Melancia Marian Keyes

Resenhas - Melancia

meowjess 19/08/2020

para ser sincera...
Confessar algo: Eu pulei a grande maioria dos pensamento da Claire, no meio do assunto ela começava a falar de coisas nada a vê e me deixava confusa, demorei um tempo pra terminar ele mas consegui tirar as partes do aprendizado e por isso gostei muito do livro

Fernanda1605 15/07/2021

Boa distração para dias chuvosos
Este é o segundo livro da autora que li. Confesso ter gostado mais de Sushi. Porém, Melancia tem ótimos momentos, especialmente ao mostrar a relação entre a protagonista e as irmãs e com Adam. Uma leitura leve e fluida, indicada para dias tranquilos ou chuvosos.

Nata_Celesti 24/01/2022

Melancia
Já tinha ouvido duras críticas contra esse livro e tive que tirar minhas próprias conclusões e por fim as críticas estão mais que certas. A premissa do livro é muito boa por si só, o arco de superar uma relação de anos passando pela depressão e fundo do posso. Poderia ser uma otima leitura, tinha esse potencial, mas acabou que a metade do livro são só devaneios da protagonista, se bem que os devaneios não eram de todo sem sentido, mas as vezes quebrava o ritmo da leitura e fugia muito do que os leitores querem saber da história. Tanto que o livro é enorme, o que não era necessário, de tanto ter essas divagações da Claire sobre infinitas coisas aleatórias. Além do fato de ter muita gordofobia por parte de quase todos os personagens do livro, é tanta que chega a ser ridículo. A sensação que dá é que a autora tentou por muita coisa numa só obra e não soube administrar. Poderia ter sido bem melhor....

Madu16 20/02/2022

Melancia
Com um caráter cômico, dramático, com problemáticas tão diferenciadas e uma narrativa tão fantástica se torna impossível não amar o livro, Melancia trás uma protagonista tão humana e ao mesmo tempo tão adorável. Com uma família icônica, problemáticas que realmente foram tratadas e explicadas com o mínimo de detalhes, não vejo como eu não poderia amar a obra, Marian Keyes não apenas esceveu um chick lit com um plot surpreendente como resolveu todas as imparcialidade da obra com ímpeto e clareza.

Além de um romance adorável e nada usual, um cenário totalmente novo, momentos hilários, a profundidade da situação que Claire passa, e da maneira como tudo vai se resolvendo, também temos a presença de vários personagens fantasticos, e o amadurecimento da nossa protagonista que fazem Melancia ser tão especial. Por ser um gênero totalmente novo para mim eu me sentia aflita com a leitura, mas me apaixonei, e mal posso esperar para desbravar mais obras da Irlandesa que roubou meu coração.

Claro que existem pontos negativos e que devem ser julgados, como a gordofobia, o humor um pouco questionável de Claire, e até mesmo a forma como ela faz alguns julgamentos, mas a história foi ambientada em uma década totalmente diferente, e também se trata de uma pessoa humana, não de um personagem sem erros, totalmente perfeito. Além da forma rápida demais que Claire agiu após ser abandonada, talvez um pouco mais de desenvolvimento e estabilidade emocional em seu desenvolvimento teriam sido válidos, e teriam trago mais credibilidade, mas em geral temos que perceber que a obra se passa em outra década, e que realmente são coisas bem esperadas para a época.

Rafa 04/08/2020

Pensei que não chegaria até o fim do livro, pois sinceramente ele não me cativou em nada. Os personagens são extremamente chatos, principalmente a Helen que é insuportável, se diz uma comédia mas de comédia não tem nada, piadas chatas e desnecessárias, vendo que muitas destas são gordofóbicas. Claro, é um romance escrito na década de 90 e as coisas não eram como em 2020, mas ainda assim me incomodou bastante.
A única que presta é a bebê que só chora, dorme e come.
A história poderia ser muito boa, mas teve muita enrolação que não fazia com que ela andasse pra frente, inclusive foram várias e várias páginas que acontecia um total de zero coisas, o que foi muito difícil de continuar, e só não parei porque não gosto de abandonar livros pela metade.
Mas, para não dizer que só estou detonando o livro, também foi bem interessante a autora trazer assuntos como depressão pós-parto, relacionamentos abusivos e recomeços.
Fernanda.Crotti 20/10/2020minha estante
Estou na pg. 30 e as piadas gordofóbicas, machistas q encontrei até aquijá estão me fazendo querer abandonar essa leitura. Está me incomodando mt pois não há uma desconstruçao dessas ideias, e mesmo sendo escrito a um tempo atrás, n estou engolindo. Ótima resenha!

