Uma Chama Entre as Cinzas

Uma Chama Entre as Cinzas Sabaa Tahir

Resenhas - Uma Chama Entre As Cinzas

Lara.Bia 02/03/2021

Não é possível que eu tenha sido a única que não gostou
Não é que o livro seja ruim, a mitologia que o cerca é muito boa. O problema foi que eu demorei muito para engatar na leitura, somente nas últimas páginas que eu consegui ler direto. Outra coisa foi os personagens secundários serem bem mais interessantes que os principais, Helene conte comigo para tudo! A Laia e o Elias não são ruins, eles possuem bons propósitos de protagonistas, mas não muita personalidade. Então eles não se destacam tanto, principalmente ela.
E me diga, se vc vai fazer deles um casal no final, e que casal sem graça, não crie um triângulo/quadrado amoroso. A parte onde o livro começa a ficar melhor é a do final, que não me surpreendeu muito, mas foi bom.
Lerei os próximos? Muito provável que não
elyrix 03/03/2021minha estante
Eu amo esse livro com todas as minhas forças??. E, se você gostou da Helene nesse primeiro, talvez deva dar uma chance para os próximos, visto que ela vai, aos poucos, se tornando uma parte muito importante da trama. No próximo livro ela até ganha ponto de vista.

Lara.Bia 03/03/2021minha estante
Minha amiga disse que o próximo era melhor mesmo. Acho que vou ler então, só que mais para frente

Angélica 11/03/2021minha estante
Eu li só o primeiro por enquanto e amei tbm ?

Lara.Bia 13/03/2021minha estante
Meu modo de dar notas é meio falho kkkkkkkkk Mas como a mitologia que o cerca e a ambientação são muito bons, valeu a nota. E claro, minha protegida Helene tbm conta

milla.pitalugatavares 28/03/2021minha estante
Eu gostei e li os 3, o terceiro deu onda desanimada, o problema é que a história continua, não acaba no terceiro, só que o quarto livro não tem ele traduzido, só em inglês.

Derson 04/04/2021minha estante
Você não gostou mas deu 4 estrelas, não entendi

be-books 20/05/2021minha estante
Eu estou lendo na força do ódio, porque vontade já está me faltando. Minhas expectativas estavam altíssimas, esperava um bafo de livro. Mas me decepcionei. Estou lendo o terceiro na porradaria e na coragem.
Não é uma triologia péssima, mas também não achei maravilhosa.

Ajudaria muito se vocês me dessem sugestões de livros pra me tirar dessa ressaca que essa triologia está me dando

Santana 02/06/2021minha estante
Exatamente. Estou achando os personagens secundários muito mais interessantes que o principal. Descartaria a ideia de fazer um 4teto amoroso. Acho que a laia e elias um casal sem noção é clichê. Não soporto a laia. Gosto do elias mais amo a personagem da helene. O heene o keene a vilã keris tanto personagens incríveis que não tem protagonismo! Fico muito pistola. Por favor que tiren a laia do segundo livro é coloquem o irmão dela. Adoraria ver ele em ação. A mitologia veio que meio de sopresa. Pensei que era um livro sobre a repressão romana! Deferente aparece uns bichos fantasmas aladim? Ah gente! Tô achando tudo uma palhaçada perdoe-me! Porque fazem isso com essa história que podia ser incrível!

Bia 04/06/2021minha estante
Como é que faz para ler?

Gabi 04/07/2021minha estante
Dar uma chance,eu também n fui com muita fé no começo,mas no segundo começar a ficar melhor.

Lima 08/07/2021minha estante
tirou as palavras da minha boca. esperava mais

Roberta.Ferreira 26/07/2021minha estante
Exatamente. Tentei engatar no segundo mas já estava cansada dos dois protagonistas

Dom 19/08/2021minha estante
Eu creio que estejam acostumados com livros monótonos com protagonistas fixos onde tudo acontecem a seu favor ou para seu favor, o detalhe desse livro e o centro da sua crítica, muito bem construída por sinal, em como o livro consegue assimilar tão bem, todos os personagens de forma que o protagonismo é apenas uma detalhe nessa densa e imensa história, muito boa sua crítica era algo que eu já vinha pesando, também.

