Mentes & Manias

Mentes & Manias Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes & Manias

Ana Carol 05/10/2022

Elucidativo
Um livro muito bom para leigos.
Escrito como um bate papo, vai mostrando os desafios de se ter TOC, principalmente aqueles que nem fazem parte do transtorno em si: preconceitos, cobranças, isolamento, frustração.

Gostei particularmente do final, das perguntas e respostas, que no fim resumem de forma bem objetiva o que foi dito ao longo do livro, sobre o que é e o que não é o transtorno, como se lida com ele e possíveis dúvidas que qualquer um pode ter a respeito do assunto, pessoas afetados pelo TOC diretamente, amigos, familiares e curiosos Tb.

Mais do que um livro prático, é um trabalho que nos faz ser mais empáticos com aqueles que possuem qualquer tipo de transtorno e ao mesmo tempo é uma obra que enche de ânimo e esperança de dias mais tranquilos pelas possibilidades que um tratamento adequado pode oferecer. Mostra que sim, há uma luz e um fim brilhante no túnel!

Marcela.Correia 17/07/2020

É de roer as unhas
Brincadeiras à parte é assim que você entende um pouco do mundo de quem sofre com manias e entende que não é todo mundo que tem isso, digamos que se sua mania não impacta na sua vida diária você não tem uma patologia. Pode roer suas unhas feliz!!!?? Agora se sua mania impede você de outras ações ou traz prejuízos ao seu dia-a-dia ou saúde tá na hora de pedir ajuda.
Uma delícia de ler e com várias dicas de filmes ótimos sobre o assunto!

Pris.rocha 21/01/2009

A autora trata do assunto de forma ampla e superficial, aborda o tema de forma sistemática ideal. Mas peca pela falta de tecnicidade e por tentar colocar uma certa dose de humor dentro de uma abordagem clínica que deveria ser mais séria, já que se trata de uma doença que leva muitas pessoas ao sofrimento, ou seja, o livro informa, mas ratifica o esteriótipo de que as pessoas que sofrem deste mal são ridículas e não merecem ser levadas a sério

Dany Perfeito 27/02/2009

O livro ajuda as pessoas a conhecer melhor alguns transtornos e esclarece de uma vez por todas o que muitos banalizam pelos clichês do dia-a-dia: a diferença entre TOC e as manias, que todos temos. Os casos são ilustrativos, mas não chega a ser um manual da salvação do problema, mas sim uma possibilidade de que viver bem com esses transtornos é possível, desde que haja estílumos, consciência do problema e disponibilidade para a mudança face à dinâmica dos mesmos.

Mistyla 08/01/2012

De perto ninguém é normal!
'Mentes & Manias' de Ana Beatriz Barbosa Silva, como facilmente se pode deduzir, trata sobre TOC (transtorno obssessivo-compulsivo), assunto este também abordado no filme "O Aviador". As cenas do filme me despertaram curiosidade, a partir dele comecei a reparar que todos nós temos manias e comecei também a querer entender melhor esse aspecto intrigante de nossas mentes.

"Toda pessoa só é normal na média", "De perto, ninguém é normal", não precisa ser Freud ou Caetano Veloso para inferir tal fato, ninguém é normal! 'Mentes & Manias', inicia com a normalidade da imperfeição humana, um jogo de palavras super interessante assim como todo o resto do livro, 173 páginas que prenderam por 3 dias.

O tema é abordado com uma linguagem extremamente acessível, traz depoimentos de pessoas que tiveram de conviver ou convivem com o TOC, utiliza ferramentas como ditados populares, humor e até poesia! O que torna a leitura bastante leve, outra grande sacada foi iniciar cada capítulo com um trecho de uma música, utilizando-a como tema para os parágrafos seguintes.

Vale a pena descobrir que TOC não é tão raro quanto imaginamos, vale a pena entender melhor o mundo das pessoas sistemáticas, obssessivas e compulsivas, assim como vale a pena entender até mesmo nossas próprias manias!

Guilherme Felipe Agapto 30/01/2022

UM TRATADO SIMPLES E DIDÁTICO SOBRE TOC
Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de mentes inquietas, faz um panorama sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo, onde retrata as várias faces da doença, mesclando exemplos de pacientes com o transtorno, características da doença e como é realizado o tratamento, medicamentos e terapia. Traz as nuances do transtorno, as manias, os rituais e desmitifica um transtorno, que era considerado raro e intratável como comum e totalmente tratável, já que com terapia e medicamentos a pessoa com TOC e doenças parecidas podem ter uma vida normal, com muito menos sofrimento. É uma grande autora, que vem desmistificando os principais transtornos mentais.

Vitor S.A. 11/01/2012

Um bom livro para leigos. Para quem é da área, a informação se torna superficial. Como psicólogo tenho a dizer que a parte da psicoterapia deixou muito a desejar e que a Dessensibilização Sistemática, processo terapêutico descrito pela autora como contribuição da psicologia para o tratamento, é apenas uma técnica e não deve ser encarada como o verdadeiro tratamento.

Heysih 10/11/2012

Autoperscepção
Normal, sei que não sou. Adoro essa aréa de literatura. A autora aborda com uma linguagem fácil as descrições de doenças psicologicas. É bom se indentificar com algo e tentar buscar melhorias.
Eu curti.

Camila A. Meireles 25/01/2016

Impressão que tive: a autora parece pegar um monte de senso comum e transformar em "teorias" e chamar de suas.

Laura Regina - @IndicaLaura 13/07/2009

Psicologia pra leigos
O livro de Ana Beatriz dá aquele gostinho pra quem quer entender sobre Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC´s).
Recomendo.