Cari Mora

Cari Mora Thomas Harris

Resenhas - Cari Mora

Dani do Book Galaxy 21/02/2020

Não é um novo Hannibal. Mas...
"Cari Mora" é um livro que me intrigou desde o início. Começando pelo título misterioso, uma vez que, como eu peguei esse livro totalmente de surpresa e sem ler a sinopse, não fazia ideia do que seria um(a) Cari Mora.
Claro que, depois das primeiras páginas, já entendemos que Cari Mora é Caridad Mora, nossa protagonista do novo thriller de Thomas Harris.

Outro fator que me deixou interessada desde o início, aliás, foi o próprio autor. Afinal, a série de Hannibal Lecter não é nada menos que excelente, tendo trazido ao mundo um dos vilões mais inteligentes e perversos dos thrillers literários.
Bem, levando esses dois fatores em consideração, comecei a leitura desse livro com uma expectativa alta (e ignorando totalmente as avaliações do Skoob e do Goodreads, porque em ambas a nota estava relativamente baixa).

Apesar de as expectativas altas terem me trazido frustração durante a leitura - afinal, definitivamente não temos um novo Hannibal por aqui -, foi uma história que gostei de acompanhar e com algumas cenas que ficaram marcadas em minha mente.

Dito isso, achei a ideia da trama extremamente interessante - mesmo que um pouco batida -, mas senti que Thomas Harris condensou tudo e nos entregou um thriller com potencial, mas sem desenvolvimento suficiente.

De fato, a própria Cari Mora também foi um elemento que me deu um apertozinho no coração, porque ela merecia TÃO MAIS! Temos aqui uma protagonista feminina forte, inteligente, que passou por muitíssima coisa para chegar onde está. Sobre isso, o autor até nos oferece um flashback de sua infância na Colômbia, mas sinto que nosso envolvimento com a Cari para por aí. Ela recebe pouco destaque durante os acontecimentos do livro, para, apenas no final, nos brindar com uma cena tão fantástica que eu fiquei pensando: "POXA, TIO TOM, ERA ISSO O QUE EU QUERIA O LIVRO TODO!"

De fato, achei a história arrastada em muitos pontos, mas com um clímax que poderia ter sido maior - porque foi muito bom! Além disso, vários detalhes sobre um antagonista - o alemão Hans-Peter - também me deixaram curiosíssima para saber mais sobre, mas o autor só pincela esses requintes de crueldade e não fornece mais detalhes. Poxa, é um thriller! Quero descrições a lá "Dragão Vermelho"!

Em "Cari Mora", temos um thriller bom, mas não excelente. Mas foi uma leitura rápida e prazerosa, sendo que fiquei roendo as unhas de tensão nas últimas páginas.

Bruno Malini 12/02/2023

Expectativa alta
Depois do horrível Hannibal a origem do mal, Thomas HArris poderia ter voltado em grande estilo, mas acho que esse foi só para pagar as contas rsrs

Naty__ 13/03/2020

Eu devo estar numa tremenda ressaca literária, só pode. Porque até agora li uns 3 livros seguidos que não prenderam a minha atenção como eu esperava. Ou talvez seja o fato de ler muito o gênero e não ser enganada por qualquer conversinha e desfecho propostos.

Thomas Harris é o cara! E digo isso sem precisar ter lido “O silêncio dos inocentes”, considerado um clássico contemporâneo, ou até mesmo outra obra de sua autoria. Eu não conhecia a escrita do autor, mas percebemos o quanto um escritor é bom quando é adorado, elogiado pelos leitores, quando é um gênero bastante batido e mesmo assim ele tem a façanha de surpreender. Obviamente, há pessoas que não gostaram, como também há aqueles que não concordem comigo. Viva a democracia! Viva a liberdade de expressão!

O fato é que, mais uma vez, eu fui com muita sede ao pote. E digo isso com tanta propriedade que eu estava desejando esse livro mais do que qualquer outra obra. E então eu caio naquela mesma história das altas expectativas. Nunca imaginei, tão fortemente, que isso teria alguma influência na minha vida literária. Tinha, eu sei, mas não com tanta intensidade quanto nessa.

Cari Mora seria o livro perfeito pra mim, pois adoro suspense e não é novidade para vocês. Porém, há elementos que acabam atropelando as coisas e não há tanto mistério quanto previ. A história se desenvolve de forma simples, mas já começa intrigante. Da metade para o final ficamos cansados, mas esperançosos que haja o jump of the cat. Mas não. Nem sequer temos gato, não temos pulo e nada que nos convença, ao final, a um plot twist. Pelo menos, não para mim. Mas vamos à história…

Vinte cinco milhões de dólares em ouro estão escondidos em uma mansão em Miami Beach, e seu dono está morto. Há anos homens implacáveis têm tentado encontrar essa fortuna, e agora é a vez de Hans-Peter Schneider. Motivado pela ganância, ele ganha a vida com atividades ilícitas, e a principal delas é realizar as fantasias mais doentias de homens ricos em busca de mulheres peculiares.

