Last Sacrifice

Last Sacrifice Richelle Mead

Resenhas - Last Sacrifice

Jéssica 15/12/2010

Na primeira vez que eu entrei em contato com o Universo de Vampire Academy houve uma estranheza inicial (ta, de fato eu li esperando algo do gênero Twilight, duh, estava errada, admito) - o modo como a autora narrava não era algo que eu conseguia me acostumar (na edição brasileira é usado o termo 'dampiros' o que é simplesmente horrivel), mas fui persistente... Terminei o primeiro livro.
Depois de um tempo comprei o segundo livro, Aura Negra e foi aí que realmente me conectei com a série, sabe. Consegui me apegar mais aos personagens e simplesmente me deliciar com o jeitão Rose de ser e com aquela 'coisa' que o Dimka tem que é basicamente: inexplicável. (Ele é adorável, certo!)... O fato é que eu precisava de mais ao final do segundo livro.
Resultado: Parti pro e-books e em questão de dias havia lido Shadow Kiss, Blood Promise e Spirit Bound.

E depois veio a espera pos Last Sacrifice.
Ah, a espera. Deus, eu não sou boa em esperar, principalmente com um final como o S.B., mas aqui estou eu.
Vivi para ver o final (ou a conclusão, já que haverá um spin-off) de mais uma série que eu amo!

É dificil não se decepcionar... Eu me decepcionei. Não queria criticar, mas há coisas... não sei... que eu esperava mais?!
Não. Não. Não.
Não é que eu esperasse mais.

O problema está no fato de que foi exatamente do modo como eu esperava.

Bem, cuidado ABAIXO, pois vai conter SPOILER.

NÃO DIGA QUE NÃO AVISEI.

Rose foge.
Dimka e a gangue ajuda.
Rose vai atrás do 'parente' da Lisa.
Lisa é boazinha, certinha, tediosa como sempre.
Rose se mete em várias confusões.
Rose e Dimka ficam naquela velha ladainha: "Te amo, mas não podemos ficar juntos."
E no meio tempo buscam pelo Dragomir bastardo.
Lisa continua boazinha, certinha e tediosa, fazendo tudo como é esperado.
O Dragomir bastardo é encontrado.
O Dragomir bastardo é perdido. (Não quis ser cruel ao me referir ao 'parente da Lisa como bastardo, eu meio que gostei)...
Rose faz umas cagadas.
Rose as conserta no jeito Rose.
Rose e Dimka sucumbem, pois qual é? Eles são feitos um pro outro, mesmo que você talvez prefira o Adrian.
Rose descobre quem é o Assassino de uma forma digna de Hercule Poroit.
Rose volta pra Corte.
Rose revela o assassino, provando que quem quer você tenha pensando, ia ser exatamente o oposto (Ta, alguns podem ter dado uma de Hercule Poroit e ter descoberto antes, mas eu realmente não esperava por isso).
Rose faz um ultimo ato heróico.
E SURPRESA, Lisa continua boazinha, certinha e tediosa (só que ainda mais realeza que antes)
E... Daí...
Algo como um final feliz meio distorcido para que não pareça tanto um final feliz, mas que é. (assim como todo bom clichê que amamos)
"Os principais ganham. Os não tão principais assim perdem."

Não há nada surpreendente em nada do que foi feito, certo? Eu sabia que tudo isso ia acontecer, apenas não sabia como aconteceria, sabe, os detalhes.

TA BOM, PAREI. JÁ ME EMPOLGUEI DEMAIS.

Não é que não tenha gostado de L.S. Sim, eu gostei. Eu ri. Sofri. Torci. Xinguei. Compartilhei...
Acho que no fundo, eu só precisava de mais um livrinho... Mais um livrinho de V.A. para preencher a D.P.L. (Depressão Pós Livro) que se abateu sobre mim. (E quando falo em mais um livro, não me refiro ao Spin-off, pois não será a mesma coisa. Uma outra perspectiva, sem ser a da Rose, mudará tudo.)

E Dimka... Vou sentir sua falta. :)
Pâmella 18/12/2010minha estante
SPOILER

Achei a mesma coisa, lógico era impossivel não gostar do livro. Mas foi previsível demais, finais inacabados que sugerem que vão continuar no spin-off da série, e o pior a última conversa do Adrian com a Rose ele pode ter sido rude mas só disse a verdade( A Rose terminou feliz com o Dimka, mas quantas pessoas não sofreram as consequencias no caminho como: Sydney, Eddie, Adrian, Jill e etc). Realmente não foi tudo aquilo q esperava...