Ale.le 23/08/2021minha estante
Compartilho da mesma opinião, Lara. Excelente comentário.

Kiri 03/10/2021minha estante
Falou em triângulo amoroso já terminou de me convencer a NÃO ler ?????

Thayssa Emily 14/10/2021minha estante
Também estou achando a mesma coisa. Criei tanta expectativa que já estou na metade do livro e ainda não consegui me prender na leitura

Gizelle.Perin 02/12/2021minha estante
Concordo. Achei Laia um "porre"! Cansativa e sem graça... realmente, um triângulo quadrado amorosa rsrs...

Alexia 06/02/2022minha estante
Confesso que também não achei tão interessante quanto estavam falando. Demorei pra engatar na leitura, achei que as coisas demoraram demais para acontecer. E a laia me irrita demais as vezes hahahahahhaha

Gabriel1994 07/07/2022minha estante
ué não gostou e deu 4 estrelas??

Léo 20/07/2022minha estante
Faço das suas as minhas palavras.

Bruna.Nunesx 09/08/2022minha estante
Eu comecei esse livro ontem e já estou amando a história e a escrita e tô surtando muito eu amei o Elias e a Leia de primeira... Só comecei a amar a Helena no 4 capítulo.

Bruna.Nunesx 12/08/2022minha estante
Deu 4 Escrelas, não entendi...

Lara.Bia 13/08/2022minha estante
Dei três estrelas e meia, que no skoob tá classificado como "bom". E é isso que eu achei do livro, bom. Não muito bom, não excelente, só bom!

Bruna.Nunesx 13/08/2022minha estante
Entendi

Jaqueline 19/10/2022minha estante
Os outros são melhores.

Luziane 24/11/2022minha estante
Como eu queria ter gostado, mas não curti também

Gabi*Yuuki 29/12/2022minha estante
Ainda terminando a leitura ainda. Não é um livro que eu considere 5 estrelas, e embora seja relativamente tenso, é um tanto simples na complexidade da narrativa (diferente de outros que já li e envolviam vários pontos de vista e uma narrativa não linear).
Quanto às personalidades dos personagens principais, considero que seja um tipo de desenvolvimento no qual o autor inicia a história com um personagem "fraco" e conforme ele atravessa dificuldades vai se tornando mais forte, criando valores e metas próprios, e não dependendo do que outros dizem a ele.

graziyed 06/04/2023minha estante
A laia foi horrível de chata pra mim

Leticia 22/04/2023minha estante
Helene... só terminei a leitura do 2 livro por causa dessa personagem, pq os protagonistas são um porre de chatos... não sei se continuarei a leitura dos outros livros.

graziyed 22/04/2023minha estante
simm! abandonei por isso

Maria10053 02/05/2023minha estante
Eu tô lendo e estou gostando. Deve ser pq nem tinha expectativas pra ele, pq nunca tinha ouvido falar. Peguei emprestado na biblioteca da escola. Eu tbm tô gostando muito da Helene. Bom, não sei, acho q tá legal. Mas não acredito q vai ter triângulo/quarteto amoroso, odeio isso ?. Já tô é shippando o Elias com a Helene, mas duvido q eles fiquem.

Bruna.Nunesx 12/05/2023minha estante
Infelizmente eu não tenho os outros livros da saga, burra aqui pensou que era livro único! Sério AGR quero lê os 4 livros !

Muri 23/01/2024minha estante
Cada livro que passa fica melhor . Estou relendo , gostei muito dessa série.