Cari Mora, a caseira da mansão, é uma imigrante que fugiu da violência em seu país de origem. Ela vive em Miami, sempre com medo da sua situação com o Serviço de Imigração e Controle Alfandegário. Como seu visto para os Estados Unidos não é permanente, Cari não pode prosseguir com os estudos, por isso é obrigada a ter vários empregos para se sustentar.

Cari é considerada uma bela mulher, marcada por cicatrizes da guerra. A jovem atrai o olhar de Hans-Peter quando ele se aproxima do tão desejado tesouro. Mas ela tem habilidades surpreendentes, e essa não é a primeira vez que seu instinto de sobrevivência é posto à prova. Monstros vivem à espreita na fissura que existe entre o desejo dos homens e a sobrevivência das mulheres.

É ou não é um resumo digno para chamar a atenção? Principalmente quem é fã do gênero. O que gostei na história foi a capacidade de o autor criar uma personagem tão autêntica, tão forte e destemida. O passado dela é tão terrível, mas mesmo assim ela criou forças de onde não tinha para enfrentar o mundo com apenas 25 anos de idade, mas que carrega marcas que a deixam mais velha, mais experiente e mais forte. Cari passou por situações que jamais aguentaríamos e viveu coisas que crianças nunca deveriam passar.

O ponto fraco é que o autor não nos trouxe fortes elementos à história. Tudo é jogado de uma vez, sem maiores surpresas, sem grandes revelações. É isso aqui e acabou. Isso acabou me decepcionando um pouco, mas não é nada que possa ser tenebroso para quem não tem o hábito de ler o gênero. E ainda que você tenha, pode ser que ainda goste, já que muitos livros nós lemos sem esperar um plot twist, uma reviravolta mirabolante. Apenas o mistério em si já basta. Nesse, em especial, eu esperava. Porém, não é uma regra.

Sobre a edição:
A capa está tão linda que dá vontade de deixar na estante com a capa virada para frente, mostrando os relevos e os brilhos que ela proporciona quando manuseamos. As folhas são amareladas e o tamanho da fonte contribui para uma leitura agradável.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2019/12/resenha-cari-mora.html
Angela Cunha 28/03/2020minha estante
O Silêncio dos Inocentes é um ícone da literatura e também do cinema. Por isso, quando este livro foi lançado, fiquei doida para poder conferir ele. Mas aí começaram realmente as divisões.
Uns gostaram, outros odiaram e sim, por esta falta do elemento surpresa. Tudo foi colocado no enredo e só.
Mesmo assim, ainda sinto muita vontade ler este livro!
Beijo

Michelle 17/07/2020minha estante
Uauuu!!! Indo atras do livro em 3 2 1...

otxjunior 31/03/2024

Cari Mora, Thomas Harris
Não me apeguei a nenhuma das personagens, incluindo a do título, apresentadas tão rapidamente quanto retiradas da trama. O cenário parece saído de um filme trash do Hammer, refletindo os vilões bizarros que o habitam, nenhum superando a criação mais famosa do autor. Não emociona.

Egídio Pizarro 11/05/2021

Impossível não ter uma expectativa alta
Quem vê que esse livro é do mesmo criador do personagem Hannibal Lecter, inevitavelmente cria muita expectativa. Foi o que aconteceu comigo. E decepção veio.

Não que seja exatamente ruim. É uma história com potencial. Mas parece que Thomas Harris rascunhou um romance policial... e ficou só no rascunho mesmo. As descrições das cenas e cenários são bem confusas e há muitos personagens secundários aparecendo repentinamente e sem grande motivo, o que aumenta a confusão.

Uma pena.

Dany 03/12/2020

CARI MORA
Eu fiquei muito chateada quando finalizei essa leitura.

Primeiro porque o Thomas Harris é um dos meus escritores favoritos da vida, criador de um dor melhores personagens – o inigualável Dr. Hannibal Lecter. Por conta disso, fui com muita sede na leitura de Cari Mora.

Sabe o que me chateou nisso tudo? Foi que a história poderia ter tido bem mais páginas. Enquanto eu lia, senti que tudo foi desenvolvido muito rápido.

