Revolução das plantas

Revolução das plantas Stefano Mancuso

Resenhas - Revolução das plantas

driesvansteen 24/03/2024

?!
Gostei! Embora eu sinta que que todo livro do Mancuso é feito pra ser o primeiro de quem lê ? y este é meu terceiro. Também embora tudo fique a desejar depois de ter lido Emanuele Coccia. Mas gostei! rs.

Irina.Alfonso 16/02/2024

A Revolução das Plantas
Galera? QUE LIVRO FODA!!!!!!!!
Esse livro é um ensaio de divulgação científica simplesmente FANTÁSTICO. Me fez mudar diversos pensamentos que eu tinha sobre as plantas. Ele vai nos mostrando como as plantas e os animais possuem caminhos evolutivos muito diferentes, mas que a inteligência de um não deve se sobrepor a outra. Assim, descubro que plantas tem memória e conseguem de certa forma até enxergar, descubro que existem plantas que conseguem se camuflar de outras plantas, dentre outras coisas fantásticas que nós nem imaginamos! Esse livro foi uma delícia de ler e eu me envolvi do início ao fim (para um livro de ensaio, isso é um milagre no meu caso!). Fiquei muito feliz e maravilhada com essa leitura! Acho que todos deveriam fazer.

Paulo.Vitor 06/11/2023

Sinceramente, o mundo precisa de mais livros dessa maneira, que, além de bem escrito, nos ensina um monte de coisa de uma maneira direta, simples e com diversos exemplos.
Em pouco mais de 150 páginas aprendemos que as plantas possuem memória, conseguem imitar outras plantas buscando proteção, possuem "parcerias" (mutualismos) com insetos, que elas conseguem se locomover, vemos também, que a ausência de um cérebro único e concentrado pode funcionar muito bem para nós, porém, para as plantas, é mais interessante que seja o mais fragmentado possível. Stefano Mancuso também nos faz olhar para o futuro, vendo nas plantas, soluções para problemas como o design de drones de coleta em outros planetas, soluções para arquitetura, para a falta de água e falta de comida.
Não é atoa que este livro foi um sucesso de venda, fazendo com que Mancuso escrevesse outros dois.
De todas as plantas comentadas, tivemos várias que são nativas do Brasil (dormideira e vitória régia, por exemplo), mas parece que ainda hoje existem pessoas que não se importam com a relevância e destaque que o Brasil tem quando falamos sobre fauna, ou com o potencial de utilização que Stefano nos apresenta.
Gostei muito da crítica cítrica e incisiva feita ao final do livro. Definitivamente recomendo a leitura, passa longe de ser um livro acadêmico com textos técnicos, mas também passa longe de ter uma visão simplista.
Paulo.Vitor 06/11/2023minha estante
que a ausência de um cérebro único e concentrado pode não funcionar muito bem para nós

Demasiado Humano 01/11/2023

Literalmente uma ode às plantas
Mancuso aborda a importância botânica na nossa vida, ele encara as plantas como seres que têm sua singular inteligência. O livro é lindo, promove um respeito pelas plantas que muito são desmerecidas em debates sociais, as tratando com menor importância. Quando encararmos esses seres vivos com devido respeito, vamos poder deslumbrar essa revolução.

CAcero5 18/10/2023

O futuro é o plantoide.
Se trata de um livro de leitura muito agradável, com informações desde o surgimento da agricultura até os atuais programas espaciais.

Recomendo fortemente a leitura.

CSK 27/09/2023

Leitura quase técnica, mas de uma escrita leve.
Mancuso usa as plantas como referência para possíveis inovações ligadas a robôs, arquitetura, sustentabilidade.
Bem interessante.

isa.dantas 16/09/2023

Um livro interessantíssimo e muito bem escrito que abre nossa imaginação para as possibilidades que estudar e compreender o funcionamento das plantas poderia nos dar. Stefano tem uma didática ótima para explicar as plantas e também tem senso de humor. Uma leitura leve, diferente e inspiradora. Curiosa para ler os outros títulos dele.

