João de A a Z

João de A a Z João Carlos Martins

Resenhas - João de A a Z

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 13/04/2021

João de A a Z
"João de A a Z", livro publicado pela Editora Sextante, reúne em forma alfabética, tal qual um dicionário da alma desse que é um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, nosso Maestro João Carlos Martins.

Na obra, o Maestro João Carlos Martins, reúne suas memórias baseadas em suas experiências, de uma forma que jamais havia pensado encontrar em um livro: de “A” a “Z”. Desta forma, histórias serão contadas narrando acontecimentos, vivências, todas seguindo a ordem alfabética e, cada letra traz consigo, ensinamentos que nos valerão cada parágrafo.

Abrindo para todos que se interesse por música erudita aos curiosos por conhecer mais sobre o protagonista, o maestro que se mostrou simpático e um tanto quanto solícito, mesmo com sua limitação em autografar os livros no dia do seu lançamento nos corredores da Fiesp que estavam lotados de admiradores que esperavam para ter em mãos, a obra do maior maestro do Brasil e, assim, ele expôs sua vida, suas dores, dificuldades e suas alegrias com sua apresentação magnânima.

Eu, Daniel Moraes e meu grande amigo, Marcos Rogério, enfrentamos um domingo chuvoso e frio para ter o livro autografado pelo maestro, que foi simpático conosco, posou para fotografia e ainda ganhou um livro de minha autoria, Bodas de Papel, para que pudesse ler em algum dia, ou ainda tê-la em sua estante. Nosso domingo, em 22 de setembro de 2019, foi salvo por esse ato lindo!

Em belíssima apresentação que arrancou lágrimas da multidão que o acompanhava, o maestro João Carlos Martins que após a 24ª cirurgia na mão esquerda, ocorrida em fevereiro, ficou com mobilidade dos dedos reduzida, mas, mesmo assim, emocionou a plateia à frente da Bachiana Filarmônica SESI-SP, que liderada por ele, completou 15 anos de existência em 2019, e no dia 22 de setembro, tocando Bach com apenas dois polegares, levou a plateia ao delírio e à emoção na Avenida Paulista, em frente ao prédio da FIESP, data que lançava seu João de A a Z, juntamente com a equipe da Editora Sextante.

Incrível que, alguém aos 79 anos na época do lançamento (22 de setembro de 2019), se via com tamanho entusiasmo em dividir com uma multidão que o admira e o acompanha, seu livro narrando fatos de sua intimidade, sua vida. Ele mesmo relatou:

“Aos 79 anos, não gostaria de ensinar ninguém, mas mostrar o que a vida me ensinou e aproveitar para dividir emoções, pois só sabe multiplicar aquele que aprende a dividir?" – João Carlos Martins.

Surpreendentemente, as lições que aprendemos com esta leitura, pois, não há idade para tal, seja jovem ou adulto, até mesmo a terceira idade, sempre haverá uma lição a ser absorvida, um conselho a ser adquirido e uma lição que o guiará para os dias de sua vida.

"João de A a Z" é um livro que emociona, diverte, ensina, nos fazer e depois nos faz chorar com tudo que o maestro já fez em nome da música, independente de sua limitação e muito mais ainda por fazer para os brasileiros que, inspirados no maestro transformam nossas vidas. Sem dúvidas, um livro que recomendo!

Confira a resenha completa e as fotografias do lançamento no blog Irmãos Livreiros.

site: https://irmaoslivreiros.com.br/joao-de-a-a-z/
Ricarda Caiafa 13/04/2021minha estante
Uauuuu! Que resenha! Já estou colocando esse livro na minha lista de Quero ler, com certeza!!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 14/04/2021minha estante
Esse livro é perfeito, Ricarda.
Muito inspirador. Vale muito a pena ser lido.

Recomendo! =)

Laine.Bordon 24/10/2019

Incrível!
"Aos 79 anos, não gostaria de ensinar ninguém, mas mostrar o que a vida me ensinou e aproveitar para dividir emoções, pois só sabe multiplicar aquele que aprende a dividir." ? João Carlos Martins.
?????????
Neste livro o Maestro João Carlos Martins reúne suas memórias e suas experiências de uma forma diferente. Suas histórias serão contadas de A a Z , cada letra tem um significado e um ensinamento. Através dessa leitura podemos conhecer mais sobre o Maestro tanto no pessoal quanto no profissional. Vamos conhecer toda a sua jornada na música desde Pianista até se tornar Maestro. É incrível as lições que aprendemos com desta leitura, sem dúvida alguma um dos melhores livros que já li. Esse é o tipo de livro que todos, do mais jovem ao mais velho, deveriam ler.
?????????
Letra A (Amor) ?A letra A só poderia ser de amor, porque o amor é ou deveria ser o pilar fundamental da existência. A escolha foi fácil. Precisamos dele como do ar para respirar. O amor pelo outro, pelo próximo, pelo nosso ofício. O amor da família, da mãe, dos filhos, da mulher, dos amigos. Isso move o mundo, nos faz acreditar em algo maior?.

alicia 29/06/2022

Queria muito ser amiga do João
Apesar de ser um livro biográfico, acaba sendo um livro de reflexões sobre diversos temas importantes da vida, acaba sendo até um pouco poético. João é um dos grandes talentos do Brasil, com certeza deveria ser mais reconhecido, me emocionei muito lendo.

Arthur.Marin 22/07/2023

Um excelente livro do grande Maestro João Carlos Martins! Nessa obra, o grande Maestro expõe histórias, ensinamentos que ele teve durante sua vida. Um livro que vale muito a pena!

Carolina Corrêa 03/06/2020

Inspirador
Além de uma história rica e inspiradora, você termina o livro querendo ser amiga do maestro! Um fofo!
Para quem não entende absolutamente nada de música, não deixa de ser uma fonte de conhecimento.

Sol Belchior 02/11/2020

A beleza de ser o que é
Esse é um dos livros com depoimento mais sincero que já li. O Maestro relata sua vida de forma tão apaixonante, que você vira ainda mais fã dele. Maia fã de música. Fica mais feliz vendo que não é sonho acreditar na existência de pessoas incríveis que está empenhado em melhorar a vida do país através da música, arte está mais inclusiva do planeta.
Que livro delicioso. Que vida linda! Que artista maravilhoso.
Vida feliz e longa pra ele.
Obrigada por dividir sua vida e sonhos com os brasileiros.

Beta Oliveira 25/11/2019

A partir de palavras-chave, o maestro João Carlos Martins revisa a própria história. Vitórias e derrotas, saúde e doença, alegrias e decepções, aprendizado constante fizeram e fazem parte até hoje.Ele não esmoreceu, se reinventou e encontrou novos caminhos para continuar exercendo e divulgando o ofício que abraçou na vida: a música clássica, Bach, em especial. Multiplicando conhecimento, ensinamentos, paixões para que outras pessoas também pavimentassem os próprios caminhos desta forma. Sim, esta jornada me toca e me emociona, por ser humana, por ter falhas e por ter a vontade de recomeçar todo nascer do sol.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://livroaguacomacucar.blogspot.com/2019/11/cap-1638-joao-de-a-z-joao-carlos-martins.html

Saquetti 23/06/2020

João de A a Z- João Carlos Martins
É um livro bom. Conta- nos sobre coisas que marcaram a vida do maestro João, que com sua sabedoria compartilha- nos a cada página experiências e, também, lições de vida.