Rafa 22/10/2020minha estante
Ainda não engoli também, nem sei como consegui terminar kkkkk
Obrigada ????

codinome.villanelle 31/07/2020

o livro é bem mais longo do que realmente precisava ser, contém muitos devaneios da protagonista, é quase como se estivéssemos dentro da cabeça dela, o que me fez gostar menos dela porque ela faz comentários gordofobicos, mas esse livro foi escrito em 1995, então obviamente vai ter choque de culturas "Irlanda 1995" e "Brasil 2020" afinal, a personagem sente vergonha da sua bunda grande, enquanto pra mim é tudo o que eu queria. A autora não deixa isso claro, mas após o marido abandona-la após o parto, Clarie passa por um período de depressão pós-parto, e eu acredito que é assim que esse livro deveria ser vendido, porque se não caímos nesse falácia de que o personagem é chato e bêbado, enquanto
na realidade ela foi abandonada pelo marido inesperadamente e as suas perspectivas de no mínimo os próximos dez anos mudaram bruscamente. Obviamente a Clarie tem problemas de insegurança e etc, mas achei meio chato de as pessoas terem que afirmarem isso SEMPRE pra ela; talvez porque ele foi vendido pra mim como uma "jornada de autoconhecimento e etc" mas eu não acredito que seja, pelo menos eu não vi assim. Gostei muito da história, porém senti falta de profundida em alguns personagens como por exemplo nas irmãs dela.

Anoca Freitas 12/11/2020

Raso
Personagens extremamente chatos, quase todos histéricos, com diálogos extremamente triviais.

Valéria Alessandra 31/12/2021

Melancia? Sério?
Claire se encontra a beira dos 30 anos, com uma filha recém-nascida e um marido que acabou de abandoná-las ainda na maternidade e confessar um duradouro caso com a vizinha. A protagonista se sente uma "melancia" com coração partido. Devastada ela volta a morar com sua excêntrica família, tentar entender o que aconteceu e pensar no que fazer agora que seu mundo virou de cabeça para baixo.
Continuo muito incomodada coma forma como a autora faz "piadas" e comentários sobre assuntos muito sérios, com como eles são carregados de preconceitos e reforçam estereótipos e ideias retrogradas (tento perdoar pelo ano em que foi escrito, 2003). Porém neste livro ela não traz o milagre do "macho salvador", mas uma história divertida de superação, que mostra aspectos dos finais de relacionamentos devido a infidelidade que poucos livros trazem... Fiquei encantada com o Adam (quero um de Natal), a família é tão louca que acho que vou acabar lendo o resto da série p/ saber deles...

JULIA 25/06/2023

Confuso e prolixo?!
Demorei a me entreter com a história de Claire, no início estava bem confusa, derramando pensamentos e mais pensamentos, mas é compreensível devido aos acontecimentos. Achei que retratou uma situação real, porém com um toque de clichê, quando um "príncipe" vem para salvá-la (um homem lindo, perfeito, que a deseja) mas ainda bem que no final foi mais simples e normal, ela toma decisões racionais. Não estou motivada para ler as sequências das outras irmãs.

Carol 03/02/2011

Ótimo, ótimo, ótimo, ótimo...

Engraçado, espontãneo, leve e totalmente real!

Claire (minha irmã gêmea quase), James (idiota), Adam (perfeito), Helen (divertidíssima)... personagens muito bons compuseram o livro 1 da grande família Walsh...

Claire é abandonada pelo marido no dia que pariu a filha (Kate Nora) e dali começa sua hilariante história de rejeição, autopiedade, humilhação, onde apesar de tudo isso tenta ir adiante e continuar a viver, passa da fase de anticristo para a fase de deusa sensual e complementa esse livro com seus dilemas, pensamentos e experiências as quais muitas delas passam pelas nossas cabeças!

Dei muita risada sozinha, me passei por louca em diversas etapas do livro ao qual me pegava sendo espiada pelas pessoas em volta!

Carol Moreira 22/01/2010

Eu realmente tenho que parar de ler Mariam Keyes, já li Férias da autora e também não gostei. Ela enche muito linguiça, e enrola enrola enrola. Se tirassem todas as interrupções e páginas inúteis, Melancia teria no máximo 100 páginas!

Amanda 19/04/2020

Uma tortura em cada caroço
Se existe um livro que me decepcionou muito, é o tal da Melancia. Sério, não tinha como ser pior para mim. Gostaria já de deixar claro que gosto é algo pessoal e que respeito as pessoas que gostaram dessa obra.
O livro é narrado na primeira pessoa por Claire, uma mulher de 29 anos que foi abandonada pelo marido no dia em que deu a luz ao filho deles. Tá, até aí tudo bem. O que nos aguarda nos primeiros capítulos com certeza será a explicação pelo abandono, a descrição dos sentimentos de Claire, a tristeza profunda que ela está guardando em seu coração. Só que o problema do livro é que Claire é uma mulher muito desinteressante. Chata mesmo. E por mais que a autora tenha tentado levar a história para o lado cômico da coisa, Claire é muito chata em suas descrições e o livro me passou o tempo todo aquela sensação de "tá, e daí?" ou "qual a graça". Não foi legal, não foi uma leitura fluida, não foi o tipo de história que prende a atenção, que faz com que a gente devore os capítulos. É o tipo de leitura que quando você termina um capítulo fica se perguntando se é obrigada mesmo a começar o outro. Foi tudo muito desinteressante, a história da Claire não é muito legal, a personalidade dela não é cativante (e isso não tem nada a ver com o fato dela ser uma mulher sem sal, com baixa-autoestima e falta de amor próprio). Tem certos momentos do livro que ela fica descrevendo seus devaneios por Adam ou fica se lamentando por seu casamento, e essas partes são tão desnecessárias. Tive a impressão que a maior parte do livro (que não é tão pequeno assim) foi feito de encheção de linguiças. Palavras sem significado, só para ocupar páginas e isso me deixa muito nervosa, porque QUALIDADE é infinitamente melhor do que QUANTIDADE.

