Os Velhos Marinheiros

Os Velhos Marinheiros Jorge Amado

Resenhas - Os Velhos Marinheiros

Clio0 12/07/2023

Todo marinheiro é um mentiroso.

Neste volume, Jorge Amado conta a história de Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso ou playboy mentiroso - a história que é toda contada numa mistura de narração e crônica de um historiador amador tem por fim descobrir quem de fato foi esse homem cuja vida parece uma mistura "causos" com verdade boêmia.

A primeira parte do livro mostra a chegada do personagem à cidade de Periberi, onde seu carisma o torna um líder social e lhe agranja vários inimigos. Esses últimos viajam até a capital tentando descobrir quem é esse homem e é aí que vemos o Jorge Amado dos becos e das putas, das cantorias e das lorotas.

A segunda parte do livro já mostra Vasco comandando uma embarcação e tendo seus pensamentos esmiúçados pelo narrador que não consegue decidir qual das personas é mais crível. Como tudo se transforma nas recordações de Vasco, tem-se a impressão que as coisas de fato aconteceram, mas não exatamente como ele rememora... afinal de contas, quem conta um conto, aumenta um ponto.

Recomendo.

Andréa 15/08/2012

Capitão ou malandro? Quem é Vasco Moscoso de Aragão?
Em uma pequena e pacata vila costeira da Bahia a chegada do Capitão Vasco Moscoso de Aragão levanta os ânimos dos velhos moradores e enche de ciumes aqueles que se ressentem com o grande prestigio alcançado pelo forasteiro. Ostentando o título de Capitão de Longo Curso, Vasco se torna a principal figura da localidade com a narração de suas aventuras pelos quatro mares. Porém, Chico Pacheco, um dos moradores vê, no velho capitão, um embuste e tenta de todas as formas provar que seu título nada significa e que tal capitão nunca pisou em um navio. No desenrolar da história, Jorge Amado nos leva em uma verdadeira viagem pelo cotidiano do povo bahiano como é tão característicos de sua obra. Entre verdades e mentiras, vamos conhecendo o passado do velho capitão até que próximo à pequena vila de Periperi o destino coloca a prova seu título de capitão ao ser convocado para assumir o comando de um navio que segue para Belém após a morte de seu capitão. É a prova de fogo para revelar a questão, Vasco Moscoso é realmente um homem do mar ou apenas um malandro cheio de histórias? O final? Ah, esse merece ser lido, o que posso dizer é que não há como não se envolver com figura tão cativante.

Rodolfo Vilar 18/01/2023

? Esse livro é para quem gosta de uma boa fofoca ?
Publicado em 1961, "Os velhos Marinheiros ou o Capitão-de-longo-curso" fazia parte do romance "A morte e a morte de Quincas Berro D'água", mas o autor decidiu desmembrá-la por constituir diferentes panoramas, criando-se assim dois romances distintos. É aqui nesse romance que Jorge Amado inaugura algo inusitado em suas narrativas, já que ele deixa a cargo de um personagem, esse que é bem intruso dentro da história, contar todos os fatos e prestígios do Comandante Vasco Moscoso de Aragão, o nosso Capitão-de-longo-curso.
A história se passa no bairro popular de Periperi em Salvador, onde somos inseridos no cenário exatamente no dia em que o nosso Comandante acaba de se mudar para sua nova casinha nesse bairro, onde com o passar do tempo passa a ter prestígio, a ser considerado uma figura ilustre depois de tanto narrar as suas aventuras como Capitão-de-longo-curso, os perigos no mar e as paixões tentadoras que teve como homem marítimo. Porém, o que Vasco não percebe, é que outra figura ilustre do bairro, Chico Pacheco, funcionário público aposentado, sente-se ferido por dividir as suas glórias com uma figura desconhecida que aos poucos começa a tirar a sua atenção com os moradores locais. No pico de sua inveja, o que resta a Pacheco? Exatamente isso, investigar a verdadeira história do Comandante Vasco e trazer á tona todas as suas mentiras.
Com essa temática principal Jorge Amado costura um verdadeiro quebra-cabeça para reconstruir a vida de Vasco, num vai-e-vem temporal que mostra os vários lados de ambas as histórias. A todo momento o autor brinca com a verossimilhança dos fatos, criando no leitor uma sensação de incerteza sobre se o que estamos a ler constitui um fato verdadeiro ou não. Só lendo para saber o que acontece, e só Jorge Amado para usar de características tão únicas a construir uma história e a brincar com o destino.
O que entendemos é que a vida pode se tornar uma aventura quando cremos que os fatos inseridos podem ser verdadeiros e que necessitamos desses fatos para sermos um "alguém" na vida, constituindo um papel ilustre na vida daqueles que se importam com títulos e pompas.

