Melancia

Melancia Marian Keyes

Resenhas - Melancia

FlorCavalcanti 30/05/2021

MuitoBom (????)
Melancia, um romance sobre a arte de manter o bom humor mesmo nos momentos mais adversos.

É aquele romance bem "clichêzão" mesmo, mas que aborda temas muito pesados e importantes a serem discutidos, como a DEPRESSÃO PÓS PARTO, MACHISMO, BAIXA AUTO ESTIMA, AMOR PRÓPRIO...
Porém, de maneira leve e descontraída a autora vai abordando de forma cômica e num tom até dramático e divertido todas as fases da protagonista, de um jeito que faz a gente ficar de bom humor sempre e impedindo que um livro de quase 500 páginas seja entediante.

Indico super pra quem curte o estilo, além de que é um ótimo livros pra alternar entre aqueles livro intensos e cheios de desgraceira que a gente ama ???

Sobre o título:
?Nas poucas semanas antes de dar à luz, eu estava absolutamente enorme.  Inteiramente redonda. Como a única coisa que cabia em mim era minha bata de lã verde, combinando com meu rosto sempre verde, por causa do enjôo contínuo,  fiquei com a aparência de uma melancia usando botas e um pouco de batom.? (Pág.  33)

Marina 09/01/2023

Esperava mais...
Meu primeiro contato com Marian Keyes foi através de Férias!, e eu amei. Assim, parti para Melancia com altas expectativas e, infelizmente, me decepcionei um pouco.
Achei a protagonista bem chata de acompanhar, muito dramática e facilmente manipulada. Além disso, há várias passagens de apologia a magreza extrema, bulimia e anorexia. Além do uso de drogas e álcool. O que pode ser gatilho para muitos leitores.
Mas, de modo geral, da metade para o fim foi uma leitura mais dinâmica e que consegui levar melhor e acabou por ter um enredo um pouco mais interessante.

redomingos 20/11/2010

Futilidade, teu nome é Claire.
Eu sempre tive curiosidade de saber o porquê desse livro se chamar Melancia, e quando descobri o motivo fiquei com muita vontade de ler. Eu pensava que se a personagem principal era tão espirituosa a ponto de se comparar a uma melancia ela seria uma pessoa interessante.
Bem, me enganei. Na realidade Claire é infantil, fútil, egoísta, carente e não tem um pingo de amor próprio. Não vou dar razão ao marido que a abandonou por que ele é um idiota. Mas deve ser muito difícil conviver com uma pessoa que precisa ter seu ego amaciado a cada 20 minutos.
Esquecendo um pouco a personagem principal e olhando para a história...bem, não tem muita história. Vou resumir:
- Mulher linda se casa com um contador idiota que acha que ganhou na loteria por isso.
- Ex mulher linda da a luz e é abandonada pelo contador.
- Mulher agora gorda sofre de depressão por ter sido abandonada.
- Ex gorda sai da depressão porque voltou a ser linda.
- Nova linda encontra o homem mais gostoso do mundo que se apaixona a primeira vista por ela.
- Contador se da conta da preciosidade de mulher que perdeu.
- Contador é descartado.
- A nova mulher, que cresceu muito com tudo isso, vai ter agora a sua disposição o homem mais gostoso do mundo que vai poder ficar lhe dizendo a todo momento como ela é incrível.
A história é bem bobinha e cheia de clichês. Não tome o livro como a historia de uma mulher lutadora que venceu a dor do abandono e cresceu como pessoa. Ele esta mais para comédia romântica de sessão da tarde.
Fran Kotipelto 10/03/2011minha estante
Não é o tipo de livro que pretendo ler. =)

Carol Moreira 18/04/2011minha estante
concordo com sua resenha, mas vc deveria marca-la com spam, se eu nao tivesse lido o livro antes de ler , eu ficaria MUITO chateada mesmo

letícia 09/12/2011minha estante
Eu sempre fiquei na dúvida sobre esse livro, após essa resenha, só tive a certeza que é aquela coisa morna e sem graça, bem isso que vc disse: "comédia romântica de sessão da tarde."

Jenifer Tertuliano 14/04/2023

Muito divertido!!
Pensa num livro gostinho e divertido, no começo parece que vai dar tudo errado, sem solução mesmo, mas depois as coisas vão se encaixando e nossa protagonista vai superando!!
Perfeito p sair da ressaca!!

Milleprale 06/08/2020

Uma leitura leve e descontraída que aborda temas difíceis como a traição, a insegurança, a separação e principalmente a vida de uma mãe-solo.
Ao decorrer dessa leitura me senti completamente apegada a Claire, quase como uma amiga hahaha. Perfeito para se distrair em dias livres.