Karina 18/10/2021

Resenha | Uma chama entre as cinzas • Sabaa Tahir

Neste livro, os protagonistas Laia e Elias vivem sobre o comando do Império marcial, que governa sobre rígidas regras e qualquer pessoa que as desobedecê-las está sujeito a condenações severas. Laia é uma erudita que se vê sem saída, quando o único membro vivo de sua família, seu irmão Darin é preso, acusado de traição. Após sua fuga, ela pede ajuda aos rebeldes para salvar Darin do Império, e o líder da Resistência, Mazen, diz que assim fará com uma condição: ela será uma espiã ao se tornar escrava da comandante.

Do outro lado temos Elias Venturius, que tem um cargo elevado como soldado, pois ele é um máscara, uma das figuras mais temidas pelo povo, porém por trás dessa força e imponência, ele não concorda com muitas das regras do Império e o jeito brutal que a comandante lida com as situações. Essas razões fazem Elias querer desertar, mas o adivinho Cain, o convence a ficar, dizendo que só encontrará a liberdade que deseja após participar das Eliminatórias para eleger o novo Imperador e assim Elias faz, mudando o destino de sua vida.

O livro é narrado de maneira alternada entre Laia e Elias, deixando a sensação que em algum momento da história eles vão se encontrar, e não exatamente de forma romântica, como acontece na maioria dos livros que é narrado dessa maneira, mas por conta dos interesses em comum, que acabam sendo revelados ao longo das páginas. Um precisa ajudar o outro, para chegar até seu objetivo e compreender a ligação criada pelo destino que eles possuem.

Outra personagem que ganha destaque na trama é Helene, a única máscara mulher, que assim como Elias também participa das eliminatórias. Ela é uma mulher forte, determinada e implacável em combate e segue as ordens de seus superiores sem questionamentos, mesmo quando o amor que sente por seu melhor amigo Elias, a coloca em situações inesperadas.

Acredito que esse primeiro livro foi uma introdução a esse universo criado pela Sabaa Tahir, porque não há um final conclusivo a respeito do irmão de Laia, que provavelmente terá desenvolvimento maior no segundo volume da série. O que vemos neste livro, são os conflitos, segredos e revelações entre diversos integrantes desse Império e como Laia, Elias e Helene se tornam peças fundamentais para o destino do seu povo e de todo o Império.

Algo que gostei bastante foi como a autora usou a lealdade e a traição como contraponto, equilibrando sua narrativa nesses dois pilares. Além disso, quando estava lendo este livro, sentir uma inquietação muito grande, porque cada cena é descrita com precisão, sendo possível imaginar os cenários e combates dos personagens. O que fez eu ficar pressa na narrativa e querendo ler os próximos capítulos o mais rápido possível.

Esse com certeza foi um dos melhores livros que eu li em 2021, porque a narrativa consegue unir fantasia, forças sobrenaturais, com um mundo de violência marcado opressão, com personagens corajosos e dispostos a lutar para ter uma realidade melhor, mesmo quando tudo leva a crer que não há outra saída.

Enfim, estou curiosa para ler o próximo volume, e se a série conseguir manter todos esses elementos nos demais livros, há uma grande chance de ser tornar uma das minhas favoritas.
LuaTeresa 21/10/2021minha estante
Se prepara para os próximos!!!

Queria Estar Lendo 22/01/2016

Resenha: Uma chama entre as cinzas
Uma chama entre as cinzas, primeiro livro da quadrilogia da Sabaa Tahir, conta a história sobre a busca da liberdade em suas mais diversas aparências. Liberdade da alma, liberdade do medo, liberdade de uma vida inteira dedicada à crueldade. Laia é uma escrava, Elias é um imperial e nenhum dos dois é livre.

Com uma história intrincada por dramas pesados, escravidão, um império cruel e inescrupuloso, uma rebelião severa e fria, e personagens sofridos pela vida, Sabaa descreve uma obra épica de tirar o fôlego, construindo cenários desérticos fascinantes e o começo de uma guerra sangrenta.

"O campo de batalha é o meu templo. A lâmina da espada é a minha sacerdotisa. A morte é a minha oração. O morte é a minha libertação."

