Úselo y tírelo

Úselo y tírelo Eduardo Galeano

Resenhas - Úselo y tírelo

Flávio Café 24/03/2010

Crítica social e ecologia
Galeano é um grande crítico. Um crítico da nossa decadente sociedade. Nesse livro sobre ecologia e tudo que à ela afeta, o que inclui principalmente os podres da sociedade de consumo, ele questiona as bases económicas e ideológicas da nossa sociedade com uma certeza factual terrível e assustadora e propõe algumas soluções para os problemas mundiais (ainda que de realização dificílima, pois para de fato fazer alguma mudança teria que ser uma mudança na estrutura de sustentação do modelo capitalista que dá origem às suas injustiças e aos seus desperdícios). Eduardo Galeano é uma leitura indispensável para qualquer um dos que se preocupam com o futuro do mundo que não parece muito promissor se permanecer nas mãos da atual sociedade de consumo mentirosa, injusta, exploradora, aleijada e imbecil. É, como diz o título, um mundo visto de uma ecologia latino americana, ou seja, o mundo visto ecologicamente da parte dos perdedores da história, dos paízes subdesenvolvidos.