Rafa 24/04/2023

Não sei o que dizer dessa leitura, tô na dúvida se gostei ou não, pode isso? Mas posso dizer que muitas coisas me irritaram profundamente, e a lista é grande, viu?!
Diana.Formiga 24/04/2023minha estante
Os livros dela fazem isso. Não é tudo que a gente consegue gostar. Além de demorar uma vida pra desenvolver o livro e resolver tudo nos 5 últimos capítulos

Gustavo 19/09/2021minha estante
eu ameeeei a resenha, amiga. Foi exatamente como eu me senti lendo isso.

Kemi 28/09/2021minha estante
É isso mesmo

Luciana 27/09/2021

Publicado em 1995
O que se espera de um livro publicado em 1995? É um livro comercial, feito para vender muito, escrito por uma mulher, voltado para o público majoritariamente feminino e que se passa do ponto de vista de uma personagem feminina, assim sendo traz uma quantidade gigantesca de gordofobia e culto ao corpo perfeito, especialmente após a maternidade, tanto que o nome do livro é esse porque a personagem principal se acha gorda como uma melancia trazendo isso de forma pejorativa o tempo todo. Se publicado hoje, um livro com esse conteúdo seria cancelado de imediato, mas para os anos 90 era algo muito comum. Posto isso, achei o livro bem humorado (não hilário) e leve, apesar de trazer uma situação de abandono muito séria. Não é um livro que mudará vidas, mas vale o entretenimento.

Lalinha 06/08/2021

Aaa, livro da minha infância que acabo de reler, eu amo essa coletânea, é admirável, um dos meus primeiros livros.

Mih 05/08/2022

Melancia
Um dos melhores romances que já li!!!
Começamos pelo fato de que a protagonista (Claire) tem consciência de que sua história é um livro, oq deixa sua visão sobre tudo muito mais interessante além de existirem conversar entre ela e os leitores.
Nele podemos acompanhar a história de Claire uma mulher que depois de três anos de casamento (e de um parto) é abandonada pelo marido que estava tendo um caso com a vizinha, assim, Claire sai de Londres e volta para seu lar na Irlanda, onde passa por uma depressão e tenta descobrir quem é.

Eu recomendo muito que leiam esse livro, é fofo, engraçado, você vai passar MUITA raiva e surtar, eu amei, favoritado.

isa 04/07/2022

Chato
No começo eu tava achando engraçado, depois ela só falava do marido o tempo todo... Ai quando vi, eu tava me forçando a ler.

Luanna.Maba 19/07/2021

Que livro foi esse?!?
Eu amei, eu odiei, eu quero mais!!!!
Ver tudo o que a Claire passa depois de ser largada pelo marido em um momento tão sensível e não poder fazer nada é sufocante, mas é interessante porque mostra como falar e fácil mas agir é muito diferente. Será que faríamos diferente se estivéssemos naquela situação?
Melancia entrou pro meu top preferidos ?

Lizaamane 27/04/2021

Quer morrer de rir ? E chorar de emoção ao mesmo tempo ? Esse livro trás isso e muito mais. Melancia é apaixonante.

Mariana 25/12/2021

Sem conteúdo de muita relevância...
Faz anos que quero ler Melancia, um livro encostado nas estantes das bibliotecas - inclusive da biblioteca do colégio que eu estudava. Confesso que não tinha ideia do que falava e só fui descobrir quando iniciei a leitura. O livro conta a história de Claire, uma mulher casada que engravidou e assim que sua bebê nasceu, foi abandonada pelo marido. A história é narrada em primeira pessoa e a partir da perspectiva de Claire, entendemos suas angústias com o rompimento amoroso, com seu próprio corpo, com a maternidade, entre outros aspectos. Li uma resenha aqui que dizia sobre o teor "gordofóbico" do livro, e isso é uma grande verdade. Muito é falado sobre corpos gordos e quão feios eles são, e isso me incomodou bastante. Fica claro os estereótipos que guiam o discurso de Claire - sobre a mulher, o corpo da mulher, e até mesmo sobre o homem e seu corpo. Por fim, a história não discute nada de muito relevante, mas pode gerar algumas reflexões interessantes sobre o papel da mulher e da maternidade. Sem grandes coisas...
Suh 25/12/2021minha estante
Um dos piores livros que já li ?

Mariana 25/12/2021minha estante
Realmente o conteúdo não é dos melhores, mas acredito que tenham muitos livros ainda piores por aí... rs