A cartomante e outros contos

A cartomante e outros contos Machado de Assis

Resenhas - A cartomante e outros contos

Julia 11/04/2021

Li para a escola
A minha resenha provavelmente vai ser um pouco diferente das outras sobre esse livro, não entendi muito e só li pq aescola pediu para fazer uma prova. Os contos são bem diferentes e algumas vezes eu não entendia nada kkkkkkk, mas a professora toda aula separava 2 contos para discutirmos e ficava mais fácil. Eu achei engraçado, algumas eram meio bizarras, estou acostumada com finais bons para os personagens principais e ele não é nada menos que realista. Não sou muito fã de contos e confesso que gostei mais de falar sobre do que ler

lu.armondes 15/04/2023

A Cartomante e Outros Contos
???- bom
A CARTOMANTE E OUTROS CONTOS
Machado de Assis
-- Tive que ler para a escola, mas foi um livro que gostei, apesar da leitura não ser tão fácil, é uma leitura boa. Gostei bastante dos contos e gosto da descrição de Machado para cada coisa.

Lunardi 22/05/2022

Não dê pala pra cartomante, o livro.
Achei bem engraçado o conto sinceramente. [*****] sendo [*****], como a natureza diz que deve ser.

Fabi 13/04/2021

-Vá, ragazzo innamorato!
Ao contrário do que se imagina sobre Machado de Assis, por ser um autor clássico da literatura brasileira, a escrita é muito tranquila assim como o entendimento dos contos. Nunca tinha lido nada do Machado de Assis e achei que uma boa forma de começar era pelos contos e definitivamente deu certo, as características mais famosas dele são muito presentes na leitura tais como a ironia e a crítica. Com certeza vale muito a pena a leitura.
Meus contos preferidos foram: Conto de escola; Pai contra mãe; O enfermeiro; O caso da vara; Missa do galo e A cartomante.

Ju 03/07/2022

Incrível do início ao fim.
Estou extremamente surpresa com a leitura. Confesso que julguei muito o livro pela capa, e por seu tamanho. Julguei também o fato de ser um clássico brasileiro, o qual infelizmente não tenho muito costume de ler. Mas, nunca pude ter julgado um livro tão errado. De ruim, esse livro não tem absolutamente nada, o ruim é quando acaba, que você fica querendo mais. No total são 12 contos e cada um melhor que o outro. Machado consegue trazer a ironia, o sarcasmo, a comédia, dentro de um livro de 88 páginas, são muitas as sensações ao decorrer da leitura. Se tivesse que escolher apenas cinco seriam:
? A cartomante
?A igreja do Diabo
? A causa secreta
? O enfermeiro
? Umas férias

Não está na ordem de preferência, até porque exatamente TODOS os contos são bons, e apesar de uma linguagem mais rebuscada, é de muito fácil entendimento e clareza do texto. Foi o meu primeiro livro de Machado, e agora já quero comprar todos do autor.

Rebeca 27/12/2020

É excelente para quem quer conhecer mais sobre Machado de Assis sem ser muito pesado.

lucasgsan 19/08/2022

Contos machadianos
Ler contos de Machado é uma experiência que eu recomendo a toda e qualquer pessoa. É incrível como, em poucas páginas, o autor consegue construir uma narrativa envolvente que te prende e instiga do início ao fim. Acredito que a obra machadiana é daquelas que se você ler mais de uma vez, vai acabar sempre tendo novos pensamentos e reflexões. Muitos contos precisam de uma leitura minuciosa: mais do que o que está sendo dito, o ?não dito? aqui possui grande destaque. Além disso, a construção do ambiente e as descrições também servem de grande apoio quando se faz uma análise mais profunda e detalhada.

Durante minha leitura, meus contos favoritos foram: ?A Cartomante? e ?A Missa do Galo?, porém todos são igualmente incríveis. Irei revisitá-los algum dia com toda certeza!

Paulo Niedner 07/06/2020

Invejável Inteligência deste Ilustre Intelectual
Faz necessário, para leitura de qualquer brasileiro, sorver dos magistrais contos e Machado e Assis. Não me envergonharia, até, de ébrio estar com sua inteligível forma de observar a psiquê humana.

Lan Lan 15/05/2023

Adorei o conto!
Li na escola, adorei ele, bem fácil de ler e entender, adorei como as história conta sobre crenças e sobre como muitas pessoas enganam outras apenas por elas acreditarem em algo considero sobrenatural.

VitAria295 12/02/2023

Ja li mas faz tanto tempo que eu nem lembro como é a historia dos contos, quais sao os contos e afins

Gabi.anna 12/06/2024

Tá, né...
Como sempre, não fiquei surpresa com a escolha da escola. E confesso que nem alegre.
Machado de Assis escreve muito bem, mas, assim como os livros da época, de difícil compreensão. Fiquei impressionada com a quantidade de críticas sociais que ele consegue fazer em algumas palavras. Triste, cruel e realista, mas legal. Teve horas que fiquei: CARAMBA, NÃO É QUE TÁ CERTO.
Ele só fala das verdades do mundo de uma forma até cruel. Há de tudo: prazer na dor, ganância, morte e etc.
Não foi tão ruim. Foi difícil, mas até que valeu.

Le 04/12/2022

Todos muito envolventes
Apesar de eu não ter gostado nem um pouco da edição que li, eu gostei bastante de vários contos.
Tive um pouco de dificuldade até "pegar o ritmo" justamente pela edição, mas é um livro com contos muitos bons, uma fluidez muito boa e todos bem envolventes!
Os meus favoritos foram; o conto da escola e a cartomante.
Recomendo demais para quem quer ler Machado de Assis mas tem um pouco de receio, ou apenas quem quer conhecer outras obras dele.

TÁSSIA ROCHELLI 29/04/2014

* Missa do Galo;
* A igreja do diabo;
* A cartomante.

samyra 17/09/2022

é muito envolvente de fato como Machado tem suas narrativas muito bem criadas e dissertadas, nunca tinha lido nada dele, de fato há motivos para ser um clássico

um muito obrigada à Rosanna, minha professora de literatura, que me apresentou essa obra.

Porsani 25/06/2022

Classico
Mais um clássico de Machado. Vale a leitura. Escrita fluída, organizada e cheia de simbolismos. Recomendo a obra