Melancia

Melancia Marian Keyes

Compartilhe

Resenhas - Melancia

Ally 11/10/2018

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Melancia é o primeiro livro da série da família Walsh (Férias! é o segundo) e eu como boa chata não quis ler a saga fora de ordem, então, coloquei às pressas Melancia na TBR, pra poder seguir em ordem as aventuras desses personagens.
Descrito como uma espécie de "Bridget Jones irlandês", Melancia só serviu pra provar dois pontos pra mim: a) chick lit é um gênero que ou amo muito ou simplesmente odeio; b) nem sempre o que todo mundo ama pode me agradar.

Desde que ouvi falar desses livros, eles nunca haviam me chamado a atenção. Nem as capas, nem os títulos, nem as sinopses, mas, aquele lado mais otimista dentro de mim esperava no mínimo dar algumas risadas, afinal, Marian Keyes é amada por tantos leitores!
Ok, houveram partes até divertidinhas, mas no geral, Melancia foi uma leitura arrastada, longa demais e sem graça ao extremo.
A protagonista aqui será Claire Walsh, uma jovem mãe que é abandonada pelo marido justamente no dia em que acabou de dar à luz à filha deles, Kate. Sem saber o que fazer, Claire parte rumo à Dublin, na Irlanda, para passar uma temporada na casa dos pais e assim, quem sabe, superar essa fase negra. Obviamente, o caminho será cheio de espinhos. Claire deverá amadurecer, lidar com o fracasso do casamento, cuidar de um bebê e, quem sabe, refazer sua vida.

Eu queria demais uma protagonista mais bem resolvida. Claire é tão insegura, fraca, volúvel, manipulável e apática que foi difícil até mesmo torcer por ela. Talvez estejamos mal acostumados como leitores, sempre lendo sobre garotas fortes, que desafiam reinos e impérios e se descobrem poderosíssimas. Sim, talvez seja eu que esteja mal acostumada. Mas a verdade é que suportar mais de 400 páginas com uma protagonista que se lamenta e se compadece de si mesma o tempo todo foi um martírio total.
Claire é tola, carente. É aquele tipo de personagem sem nenhum amor próprio e que faz o leitor sentir apenas pena.

Além dela, me estressei até o infinito com os personagens secundários. Vejamos bem, a tal família Walsh pode até ser engraçadinha quando quer, mas na maior das vezes os personagens me pareceram pedantes e forçados, egoístas e insensíveis, especialmente Helen, a irmãzinha mais nova e Mamãe Walsh, a matriarca da família que passa parte da história tentando convencer sua filha à voltar para o marido infiel e "salvar o casamento" porque afinal de contas "eles tem uma filha e a mulher deve ficar com o marido porque ele é o "pai" da criança" (ainda que o tal marido seja um lixo de pessoa!!).
Eu sei que isso é ficção e que não há razão pra se estressar com uma opinião como essa, mas falando sério, não consigo não me incomodar com isso.
A maneira como a mãe quer literalmente "empurrar" a filha de volta para um casamento arruinado é patética, triste, um mal exemplo para leitores e para mulheres. Entendo que Marian Keyes quis retratar uma senhora, de outra geração, com valores mais antiquados, porém, por mais que quisesse agregar realismo, a situação toda foi ridícula e me fez ter vontade de abandonar a leitura.

A narrativa de Keyes é como caminhar no deserto em dia quente: cansativa, exaustiva e sem surpresas. A autora divaga demais! Pela história desse livro, 250 páginas bastariam. Mas o livro tem mais de 400 páginas da mais pura enrolação.
A autora às vezes está num ponto da trama e simplesmente pausa tudo pra começar a divagar, a tecer exemplos e detalhes, como se fosse a personagem debatendo-se consigo mesma. Era cansativo porque a autora saía completamente do contexto onde estava e ficava por vários parágrafos citando outras coisas e aí, de repente, parecia se lembrar do que estava contando e, do nada, recomeçava do ponto onde havia se perdido. Esse tipo de situação acontece demais em Melancia e cansa o leitor, me fez inclusive pular parágrafos porque eu já não aguentava mais tanta reflexão.