Livia 28/02/2022

Jorge Amado sendo Jorge Amado
Mais um primor desse autor que tem um espacinho só dele no meu coração. Ano passado senti falta de uma leitura nacional de um clássico (meus favoritos) resolvi então ler Capitão de Longo Curso que já estava na minha estante há uns anos. A leitura é as vezes mais lenta e trabalhosa um pouco pelo estilo de escrita do autor, mas muito pela minha edição de 1978 que não traz atualização nenhuma na linguagem. Mas fora isso, a experiência foi completamente diferente da minha última com o autor. Não sei se pela minha pouca idade, por não entender bem a ironia do autor ou não ter ido no momento certo da minha vida, Gabriela cravo e canela foi pra mim um suplício. Cada página foi lida com muito esforço, o que não se repetiu nesse livro. Acabei levando um tempo maior do que o usual pra ler um livro tão curto mas atribuo às dificuldades da vida acadêmica e não ao livro em si. Uma história contada por um narrador observador com um tom de narração de causo, com interlocução direta com os leitores que deixa o livro muito dinâmico, com uma carga pesada de ironias e uma sensação de fazer parte da história por conhecer os locais citados que só uma boa obra brasileira é capaz de trazer. Recomendo a todos essa obra de Jorge que infelizmente não é tão lembrada/aclamada entre os leitores mas que merece ser!

Rodrigo 09/12/2023

O Capitão Vasco e suas histórias...
Jorge Amado e suas histórias que nos prendem e fascinam do início ao fim, com personagens criativos, desconcertantes e sensíveis.

Naiana 20/04/2022

Malandragem, fofoca e/"ou" livro histórico
Acho que foi o livro mais divertido de Jorge Amado que já li. Em Capitão de Longo Curso Jorge já tinha se desencantado com o partido comunista e passa para uma fase de retratar mais a população brasileira em sua essência, e sinceramente, esse livro é a tradução exata disso, se não for da população brasileira com um todo, ao menos a de Salvador.

O livro é ambientado em sua maior parte no subúrbio de Salvador, em Periperi, que na época retratada era o local para onde ia os aposentados da cidade, para "aproveitar" a velhice, se tornando um local agitado apenas nos períodos de férias, quando os jovens enchiam as casas de veraneio fechadas e traziam escândalos que rendiam prosa para todo o período de paradeiro.

Quem conta a estória é um narrador que diz buscar A Completa Verdade sobre as Discutidas Aventuras do Comandante Vasco Moscoso de Aragão (subtítulo da obra) e com isso escrever um livro para concorrer ao concurso do Arquivo Público, e em vários momentos a estória do Comandante Vasco Moscoso de Aragão se mistura com a sua própria estória. O narrador não é nem um pouco confiável, a verdade dos fatos varia para ele de acordo com suas afinidades e conveniências, e a estória do Comandante que no decorrer do livro se torna duvidosa, principalmente quando seu antagonista, Chico Pacheco, após ir embora de Periperi por se sentir humilhado e substituído pelo Comandante, que considera um canastrão, retorna coma informação e provas de que a vida do comandante seria muito diferente do que ele sempre pintara. O Comandante Vasco Moscoso de Aragão se sentindo desmoralizado pensa em ir embora, quando um chamado para socorrer um navio que perdera seu comandante e precisa seguir viagem até Belém do Pará, e sua grande oportunidade de provar quem Chico Pacheco foi quem inventara calúnias sobre ele à população de Periperi.

Com muitos causos, fofocas, tretas, desvios morais e éticos, acompanhamos a vida do Comandante Vasco Moscoso de Aragão, da comunidade de Periperi, e do nosso narrador, "nada tendencioso", mas que traz esse questionamento, que traduz e resume a dualidade do texto: "[...] Está a verdade naquilo que sucede todos os dias, nos quotidianos acontecimentos, na mesquinhez e chatice da vida da imensa maioria dos homens ou reside a verdade no sonho que nos é dado sonhar para fugir de nossa triste condição? [...]".

Enfim, é uma leitura bem divertida, com alguns trechos parados, de fato, mas que não comprometem o livro, só sinto que seja tão pouco falada e conhecida, só esbarrei nele por ter adquirido a coleção de minha avó, apesar de que, como estou gostando muito de passear pelas obras de Jorge, provavelmente nos esbarraríamos em algum momento de qualquer forma. E que venha o próximo livro.

