Sobre o amor

Sobre o amor Tavi Gevinson

Resenhas - Sobre o amor: 45 vozes sobre romance, amizade e amor-próprio

rafazaakar 25/01/2021

AI, O AMOR, NÉ GENTE?! O QUE DIZER SOBRE O AMOR?
?Sobre o amor? (Tavi Gevinson e outros, Rocco, 2019) #5

Eu ganhei essa preciosidade de Natal, e preciso dizer que não esperava. Eu já tinha ouvido falar sobre essa coletânea de textos, mas eu nem me toquei que ela já havia sido publicada, então eis que ganhei e me apaixonei!

Pra quem não conhece - tudo bem, nem eu conhecia também, o Google ta ai pra isso mesmo -, esse ajuntado maravilhoso de textos foi feito pela já falecida Rookie Magazine, uma revista americana toda voltada para literatura adolescente real (feita por jovens escritores não necessariamente famosos), sempre com um foco mais certeiro na vida de colegial.

Infelizmente a revista fechou em outubro de 2018, por causa daquilo que a gente já sabe bem: a evolução tecnológica e tudo que isso acarreta para as publicações impressas e independentes.

Quem me conhece um pouquinho sabe que amo essa pegada mais independente, meio fanzine, meio underground, e obvio que fiquei super feliz em conhecer esse projeto. O intuito era que tivesse mais dois volumes, mas infelizmente não rolou.

Nesse filho único, Tavi Gavinson organiza uma obra prima de textos e crônicas e poesias e versos e ilustrações sobre esse sentimento que a gente tanto corre atrás mas é intangível demais para se explicar: o amor.

Mas o interessante é que não é só sobre o amor romântico, a paixão e toda aquela coisa melosa. É mais sobre o sentimento em sí, sobre todas as vertentes e todas as formas únicas e especiais de senti-lo. Amor de família, de amigos, amor próprio, respeito -porque se respeitar e respeitar o próximo também é uma forma de amor-, tem muito amor AMOR também, claro, mas é bem mais que isso, sabe?

Um dos pontos cruciais que mais me chamou a atenção no livro foi a lista de participantes. Não é qualquer lista não gente! Tem Alessia Cara, Florence Welch, John Green, Rainbow Rowell, Maria Popova... Tem muita gente grande, e eu achei isso incrível! (Não entendi muito bem o poema da Florence mas a gente finge que entendeu porque é conceitual!).

É uma leitura que pede atenção e um pouco de paciência, digamos assim. Tem textos que são fluídos e perfeitos, como o da Jenny Zhang; e tem outros que você lê, lê, lê e dai chega no fim e pensa: ?Meu deus, o que foi que eu li?!?, sabe?

É aquela leitura que vai fazer você tirar um tempo pra refletir sobre algumas coisas aqui e ali, mas que no final vai te deixar mais bem leve.

?Por que devo me amar?
A resposta é simples.
Por que não?? - Pag. 215.