Marketing do luxo

Marketing do luxo Suzane Strehlau

Resenhas - Marketing do luxo

Camila Garcia 29/05/2023

Para ser sincera, esse livro não é nada do que eu esperava quando o comprei, e talvez seja precisamente por isso que gostei tanto dele. Quando abri suas primeiras páginas, esperava encontrar textos sobre experiências de marca, textos encantadores e estratégias que pudesse usar para enriquecer meu dia a dia, mesmo não trabalhando com luxo.

Mas para minha grata surpresa, Suzane Strehlau discorre, ao longo de quase 140 páginas, sobre o luxo em si. Traz um panorama sobre o mercado de luxo no Brasil que, embora desatualizado (li em 2023 e essa edição é de 2008), nos abre os olhos para a grandeza em números de um mercado que está bem longe da minha realidade.

Depois é que a obra prima começa, com uma dúvida que toda pessoa estudiosa da área deve ter: afinal, o que é luxo sem as marcas de luxo? Com uma excelente revisão bibliográfica e profunda análise social, Suzane Strehlau explica o que está por traz do comportamento de compra de artigos caríssimos, ou da busca implacável por experiências e itens exclusivos. Suzane explica o desejo por distinção social.

Com essa premissa de luxo como distinção social, a autora consegue passear brilhantemente pelo mundo do marketing e do branding, nos convidando a pensar sobre os produtos desse mercado, sobre as marcas e seus desafios para se manterem relevantes em um mercado extremamente dinâmico, exigente e caro. Caro não só para os consumidores, mas principalmente para as marcas.

Com esses desafios em mente, Suzane analisa o comportamento do consumidor de luxo sob diferentes lentes (individual, social, cultural e econômico) e emenda uma curiosa distinção entre falsificação e imitação reafirmando, inclusive, que o luxo é mais sobre regras de distinção social ao explicar como mesmo a compra de uma falsificaçao pode ser considerado um ato "chique".

Rodrigo.Marins 06/01/2017

Marketing de luxo analisado profundamente sob visão teórica
Suzane Strehlau foi muito feliz no que tange a compilação de diversas teorias difusas sobre o Marketing de Luxo, em especial, ao retratar com perfeição o mercado e as definições de luxo de modo atemporal e eximindo-se, ao máximo, das influências culturais americanas e eurocêntricas. Pelo contrário, trás para a realidade brasileira diversas elucidações, inclusive este é o diferencial do livro frente aos demais de temática similar.
Em suma, Strehlau é uma excelente teórica da área, ideal para estudantes de Marketing, Publicidade, Moda ou outros ramos mais específicos do mercado de luxo. Entretanto quando passamos a leitura em busca de aspectos mercadológicos práticos, não é possível encontrar demasiada informação - porém não é esta a proposta do livro, a autora preferiu manter-se com as excepcionais teorias e dar a atemporalidade que este posicionamento confere ao livro.
Leitura indicada para aqueles que desejam informações precisas sobre o consumidor e mercado de luxo, será de grande proveito para estudantes e iniciantes do mercado, apesar da profundidade tratada em alguns tópicos.

lumarino 12/01/2011

Olhos mais críticos
Se existe um mercado que chama a atenção de consumidores, profissionais de marketing e curiosos é o mercado de luxo. Por que algumas pessoas pagam 80 mil reais por um relógio? Ou 50 mil por uma caneta? Qual é a dimensão do comportamento desses consumidores? Afinal, como uma marca de luxo é construída? Quais elementos moldam a sua identidade? Como se configura o igualmente bilionário mercado das imitações e falsificações? Todas essas respostas estão esmiuçadas com extrema clareza no excelente livro Marketing do Luxo, da doutora e mestre pela FGV Suzane Strehlau.

O livro começa explicando porque o luxo é um assunto com tantos apelos, e porque cultiva-se uma espécie de mito em cima desse consumo. A visão hedônica explica a satisfação do consumidor de produtos de luxo no significado de diversão e alegria do símbolo e o desejo do consumidor de estender a própria personalidade por meio de suas possessões – os produtos carregam uma poderosa simbologia.

Logo no primeiro capítulo é apresentado as características do mercado brasileiro de luxo, que tem seu crescimento associado a abertura do mercado para as importações e a estabilidade econômica. E o curioso é que embora o número de milionários tenha crescido, o principal motivo desse aumento está na venda de produtos de luxo para um público não pertencente à classe muito alta. Uma tendência bem clara passada no livro é que o luxo esteja mais presente não no objeto em si, mas como uma experiência na vida do consumidor. Em outras palavras, o produto de luxo pode existir sem uma marca.

Fica evidente que o luxo existe em função da distinção social, do conhecimento embutido no consumo e das suas representações. Uma confusão comum é utilizar o termo luxo como sinônimo de prestígio. O conceito de luxo é mais amplo e, geralmente, associado ao consumo de marcas que conferem prestígio aos que as utilizam. Analisando com mais critério, conclui-se que o conceito de luxo é definido dentro de uma sociedade determinada, em dado momento e lugar, ou seja, a definição de luxo depende da cultura e da história.

Quando o luxo se torna acessível a uma grande maioria da população, perde parte da sua sua de reconhecimento social elevado, o proprietário deixa de exibir um símbolo de status superior: quanto mais inacessível for o seu consumo, maior será o status conferido. O livro ensina que a elite tende a adotar – instintivamente – novos comportamentos quando “a massa” reproduz o antigo. É uma espécie de competição no consumo onde algumas estratégias são adotadas.

Outro ponto que sublinhei é que o luxo fica cada vez menos presente no objeto (um vaso de cristal) e mais presente na marca e sua simbologia (cristal Baccarat). Dessa forma é fácil entender porque as marcas mais lembradas pelo consumidor estão geralmente associadas à moda.

Concluindo: é um livro riquíssimo e de uma importância enorme para quem trabalha, estuda ou apenas se interessa por este refinado nicho de mercado. O marketing de produtos e marcas de luxo está repleto de desafios e, cada vez mais, a propaganda não deve focar o produto em demasia, mas sim o conceito da marca. Acredite, a marca está impregnada de simbologia. Por isso, não tenha dúvida que ao ler “Marketing do Luxo”, você passará a encarar esta classe com outros olhos – olhos bem mais críticos.

Rodrigo 18/03/2010

Não gostei mais , pois não gosto de luxo.
O livro é muito bom, apresenta informações referentes ao mercado brasileiro, definição dos conceitos de luxo, a aplicação ao marketing , seus consumidores e aspectos referentes a falsificação.
É um bom material para quem deseja começar a se aprofundar no assunto.