Jéssica 18/12/2010minha estante
Sim, Sim. Pâmella.
Eu nem entrei no lance Adrian-Rose pois a resenha não ia caber aqui não, mas isso me incomodou muito, maculou o final...
Eu não esperava que a Rose ficasse com ele (Dimka é o que HÁ, mas eu sempre gostei do Adrian), mais não sei... Eu quase mudei de idéia quando ele fala aquelas coisas pra ela no final... Sabe, porque é a VERDADE. Rose foi uma... acho que você pode pensar em uma palavra que a define nesse caso.

Bruninha 24/12/2010minha estante
Concordo em praticamente tudo com você.
Como você disse, eu esperava que isso acontecesse. Não fiquei excitada com o final do livro, e isso foi o que me deixou triste. O final de Rose e Dimitri foi muito simples...
E Lisa? Eu tinha vontade é de pular as partes dela, maaaaas.
E o Adrian? Morri de do dele. Meu Deus, ele ficou muito revoltado (o que não é sem motivo), e depois sumiu. Assim como a Sydney, que eu não faço idéia do que aconteceu.
Mas foi legal ver quem era o assassino, que para falar a verdade, eu nunca gostei. u.u
Boa resenha ;)

TALI 13/03/2011minha estante
SÓ NAO GOSTEI DE UMA COISA: o desenvolvimento da historia relacionada ao ADRIAN... a gente que dó dele.. a Rose foi meio VACA em relação a ele.. ele coloca os sentimentos de lado.. e apoia ela a fugir com o DIMITRI(que tava o maior bundao com a ROSE.. até preferia o lado sedutor dele qdo era STRIGOI) para salvar a vida dela...
gostaria q tivesse tido outra versao pra historia deles.. o ADRIAN se mostrou tao envolvido.. ela nao devia ter deixado ele criar tantas esperanças...

MAS.. GOSTEI.. FIQUEI TRISTE QDO TERMINOU...

Rê_bsb 03/07/2013minha estante
Jéssica, eu senti o mesmo quanto a Spin-off não ser a mesma coisa, mas mudei de ideia...Sério, quando puder dê uma chance porque a Sidney parece bastante com a Rose e o Adrian está fofíssimo (Lógico que não é um Dinka perfeito, mas inclusive o Dimitri aparece nos livros, vale a pena ler :)))

beliss 30/07/2018minha estante
A sua resenha foi uma das melhores que eu li. Eu li todas as resenhas antes de ler o livro, porque, sinceramente, eu não sabia muito o que esperar e estava muito ansiosa. E eu fiquei muito assustada com as resenhas que eu li, achei que seria o pior livro do mundo. Mas, depois que li, percebi que não era bem do jeito que eles disseram que seria.
Terminei o livro ontem e voltei hoje para comentar em alguma resenha que eu concordasse. A sua foi uma das únicas. Você disse tudo o que eu sinto a respeito do livro. Eu realmente queria mais um livrozinho, só mais unzinho, porque não pareceu o suficiente.

mônica 08/12/2010

Esperei durante 7 cansativos meses mas no final valeu a pena.
A história se desenrola como só a Richelle consegue fazer, você sofre junto com o personagem como se você estivesse realmente ali.
Tudo se encaixa nos mínimos detalhes e o que fica em aberto é do spin-off. Podem falar o que quiserem, mais last sacrifice é demais!
Nunca pensei que fosse sofrer tanto pra me despedir de uma série assim. Rose, Dimitri (♥), Christian, Abe, Janine, Sydney, Sonya, Lissa, Jill, Eddie, Mia, Alberta, Adrian, Viktoria, Yeva, enfim eu vou sentir saudade de cada personagem dessa série que me marcou e que é sem dúvida nenhuma minha série preferida ♥

A.Christie 03/01/2012minha estante
Olá Molika
Concordo com vc ,até agora não estou acreditando que acabou ,embora os rumores sobre spin-off,o qual já estou ansiosa ,mas não amenizará a saudade .

