Rama Revealed

Rama Revealed Arthur C. Clarke

Resenhas - Rama Revealed

Lili Machado 12/09/2012

Em sua misteriosa viagem pelo espaço interestelar, a enorme nave ramaiana carrega seus passageiros humanos, até o fim de sua odisséia.
Mas os experimentos realizados pelos ramaianos falharam, e Rama III tornou-se um campo de batalha.
Os humanos chegaram até as regiões ainda não exploradas da nave, onde encontram um lugar dominado por aranhas mecânicas. E tem de decidir se elas são aliadas ou nimigas.
Enquanto isso, Rama III continua sua viagem em direção à base ramaiana, onde ao final de sua viagem, uma revelação estonteante os espera.
O ponto alto desse livro, em minha opinião, é a relação de Richard Wakefield e Nicole des Jardins e seus filhos. O fato dos personagens serem tão reais, tão pessoais, tão presentes, fez com que a trama de ficção científica ficasse muito melhor. Lembrando sempre que, a colaboração de Gentry Lee é que dá esse toque humano à estória.
Ao final, o discurso do velho, sobre a missão de Rama, foi satisfatório e inspirador – apesar de guardar suficientes mistérios para novas seqüências.
Foi o final de uma das séries de ficção científica mais fantásticas que já li – principalmente, se fizermos a correlação da família em Rama, com a Pequena Terra.

Sidney 30/09/2021

Vale a pena ler a saga Rama. Achei melhor que ?Odisseia no espaço?. Muito interessante como Clarke imagina a interação humana com alienígenas.