Um livro chato, basicamente. Me desculpem, mas é isso. Quando penso nessa leitura não há mais nada à dizer pois em mim só deixou a sensação de ter em mãos um livro que poderia ter sido bem legal, mas vai perdendo pontos em cada capítulo, até se tornar uma decepção na minha estante.
O fato de ter sido frustrante pra mim, não significa que vá ser frustrante para os outros milhões de leitores Brasil afora. Livros acompanham momentos e às vezes estamos em um momento onde esse tipo de leitura é o que precisamos. Por isso, antes de simplesmente riscar o livro da lista, pense bem, e se ele realmente te atraiu vá em frente, pode ser que pra você ele funcione e eu vou adorar escutar uma opinião diferente, que pode inclusive me ajudar à enxergar certos bons pontos que talvez pra mim tenham passado despercebidos.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2018/08/review-232-melancia-walsh-family-1.html

viquess 21/08/2018

Lembrete para uma mente esquecida.
Este livro conta a história de Claire, gravida e frágil, foi abandonada pelo marido no dia do parto da criança, vai morar com os pais com a sua filha "linda", demora um tempo para ela superar o drama todo, mas no fim tudo fica bem.

Patricia.Souza 06/08/2018

Melancia
No começo achei um livro fofo e até engraçado, mas ao looooooongo da leitura vc vê que não sai do lugar, fica um pouco confuso, muito obvio, sem emoção... Foi infelizmente uma perca de tempo...

Elisa.Gelsdorf 06/07/2018

Leve... demais!
Achei, sucintamente, que foram abordados assuntos muito sérios de forma muito infantil e superficial. Era pra soar "de forma humorada". Não achei humorado, achei superficial, como se estivesse falando alguém que não conhece os assuntos. Não gostei.

Paty 12/06/2018

Abandonei
Não consegui prosseguir com a leitura. Além de não prender a atenção, a escrita é muito infantil.

Iza 17/05/2018

Hilário
Esse era o único livro das irmãs Walsh que estava pendente e, que livro! Amo as histórias da Marian e Melancia me surpreendeu muito.
Claire é abandonado por seu marido assim que dá a luz a sua primeira filha, kate. Ao voltar a morar com a mãe, a personagem passa por muitos momentos de fossa onde se entrega a bebida e deseja desesperadamente que James ligue dizendo que a ama e se arrepende do que fez. Ao longo da história, Claire reaprende a conviver com sua família e tem tempo suficiente para repensar em seu casamento e sua falta de amor próprio.
Por causa de uma paquera inocente, ela reaprende a se amar e descobre o quanto pode ser forte e decidida. E quando James finalmente vai atrás dela, ela descobre que nada era do jeito que ela pensou.
Momentos hilarios acontecem durante suas discussões com suas irmãs ou com James que tenta desesperadamente convencer Claire de que a culpa foi dela por ele ter tido um caso.

Nay 16/05/2018

Eu tentei
Eu gostei da historia mas achei que a escrita da autora divaga demais em varios momentos. Eu nao consegui ler os outros livros da serie exatamente por isso. Sabe quando voce ta ouvindo uma caso de uma amigo que começa a falar demais e nao chega ao ponto? Pois é senti isso em muitos momentos da leitura. Foram linhas e linhas de assuntos sem importância ou relevância para a historia, tentei ler os outros títulos mas vi isso como um padrão na escrita e desisti. Nao deu infelizmente
Daia 03/06/2018minha estante
Senti exatamente o mesmo, e então, me cansava da leitura. Demorei meses para terminá-lo. Não deixa de ser bom, porém algumas vezes não me prendia.

Karen Kadus 14/05/2018

O livro inicia quando James - seu marido e pai do bebê - a surpreende na maternidade dizendo que não quer mais nada com ela. Daí para frente acompanhamos a história de Claire, uma "mãe solteira" que conta com a ajuda da familia nada normal para superar o relacionamento.

É um livro muito bom, com personagens e situações super engraçadas. Apareceu exatamente no momento em que eu precisava ler um livro assim e ocasionalmente acabei amadurecendo um pouco junto da Claire.

Menina com Livros (Nelly) 12/05/2018

História boa. O tema é abordado dum jeito descontraído. Os personagens são engraçadíssimos.
Um livro onde 'dar a volta por cima' torna-se ser uma jornada cheia de bom humor e a maternidade apresenta seu lado cômico.
O único ponto negativo são os trechos em que a autora divagou demais. Um pouco de “desperdício de palavras”. No entanto, nada que prejudique o desempenho da história.

Aline.Braga 24/04/2018

Amei
Acredite .
Comprei o livro pela capa .Não sabia o certo que gênero pertencia.
Meu primeiro livro de romance.
Eu li já tem mais de cinco anos que li.
Simplesmente.... bom de mais .
Angelina.Lima 28/04/2018minha estante
Olá , você sabe me dizer se ele tem continuação?
Eu comecei a ler, mas acabei parando...
Obrigada!!!