentio, você chegar a tirar a própria vida por alguém que você mal conheceu só porque seu coração diz que o ama e isso seria o certo a se fazer é muito desconcertante. Li intercalando com outro livro por isso demorei um pouco mas é realmente rápido, o livro é fininho então logo você termina. Tem uma hora nessa história que me fez não parar de ler só para eu saber oque ia acontecer. Porém como sempre, quando as tragédias foram acontecendo simplemente pra mim acabou alí.

Achei bacana os pais de ambos reconhecerem que a causa de tudo isso foi simplesmente a rivalidade das famílias. Porém tarde demais né, só consegui ler essa parte com raiva e deboche ao mesmo tempo "Um pouco tarde não acham queridos!"... Indico sim, pra quem quiser conhecer essa história vale a pena.

Ray 29/11/2022

Uma rivalidade entre nobres e um amor proibido
A clássica tragédia de teatro "Romeu e Julieta".

Em resumo, Julieta e Romeu vivem em Verona e são membros de famílias rivais. No entanto, esse fato não impede que ambos se apaixonem um pelo outro. Essa paixão é repentina e tão desesperada, que eles decidem se casar em segredo. Porém, após o matrimônio, um evento imprevisto ocorre, e resulta no exílio de Romeu. Para piorar tudo, o pai de Julieta, sem fazer conta do casório da filha com o filho de seu maior rival, a promete à Páris, um jovem da nobreza (não me lembro se eles eram primos).
O que Julieta fará para se livrar do compromisso de se casar com Páris? Romeu voltará a ver a amada? Ambos ficaram juntos?
Bom, o resto você já sabe...

Embora eu já conhecesse a história por cima, foi bom ler e entender detalhadamente as circunstâncias que levaram ao trágico desfecho da obra.
É uma peça bem rápida de ler, interessante demasido e fluida, dependendo da edição, está no caso é muito boa, tem várias nota de roda pé com explicações e o linguajar é bem descomplicado. Enfim, gostei bastante.

mpettrus 10/11/2021

A Brevidade de Um Amor Juvenil
Meu primeiro contato com a literatura de William Shakespeare foi com a peça teatral ?Romeu e Julieta?.

O que chama e prende a minha atenção é que mesmo sendo uma peça teatral, o livro não possui narração. Ele é todo feito de diálogos. E mesmo nessa estrutura, eu consigo visualizar cena por cena de toda a história, ou seja, não fez falta para o meu entendimento que houvesse uma narração para eu compreender todo o desenvolvimento do romance.

Outro ponto que eu quero destacar é que esse romance é atemporal quando se trata de entender essa tragédia romântica pelo viés de uma crítica social pautada no cinismo.

Digo isso, porque podemos perceber o cinismo na história no tom exagerado e debochado de muitos pontos da peça: as paixões instáveis de Romeu, o casamento seguido de suicídio de dois adolescentes após uma história de amor que dura menos de uma semana, o padre trapalhão com soluções mirabolantes para os problemas que ajuda a criar e piorar, e as personagens bonachonas da criada malcriada de Julieta e de Mercúcio bon-vivant.

Mercúcio é o meu personagem favorito. Depois dele, o Frei Lourenço, a epítome do alcoviteiro de um amor proibido.

Sempre acontece em um momento ou outro de nossas vidas sermos alcoviteiro de um amor proibido.

?Romeu e Julieta? é uma história trágica de amor, castigo pela desobediência, redenção pelo sofrimento ou mero acaso. É sobre a brevidade de um amor juvenil. O quão efêmero é a Vida, que suplanta o amor. E que, talvez, por essa brevidade ser existente, não é melhor aproveitar a vida a cada minuto como senão houvesse amanhã?

Até porque Romeu e Julieta juram seu amor na noite de domingo, casam na segunda, têm a sua única noite de núpcias de terça para quarta feira e morrem na quinta. O modelo de amor contemporâneo dura 5 dias e termina com os dois mortos.

Leitura mais que recomendada.

rayssa b 04/01/2023

se apaixonar em uma noite?
?A despedida é uma dor tão suave que te diria Boa Noite até o amanhecer...?
Um clássico rapidinho e muito bom, adorei a escrita do livro mesmo sendo um clássico n consegui não rir com o fato de romeu e julieta serem tão emocionados, E EU CHOREI COM O FINAL

1937 encontrados | exibindo 1 a 16