Gabriela 29/03/2023

Para pensar as plantas
Nesse livro, uma das coisas que Mancuso faz é mostrar como o estudo da vida das plantas pode impactar positivamente o desenvolvimento tecnológico: criação de robôs, desenvolvimento arquitetônico e até mesmo formas de cultivo no mar sem usar uma gota de água doce.

Todas essas inovações são acompanhadas de estudos bem elaborados a respeito das estruturas e características das plantas. São avaliadas a capacidade mimética, a manipulação química, o crescimento radicular etc. tudo isso visto como formas de melhorar a vida no planeta.

Sidney.Santana 04/01/2023

Gosto bastante de plantas então achei muito interessante. Gostei muito de saber sobre o movimento delas, algo que já havia percebido no cultivo das minhas, sobre suas peculiaridades e o potencial enorme de inspirar novas tecnologias

Laísa 26/08/2022

A revolução das plantas. Que livro meus amigxs. Em poucas páginas, Mancuso nos deixa mais encantados pelas plantas. A ideia de utilizar as plantas como referência para construção de robôs e prédios residenciais eficientes, e sustentáveis é genial.
O livro é interessante do início ao fim. Recomendo demais

pribt 31/05/2022

Li porque sou apaixonada por plantas
Li porque gosto muito de plantas e o livro agregou muitos conhecimentos, tanto em questões gerenciais, como nas relações tendo o cultivo, crescimento,desenvolvimento das plantas como exemplo. Questões como inteligência das plantas, expansão e adaptação de espécies para vida cotidiana, organizacional foram fantásticos.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/05/2022

Neste manifesto verde, entenda por que é uma boa ideia inspirar a arquitetura, a política e até exploração de outros planetas na biologia das plantas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571260344

Ariadne 27/02/2022

Bom livro, mas pouco crítico
Lido para a categoria "Livro de Biologia" para o Desafio Livrada! 2022.

A temática do livro é bastante interessante. O autor discorre sobre como as plantas são seres interessantes, inovadores, flexíveis e podem ajudar a humanidade a se inspirarem nelas para encontrar inovação em lugares inesperados como na fabricação de robôs de exploração espacial.

No geral o livro é bem escrito e serve como divulgação científica básica para quem não conhece bem a área de botânica, o que é meu caso. Mas algo passou a me irritar ali do meio para o fim da leitura: a falta de crítica em relação a descobertas e consequente registro de espécies de plantas por cientistas europeus em lugares como a América do Sul e o autor acreditar que a Terra consegue manter 10 bilhões de pessoas vivendo nela sem que seus recursos naturais explorados por elas acabem antes mesmo de atingirmos essa marca populacional. Acredita que falta uma crítica mais séria sob o sistema em que vivemos e que, se não for substituído vai levar ao colapso de tudo e a extinção inclusive das plantas.

Eduardo.Mathias 22/12/2021

A revolução das plantas é criada nas mentes, o mercado mata
O livro Revolução das plantas escrito por Stefano Mancuso, ganhador do prêmio galileu de escrita literária de divulgação científica 2018 é um apanhado de experimentos e estudos atuais de botânica explicados de maneira sucinta ao leitor
Todo projeto detalhado instiga o leitor, entramos num mundo de maravilhamento até chegar ao fim de cada capítulo e lermos: "num futuro será normal isso"/"Espera financiamento para funcionar"
Esse futuro algum dia chegará?
Não tenha a esperança do escritor, esse livro ao mesmo tempo que maravilha escancarar como o mercado nao está interessado em maravilhas.
O mercado quer apenas lucro.
Desanima a vida científica

Beatriz 16/11/2021

muito bom!
Leitura fluída, tranquila e bastante informativa. Construindo uma vitrine de exemplos sobre como a humanidade pode se espelhar no reino vegetal, Stefano Mancuso cria uma coleção de capítulos instigantes, baseados em situações que muitas vezes atravessam o dia-a-dia do leitor (seja retratando uma planta comumente encontrada ou exemplificando algum tipo de vegetal tradicional em diversas culinárias). Mantendo um ritmo único ao longo de toda trajetória, o texto te prende do início ao fim e definitivamente é curioso o bastante para se tornar um daqueles livros que a gente não cansa de recomendar aos amigos. muito bom!
João 17/11/2021minha estante
Hum... Me interessou