Laia é uma escrava; filha de dois rebeldes há muito mortos que só quer viver em paz com os avós e com o irmão mais velho, a quem ela muito admira. Quando soldados mascarados do Império invadem sua casa, matam seus avós e levam o seu irmão, acusando-o de conspirar contra o governo, Laia percebe, amedrontada, que ela é a única esperança de salvação que ele tem.

A menina aventura-se até os túneis onde pretende encontrar a rebelião e explicar o mal entendido, e acaba se envolvendo com eles a níveis estratosféricos; para salvar seu irmão, ela é enviada até a academia Blackcliff, onde os Máscaras são treinados para o exército. Como escrava da Comandante, a mais temida e perigosa mulher do Império, Laia precisa sobreviver e encontrar informações para ajudar a rebelião. Para sobreviver, ela precisa ser a garota corajosa que nunca foi.

Do outro lado da história, numa realidade diferente, mas não menos perturbadora, está Elias. Ele é filho da Comandante - um órfão de mãe, praticamente, uma vez que a Comandante o largou para morrer - e um dos aspirantes a imperial mais bem treinado da academia. Elias, no entanto, detesta o Império; ele quer voltar a ser livre.

Quer desertar e, com isso, deixar toda aquela história sangrenta para trás; quando ele é convocado para um torneio; quatro desafios que determinarão o próximo Imperador, sua deserção cai pelo abismo. Ao lado da melhor amiga Helene, Elias precisará confrontar seus maiores medos e horrores para tentar sobreviver aos desafios. Depois deles, quem sabe, existe a liberdade.

Através de uma narrativa fluida e emocionante, Sabaa constrói personagens vivos e ricos e extremamente estilhaçados. Não existe um personagem com quem você não se emocione; mesmo a Comandante, com toda a sua crueldade monstruosa, é humana, no fim das contas. Sabaa destrincha cada personalidade de tal maneira que desenvolve os personagens sem que você sequer note; a sensação que se tem é que eles sempre estiveram na sua vida.

Laia é uma menina contida em suas fraquezas, ciente delas e totalmente ok com a sua existência. Não há nada de heroico ou potencialmente badass em Laia; ela é uma garota querendo salvar o irmão, só isso. Não existe na Laia uma promessa de líder rebelde, de um símbolo para um levante.

Ela é frágil e indecisa, muitas vezes temerosa demais para a própria sorte, mas existe coragem no seu medo. Ela é forte porque ela é filha da leoa - como chamavam a sua mãe na rebelião - e ela é forte porque seu irmão precisa que ela seja. Ela é forte porque ela é Laia e ela é uma chama entre as cinzas, tal como Elias.

"Há dois tipos de culpa: o tipo que te afoga até te inutilizar completamente, e o tipo que dispara sua alma para algum propósito."

O filho da Comandante é tudo, menos fraco. E é por esse motivo que eu considero Elias ainda mais frágil e quebrado do que a Laia; o fato de ele ter sido criado desde pequeno a duras penas, de ter vivido situações extenuantes e de ter visto tanto horror no mundo, de ter matado e ter lutado em tantas batalhas que não eram suas construiu marcas que só o tempo pode apagar - se puder.

Ele quer a liberdade porque ela é o escape para tudo o que Elias viveu; ele quer deixar a academia para trás, mas isso significa abandonar tudo o que conhece e tudo o que ele é - isso significa que precisará abandonar Helene.

Helene é outra aspirante a Máscara, uma guerreira de corpo e alma, totalmente focada no seu dever e na honra que ele carrega - mas uma menina, acima de tudo, com problemas e traumas e medos arrebatadores. Os dois se entendem, se amam e se afastam por causa desse amor; Elias, principalmente, porque ele tem medo de perder a sua Helene uma vez que entenda o que se passa em seus corações.

Durante o torneio, ambos vivenciam situações que certamente voltarão para assombrá-los no livro 2. A linha que os liga está se quebrando, mas ainda existe e eu ainda acredito nela! A Helene é tão forte e impressionante.

