Melancia

Compartilhe

Resenhas - Melancia

Catarina 11/02/2019

Decepcionante e problemático
Melancia faz parte da primeira caixa do Clube da Carina, e não posso negar que não me animou muito ver esse livro nela, mesmo com a edição impecável que foi escolhida para a caixa. Mas, apesar de ter baixas expectativas, resolvi dar uma chance, afinal, eu estava super animada com a chegada da caixa. Como já disse, a edição em capa dura é maravilhosa. Não tenho do que reclamar quanto a isso.
Tive uma agradável surpresa ao começar o livro. Ele traz uma mulher, Claire, que acaba de dar à luz à primeira filha e é deixada por seu marido, James. O livro retratou muito bem o sofrimento dela, passando pelos estágios de sua dor e mostrando uma mulher real e fácil de se identificar. Mas com a sua superação começaram os problemas. Primeiro que para se recuperar, ela precisou perder peso antes. Comendo pouco e começando a se exercitar, ela perdeu o peso ganho com a gravidez, e assim começou a ser vista e se sentir bonita de novo. A típica recuperação da mulher gorda a partir da perda de peso, como se ser gorda fosse sinônimo de ser infeliz. É um componente antigo desse tipo de enredo, e pelo livro não ser novo, eu deixei passar. Mas esse não é, nem de longe, o único problema nele.
O romance desse livro não é nada do que é prometido. Para mim, foi forçado do começo ao fim. Em um capítulo, Claire chora por James e relembra seus bons momentos com ele com saudade, e no seguinte ela pensa no outro rapaz, Adam, e no quanto ele é lindo e como ela o quer em sua cama. A personagem acaba se tornando hipócrita aos meus olhos e tudo isso de seguir em frente com outra pessoa não me convenceu. Para mim, não foi bem feito. E além disso, Claire conhece Adam pensando que ele é namorado ou pelo menos interesse amoroso de sua irmã, Helen. Mas vai para cima dele mesmo assim. O que me fez perder a simpatia que tinha criado por ela e pensar que tipo de pessoa faz esse tipo de coisa com a própria irmã. Não que ela seja a melhor pessoa do mundo. Helen é mimada e, na minha opinião, irritante e simplesmente detestável. Mas isso não justifica as ações de Claire.
Adam parece ser uma boa pessoa, mas Claire o trata como lixo, e eu não consegui achar o envolvimento deles romântico. Literalmente no último capítulo, um passado triste e complicado lhe é dado, que, para mim, se não tivesse sido colocado no livro, não mudaria nada nele. Foi uma adição sem impacto, que só serviu para puxar o final e pareceu uma tentativa falha de tornar o personagem mais profundo. Na minha opinião, Adam merecia algo melhor.
E outra coisa que me incomodou, talvez mais do que deveria, são as inúmeras "piadas" com lésbicas. Fiquei extremamente incomodada ao vê-la comparar o choque de ver um casal lésbico ao de ver sexo com animais ou cadáveres, entre outras "piadas" infelizes que me deixaram extremamente desconfortável. Me pergunto se exagerei ao me incomodar tanto, mas não consegui evitar. O que pode ter passado batido para muitos ou até perdoado pela época em questão, que o livro se passa e foi publicado, me incomodou demais, principalmente porque esse tipo de piada é completamente desnecessário.
Em geral, Melancia foi decepcionante. Com um romance fraco e forçado, personagens de pouco carisma e trechos desnecessários, a boa escrita de Marian Keyes acaba apagada pelos inúmeros parágrafos desnecessários, que pareceram inseridos apenas para aumentar o número de páginas do livro. A dor bem retratada de Claire não é suficiente para salvar todo o resto do livro, que decaiu cada vez mais. Apesar de ter pontos positivos, eu certamente não o recomendo para ninguém.

site: https://www.instagram.com/bookishmorning

Biblioteca Álvaro Guerra 06/02/2019

Melancia é um romance sobre sobrevivência e a arte de manter o bom humor mesmo diante das circunstâncias mais adversas Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar um caso com a vizinha, Claire Walsh se resume a um coração partido e um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia. Não tendo nada melhor em vista, ela volta a morar com sua excêntrica família. Depois de muitos dias em depressão, Claire decide avaliar os prós e contras do casamento, e começa a se sentir bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788577990498

