Chernobyl

Chernobyl Andrew Leatherbarrow

Resenhas - Chernobyl

1 | 2 | 3 | 4

Denise 02/04/2022

Um livro interessante,apesar de ter achado um pouquinho difícil de ler pois trás alguns detalhes técnicos, mas vale a leitura. Para quem deseja conhecer e saber como ocorreu o desastre de Chernobyl, esse relato conta como se tudo por detrás do maior acidente nuclear da história.

Fabio.Favero 31/03/2022

Chernobyl em detalhes
Para você que amou a serie, mas ficou com vontade de conferir fato de ficção, recomendo! Escrita clara e objetiva pra leigos, com fotos e esquemas das plantas da usina

Danilo 29/03/2022

Lamentável
Incrível como o pior acidente nuclear da história foi uma sucessão de erros e despreparo dos envolvidos, muitas vidas se foram.
Com uma cronologia fantástica, tudo que aconteceu naquela fatídica madrugada é contada em detalhes e todas as consequências posteriores.
Já tô há assistido a mini série na HBO e voltei novamente pra entender melhor os detalhes.
Recomendo, inclusive por conta dos eventos atuais.

Pagliuca 11/02/2022

Assunto pesado, as livro suave.
Ótimo livro. A leitura flui muito fácil e o cuidado com que o livro foi preparado e contando é digno de palmas.

Quel Weitzel 26/01/2022

Chernobyl, um livro essencial
Eu amei esse livro. De verdade, todos devem ter a experiência de ler sobre assuntos que não dominam completamente, e até pouco tempo atrás eu não entendia nada sobre energia nuclear, fissão e reatores. Eu comecei a ter o interesse depois de ver a ser homônima da HBO, e indicaria - para aqueles como eu, que não têm o mínimo de conhecimento- a começar por ela. No início, achei o assunto demasiado complexo, porém com tempo e leituras, a gente começa a entender melhor. Na Netflix também há séries que tratam do assunto de forma super didática e até o próprio livro consegue passar um entendimento acerca dos reatores.
Mas por que todos devem ler e se informar? Porque todos nós moramos no mesmo planeta onde há reatores nucleares e o futuro da energia pode ser esse. Além do mais precisamos ter o entendimento pois nesse exato momento há reatores que não estão funcionando com procedimentos corretos de qualidade e segurança precisam ser adotados, com certa urgência, para que Chernobyl não se repita. Por favor leiam e se informem, sobre os prós (que são muitos) e os contras dos reatores e as novas tecnologias que estão surgindo todos os dias.

Jessica Pereira 29/11/2021

Pesado, mas real
Foi um desastre enorme! Eu já conhecia essa história, inclusive assistir a série da HBO, mas o livro traz mais detalhes que me deixou impressionada e a escrita dele é de fácil entendimento até para quem não entende de usinas e nada disso ( que é o meu caso rs).

Priscila Bennati Santana 20/09/2021

Chernobyl 01:23:40 começa com o autor explicando os motivos que o levaram a começar a escrever o livro. Assim que conheceu a história e viu fotos da cidade fantasma de Pripyat, Andrew sentiu um fascínio muito forte pelo local. Mas em suas pesquisas deparou-se com uma dificuldade, não havia nenhum texto completo sobre o que aconteceu. Ou eram muito técnicos, com uma linguagem difícil de compreender, se você não é da área, outros focando apenas nas consequências e relatos das vítimas. Ele, então, resolve fazer um apanhado de todas as informações, de início apenas para seu próprio registro.
A paixão pelo assunto se intensifica quando ele finalmente visita a usina e Pripyat, com um grupo de outros exploradores. Quando ele divulga em um fórum suas fotos e parte do texto, a possibilidade de que aquilo se transforme em um livro passa a ser bem mais real.
Logo, pessoas de diversas áreas começam a contribuir e corrigir as informações, especialmente as técnicas.
Andrew faz uma mistura super interessante entre o relato de sua viagem e as experiências que viveu, mesclados com as informações sobre o acidente em si. Além de trazer um panorama sobre a energia nuclear, acidentes anteriores e consequências da tragédia. Tudo isso faz com que a leitura não fique maçante, mesclando partes mais complexas, com relatos mais suaves.
Livro imprescindível para quem é apaixonado pelo assunto!