A coisa que eu mais adorei neste livro foi o fato de não haver completos mocinhos. Todos têm um que de anti-heroísmo, seja pelo egoísmo, pela necessidade da fuga, seja pelo coração cruel ou simplesmente o fato de não prestar atenção em quem está confiando.

Outros personagens, além dos protagonistas, roubam as cenas sempre que aparecem; Keenan é o guerreiro contido e enigmático que se aproxima de Laia para ajudá-la a ajudar a rebelião. É um curandeiro cuja vida se dedica à luta pela queda do Império, mas cujo coração está na lealdade às pessoas, acima da causa.

Izzi é a menina da cozinha, uma escrava que se torna amiga da Laia e que a ajuda a manter-se à sombra da Comandante. Ela sofreu terrivelmente nas mãos da imperial quando era pequena e carrega essas memórias assombrosas na própria pele; tanto ela quanto a cozinheira, uma ex-rebelde misteriosa cujo passado ainda não foi revelado.

A Comandante é um show à parte. QUE VILÃ! Que coração sombrio, que motivações mais vis! Ela é um monstro, pura e simplesmente, que demonstra pequenos momentos de fraqueza humana em determinados momentos do livro - sempre na presença do filho, Elias, o que me faz acreditar ainda mais na parte do seu coração que ainda pode ser salva.

Acho que o único ponto falho para mim, pelo menos na releitura, foi o romance. Todos os casais soaram artificiais demais, especialmente o que envolve os protagonistas; instalove demais, sabe? Não me convenceu e mais me encheu as paciências atrapalhando as motivações deles do que serviu pra causar alguma emoção.

Em parte fantasia, Uma chama entre as cinzas também constrói uma nova mitologia a respeito do misticismo e das coisas mágicas e das criaturas que se escondem nas sombras.

Lentamente, descobrimos junto a Elias e Laia que as trevas estão acordando, e que o Império pode estar por trás dessa ressurreição; monstros de histórias fantasiosas habitam o seu mundo, e eles estão atrás das pessoas. Um deles, o Portador da Noite, um rei cujo povo foi massacrado por humanos e que agora busca vingança, conspira junto a um personagem importante da trama.

A história da Sabaa fala sobre os seus personagens, grita sobre as suas histórias, e abre espaço para uma série que com certeza vai carregar grandes mensagens de superação em seus próximos volumes.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2016/01/resenha-ember-in-ashes-uma-chama-entre.html
Carol 13/02/2018minha estante
Parabéns pela resenha, uma percepção perfeita da personalidade de cada personagem. Eu amei esse livro, que classifico como uma fantasia mas de certa forma uma distopia também.

LuaTeresa 06/05/2021minha estante
Os outros livros vão melhorar

Deni Cruela 20/09/2020

Maravilhoso
Que livro.... Que livro!!!
fico me perguntando porque não tinha lido antes, é envolvente, prende o leitor do começo ao fim, a cada capítulo a curiosidade aumenta, a tensão também kkk...um dos melhores que já li, super indico!!!
Larissa3410 20/09/2020minha estante
aa quero muito ler esse

Bia 21/09/2020minha estante
É uma série?

Deni Cruela 21/09/2020minha estante
Leia Lare, gostei bastante!!

Deni Cruela 21/09/2020minha estante
É sim Bia, por enquanto tem 2 volumes, o 3 é para ser lançado esse ano.

Tato 09/11/2020minha estante
sua resenha me fez querer ler kkkk

Deni Cruela 11/11/2020minha estante
Leia leia Tato, é um livro incrível ?