Lê Tavares 31/01/2019

Um pouquinho de drama e bastante humor
Eu, como muitas pessoas, comecei esse livro com a ideia de que ele me faria rir o tempo todo. Não é bem assim. O livro conta uma história dramática, de uma mulher abandonada pelo marido com uma filha recém-nascida nos braços. A parte legal é que ela é contada de uma maneira leve, com bastante humor. Em diversos pontos, me identifiquei com a personagem. Afinal, quem nunca riu de algo triste, só pra não chorar?
Concordo com alguns comentários que dizem que ela pensa demais nos homens e se coloca em segundo plano, mas seria ilusão pensar que esse tipo de personalidade é uma invenção da autora. Todos temos defeitos, assim como a Clare tem os dela.
Em resumo, considero um bom livro. Recomendo para quem quer ler uma história triste, sem sentir vontade de dar uma pausa para chorar.

Bela Cris 30/01/2019

Uma conversa entre amigas
A escrita clara, fluida e simples, praticamente um diálogo entre amigas com direito a confissões picantes e tudo mais são características que retratam muito bem o livro Melancia. É certo que às vezes os monólogos se tornam arrastados e cansativos, mas no geral é um livro de leitura fácil, com temática leve que nos faz crer em "príncipes encantados" modernos (com bebês a tiracolo?).

maria 20/01/2019

Engraçado,empático e reflexivo.
EU SIMPLESMENTE AMEI ESSE LIVRO! Morri de rir em grande parte do livro.
A sinopse já representa em qual cenário o livro desenrola e esse deserolar foi épico! Pra mim,a autora e,principalmente,a tradutora,foram perfeitas em construir uma história cativante e real,em grande parte.
Confesso que durante a leitura muitas vezes pensava com a Claire,em "decidir" junto com ela o que ela devia fazer e sentia a frustração e desespero dela também.
Você sente na pele o que colocar sua integridade em jogo.
Acho que o "final feliz" da história foi válido e bem construído!
Eu,sendo uma pessoa que detesto clichês melosos,amei a visão da personagem emcima das cenas clichês em que "ela própria" vivenciava.A personagem dá um toque de humor e ironia à esses tipos de cenas que não tem como o leitor não se identificar.
Enfim,recomendo muitíssimo! O livro é épico,épico :)

Dani 16/12/2018

Melancia - As Irmãs Walsh # 01
Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa.

Claire está quase nos trinta anos e vê sua vida perfeita, que era composta pelo casamento feliz com um marido atencioso, uma boa situação financeira e a ideia da chegada do primeiro filho, se tornar ruínas, sem poder fazer nada.
Seu marido não só decide abandoná-la quando ela enfim dá a luz, como também admite que o motivo é o caso que vem tendo com uma conhecida. Abalada, ela decide então pegar sua filha recém nascida e voltar para sua terra natal, onde poderá contar com o apoio de sua família - incluindo suas excêntricas irmãs - para tentar reconstruir sua vida.
Esse é um daqueles livros bem gostosos de ler, com uma narrativa muito envolvente e divertida mesmo. Melancia é grandinho, com suas 490 páginas, mas passa super rápido pois em momento algum se torna cansativo. Me surpreendi, de uma forma tanto positiva como de causar espanto mesmo, sobre como a autora pode trazer uma escrita tão irônica, pendendo até para o humor negro.
A estória - esse conflito sobre o casamento de Claire - não se desenvolve de forma rápida, para falar a verdade. Demora um tempão para essa parte evoluir (como, por exemplo, para enfim chegar a parte em que o marido dela pede para reatarem o casamento e ela, então, dar o suposto troco que a sinopse propõe), porém o livro vai prendendo pela narrativa e a caracterização dos personagens que vão surgindo, trazendo conflitos menores.
A família de Claire é muito divertida mesmo de se acompanhar, onde cada um tem uma personalidade estranha e forte. Isso, aliás, me deixou muito animada para ler os outros livros da série, que trazem em cada volume o foco para uma das irmãs Walsh.
Sobre o que comentei antes, do enredo desse livro causar revolta... Sabe aquelas novelas ótimas e envolventes, mas que ao mesmo tempo dão uma raiva imensa? Tanta injustiça, pessoas más e coisas assim. Melancia me deu esse sentimento, onde curti muito tudo ali, mas ao mesmo tempo ficava muito irritada mesmo, por causa de certo personagem (que você deve saber quem é...). Passei muita raiva lendo essa pessoa falar tanto absurdo, por isso recomendo essa leitura com um chá de camomila do lado. Sei lá.