P.S.: Andrew foi um dos consultores para a série da HBO, então, se você gostou da série, mais um motivo para começar a leitura já!

Rebeca.Verino 20/04/2021

Não é ruim, mas poderia ser melhor
Confesso que após a leitura de ?Vozes de Tchernóbil?, da autora Svetlana Aleksiévitch, toda obra que leio sobre o assunto automaticamente faço a comparação com essa quase obra-prima documental. O livro de Andrew me parece que perde muito em registrar a sua própria viagem ao lugar e os seus pensamentos filosóficos da viagem. Para mim, os capítulos que narram a sua visita e eram alternados com os capítulos com as informações reais do acidente, quebraram muito meu ritmo da leitura.

Henrique225 05/04/2021

Sexta leitura do ano
O livro é muito bem detalhado, o que ajuda muito as pessoas que querem entender mais sobre o desastre.
Ele é narrado em duas formas, sendo o autor detalhando uma visita que ele fez a cidade fantasma de Pripyat e uma narrativa dele sobre os eventos que ocorreram na noite do acidente, as consequências e tudo que se desenrolou em seguida.
Ele descreve muito bem a evacuação e os esforços do governo para lidar com tudo aquilo e é realmente triste a forma como muitas pessoas perderam a vida trabalhando para evitar que o desastre fosse pior.
O livro me deixou com muita vontade de ver a série e logo mais devo assistir.

Lidi 04/04/2021

Um livro bem detalhado e curiosamente com termos leigos, que facilita o entendimento. O problema é focar bastante, quase metade do livro, em pensamentos pessoais e devaneios sobre uma viagem que fez a chernobyl. Perdão ao autor, mas não é por isso que alguém para pra ler esse livro: é pela história de chernobyl mesmo. Me peguei por vezes pulando parte dos capítulos em primeira pessoa porque achei que foram excessivos e que acrescentaram pouco à história original.
Ainda assim, um bom livro, bem escrito, leitura fluida que prende bastante, mas não releria. Não era o que eu estava esperando/procurando num livro sobre Chernobyl.

Rodrigo 16/03/2021

O apocalipse atômico soviético
Acabo de encerrar mais uma leitura de peso nesse início de ano, novamente um livro que une dois dos meus grandes interesses - viagens e história. O autor, um jovem escocês que resolve investigar a fundo o maior acidente radioativo da história da humanidade, nos brinda com uma narrativa que se divide em duas vertentes: sua viagem às ruínas da usina nuclear e à cidade construída para abrigar os trabalhadores de Chernobyl, alternando com a descrição das circunstâncias em que ocorreu o acidente, fruto dos seus anos de estudo e coleta de material jornalístico, resultando numa escrita tão tensa e realista que acabou inspirando a HBO na produção da excelente minissérie homônima.

O livro começa com um breve histórico sobre acidentes radioativos, seguido de uma tentativa de explicar os princípios de funcionamento de um reator nuclear, e, por mais que o autor tenha se esforçado pra simplificar, eu acho que poucos entenderão... Enfim, essa tentativa dura pouco, ainda bem.

As partes tensas ficam por conta dos momentos que antecederam o acidente, quando a arrogância do chefe operacional se mistura à inexperiência dos técnicos do turno da madrugada, escalados para realizarem um teste de rotina. Quando a falha no sistema acontece, o reator fica fora de controle, e, com a explosão do núcleo, uma nuvem de radioatividade vaza para a atmosfera, equivalente a centenas de Hiroshima.