O dom de Thomas para desenvolver personagens que cativam é um destaque. São único, cada um com suas peculiaridades.

Cari Mora que leva o nome do título do livro é nossa protagonista. Ela é uma mulher forte, e que teve um passado bem marcante e isso acabou moldando quem ela se tornou.

A história tem como pano de fundo a casa de Pablo Escobar, em Miame. Algumas pessoas ainda acreditam que há ouro escondido em algum local debaixo da mansão. Cari trabalhava cuidando da casa até Hans-Peter chegar. Dotado de peculiaridades e uma psicopatia genuína. A parti disso, a história vai se desenvolvendo e conhecemos mais sobre o passado de Cari Mora e o que o futuro reserva para ela.

O legal do livro é que por ter ação, a leitura foi muito rápida.

Por outro lado, sabe quando o livro poderia te oferecer mais? Que tem potencial? A história não é ruim, mas é pouca. Eu queria ler mais, ficar mais envolvida, me encher de detalhes. Uma pena que o livro é curtinho, mas a leitura foi muito boa.

Palloma.KAssily 20/08/2021

Ao terminar, a sensação que tenho é de que li o rascunho de um livro!
Não vou dizer que odiei pq a ambientação(Miami) é boa, a protagonista é forte e inteligente, a premissa do livro tbm parecia ótima mas no geral as coisas não se encaixaram, não fizeram sentido além de personagens aleatórios aparecendo sem nenhum motivo. Enfim, não é péssimo mas preferia não ter lido :|

Amanda @litera.pura 24/03/2020

Mais resenhas em @litera.pura
Cari é uma jovem imigrante que trabalha como caseira em uma mansão em Miami Beach, que já pertenceu ao famoso Pablo Escobar. Ela não sabe, mas 25 milhões de dólares estão escondidos em algum lugar da construção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Hans-Peter é o novo inquilino da casa. Assim que o conhece, Cari sente algo estranho e sabe que precisa tomar muito cuidado com aquele homem, que não esconde seus olhares e faz questão de deixar a moça desconfortável. Porém, mesmo sabendo que ele é um homem perigoso, Cari jamais poderia imaginar suas reais intenções e o sadismo que se esconde por trás de suas roupas caras.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, se Hans-Peter esconde segredos, Cari também tem os seus. Com um passado marcado por sofrimento, ela não será a presa fácil que Hans-Peter achava e, em meio àquela perigosa corrida para colocar as mãos no dinheiro, Cari vai precisar lutar pela sua vida antes que Hans-Peter consiga colocar em prática seu plano doentio e cruel.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar das grandes expectativas que eu tinha, esse livro simplesmente não rolou! Depois de ler a sinopse, eu esperava uma história bizarra, mas não é isso que o livro entrega. É simplesmente uma história sobre gangues tentando achar o dinheiro, e pouquíssimo é falado sobre Hans-Peter e suas obscuridades. Me vi perdida em meio à muitos termos técnicos sobre armas e barcos, o que tornou a leitura arrastada porque eu, obviamente, não sou uma pessoa que entende de armas e barcos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se eu estivesse esperando um livro de ação sobre crimes, talvez não ficasse decepcionada. O problema é que a sinopse promete outra coisa e, como o autor é o mesmo de "O silêncio dos inocentes", eu esperava um livro com muito suspense. Além disso, o final é de matar de raiva!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você gosta de ler sobre gangues e coisas assim, dê uma chance para Cari Mora, mas não crie muitas expectativas.

site: https://www.instagram.com/litera.pura/

David 03/08/2020

Bom livro. Mas não espere a relevância do Hannibal
O grande chamativo do livro é seu autor: o célebre criador de Hannibal Lecter. Foi muito fácil ser tragado pela expectativa de desfrutar novamente do constrangimento e do impacto da crueza dos atos de um protagonista amoral, imaginando uma trama atraente por ser chocante e difícil de digerir.
A jornada de Caridad Mora (Cari) é permeada por excelentes personagens e diversos atitudes bizarras distribuídas em momentos de crueldade gratuida. Não temos o infame canibal, mas podemos saciar nosso "desejo de sangue" com Hans-Peter Schneider, um tipo de empreendedor ilícito que busca a riqueza ignorando qualquer tratado moral. A busca pelo tesouro da obra pode até ter seus clichês, e está longe da originalidade de "O Silêncio dos Inocentes", mas entretém o leitor capítulo por capítulo, com texto fluido e sem barrigas, oferecendo uma bela história com trama densa e final satisfatório.