Tato 11/11/2020minha estante
nossa, viu ler então hehehe

Jozy.Cristiani 08/01/2021

Perfect
Emoção do começo ao final, já quero o segundo livro. Shippando muito esse casal

Andressa1296 16/11/2023

Mais um livro finalizado...
Que história bem construída, gostei muito de como a protagonista cresceu nesse livro, não espera esse final quero muito ler o próximo pra saber como vai ser o desenrolar de tudo.

madrugueilendo 30/10/2021

Sabaa Tahir você me deve um calmante
O livro tem 434 paginas. Passei mal em pelo menos metade delas. QUE LIVRO BOM! Um primeiro livro de fantasia que não deixou a desejar em nenhum aspecto, muito pelo contrário.

Cheirinho de nova fantasia favorita vindo ai.

Amei a construção de mundo, a política, TUDO! Da pra ver que muito do que foi descrito aqui vai ser mais aprofundado nos próximos livros e tô super ansiosa por isso.

Laia você é ??
Elias ??
Helene ??
Thiago Araujo 31/10/2021minha estante
Achei interessante o quanto o ritmo desse livro é frenético?

madrugueilendo 31/10/2021minha estante
É DEMAIS! Surto atrás de surto

vsamia 24/01/2024

Uma chama entre as cinzas
No livro acompanhamos duas visões a da Laia e do Elias, Laia é uma garota erudita que mora com seus avós e irmão e em uma noite perde tudo, depois da visita de um máscara que mata seus avós e leva seu irmão.

Depois disso Laia se vê sozinha e precisa encontrar ajuda para salvar o único parente vivo que a resta e acaba indo procurar ajuda na Resistência, onde seu pais foram líderes por muito tempo até serem traídos, nisso tudo Laia acaba virando espiã e escrava em Blackcliff.

Elias está prestes a se tornar um Máscara, mas acontece que ele odeia tudo aquilo e está planejando desertar e só não o faz porque recebe a visita de um Adivinho, que diz que ele não encontraria a paz que desejava se fugisse mas sim se continuasse em Blackcliff. Após muitas dúvidas Elias acaba ficando e ainda é escolhido para participar das Eliminatórias junto com Marcus, Zak e Helene e se as vencesse se tornaria imperador.

Mas não era aquilo que Elias queria e depois acaba percebendo que quem deveria ganhar seria sua melhor amiga, Helene, pois assim ele se tornaria Águia de Sangue e poderia ser liberto pela amiga. Por qual ele começou a perceber que sentia sentimentos a mais que amizade e após conhecer a escrava de sua mãe e Comandante, Laia, se encanta por ela e faz de tudo para a conhecer melhor e então fica sem saber qual ele deveria escolher.

E enquanto isso a Laia sofreu muito até se adaptar a ser escrava daquela mulher cruel, e leva um tempo para conseguir informações que possam tirar seu irmão vivo da cadeia e também começa a sentir algo a mais por Kennan, um membro da resistência e assim é criado o quadrado amoroso do livro ?

Muitas coisas acontecem durante o livro mas concerteza a pior foi a Terceira Eliminatória, que me fez ficar com pena até do Marcus, que odeie muito durante a história, após ele ter matado o seu irmão gêmeo. E outro que sofreu muito com isso foi o Elias que se culpava a todo momento por quase ter matado Helene e ter matado pessoas que ele conhecia.

Comecei o livro por estava querendo ler uma fantasia que a muito tempo não lia, acredito que sempre no começo de um livro de fantasia você fica perdido com muitas informações e com esse livro não foi diferente. A Laia teve uma grande evolução, assim como outros personagens e tô muito curiosa para saber se ela vai conseguir tirar seu irmão da prisão de Kauf e se sim o que ele e o Teluman farão juntos.
Lelê 24/01/2024minha estante
Minha saga favorita

helesnar 06/06/2021

teorias....
mais detalhes no vlog https://youtu.be/Ipl-udOZYGQ

amei a construção de mundo e a magia, e os personagens são interessantes e bem desenvolvidos. escutei em audiolivro, e não acho que a narradora da Laia tenha combinado muito, o que fez com que eu não gostasse tanto da personagem

mas amei o elias e principalmente a helene, espero que ela tenha mais destaque em outros livros, um pov só dela seria perfeito

e a palhaça aqui que ta com duas teorias que nÃO foram respondidas nesse livro..... mas eu tenho quase certeza que to certa

camila1326 04/06/2023

Cinzas da liberdade
Uma Chama entre as Cinzas sempre esteve na minha lista de leitura desde o primeiro lançamento, a saga foi finalizada e só agora tomei vergonha na cara para me jogar nessa fantasia que promete tudo e um pouco mais.