A seguir, vem a fase da incredulidade aliada ao negacionismo do partido comunista soviético, que tenta abafar e minimizar o acidente, até que, na Suécia, surgem os primeiros indícios de um vazamento radioativo de grandes proporções, e só depois que o mundo toma conhecimento, o governo então começa a evacuar a região e buscar paliativos para mitigar a contaminação. Milhares de famílias são retiradas de suas casas, levando apenas documentos e alguns pertences, com a promessa de ser apenas uma medida provisória; não imaginavam que nunca mais voltariam. Seus animais de estimação ficaram para trás, esperando por seus donos, e, os que não morreram de fome ou abatidos por grupos de caça, acabaram sucumbindo cegos e sem pelo, vagando a esmo pela cidade-fantasma.

O acidente de Chernobyl foi tão marcante que mudou para sempre o mundo da época: suas consequências levaram os líderes Gorbachev e Reagan a iniciarem um plano de desarmamento nuclear até então impensável em plena Guerra Fria, ao perceberem que uma nova experiência radioativa levaria fatalmente à extinção humana no planeta; e ainda, após o acidente, a União Soviética nunca mais se recuperou; Chernobyl é considerado um dos principais catalisadores de sua queda.

Um livro impactante sobre um momento dramático da humanidade, que joga uma luz sobre o dilema entre a necessidade de se gerar cada vez mais energia limpa, numa era já afetada pelo aquecimento global, e as consequências mortais dos acidentes radioativos. Não existe almoço grátis.

Juliete 03/02/2021

Eu nem sei o que pensar depois desse livro tipo eu sabia o "básico" do desastre em Chernobyl mas nunca tinha parado pra pensar nas consequências do que aconteceu, foi uma leitura assustadora, revoltante e chocante teve partes que eu fiquei desacreditada demais da conta mas depois me dei conta de que não tava tão surpresa assim.
As únicas partes que eu achei meio entediante foram as partes em que o autor narrou sua viagem até lá mas no geral um livro muito bom.
Mano é assustador parar pra pensar que se algum país decidir entrar em guerra nuclear a gente já era e depois de ler esse livro e saber mais sobre o que a radiação faz com o ser humano.... Eu não quero nem pensar??

"Esse encontro de grandes intelectos, além da persistência dos efeitos do acidente, contribuiu para que muitos políticos soviéticos de linha dura finalmente aceitassem que uma guerra nuclear era impensável ? impossível de vencer ? e destruiria o planeta. Diminuiu o número de testes de armas nucleares no mundo. Em 1996, deu-se a criação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, e os testes físicos cessaram ? substituídos por simulações computadorizadas. Isto é, cessaram por dois anos, quando então a Índia e o Paquistão testaram seus armamentos, mas, felizmente, foram eventos isolados. Desde então, a única nação a desafiar o bom senso tem sido a Coreia do Norte."
Dyonathan 03/02/2021minha estante
É incrível. E as fotos no fim causam um impacto impressionante. "Vozes de Tchérnobil", que é citado, me indicaram pra ler. Só que bem pesado pelos relatos.

Juliete 04/02/2021minha estante
Tem uma booktuber que tem vozes de tchérnobil como favorito e tá sempre indicando daí eu resolvi ler ele esse ano também pra depois assistir a série

Dyonathan 05/02/2021minha estante
Vai adorar a série também. É incrível!

Sabrina 27/01/2021

Sensacional!
Assim como o autor, eu sempre tive um grande fascínio sobre essa história. Estudei muito sobre Chernobyl e, mesmo assim, o livro me surpreendeu trazendo muitos fatos que não chegaram até nós. Recomendo muito para professores de Química, Física e Biologia. A história de Chernobyl desperta muito interesse nos alunos de Ensino Médio e Faculdade. O autor esteve no local do desastre e trás detalhes e fotos muito impressionantes!

Lab of books 19/12/2020

Muito informativo!
São 222pg de texto,depois tem fotos de Chernobyl e diagramas do reator.Eu adorei,muito informativo com muitos detalhes.Uma mistura do que aconteceu na época do acidente,com a viagem que o autor fez até o local.Muito bom,vale muito a pena ler!

1 | 2 | 3 | 4