As Aventuras da Família Brasil

As Aventuras da Família Brasil Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Aventuras da Família Brasil

Cris Compagnoni 02/12/2011

Há pouco tempo descobri o lado quadrinista de Luis Fernando Verissimo, recentemente li o livro AS MELHORES DO ANALISTA DE BAGÉ em quadrinhos, mas como os desenhos são do Edgar Vasques não imaginei que esse escritor de humor também se aventurava a brincar com as imagens além das palavras.

Com este, Verissimo é o primeiro autor a ter quatro livros postados neste blog, fato que torna impossível contestar a minha admiração pelas histórias dele, que realmente gosto muito; mas tenho a nítida impressão de que tudo que se possa escrever sobre ele me tornará redundante, pois isso pode ser lido nas outras postagens.

Com um traço simples e com um humor impagável AVENTURAS DA FAMÍLIA BRASIL mostra cenas cotidianas de uma família brasileira cujo sobrenome é Brasil, um família de classe média que nem sempre pode viajar para a praia nas férias, nem mandar o caçula para a Disney, mas diverte o leitor pelo modo como enfrentam as mais distintas situações.

Pouco se sabe sobre essa família, mas tem um pai cuja profissão é ignorada, uma mãe dona de casa, um filho adolescente, uma filha mais velha, um neto pequeno e uma neta de colo; e nem que tivessem o sobrenome Silva seriam tão brasileiros.

As tiradas mais engraçadas são os diálogos entre o avô e o neto, criança sempre vem com cada pergunta que coloca os adultos em situações pra lá de embaraçosas. Todos que convivem com crianças sabem disso, e o realmente me impressiona na obra do Luis Fernando é que ele consegue fazer graça com aquilo pelo qual eu ou, qualquer outra pessoa, pode passar a qualquer momento sem cair em um lugar comum.

Essas tiras surgiram em publicações de jornais, segundo o autor não eram para ser uma série com personagens fixos, mas quando ele se deu conta a família estava formada e as histórias tinham uma certa seqüencia; surgiu por acaso e foi ficando. Arrancando cada vez mais risadas dos leitores.

Esse é um livro perfeito para aqueles que sempre usam a falta de tempo como desculpa para não ler, não cronometrei o meu tempo de leitura, mas não devo ter demorado mais que vinte minutos para concluí-la. E os que dizem não gostar de ler também perderão seus argumentos, pois não existe que não goste de tiras de humor. Ou existe? Sinceramente espero que não!

Sthephanie.Schulz 04/04/2013

Aventuras da Família Brasil - Luis Fernando Verissimo
Gosto muito das crônicas de Luis Fernando Verissimo e não me decepcionei com os quadrinhos da Família Brasil. O livro é curtíssimo e não leva uma hora para ser lido. Há boas piadinhas, e o autor consegue retratar o cotidiano de uma família classe média que poderia ser qualquer uma, incluindo a sua!

As perguntas indiscretas de uma criança; os problemas financeiros e o consequente corte das férias à praia; o espanto dos mais velhos com o advento da internet... Situações retratadas, na maioria das vezes, em pouco mais que dois quadrinhos, mas que conseguem agradar por serem justamente simples e similares ao que todo brasileiro comum vive.

Não dei 5 estrelas ao livro, primeiro porque é muito curto e tem pouquíssimas tiras, o que não torna possível consolidar Verissimo como escritor de quadrinhos. Todavia merece as três estrelas, pela capacidade admirável do autor de provocar sorrisos com as situações mais corriqueiras... Habilidade essa, que é melhor vivenciada em suas crônicas.

Ana 24/01/2020

Inteligente e acessível
As tirinhas da família Brasil são a vida familiar da classe média brasileira in a nutshell. Principalmente quando trata dos conflitos entre gerações, da falta de dinheiro, os relacionamentos, as discussões... etc.
Dei boas risadas lendo isso, pois tem muitos diálogos engraçados no livro, como esse em que o filho diz ao pai: ''Ficar com uma garota não quer dizer ficar com ela no sentido em que você ficou com a mamãe''. E o pai diz: ''Irreversivelmente?'', ao que o filho responde: ''É''.
Genial, genial. Além do mais, é um humor acessível a todos.

Gabrielle 13/09/2020

Divertido
Foi o primeiro livro do Veríssimo em quadrinhos que li. Não sabia desse lado cartunista. Achei muito divertido e já quero ler a parte 2.

Rafaela1002 05/07/2023

Aventuras da Família Brasil
Livro bem ilustrado, com tirinhas divertidas e sacadas bem feitas. É sempre bom descobrir novos livros , esse eu achei na biblioteca da minha faculdade. ?

Elisa 12/09/2011

Charges de Veríssimo
Sobre uma típica família brasileira.

Camila 03/11/2011

Família Brasil
Luis Fernando Veríssimo, sempre brilhante. Devorei os quadrinhos em algumas horas, e logo me arrependi, pois queria sua companhia por mais um tempo.
O autor consegue capturar a essência da família de classe média brasileira, e sabe rir disso. Recomendadíssimo!

Kelli Carine 07/01/2016

Um livro curto porém interessante. Em poucos quadrinhos e com uma sequência peculiar o autor aborda questões vivenciadas por qualquer família de classe média e também trata das diferenças entre as gerações.

DIÓGENES ARAÚJO 07/11/2016

30 Minutos de muitos risos
Esse foi o livro mais curto que já li, mas também é basicamente quadrinhos com as legendas, muito criativas e divertidas. Uns 30 minutos de leitura leve e divertida.

Ricardo.Borges 12/07/2021

Sempre inteligente
Com uma linha visual característica do autor, as entrelinhas dos diálogos são atuais, inteligentes e refletem muito o impacto da cultura em nossa rotina cotidiana