Amandha 08/12/2010

aah, sem palavras ♥
Eu estou tão satisfeita com esse livro. Tão, tão, tão satisfeita. Eu sei que um monte fã nunca gosta muito de como o livro acaba, porque espera demais, mas eu amei de qualquer jeito.
Primeiro eu quero falar o que eu achava que nunca diria: Eu adorei a Lissa. Sério, para mim, ela foi demais nesse livro. Eu nunca gostei muito dela, sempre achei ela meio egoísta, mas ela começou a melhorar no final de Spirit Bound. Mas o que ela fez para a Rose nesse livro me fez admirar ela, mesmo. Ela estava realmente preocupada com ela e faria de tudo para ajudá-la. Eu sempre achei que a história fosse sobre o amadurecimento da Rose, mas também é sobre o amadurecimento da Lissa.

Quem quiser ler a resenha completa ou saber mais informações sobre o spin off, entra aí: http://shelfjunkies.tumblr.com/post/2143842237/last-sacrifice-vampire-academy-6-richelle-mead

PLEASE? *-*

kelly 28/12/2010minha estante
Onde consigo baixar o livro?!!
Já está em alguma comunidade traduzido?
Se vc tiver será que poderia me enviar? Meu e-mail é [email protected] ... Obrigado!!!

Alice 14/12/2010

Esperava um pouco mais desse final. Acho que mais umas 100 páginas de livro seriam ideais. Não tivemos oportunidade de aceitar e aproveitar o final. Eu sei que teremos mais aventuras da série, mas nada como a narração da Rose e suas histórias amorosas e cada vez mais complicadas!

Bem, já estou com saudades de Rose, Lissa e da história. Espero ter outros livros em breve, e saber mais sobre a Rose!

Lany 11/12/2010

É difícil fazer uma resenha sobre esse livro, assim como foi difícil dar uma nota para ele.
Não é que eu não tenha gostado dos acontecimentos da história. Apesar de alguns deles terem sido bastante previsíveis, eu gostei. Melhor previsível do que se a história mudasse completamente do nada, que foi o que aconteceu em Breaking Dawn, da série Twilight.
Mas, ao mesmo tempo... Eu achei a leitura MUITO arrastada. Tiveram momentos que eu estava quase lendo spoilers para tentar me animar e conseguir chegar ao final do livro. Eu acho que a Richelle não conseguiu muito bem alternar a aventura com o romance. Principalmente com relação ao triângulo amoroso. É muito difícil tentar evoluir nesse quesito, se uma vértice praticamente nem aparece o livro todo. E uma das coisas que eu gostava muito nessa série era realmente todo o desenvolvimento do romance, que nesse livro, apesar de algumas cenas terem sido muito bonitas, foram poucas.
Eu vou me segurar para não contar spoilers, mas teve o final de um personagem que ficou totalmente em aberto e eu não gostei. Sim, eu sei que vai ter o spin-off e que provavelmente esse personagem estará nele; mas, mesmo assim, não achei justo o final dele na série Vampire Academy.
E é por causa do Dimitri, confesso, que darei três estrelas para esse livro. Sinceramente? Esperava MUITO mais.
AnaCatarina 12/12/2010minha estante
É isso ai eu não senti aquela emoçao aquela intensidade do amor deles que eu sentia nos outros livros o dimitri não ficou o mesmo como é possivel? quando eu penso em VA penso em Dimitri e Rose cadê nesse livro? o que matou tudo pra mim foi quando a Rose pergunta se ele se tinha colocado na frente da bala por ela ou por Lisa e ele responde EU NAO SEI ROSE???????????????? cadê o dimitri louco por ela que disse que teriam que ficar separados senao ele não conseguiria proteger os moroi porque que iria sempre ir por ela e não por eles (blood promisse)? serio desilusão

Rê_bsb 03/07/2013minha estante
Lany e principalmente AnaCatarina, CONCORDO PLENAMENTE!!! Como assim o Dimitri não sabe porque salvou a Rose??? Dimitri troca de personalidade total, preferia ele Strigoi. Pelo menos ele sabia que gostava dela (e olha que ele era um "monstro sem alma"), virou dhampir de novo e virou aquela decepção total.

