Revolução das plantas

Revolução das plantas Stefano Mancuso

Resenhas - Revolução das plantas

Hélio 31/05/2020

Um aula obrigatória de Botânica para todos
Mais que a sugestão de uma revolução, Mancuso - premiado pelo livro - devia se tornar leitura obrigatória. A criação de um pensamento que olha para as plantas com respeito, precisa começar mais cedo e devia ser possibilitado dentro do ambiente escolar. São tantas inspirações e soluções que a observação e o estudo da Botânica trazem para a sociedade como um todo, que a divulgação desse assunto merece destaque no debate de políticas mais sustentáveis para o mundo. E duvido que alguém conclua o livro e se mantenha indiferente às incríveis individualidades das plantas, depois de descobrir a Boquila trifoliolata!

Andre 27/03/2021

As plantas nos ajudaram a evoluir e ainda nos salvarão
Um livro empolgante sobre a adaptação das plantas e como elas podem nos ajudar a resolver infinitos problemas.
Stefano Mancuso, um pesquisador empolgado com a vida vegetal, conta de forma leve e curiosa como o funcionamento das plantas pode nos ajudar a resolver problemas complexos com simplicidade, funcionalidade e excelência!
Para quem curte ciência e divulgação, este livro é recomendadíssimo!

Diógenes Rafa 16/03/2021

Supreendente
Um livro que me chegou por acaso (chamou a atenção o título e sinopse) e que entrou na lista dos 10 livros que eu recomendaria a alguém.
Aprendi muito, e me fez querer aprender mais ainda.

Michele Boroh 01/03/2021

"Estado vegetativo" deixa de fazer qualquer sentido e chamar alguém de planta se transforma num tremendo elogio.

Da arquitetura à corrida espacial, influencer suprema é ela: dona botânica.
A revolução é potencialmente verde, sim.

O maior obstáculo, infelizmente, continua sendo aquela espécie que é limitada por (falta de) vontade própria.

Ariadne 27/02/2022

Bom livro, mas pouco crítico
Lido para a categoria "Livro de Biologia" para o Desafio Livrada! 2022.

A temática do livro é bastante interessante. O autor discorre sobre como as plantas são seres interessantes, inovadores, flexíveis e podem ajudar a humanidade a se inspirarem nelas para encontrar inovação em lugares inesperados como na fabricação de robôs de exploração espacial.

No geral o livro é bem escrito e serve como divulgação científica básica para quem não conhece bem a área de botânica, o que é meu caso. Mas algo passou a me irritar ali do meio para o fim da leitura: a falta de crítica em relação a descobertas e consequente registro de espécies de plantas por cientistas europeus em lugares como a América do Sul e o autor acreditar que a Terra consegue manter 10 bilhões de pessoas vivendo nela sem que seus recursos naturais explorados por elas acabem antes mesmo de atingirmos essa marca populacional. Acredita que falta uma crítica mais séria sob o sistema em que vivemos e que, se não for substituído vai levar ao colapso de tudo e a extinção inclusive das plantas.

Ana Rabelo 07/08/2020

Divulgação científica de primeira
Adoro ler livros de cientistas apaixonados pelo seu objeto de estudo. Stefano Mancuso nos apresenta as fantásticas habilidades das plantas. Seres que geralmente são deixados de lado quando falaram sobre inteligência e adaptabilidade ganham a cena. Recomendo.

gcaldas2 01/03/2021

Plantas são seres incríveis
Revolução das plantas mostra como as plantas são seres incríveis e únicos em nossa vida. Stefano Mancuso discorre vários exemplos sobre curiosidades e usos diretos das plantas em problemas de escala mundial. Espero que um dia as ideias apresentadas pelo autor sejam consolidadas em grande escala.

Este livro é uma aula de botânica e só aumentou meu fascínio pelas plantas.

Lendo no mato 12/04/2021

?A real importância das plantas para a vida humana?
E assim, com essa frase do post começa esse livro do fundador da neurobiologia vegetal, o italiano Stefano Mancuso.
Bom, na verdade o livro começa com o prefácio assinado pelo Sidarta Ribeiro. O que complica ainda mais as coisas na hora de fazer uma resenha. Difícil resenhar com um prefácio desses, que nada mais é que uma quase resenha. ????