site: http://blueunendlichkeit.blogspot.com/2018/12/melancia-as-irmas-walsh-01.html

Valeria 23/11/2018

nunca passei tanta aflicao na minha vida

Polly @blogmadrugadaliteraria 07/11/2018

Melancia: uma mulher em des(RE)construção!
Melancia conta a história de Claire, mamãe de primeira viagem, que vê o dia que era para ser o mais importante da sua vida, o dia do nascimento de sua filha, se tornar uma verdadeira história de terror: seu marido anuncia, ainda na maternidade, que está apaixonado por outra mulher e que irá abandoná-las.

A partir dessa situação, vemos as dificuldades enfrentadas por Claire com todas as novidades da maternidade e sua superação por ser abandonada em um momento tão delicado pelo “amor de sua vida”. E claro, como em toda boa comédia romântica, Melancia tem muito romance e muito bom humor, apesar dos pesares.

Confesso que esse tipo de leitura não faz muito meu estilo, mas devo admitir que o livro não é ruim. Pelo contrário, é gostosinho de ler, te faz rir e se divertir, esquecer dos problemas da vida, sabe? Também é cheio de frases que são verdadeiros conselhos pra vida, mas, ainda assim, eu preferiria muito mais ver essa história em formato de filme de sessão da tarde. Dá pra entender? (por falar nisso, tem adaptação? Alguém sabe?).

Outra coisa que não dá para deixar passar em branco é o fato de a Claire ser uma protagonista que torra a paciência do leitor. É normal que ela esteja deprimida por causa de toda a situação, mas a Claire tem uma autoestima baixíssima e é manipulada por quase todo o livro pelo ex-marido, demora para ela libertar-se da ideia de homem perfeito. Além disso, ela tem opiniões bem controvérsias sobre aparência física, como, por exemplo, “pessoas anoréxicas são sortudas por não sentirem fome e não engordarem, como consequência”. Cara, doença não é legal de jeito nenhum. Mas garanto que, no final, as atitudes da Claire compensam todas essas coisas.

Outro fato que incomodou no começo do livro, mas que, depois, meio que foi o toque de mestre da autora, foi o não desenvolvimento das orações no livro. Havia parágrafos seguidos com uma só frase, uma só palavra até. Mas isso só acontece na fase bem deprê da Claire, e autora usa isso (acredito) para “ilustrar” a tristeza da personagem. Quem já passou por uma depressão sabe o quanto as coisas parecem definitivas e cheias de pontos finais nesse momento da vida, simplesmente nada se desenvolve. Mas, à medida que a Claire vai melhorando, sua vida vai se desenvolvendo e as orações do texto também!

Enfim, Melancia é um livro leve e cheio de bom humor, ideal para nos tirar de ressacas literárias. Se você gosta desse estilo de leitura, com certeza vai gostar desse livro!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2018/11/melancia-uma-mulher-em-desreconstrucao.html

juulianneee 12/11/2018minha estante
Gostei muito da sua resenha, espero gostar!!
E como você mesma disse: só preciso enxergar por outra perspectiva kk

Amanda.Macieira 06/11/2018

Bom
Não surpreende.

Eve 18/10/2018

Muito divertido!

Ally 11/10/2018

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Melancia é o primeiro livro da série da família Walsh (Férias! é o segundo) e eu como boa chata não quis ler a saga fora de ordem, então, coloquei às pressas Melancia na TBR, pra poder seguir em ordem as aventuras desses personagens.
Descrito como uma espécie de "Bridget Jones irlandês", Melancia só serviu pra provar dois pontos pra mim: a) chick lit é um gênero que ou amo muito ou simplesmente odeio; b) nem sempre o que todo mundo ama pode me agradar.