Anita Blanchard 30/12/2010

Eu choro em final de série...
É difícil falar de um último livro de série porque ele tem que ser um bom livro por si só e, ao mesmo tempo, um bom fechamento para a série, ainda mais de uma com a qual eu tenho uma relação de amor e ódio, como Vampire Academy. Sendo assim, acho que uma passagem pelos livros anteriores é necessária para entender o rumo que a série tomou e poder dar a minha opinião sobre ele nos dois sentidos.

"Vampire Academy" (#1) fez um ótimo trabalho apresentando os personagens, a história e abrindo caminho para o que seria uma série muito adorada, com diferenciais importantes, como uma protagonista forte, engraçada, que diz o que pensa, não precisa de ajuda para se defender (mãe, quero ser a Rose Hathaway quando crescer!), e um romance com obstáculos mais reais do que seres sobrenaturais X humanos, e, é claro, Dimitri Belikov (não podia passar batido!).
"Frostbite" (#2) também foi uma surpresa, pois não deixou nada a dever ao primeiro livro, façanha que é difícil de se conseguir. Incluiu novos personagens (Adrian, um dos caras mais engraçados que eu já li a respeito, páreo duro pra Jace de Instrumentos Mortais) e aprofundou os já presentes. Shadow Kiss (#3), infelizmente, já começou a dar sinais de deslize, mas que foram mais que esquecidos com o final arrebatador do livro ("E eu sai, sai para matar o homem que amava", frase mais que memorável!). "Blood Promise" foi, para mim, a grande decepção de 2009. Esperava tanto da história depois daquele final de "Shadow Kiss", que achei um erro a autora ter separado Rose dos demais personagens secundários e ter dividido a história em duas linhas paralelas: Rose na Sibéria e Lissa-pela-cabeça-da-Rose & os outros em St. Vladimir. "Spirit Bound" (#5) me fez temer que ele seria tão decepcionante quanto "Blood Promise", mas, mais uma vez, o final compensou o restante (eu chorei, tá bom?).

Agora, finalmente, chegamos a "Last Sacrifice" (#6). Não chegou nem perto de superar "Vampire Academy" e "Frostbite" (o que é uma coisa normal de acontecer, na minha humilde opinião), mas fez um bom fechamento para a série, ao mesmo tempo, em que deixou ganchos muito claros (vão ter que ler o livro para saber quais) para os livros spin-off que virão a seguir, focados, dessa vez, em personagens secundários, como Sydney, Adrian e Jill. Nunca pensei que diria isso, mas me empolguei mais com o que estava acontecendo na Corte com a Lissa se candidatando à rainha do que com a busca de Rose e Dimitri pelo (a) irmão (ã) de Lissa! Foi tão emocionante vê-la lutando com suas próprias forças para ajudar Rose e assumindo seu lugar de direito entre os Moroi!

Os momentos mais marcantes do livro para mim foram (e não leiam, se não quiserem saber spoilers!): o reencontro de Mikhail e Sonya (tão fofo!), a Lissa enfrentando os testes reais, a conversa final de Rose com Adrian (coitadinho! Quase morri de dó!), Rose descobrindo, no final, que "salvou" Dimitri da maneira que menos esperava, e, como não podia faltar um momento cômico, a conversa de Abe e Janine com Dimitri na cena da coroação (acho que até o todo-poderoso-e-gostoso Dimitri quis sair correndo dali e se esconder! Dei muita risada).

Fico agora ansiosa, aguardando o lançamento de "Bloodlines", o primeiro livro spin-off de Vampire Academy, o que é um consolo para aqueles, que como eu, vão sentir falta desses personagens tão bem construídos e empolgantes.

Kadja 10/12/2010

Perfeito
Sim, eu sei que muita gente não vai gostar do final, mas eu amei o desfecho da história, apesar de não querer que esse fosse o fim.
Achei as cenas de Rodimitri super fofas e finalmente a Lissa mostrou que tem personalidade nesse livro e deixou de ser aquela monga ._.
Depois de tantos meses de uma espera torturante, valeu a pena esperar por esse livro e a tia Richelle não me decepcionou nem um pouco (ok, odiei o ultimo momento do Adrian, mas a gente releva, porque ele TEM que aperecer no spin-off e conseguir coisa melhor, assim espero).

Psychobooks 14/12/2010

o vê a hora de pegar o livro nas mãos, mas ao mesmo tempo quer adiar ao máximo a leitura para degustar cada palavra e não se atropelar.