Enfim, em Revolução das Plantas, Mancuso traz ao leitor as maravilhas do ser vegetal. Seus anos de pesquisa são aqui condensados para jogar na nossa cara que devemos prestar mais atenção nas plantas. Ele nos mostra como as plantas poderiam, e muito, ser mais utilizadas como inspiração para as nossas inovações tecnológicas.

Em cada capítulo ele vai destrinchando o porque que as plantas são tão sensacionais e como essas ?sensacionalidades? poderiam ser utilizadas de forma a pluralizar a forma de se pensar a tecnologia no mundo. E fora dele.

No primeiro capítulo ele já conquista o leitor/amante da natureza dentro de todos nós ao relatar a capacidade de memória das plantas mesmo na ausência de um órgão central como o cérebro e de como isso pode ser algo positivo. Nunca mais verei a Mimosa pudica, a nostálgica dormideira, como antes. ? Outro capítulo inesquecível para mim será o terceiro, quando ele fala da arte da mimese e relata sobre uma planta andina, a Boquila trifoliata, que é uma trepadeira capaz de mimetizar o formato da folha da planta que ela estiver em cima. E ela pode mimetizar até 3 plantas simultaneamente!! ? Já no quinto capítulo ele fala como as plantas podem ?escravizar? insetos e outros animais ao seu bel prazer. Ele cita o caso das acácias com as formigas. ?

Uma funcionalidade que permeia todo o livro, é a possibilidade de uma tecnologia baseada na vida vegetal servir como inspiração para tecnologias espaciais. São vários os relatos de pesquisas nesse sentido. Essa questão me fez até relembrar do filme e começar a ler ?Perdido em Marte?. Com certeza essa história deve ter sido uma epifania para os pesquisadores da área.

Vale muito a pena a leitura!! ?

Perigor 16/04/2021

Bioinspiração!
Tem resenha no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/CNpmr4iHMEr/?utm_source=ig_web_copy_link

Beatriz 16/11/2021

muito bom!
Leitura fluída, tranquila e bastante informativa. Construindo uma vitrine de exemplos sobre como a humanidade pode se espelhar no reino vegetal, Stefano Mancuso cria uma coleção de capítulos instigantes, baseados em situações que muitas vezes atravessam o dia-a-dia do leitor (seja retratando uma planta comumente encontrada ou exemplificando algum tipo de vegetal tradicional em diversas culinárias). Mantendo um ritmo único ao longo de toda trajetória, o texto te prende do início ao fim e definitivamente é curioso o bastante para se tornar um daqueles livros que a gente não cansa de recomendar aos amigos. muito bom!
João 17/11/2021minha estante
Hum... Me interessou

pribt 31/05/2022

Li porque sou apaixonada por plantas
Li porque gosto muito de plantas e o livro agregou muitos conhecimentos, tanto em questões gerenciais, como nas relações tendo o cultivo, crescimento,desenvolvimento das plantas como exemplo. Questões como inteligência das plantas, expansão e adaptação de espécies para vida cotidiana, organizacional foram fantásticos.

Lucy 01/10/2020

Um novo mundo
Daria 6 estrelas para esse livro, escrito pelo fundador da neurobiologia vegetal, que fala com tanto humor, ironia (amo) e inteligência sobre sua paixão. O livro é repleto de curiosidades interessantes e passeia por tantas possibilidades que as plantas trazem, inspirando artefatos espaciais, soluções arquitetônicas e nos relembrando como elas são altamente refinadas, estratégicas e essenciais.

Estamos tão acostumados a tratá-las com indiferença, sendo que são um exemplo incrível de evolução.

Um mundo novo se abriu pra mim nesse livro, adorei muito ??

isa.dantas 16/09/2023

Um livro interessantíssimo e muito bem escrito que abre nossa imaginação para as possibilidades que estudar e compreender o funcionamento das plantas poderia nos dar. Stefano tem uma didática ótima para explicar as plantas e também tem senso de humor. Uma leitura leve, diferente e inspiradora. Curiosa para ler os outros títulos dele.

Jessica 11/08/2021

A discussão sobre as capacidades das plantas é boa. É de explodir a cabeça pensar na trama de comunicação das plantas, que normalmente subestimamos. Mas a solução proposta pelo autor para o colapso ambiental não resolve, só agrava, faz parte do problema.

Sidney.Santana 04/01/2023

Gosto bastante de plantas então achei muito interessante. Gostei muito de saber sobre o movimento delas, algo que já havia percebido no cultivo das minhas, sobre suas peculiaridades e o potencial enorme de inspirar novas tecnologias