Melancia

Melancia Marian Keyes

Resenhas - Melancia

Thially Colino 13/09/2023minha estante
tu me convenceu a ler, tenho há uns cinco anos na estante!

ryanfenunes 04/08/2023

POR QUE LER "MELANCIA"?
Marian Keyes tem uma escrita que me prende desde o começo. Ela tem um jeito específico de escrever, de contar uma história, que me deixa completamente em êxtase. Me inspiro, me vejo, me relaciono muito bem com essas comédias românticas que nos fazem tirar o ar de tanta paixão que a narrativa traz.

Basicamente em Melancia, há uma mulher (Claire) que levou um ?pé na bunda? de seu marido depois de um parto. Ela parte para a casa de seus pais. Lá ela, se descobre, se redescobre e nos faz conhecer essa família tão engraçada e maravilhosa. Entre choros, risadas e momentos de surtos, ela vai se entendendo, superando e até conhecendo outra (s) pessoa (s)...

Fui com uma expectativa alta. Pois ?SUSHI? é o meu livro favorito até hoje! Mas, é totalmente diferente. Você se encanta pelas irmãs Anna e Helen, a mãe, o pai, odeia James, mas mesmo assim, há algumas partes que ficam maçantes.

A narrativa é boa, é gostosa de ler e de imaginar. Pra se prender passando horas lendo, É MARAVILHOSO. Mas, acabei esperando demais. Achei com pouco conteúdo, assuntos em aberto e com uma construção não muito agradável para quem gosta de detalhes.

Mas, enfim, um bom livro para se ler em qualquer idade.

Nanatrib 26/07/2023

Reli
Gente, eu li esse livro quando adolescente e foi o auge, amei assim de paixão. Aí eu li agora novamente? descobri que já não sou adolescente pq não é isso tudo.
@eusara.lees 29/07/2023minha estante
KKKKKKKKK eu nessa vida, li novamente e me decepcionei

Natalie.Calderini 25/07/2023

Dentre os romances que parei para ler nas férias, esse foi o mais adulto. A narrativa e escrita são mais maduras, mas entendo que a prosa da autora não é de agrado geral. Me identifiquei com a protagonista/narradora, sou tão prolixa quanto ela.

CynthiaPeace 24/07/2023

"Gata, o que você precisa é de terapia"
Esse é o clássico livro de romance água com açúcar cheio de um alívio cômico no mínimo duvidoso na maior parte do tempo. Alguns acontecimentos dessa história me faziam pensar que eu tava lendo alguns tipo de roteiro pra novela mexicana. Mas até aí tudo bem, não comecei a ler esperando uma obra prima que fosse revolucionar a minha vida. O que eu não esperava era uma protagonista com ideias tão erradas e, pior ainda, uma narrativa que praticamente confirma essas ideias (o clássico "minha vida estava uma bosta até esse cara incrível aparecer"). Então, se a intenção era retratar a protagonista como uma mulher forte, na minha opinião, falhou miseravelmente.

Em resumo, foi um livro rápido de ler e até engracadinho em alguns momentos, mas o desenvolvimento dos personagens foi bem pobre e a história como um todo não me passou nenhuma boa mensagem (a não ser o fato de eu ser mais grata agora pela existência da minha terapeuta, pq eu não ia me aguentar pensando como a Claire).
Enfim, se me verem lendo os próximos livros dessa série pode ter certeza que foi divida de jogo.

Gislene.Batalha 17/07/2023

Melancia
Claire ,após o nascimento de sua filha ,ainda no hospital seu marido termina com o casamento deles.
Voltando a morar com os pais, depressiva, nervosa, irritada. Até que conhece Adam, amigo de sua irmã.
Em meio a situações dramáticas, nos oferece boas risadas.

Ceecii 10/07/2023minha estante
Concordo. Por vezes pensei em abandonar também. Se era pra ser uma comédia dramática falhou miseravelmente.

Alessandra 08/07/2023

É ruim, mas eu gostei
Esse livro me estressou, mas eu ri, eu achei divertido eu achei que tratou a questão razoavelmente bem e eu gosto da Marian Keyes, apesar de que poderia fazer uma lista de defeitos dos livros dela. Não é um livro booooooom, mas é bonzinho. Funciona com quem gosta dos livros dela.

Thayna Cursino 08/07/2023

Passei boa parte do tempo empolgada com a leitura, gostei da protagonista Claire e do fato de ela ter uma personalidade bem definida. A família Walsh é muito doida e engraçada, foi um alivio cômico para o livro. Acho que nunca odiei tanto um homem igual odiei o James, marido da Claire, que homem repugnante. O livro possui bastante falas gordofóbicas e algumas outras problemáticas, e não é algo pontual, se repete várias vezes durante a leitura. Os monólogos da Claire eram um pouco exagerados, o livro poderia ter 100 páginas a menos sem nenhum problema. O Adam é o típico homem escrito por mulher, nunca vi um homem se comportar da maneira como o Adam se comporta, mas ele é apaixonante de qualquer forma. Matei minha curiosidade adolescente de ler esse livro.