Vocês devem ter percebido que essa resenha está fora do dia. Meu dia de postagem era no sábado, enrolei pra não me livrar de Dimka e Rose, e acabei me atrasando… Graças à Tata, estou aqui - em dia trocado com ela - pronta pra contar pra vocês todas as minhas impressões de Last Sacrifice.

Bom, vamos lá: Acontece o que já era meio o que esperávamos no final de SB: Rose foge da prisão para tentar livrar o seu nome, a surpresa é a sua companhia. Dimka vai com ela e Lissa, Christian e Adrian ficam na corte.

Toda a trama acontece em paralelo, algumas vezes acompanhamos Rose e Dimka e noutras, acompanhamos Lissa, sempre através de seu laço com Rose.

As partes de Lissa são REALMENTE cansativas, o recurso usado pela Richelle às vezes chega a irritar… A Rose vive checando como as coisas estão na corte. Fora que me irrita também que a Rose sempre resolve ver como as coisas estão num momento superimportante e de revelação… Nunca pega a Lissa no banheiro =P hahhaahahahahahha Acho que nesses momentos era melhor que a Richelle usasse o recurso de ir REALMENTE pra mente de Lissa, e não através dos olhos da Rose…

Temos dose do triângulo amoroso durante todo o livro, porque mesmo afastada da corte, Adrian continua visitando Rose em seus sonhos.

Dimka cresce muito durante a trama, passa de ex-Strigoi perdido em seus novos sentimentos, para um Damphir cônscio de suas vontades, e o legal é que vemos o personagem ir amadurecendo, as coisas não acontecem de uma hora pra outra. Ponto pra Richelle.

Sidney ganha muito espaço no livro. Richelle já declarou o desejo de fazer um Spin off com a personagem e é bem-legal durante o livro já ir se acostumando com as ações dela.

Gostou? Quer ler mais?? Acesso o blog:

No blog fiz um Resumão do livro! Basta acessar o link e clicar na palvra "REsumão"! =D

Mari R 13/12/2010

O Final de Vampire Academy
Rose e seus amigos estão em uma busca desesperada para limpar seu nome depois dos acontecimentos de “Spirit Bound”. Enquanto Lissa, Chrisian e Adrian ficam na corte , Dimitri e Rose fogem para evitar que ela vá a julgamento. A interação entre Rose e Dimitri é o ponto alto do livro, senti falta disso no volume anterior. Quanto mais o Dimitri voltava a ser o que era, mais dava para perceber a falta que ele fez.É muito fofo quando começa a chama-la de "Roza" novamente, apesar disso, achei que faltou um reconhecimento por tudo que a Rose fez por ele (ainda não engoli aquele adoração ridícula pela Lissa ).

A resolução do triangulo amoroso aconteceu de forma dolorida (como é na vida real), gostei que a autora não forçou um “final feliz e irreal para essa situação. Essa cena rendeu um dos melhores diálogos do livro quando Rose faz uma boa definição de si mesma ao falar sobre o papel de vítima.

Alguns mistérios são revelados , certos personagens têm a história encerrada, mas muita coisa ainda fica em aberto, talvez para o Spin Off que a autora está escrevendo. Minhas únicas ressalvas sobre o livro é que gostaria de ter visto mais do Christian que apareceu muito pouco nos últimos livros, e mais sobre o conflito entre Strigois e Monrois. The Last Sacrifice é o ultimo da série Vampire Academy, mas caberia sem esforço mais um volume para finalizar tudo. Vou sentir falta da Rose que está entre meus “top 5” personagens preferidos, é muito bom ver uma protagonista feminina tão forte, humana e engraçada.
------
PS: Tentei não colocar spoilers, desculpem se algo escapou e por qualquer erro de português. Virei a noite lendo e não estou no meu melhor... rs

Thiara 08/12/2010

Sei lá
Esperava tanto desse livro.....q pra mim foi decepcionante....=/

Dani Rodrigues 23/12/2010

Não, definitivamente eu não estava preparada para o final da série Vampire Academy, de Richelle Mead. Rose não vai mais matar Strigois?? Adrian não vai mais falar “pequena dampira” (daquele jeito que só ele sabe)?? E Dimitri?? Ah... Dimka.... como sentirei saudades dos seus romances de faroeste! (risos)

Aguardado por tantos fãs da série, Last Sacrifice é o 6º livro – e último – de uma série maravilhosa, chamada Vampire Academy. Aqui no Brasil, a série sob o nome “Academia de Vampiros” só teve os três primeiros livros publicados. Para quem não conhece a série, ela fala de um mundo onde vampiros, dampiros, alquimistas e strigois convivem harmonicamente (nem tanto!).