Enfim, não recomendo a leitura para ninguém, mas se vocês quiserem ler eu só vou dar uma dica. Caso vocês não gostem e estejam pensando em continuar a leitura por achar que depois vai ficar melhor, sinto informar: não vai ficar melhor.
Um abraço a todos.
Aline.Silva 19/04/2020minha estante
Esse livro é chatíssimo, abandonei também e nunca mais peguei nenhum livro dessa autora

Amanda 21/04/2020minha estante
Eu tentei ler o Féris! da Marian também e foi pior do que Melancia, por fim desisti dela, o estilo de escrita dela realmente não me desperta vontade de ler.

Daniella.DAfonseca 14/05/2020minha estante
Também abandonei, sem condições!!!

Amanda 16/05/2020minha estante
Esperava mais dos livros da Mariana, porque são muito famosos, mas já li 2 e não gostei nenhum pouco.

Alininha 19/06/2020minha estante
Cara... Se férias tbm é essa chatice acho que irei abandonar essa autora. Chato demaiiiisssss... A chatisse de TODOS os personagens é do tamanho de uma melancia. Acho que só se salva Helen e o pai ai na história (e olhe la!) ?

Amanda 20/06/2020minha estante
Guerra, Férias eu achei ainda pior. Melancia eu consegui chegar até o final, mas férias foi impossível.
A história também é narrada em primeira pessoa e a personagem é chata e dá nos nervos. Ela é uma dependente química e tem uma personalidade muito difícil. Ela é egoísta, mesquinha e tem horas que dá vontade de bater nela. Fora que os acontecimentos da vida dela e suas lembranças não são algo prazeroso de ler. O tempo todo eu tive a sensação de perda de tempo. Mas se tiver ele tente ler, quem sabe você gosta. Eu, particularmente, odiei demais da conta. Kkk

Alininha 20/06/2020minha estante
Não. Obrigada!! Com essa dua deixa eu já desistir. Melancia já foi um martírio kkkkk

Stephanie 04/08/2010

Ótima narrativa, mas pouca ação
Quando comecei a ler o livro fiquei encantada com o estilo da autora. Bem despojada, engraçada, sincera... A protagonista faz comparações e descrições ótimas, tanto sobre ela mesma quanto sobre a família Walsh (que é incrível, adorei a personalidade de cada um dos personagens, principalmente da Hellen). Em muitas partes do livro eu não conseguia parar de rir.

Até aí tudo bem, livro bem escrito, ótimas tiradas, personagens interessantes... mas Melancia não é o tipo de livro que você não consegue parar de ler, daqueles em que um capítulo acaba e você precisa ler o outro senão morre de curiosidade. Não tem nenhuma ação ou suspense, os sentimentos não te envolvem, tudo que acontece é óbvio demais... O começo do livro empolga, mas quando chega perto da metade o livro se torna cansativo e repetitivo. A história só volta a ser interessante quando está perto do final, que é ótimo e, apesar do desenvolvimento da história não ter sido legal, o fim fez valer a leitura.

Quanto aos personagens, eu adorei todos os integrantes da família Walsh (menos a protagonista, Claire, que é uma chorona insuportável), cada um com seu jeito diferente e alguns até estranhos, típico em qualquer família. Adorei o Adam (apesar de não acreditar que exista homem assim) e até me identifiquei um pouco com o James...

Não é, de forma alguma, um livro ruim. O estilo da narrativa supera a falta de ação e, com certeza, é um dos livros mais engraçados que já li. Mas... faltou algo. Eu indico o livro pra quem gosta de leituras leves, pra ler no ônibus, na sala de espera... quem gosta de ação não vai gostar.

Carol 13/07/2012

Já faz algum tempo que li Melancia. Peguei "Melancia" emprestado com a minha prima, de início não pus fé no livro, pensei que iria enjoar dele e que ele não iria me prender, porém quanto mais eu o lia mais eu queria devora-lo. Agora quero outros livros da Marian para ver se são tão bons quanto Melancia. Realmente recomendo!