Augusto 22/07/2023

Vasco Moscoso de Aragão ou Aragãozinho?
Caso esteja procurando um livro mais acelerado e dinâmico eu não o recomendaria, pois a narrativa é lenta construtiva, contextualizando o Brasil na década de 60, porém é uma ótima leitura que nos traz a seguinte reflexão, a que ponto nossas histórias deixam de ser verdadeiras quando a contamos para outras pessoas ? Pois temos a tendência de aumentar as coisas para torná-la mais interessante para o ouvinte, nem que seja um pouco apenas.

Daniel 14/07/2012

Jorge Amado
Livro de leitura agradável e envolvente. Os velhos marinheiros, em algumas edições, é composto por dua histórias, O Capitão de Longo Curso( ou Os Velhos Marinheiros) e Quincas Berro D'Agua.
Em seus livros Jorge Amado retrata o comportamento e as manias de seus conterrâneos baianos. Traduzido para várias línguas, seus romances já se tornaram clássicos, indispensáveis a qualquer leitor do mundo que queira, melhor, entender, as reações de um povo, cuja identidade é desconhecida. Ótima leitura para as férias. (Na Bahia, melhor ainda!)
Phillipe.Jonson 04/02/2018minha estante
"Entender as reações de um povo, cuja identidade é desconhecida"?

Celso 25/08/2018minha estante
Boa resenha. É um livro bastante agradável, gostei muito.

Fernando1355 04/01/2023

Verdades ou mentiras?
Na obra somos apresentados ao Comandante Vasco que conta suas histórias à comunidade de Periperi, contudo, será tudo verdade ou apenas história de pescador?

Marcus.Vinicius 19/02/2021

O mito ou a farsa
Que romance bom! Todas as características das obras de Jorge Amado se fazem presentes: personagens marcantes, sensualidade, humor, crítica social, dentre outros. Um dos meus livros prereridos de Jorge, top 5 até aqui. Quanto à história: num belo dia do ano de 1929, chega de mudança em Periperi, bairro periférico de Salvador, o aposentado comandante e capitão-de-longo-curso, Vasco Moscoso de Aragão. Rapidamente o capitão se torna a figura mais popular do bairro, com as histórias de suas viagens e romances ao redor do mundo, sua casa enfeitada com instrumentos náuticos e seu jeito peculiar de se vestir. Só que essa popularidade do novo morador de Periperi causa o ciúme de Chico Pacheco, fiscal aposentado que até então detinha as atenções do círculo social do local. E a partir dai, Pacheco começa uma campanha de descrença contra Vasco, ao não acreditar que ele tenha sido capitão, ou seja, que estaria-se diante de um verdadeiro impostor. Ainda no decorrer da história, vemos a história de Vasco, e a investigação de Chico Pacheco, sendo o final do livro surpreendente!

Marcos Santos 04/10/2022

Uma história engraçadíssima e cheia de ironias. Retratar a hipocrisia da sociedade e a malandragem para obter vantagens e benefícios através de artimanhas. O personagem Vasco Moscoso se tornar uma personalidade famosa em seu bairro, onde Chico Pacheco questionar a veracidade de suas narrativas náuticas. É um livro escrito 1961, mas que continua bem atual.

João 19/12/2018

O Capitão de Longo Curso - Jorge Amado

Até onde o real e o imaginário podem ser distinguidos na narrativa de um contador de histórias?

Essa interrogação é o mote que dá curso ao romance de Jorge Amado. Tudo começa quando Vasco Moscoso de Aragão atraca sua embarcação em Periperi, subúrbio de Salvador na Bahia. Chegado como um forasteiro, logo desperta a curiosidade e a especulação nos habitantes de Periperi. Trajando farda de Comandante, apresenta-se ao povo local como Capitão de Longo Curso, marinheiro experiente e protagonista de façanhas mil.

A simpatia e o divertimento de Vasco Moscoso de Aragão conquistam as pessoas de Periperi, que tudo querem saber sobre aquele velho marinheiro. Sempre rodeado de gente, a contar suas histórias e seus feitos realizados em travessias pelos cinco oceanos, Vasco desperta, entretanto, a dúvida e o ceticismo em um dos habitantes de Periperi. Chico Pacheco, antigo morador de Periperi, se vê rejeitado após perder os holofotes e a atenção daquela comunidade com a chegada do "Comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso".