Os primeiros livros são ambientados na Escola St. Vladimir (de vampiros e dampiros), onde o romance principal da trama (isso porque não há só um par romântico) acontece. Rose é uma dampira que estuda para ser uma guardiã, matando strigois (vampiros do mal). Dimitri Belikov é seu instrutor... e que instrutor! Eles têm uma química singular, mas proibida. Até quanto vale a pena se sacrificar pelo amor? Vampire Academy é o tipo de série da qual você não se cansa de ler.

Last Sacrifice mostrou-se um pouco diferente dos demais livros da série. A autora usou – por demais – o laço de Rose e Lissa, mostrando o que estava acontecendo na Côrte, durante a sua ausência. E Dimitri ganhou muitas mais páginas desse livro, para a alegria da mulherada.

Como era de se esperar, diversas questões são resolvidas como o futuro de Lissa, a morte da Rainha Tatiana e as relações amorosas. E, acreditem: novos personagens (os “keepers”) são apresentados, ainda que no final de uma série. A Richelle foi bem ousada. Pena que ela não superou as minhas expectativas no que concerne a “Romitri”.

É claro que as 594 páginas desse livro não foram suficientes para falar o que aconteceu, de fato, com determinados personagens. Mesmo estes não sendo os protagonistas da história, cabe ressaltar que quando um leitor chega ao 6º livro de uma série, ele já tem uma certa “intimidade” com todos os personagens, tendo expectativa com os seu respectivos “fins”. E essa série é rica em personagens, vale dizer.

No entanto, creio que alguns destes personagens vão estar presentes em Bloodlines, que é um spin off (uma espécie de continuação), conforme publicado recentemente na revista Entertainment Weekly.

É com grande pesar que me despeço da série Vampire Academy. Last Sacrifice é muito bom, mas a série toda, com todos os seus detalhes, com todo a sua ação e romance é ótima! Obrigada Richelle por ter contribuído tanto para a literatura vampírica! ;D

Outras resenhas aqui: www.notamosque.blogspot.com

Fer 19/01/2011

Não tenho palavras para falar deste último livro da série Vampire Academy.
Essa série é e sempre será a minha preferida sobre vampiros, amor, amizade. São livros que eu devorei todos em alguns dias, e que depois que os descobri, soube que doeria quando chegasse ao fim.
Bem, esta doendo. Mesmo assim,é muito bom poder dizer que tudo acabou como eu gostaria; Richelle como sempre não decepcionou, e se não podemos ter nossos personagens para sempre em diversas histórias, então que o fim seja perfeito. E foi.

Para quem como eu estava esperando ansiosamente desde Spirit Bound para saber o fim disso tudo, eu recomendo, não vai decepcionar.
Só que como eu, talvez você não saiba se quer ler tudo de uma vez, devorando - aliás como eu sempre fiz com essa série -, ou se quer fazer demorar, para não acabar de vez.
Perfeito.
E que venham as continuações sem Rose, Dimitri (!!!),Lissa e cia snif.

Bruninha 20/12/2010

Maravilhoso, mas tem certas coisas que eu não gostei. Adorei as partes da Rose, e principalmente os momentos 'Romitri'. Mas não gostei muito do final. Mead deixou de dizer muita coisa, ou melhor, os fãs queriam ler muito mais. E coisas como o que aconteceu com Sydney, não foram explicadas. E o que aconteceu com Adrian? Ou até com Robert. Mas no todo, o livro é muito bom, pois tudo pelo que a Rose passou, e o modo como ela enfrentou tudo, no estilo Rose. A descoberta do assassino de Tatiana, quem agente menos esperava. E pessoas que nem se esperava ver no ultimo livro, apareceram. Foi maravilhoso!

Cibele 29/12/2010minha estante
Adrian e Sidney estarão no spin off. Por isso não tiveram final.

FotoseLivros 12/12/2010

Ficou um gostinho de quero mais
Eu quero mais...um livro exclusivo de Rose e Dimitri...