Desde que ouvi falar desses livros, eles nunca haviam me chamado a atenção. Nem as capas, nem os títulos, nem as sinopses, mas, aquele lado mais otimista dentro de mim esperava no mínimo dar algumas risadas, afinal, Marian Keyes é amada por tantos leitores!
Ok, houveram partes até divertidinhas, mas no geral, Melancia foi uma leitura arrastada, longa demais e sem graça ao extremo.
A protagonista aqui será Claire Walsh, uma jovem mãe que é abandonada pelo marido justamente no dia em que acabou de dar à luz à filha deles, Kate. Sem saber o que fazer, Claire parte rumo à Dublin, na Irlanda, para passar uma temporada na casa dos pais e assim, quem sabe, superar essa fase negra. Obviamente, o caminho será cheio de espinhos. Claire deverá amadurecer, lidar com o fracasso do casamento, cuidar de um bebê e, quem sabe, refazer sua vida.

Eu queria demais uma protagonista mais bem resolvida. Claire é tão insegura, fraca, volúvel, manipulável e apática que foi difícil até mesmo torcer por ela. Talvez estejamos mal acostumados como leitores, sempre lendo sobre garotas fortes, que desafiam reinos e impérios e se descobrem poderosíssimas. Sim, talvez seja eu que esteja mal acostumada. Mas a verdade é que suportar mais de 400 páginas com uma protagonista que se lamenta e se compadece de si mesma o tempo todo foi um martírio total.
Claire é tola, carente. É aquele tipo de personagem sem nenhum amor próprio e que faz o leitor sentir apenas pena.

Além dela, me estressei até o infinito com os personagens secundários. Vejamos bem, a tal família Walsh pode até ser engraçadinha quando quer, mas na maior das vezes os personagens me pareceram pedantes e forçados, egoístas e insensíveis, especialmente Helen, a irmãzinha mais nova e Mamãe Walsh, a matriarca da família que passa parte da história tentando convencer sua filha à voltar para o marido infiel e "salvar o casamento" porque afinal de contas "eles tem uma filha e a mulher deve ficar com o marido porque ele é o "pai" da criança" (ainda que o tal marido seja um lixo de pessoa!!).
Eu sei que isso é ficção e que não há razão pra se estressar com uma opinião como essa, mas falando sério, não consigo não me incomodar com isso.
A maneira como a mãe quer literalmente "empurrar" a filha de volta para um casamento arruinado é patética, triste, um mal exemplo para leitores e para mulheres. Entendo que Marian Keyes quis retratar uma senhora, de outra geração, com valores mais antiquados, porém, por mais que quisesse agregar realismo, a situação toda foi ridícula e me fez ter vontade de abandonar a leitura.

A narrativa de Keyes é como caminhar no deserto em dia quente: cansativa, exaustiva e sem surpresas. A autora divaga demais! Pela história desse livro, 250 páginas bastariam. Mas o livro tem mais de 400 páginas da mais pura enrolação.
A autora às vezes está num ponto da trama e simplesmente pausa tudo pra começar a divagar, a tecer exemplos e detalhes, como se fosse a personagem debatendo-se consigo mesma. Era cansativo porque a autora saía completamente do contexto onde estava e ficava por vários parágrafos citando outras coisas e aí, de repente, parecia se lembrar do que estava contando e, do nada, recomeçava do ponto onde havia se perdido. Esse tipo de situação acontece demais em Melancia e cansa o leitor, me fez inclusive pular parágrafos porque eu já não aguentava mais tanta reflexão.

Um livro chato, basicamente. Me desculpem, mas é isso. Quando penso nessa leitura não há mais nada à dizer pois em mim só deixou a sensação de ter em mãos um livro que poderia ter sido bem legal, mas vai perdendo pontos em cada capítulo, até se tornar uma decepção na minha estante.
O fato de ter sido frustrante pra mim, não significa que vá ser frustrante para os outros milhões de leitores Brasil afora. Livros acompanham momentos e às vezes estamos em um momento onde esse tipo de leitura é o que precisamos. Por isso, antes de simplesmente riscar o livro da lista, pense bem, e se ele realmente te atraiu vá em frente, pode ser que pra você ele funcione e eu vou adorar escutar uma opinião diferente, que pode inclusive me ajudar à enxergar certos bons pontos que talvez pra mim tenham passado despercebidos.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2018/08/review-232-melancia-walsh-family-1.html

viquess 21/08/2018

Lembrete para uma mente esquecida.
Este livro conta a história de Claire, gravida e frágil, foi abandonada pelo marido no dia do parto da criança, vai morar com os pais com a sua filha "linda", demora um tempo para ela superar o drama todo, mas no fim tudo fica bem.