Depois de ler a trilogia Rebelde do Deserto, todas as fantasias relacionadas a desertos me parecem um pequenino plágio por causa das definições e lendas, mas juro que isso não durou nem 10% kkkkkkkk claro que demorou HORRORES para eu entender o real foco entre a fantasia e o universo dos personagens, graças que agora esse Império de horrores já está no papo e mal posso esperar para vê-lo ruir em cinzas. Cada personagem tem sua chama, suas motivações que os amarram as raízes de não se virar contra aquilo que os criou, a liberdade muitas vezes se espelha na morte e ler isso foi uma das melhores coisas em toda narrativa. Jamais li nada da autora e agora me vejo na obrigação de devorar tudo que ela publicar.

Um livro onde a liberdade é o principal deixando o romance como um bônus entre algo tão bem construído que quando damos uma chance, a leitura flui tão rápido que nem dá para perceber. Elias e Laia me ganharam aos poucos, confesso que gostei muito mais do nosso Máscara do que a rebelde, isso sem nem contar a química que tiveram. Muito animada para saber os próximos rumos, tenho a sensação de que todos vão morrer, mas fingirei demência e confiar que haverá um felizes para sempre nesse inferno que chamam de Império Marcial. Ai, ansiosa desde já.

Recomendo demais, vale do início ao fim mesmo que demore um pouco ? digo, muito ? para o leitor se localizar e de fato entender kkkkkkk enfim, típico de fantasia. Que venham os próximos ??

Ps: Helena pelo amor ajuda nosso casal e não os mate? só te peço isso?.
Ps 2: Mazen vc nunca me enganou seu covarde...

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

Uma Chama Entre as Cinzas
Esse é um daqueles livros que eu queria muito ler desde que saiu, que eu acompanhei a reação das pessoas sendo positiva e que por algum motivo, acabava ficando sempre pra trás. Mas, o que tenho a dizer é que Sabaa Tahir já garantiu seu espaço com um dos livros de fantasia mais legais que li em 2016 e que eu estou ansiosa pela continuação.

A história parece bem simples, temos dois polos: a menina coitadinha e escrava e o jovem privilegiado que quer abrir mão de tudo. Porém, logo que se começa a ler é fácil perceber que a trama vai bem além disso. Há toda uma organização social e histórica que nos é apresentada e que em vários momentos eu tive que parar para anotar e não me perder. Temos quatro povos principais, os Marciais, os Eruditos, os Tribais e os Navegantes, mas os dois primeiros são o foco do livro. A religião e a situação política também é bem explorada, principalmente com o arco que surge para amarrar essas coisas e plantar a semente da dúvida em Elias.

Laia é uma personagem super interessante, ela é forte, decidida, mas também é temerosa, indecisa e de certa forma ingênua. Ela cresceu como uma inferior, mas sempre sonhou com um mundo melhor. Ela perdeu todos aqueles a quem mais amava e agora está tendo que recorrer a estranhos para salvar o que restou de sua família. E ela precisa confiar neles, mesmo sem os conhecer e isso por si só já é um desafio.

“Você é uma chama entre as cinzas, Elias Venturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar.”

Há também a questão do romance, já que ele se apresenta aqui e brinca com o fato de a personagem nunca ter tido esse tipo de experiência e, portanto, não entender muito bem as coisas que sente. De qualquer forma, por mais que as vezes discordasse do que ela considerava amor ou de como via as coisas, não acredito que o fator “romance” tenha sido prejudicial à história. Ele não é foco, as vezes é questionável, mas também ajuda a construir os personagens.

