7 de Allan Poe

7 de Allan Poe Clarice Lispector
Edgar Allan Poe

Resenhas - 7 de Allan Poe

Ingrid_mayara 10/12/2017

Minhas impressões - sem spoiler.
Como o próprio título já diz, nesse livrinho contém sete contos selecionados e reescritos por Clarice Lispector:
-O Caso do Sr. Waldemar
-A máscara da Morte Rubra
-William Wilson
-O gato preto
-O barril de Amontillado
-Manuscrito encontrado numa garrafa
-O coração denunciador

Acho difícil avaliar um livro de contos. Falarei aqui somente dos meus preferidos dessa obra, em ordem de preferência:

1º O gato preto, que conta a história de um homem que sempre gostou muito de animais, e quando se casou, ele e sua esposa adotaram um lindo gato preto. Tanto ele quanto a esposa apreciavam o animal, no entanto, com uma vida de embriaguez, ele acabava descontando sua fúria no gato, que sempre o acompanhava docilmente. Um dia o homem ficou enfurecido após uma mordida do gato que havia sido provocado, e resolveu arrancar-lhe o olho. O gato sobreviveu ao ferimento e... bem, é melhor você ler o conto para descobrir o que acontece.

2º No primeiro conto, intitulado nesse livro como O caso do Sr. Waldemar, o narrador é um homem que, vendo que seu ofício de hipnotizador estava lhe rendendo bons frutos há três anos, notou que a única experiência que lhe faltava era hipnotizar alguém à beira da morte, pois queria descobrir se alguém nessa condição seria suscetível à hipnose e se a influência seria aumentada ou diminuída nesse caso. Veio a oportunidade de utilizar seu experimento em seu amigo diagnosticado com tuberculose, o Sr. Waldemar. O plano era ir até a casa do amigo assim que os médicos lhe previssem as últimas vinte e quatro horas de vida. A hipnose funcionou. Durante quase sete meses o Sr. Waldemar ficara magnetizado, até que P. (o narrador), junto com as testemunhas do experimento - médicos, enfermeiros e um estudante - decidiram finalmente despertar o doente, que ainda tinha sinais vitais quase imperceptíveis... O que será que acontece ao despertá-lo? Leia para descobrir.

3º O último conto, intitulado O coração denunciador, não vou contar exatamente o que se segue, pois o resumo revelaria o enredo simplório. Deixo claro que a narração desse conto é uma das melhores que já li nas obras de Poe. Vou explicar: sabe quando você finalmente faz algo que sempre quis fazer, sabendo que isso causaria espanto a quem descobrisse, e sente que a adrenalina é demais para você, a ponto de parecer que seu corpo não vai suportar? Então. Essa é a história de um homem que ficara tão desesperado com seu segredo cabuloso, que acabou ficando praticamente maluco, ficando até meio sem ar, empalidecendo, a cabeça doía, os ouvidos zumbiam. Pensava que as outras pessoas também ouviam as batidas ensurdecedoras de seu coração; pensava que as pessoas ao seu redor estavam fingindo não escutar o barulho que tanto lhe perturbava. Ele, em crescente agonia, e as outras pessoas ali, zombando de seu desespero. Para saber o que acontece com esse homem, leia o livro.

Bem, desculpe-me se me alonguei ao expor minhas interpretações. Acabei de terminar a leitura e fiquei inspirada a escrever.
Daí você me pergunta: e os outros contos? E eu respondo: não senti grande impacto.
Compensa comprar esse livro? Bem, eu paguei seis reais, usado, mesmo já tendo lido há muito tempo todos esses contos e mais alguns presentes no livro Histórias Extraordinárias, também traduzido e adaptado por Clarice Lispector. Se você ainda não teve o prazer assustador de ler Poe, não sabe o que está perdendo!

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Natália Tomazeli 11/12/2017minha estante
Poe é demais! Gosto muito também do "A máscara da Morte Rubra", mas o "Gato Preto" é meu preferido dos que eu já li do autor

Ingrid_mayara 12/12/2017minha estante
O gato preto é único mesmo! Também é meu preferido.