Fernanda631 05/07/2023

Melancia (As Irmãs Walsh #1)
Melancia (As Irmãs Walsh #1) foi escrito por Marian Keyes e foi publicado em 1995.
Nesse primeiro livro da Série Família Walsh conhecemos a primeira filha Walsh: Claire, uma mulher de 29 anos, formada em Inglês (acredito que não traduziram para Letras), irlandesa mas que deixou seu país há 7 anos para tentar uma vida melhor em Londres, e casada com James há 3 anos. Tudo vira de ponta cabeça quando Claire é abandona por seu marido no dia em que deu à luz a sua filha, e de repente se vê de volta à casa de seus pais, tentando superar, ou não, o choque de ter sido abandonada.
Claire é apaixonada por livros, então logo de cara já dá para simpatizar com a personagem
Este livro é em estilo de leitura que “ajuda” pessoas que passam por dificuldades cotidianas, passando mensagens de superação. Que é o que acontece com Claire, que vive em um casamento aparentemente feliz e que, logo após o parto de sua primeira filha, seu marido lhe comunica que irá abandona-la para morar com uma vizinha com quem ele tinha um caso há seis meses.
Depressão pós parto é o principal tema abordado no livro. Claire precisa aprender a lidar com a sua nova situação, mas o choque de ser abandonada pelo marido foi muito devastador para ela. Claire se questiona o tempo todo porque o marido foi embora e teve coragem de traí-la, não consegue sair de casa, negligencia até os cuidados com a filha, passa os dias dormindo ou bebendo muito, não consegue nem ao menos ter forças para tomar banho.
A depressão pós parto aliada ao choque da traição e abandono do marido deixaram marcas profundas em Claire, tanto que ela demora muito tempo para escolher o nome de sua filha, Kate, que todos os nomes que pensara, remetiam aos momentos que tivera com o marido, e aquilo era muito doloroso para Claire.
Quando Claire se vê abandonada com uma filha recém-nascida, tendo que passar a licença maternidade na casa dos pais, acaba caindo em uma profunda depressão pós-parto. Claire passa por todos os níveis da depressão, mas acaba superando todas as dificuldades e até acaba encontrando um novo amor. Inicialmente o livro pode ser considerado melancólico, mas com a continuação da leitura podemos ver que o livro é muito mais que isso.
O livro é cheio de reviravoltas, tem apoio da família, o que a ajuda muito. O modo como a autora passa cada situação deixa o livro leve, engraçado e emocionante. Adam é um personagem muito lindo e fofo, dando a Claire um sentido a sua nova situação de vida.
Conforme o tempo passa, as coisas vão se encaixando na sua vida, e o retorno de seu marido só lhe dá mais força para lutar pelos seus objetivos, já que ele é um canalha e completamente imbecil.
Neste livro também conhecemos as irmãs de Claire, sendo assim passamos a conhecer um pouquinho de Rachel, a protagonista do livro Férias.
Com uma narrativa simples e fácil e com um final encantador. Um livro que nos passa como é difícil, mas não impossível, superar certas dificuldades.
O livro trata da trajetória, após um choque traumático e nos faz refletir sobre a vida, perdão, dor, dúvidas e amadurecimento, a saber enfrentar e sobreviver às crises que nos são impostas, a levantar do chão, a sair do fundo do poço.
O livro então se desenvolve em Claire superar o golpe emocional que o marido deu nela e tentar visualizar um futuro sem ele, ela sendo a única responsável por sua filha. E durante isso, ela passa por diversas fases: uma tristeza desoladora e um ódio mortal do mundo, até que se cansa da sua própria depressão e tenta se reerguer e neste momento que conhecemos o Adam, um universitário mais novo, que se encanta por ela e ela por ele.

Ana Tereza 03/07/2023minha estante
Também odiei esse livro ! A personagem, a escrita? não entendo como ele foi tão famoso ? nem me atrevi a ler a série !

MariRiz 03/07/2023minha estante
Também não entendo!!!!! Me parece um misto de "se essa autora tem muitos livros deve ser bom" e tara por calhamaço kkkkkkk

Ana Tereza 03/07/2023minha estante
Odeio personagens infantis e que demoram para cair a ficha !

Luzia 29/06/2023

Descritivo
Comédia romântica?
Como assim!?
Esperava que fosse uma história engraçada divertido. Aparece às vezes cenas engraçadas, nada além disso.
Os monólogos de Claire deixa a leitura às vezes cansativa.
Ela é a narradora que mais se distrai. Vive divagando!
Inicialmente a vida dela se resume a pensar em James.
Depois conhece Adam e melhora. E assim vai se arrastando...
O clímax da história fica bem corrido no finalzinho.
É bem razoável.
Sem mais comentários, para não dar spoiler.

JULIA 25/06/2023

Confuso e prolixo?!
Demorei a me entreter com a história de Claire, no início estava bem confusa, derramando pensamentos e mais pensamentos, mas é compreensível devido aos acontecimentos. Achei que retratou uma situação real, porém com um toque de clichê, quando um "príncipe" vem para salvá-la (um homem lindo, perfeito, que a deseja) mas ainda bem que no final foi mais simples e normal, ela toma decisões racionais. Não estou motivada para ler as sequências das outras irmãs.