O ceticismo de Chico Pacheco o leva a averiguar a origem do tal "Comandante", bem como a sua "real" história. Chico Pacheco então viaja e volta com alguns arquivos a demonstrar a suposta vida pregressa de Vasco Moscoso, que nenhuma relação possuiria com o mar, a não ser pelo título de Capitão de Longo Curso obtido fraudulentamente por intermédio de um antigo amigo funcionário da Capitania dos Portos.

O romance então passa a ser visualizado a partir de duas narrativas, uma criada pelo próprio Vasco Mosco de Aragão (a do experiente "Capitão de Longo Curso" e suas façanhas) e outra revelada por Chico Pacheco (a do charlatão Vasco Moscoso de Aragão, Comandante uma ova!).

E para esclarecer a história e chegar à verdade completa, o narrador (em terceira pessoa) se compromete a lançar olhos sobre o passado, procedendo a uma pesquisa histórica no Arquivo Nacional a fim de descobrir quais das duas versões é a verdadeira sobre o misterioso Vasco Moscoso de Aragão.

Jorge Amado arremata a questão: "Está a verdade naquilo que sucede todos os dias, nos quotidianos acontecimentos, na mesquinhez e chatice da vida da imensa maioria dos homens ou reside a verdade no sonho que nos é dado sonhar para fugir de nossa triste condição?" (p.243).

Boas leituras!.

Greco 07/08/2023

O mentiroso que se deu bem!
O livro fala sobre Vasco Moscoso de Aragão - "Comandante de Longo Curso", que ao chegar na cidade de Periperi conta suas aventuras à bordo de vários navios internacionais. Ele se torna influente e atrai seguidores e amigos, até que Chico Pacheco o desmascara, contando que seu tititulo fora conseguido através de um amigo, George Dias Nadreau, outro comandante após dar as respostas da prova para que ele se tornasse tal. Ou seja, seu título de "Comandante" havia sido adquirido mediante uma "ajuda amiga", uma vez que Vasco Moscoso de Aragão vinha de família nobre, mas, estava triste por não possuir um título de destaque. Sua reputação é colocada à prova quando por lei ele é obrigado a conduzir um navio comercial (ITA) de sua cidade até Belém, pois o Comandante em exercício havia falecido. Ele conduz o ITA até Belém e na chegada, fica comprovada sua inexperiência ao colocar o Navio com todas as amarras em um porto tranquilo e com o tempo bom, sendo vaiado por todos que estão presentes. Porém naquela noite uma tempestade muito forte atinge o local e somente o navio ITA continua inteiro. O "Comandante" então é ovacionado e todos passam a acreditar que ele é um grande marinheiro.

Vini 22/07/2022

Obra prima! ?
Jorge, maravilhoso, Amado começou o livro com um conto maravilhoso de um homem que em sua morte viveu mais do que muito vivo por aí.

Como isso?! Te convido a conhecer ?Os velhos marinheiros? do renomado escritor baiano altamente criativo, ele nos deixou um leque de obras premiadissimas e reconhecidas na teledramaturgia brasileira.

Afinal você já ouviu falar do filme ?Quincas Berro D?água? e o porquê desse nome?! Jorge nos conta de uma forma engraçada, isso se repete na adaptação com atores de peso: Mariana Ximenes, Milton Gonçalves, Paulo José, Marieta Severo e grande elenco, em sua maioria baianos regados e talentosíssimos.

A poesia viva em seu romance com duas histórias sobre grandes navegadores da Bahia, Joaquim Soares da Cunha, o Quincas e Comandante Vasco Moscoso de Aragão é cheio de dialeto baiano imortalizado, muitos ditos até hoje; totalmente enraizado em nossa cultura baiana, com citações de bairros, pontos turísticos, cais; Tudo isso vale pra qualquer leitor que queira conhecer um pouco mais da nossa cultura e regozijar-se com uma boa leitura.

Obs: Achei a segunda história em um ritmo muito lento, mas não toda ruim.

Maia 24/07/2022

Eis um livro muito representativo do autor, tem todas as muitas qualidades de seu criador. Aqui temos um capitão, protagonista, que ao chegar em Periperi tem sua gloriosa vida de capitão questionada por alguns locais, que chegam a apurar a biografia da figura, o que é o fato e o que fantasia do personagem pouco importa. Temos episódios fantásticos, irônicos, românticos, dramáticos e divertidos, é tudo que se espera de uma boa e prazerosa leitura.