Sueli.Cristina 19/08/2021

Li o livro com muita expectativa, depois de ter amado a coleção de Hannibal, no entanto o livro é uma pegada completamente diferente.
A história é boa, Cari é uma protagonista forte e corajosa, o vilão é um bastardo nojento, Harris tem um talento muito bom para caracterizar personagens, bem como ambientar.
Apesar de uma boa história, não tive a mesma empolgação dos livros anteriores do autor.

Lana 15/03/2020

Podia ser melhor
Fui cheia de expectativa mas o final acabou ficando bem corrido. Não é que seja ruim, só é okay

fernandaugusta 31/03/2021

Thomas Harris em grande estilo
Caridad "Cari" Mora é uma moça de 20 e tantos anos que vive nos EUA com status provisório, sonhando em poder ficar definitivamente. Cari é nada mais, nada menos que uma soldado desertora das FARC. Foi recrutada aos 11 anos, aprendeu tudo o que podia para atuar no exército de crianças. Aos 15 não quis mais ver a morte dos seus semelhantes, tão jovens, e fugiu.
Ainda se escondendo, pretendia se casar, mas no dia do casamento o noivo e os padrinhos foram metralhados em represália pela deserção e ela conseguiu fugir, indo parar em Miami.

Nesta cidade Cari trabalha em um santuário de aves como voluntária, pois quer ser veterinária. Mas seu emprego mais marcante é o de zeladora da casa de Pablo Escobar, um local bizarro, quase assustador pela quantidade de estranhos souvenires guardados. O que chama a atenção, entretanto, é o tesouro de Pablo, que dizem estar escondido na casa.

Este tesouro atrai a atenção de Don Ernesto, chefão de uma espécie de máfia na Colômbia. E ele tem um rival nesta busca: Hans Peter Schneider, um psicopata daqueles muito tenebrosos, que Harris cria com perfeição. Hans Peter é cruel, doido, traficante de órgãos e mulheres, além de abusador. Tem um cremador líquido em casa no qual submete suas vítimas à decomposição ainda vivas.

No instante em que vê Cari na casa, ele a deseja. Deseja torturá-la e vendê-la.

Alguém conseguirá encontrar o tesouro de Escobar? Uma casa tão incomum pode esconder muitas armadilhas, capazes de matar quem busca... Entre Don Ernesto e Hans Peter, alguém levará a melhor?

Conseguirá Cari se livrar do mal que a persegue e viver em paz no meio de tanta violência?

Bem, eu adoro tudo que o autor escreve. Fiquei muito instigada ao ler "Cari Mora", e depois que consegui me livrar da confusão inicial fui rumo ao final muito rápido. Apesar de Cari ser a protagonista e dar nome ao livro, sua história só começa a ser desvendada mais adiante, e por vários momentos fica de lado na narrativa do roubo do tesouro Escobar. Não se trata, exclusivamente, da vida dela.

Tem vários personagens legais, praticamente todos com perfil dúbio. Hans Peter é assustador.

Tirando alguns momentos enrolados e um começo meio difícil, é uma leitura muito boa para quem gosta de suspense e ação, que começam a valer lá pela metade da história.

Tab 06/03/2020

Esperava mais
Gosto das obras do Thomas Harris e tinha grande expectativa em relação esse projeto.
No entanto, após terminar de ler "Cari Mora" tenho que admitir que fiquei um pouco desapontada, pois esperava mais.
Achei que algumas partes foram desnecessárias, capítulos que não acrescentaram nada de importante e alguns personagens que são totalmente dispensáveis ganharam um destaque desnecessário.
Enquanto personagens que pareciam que seriam mais importantes, ñ foram bem aprofundados.
O vilão poderia ter sido melhor trabalhado. Ele está interessado na fortuna que o Escobar escondeu, é um cara macabro, o autor faz questão de ressaltar isso em vários momentos e mesmo assim parece que o personagem não é tão importante para trama. Tinha capítulos que eu simplesmente esquecia da sua existência.
Tem um outro personagem, também interessado na fortuna escondida na mansão, que é um sujeito questionável, é até um tanto dúbio quanto suas intenções - o que é interessante a medida que ele passa ganhar destaque - mas que acaba decepcionado, pois não chega a ser um personagem tão importante quanto aparentou que seria e até que merecia ter sido.

O que mais gostei foi da protagonista, especialmente, nos capítulos que relatam seu passado. Foi a parte mais interessante do livro.

No mais, acho que se o autor poderia ter explorado os conflitos entre os personagens principais de maneira mais satisfatória, creio que foi dado muito destaque aos personagens secundários que não foram tão importantes para o decorrer da obra. Não é um livro ruim, mas pelo autor e todo potencial da trama, poderia ter sido melhor.