Digo isso porque ambos tem algo maior que os guia. Laia quer libertar o irmão, Elias quer se libertar, porém os dois estão presos a correntes diferentes e os caminhos para escaparem dessa prisão será paralelo, mas de certa forma congruente. O jovem também tem uma boa construção, sua origem e a forma como ele chegou ao seio da família Gens Ventura é muito importante para que entendamos quem Elias verdadeiramente é e porque ele não é um servo marcial cego como todos os outros.

Elias tem uma relação complicada com sua melhor amiga, Helene Aquilla. Ela é a única garota da turma, mas também está entre os mais fortes e promissores. Todos os garotos já tentaram ter algo com ela, mas a jovem sempre os escorraça. A ligação e a lealdade entre os dois é forte, mas será que é suficiente caso ela descubra que ele quer desertar e deixar pra trás tudo o que ela fielmente acredita?

“Você jamais vai se esquecer deles, nem mesmo depois de anos. Mas um dia você vai passar um minuto inteiro sem sentir dor.”

Uma das coisas mais legais sobre o livro e que é aquilo que me faz colocar um livro nos favoritos é que não é uma história reta em termos de começo, meio e fim. A trama vai costurando caminhos e surpreendendo o leitor ao apresentar desdobramentos que não imaginávamos encontrar na história. Esse tipo de coisa engrandece o livro e faz com que ele se destaque das tramas mais comuns.

O final não é extremamente surpreendente, mas em alguns momentos um frio na barriga ocorre pelo que está acontecendo e confesso que corri as páginas pra descobrir se a coisa se concretizaria ou não. Há um alinhamento bem estipulado e um cliffhanger bem feito para o segundo livro, A Torch Against the Night, que deve sair em 2017 aqui pelo Brasil.

Então se você, assim como eu, curte uma boa fantasia, Uma Chama Entre as Cinzas é um ótimo livro e é uma boa pedida também para os iniciantes no gênero e pra quem está cansado já das histórias lineares e sem surpresas.

site: http://resenhandosonhos.com/uma-chama-entre-as-cinzas-sabaa-tahir/

Paraíso dos Livros 21/10/2021

Resenha | Uma chama entre as cinzas • Sabaa Tahir

Vanessa.Liandro 21/10/2021minha estante
Maravilhoso!!!!

yas 23/05/2021

O universo é fácil de entender, a escrita é muito fluida, os capítulos são curtos e sempre terminam de um jeito que te faz querer ler mais. Os protagonistas são maravilhosos e, mesmo que o foco não seja no romance, me apaixonei demais pela Laia e pelo Elias, não só como casal, mas também pela história deles e pelos seus ideais. O fato de ter os dois pontos de vista fez eu me conectar muito com eles e eu ficava apreensiva, nervosa e ansiosa em quase todo momento. Amei, amei, amei.

Nathy @peculiareslivros 26/06/2022

Amei
Eu fiquei simplesmente apaixonada pelo que a autora fez nesse livro e estou muito ansiosa para ler os próximos! Elias e Laia prometem demaaaais, já começaram a amadurecer e estou muito feliz e ansiosa para ver esse desenrolar, mas Helene foi uma personagem que acho que criei altas expectativas, porque em certo momento ela me irritou, mas ainda tenho esperanças que ela cresça ao longo da série. Recomendo demais!

site: https://www.instagram.com/p/CftzV7OLJAt/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Thiago Araujo 04/08/2021

Sempre em ação
Uma Chama Entre as Cinzas é eletrizante. Muita ação do início ao fim, cada capítulo é um tiro.

Bem narrada, a estória é bem desenvolvida, propondo o crescimento dos personagens e suas transformações.

Pesa contra o excesso de paixonite dos protagonistas. Acredito que um romance sempre caiba, mas girar tudo em torno disso empobrece o enredo.

Mas em termos de construção de mundo é tudo bem interessante e abre espaço para querer saber como a tudo vai continuar.

Merece a leitura e vale a experiência.