Grenade

AUTORA: Triz Santos
ANO: 2019
PAG: 306
EDITORA: Viseu

💣 PERSONAGENS: William Toldd, Liam James, Jayne, Max, Jessy, vidente, Elise Clifford, Alex, Brian, Noah Hawkens, Edward Steele, Nicholas Glover, Anne Carter, Dennis Steele, Christopher, Zack Mason, Marlle, Caitherine, Taylor, samuel, Maggie, Haylee, Austen, Jeffrey.

💣 TEMAS ABORDADOS: Relacionamentos abusivos, complexo de inferioridade: com a aparência, Assassinatos, Falta de atenção dos pais, amor e cuidados com os filhos, preconceito, prostituição, tráfico de drogas, bebidas, roubo, Doença: (borderline, sindrome de hulk, transtorno explosivo intermitente, bipolaridade, ansiedade, psicopatia.

💣“Todos me alertaram para me manter longe dele desde o começo, mas eu não quis ouvir. A sensação de liberdade e adrenalina que sua presença me proporcionava era tudo o que eu queria ser capaz de sentir na vida e agora... Eu estava destinado a chegar ao meu fim junto a ele.” William Toldd...

💣Conhecer e me apaixonar por Edward Steele nunca esteve em meus planos, mas, quando me dei conta, já estava preso a ele... E não tinha mais como fugir. Meu coração era teimoso demais para aceitar que não se pode amar por dois e Edward continuou ocupando um espaço nele... Que deveria pertencer a outra pessoa.
As pessoas têm medo dele... E eu? Tenho medo do que sinto por ele.
O amor não é justo. Ele não liga se a pessoa é uma psicopata ou a mais bondosa do mundo.

💣 "O que você estaria disposto a fazer para não perder um amor, mesmo sabendo que ele pode destrui-lo?"

💣 "Se ninguém souber do seu sofrimento ninguém ira te julgar."

💣 "Todo mundo tem um pouco de loucura dentro de si, ninguém é cem por cento normal."

💣" Prefiro não bater de frente e fingir que não ouvi, por mais que as palavras me destruam por dentro, ninguém precisa saber."

🎼🎵🎶 Grenade 🎶🎶🎼

David 15/11/2022

Considerações
Essa é a estória em que Willian Todd se apaixona por Edward, um cara mal com ideias macabras e acaba arrastando o protagonista para o meio disso tudo.
A premissa é muito interessante, a trama não é comum em publicações por ai, porém não deixarei de avaliar corretamente por causa disto.
1º O Livro começa como se não quisesse nada, e logo depois vc está lendo algo totalmente diferente do que quando começou, o me surpreendeu bastante. Ponto positivo.
2º Edward é o personagem com a personalidade mais bem desenvolvida, mas quando a autora citou "transtornos psicológicos" faltou pesquisar um pouco, em vista que os transtornos citados são impossíveis de acontecerem juntos como Borderline (traduzindo) e psicopatia, pois o último é a ausência de sentimentos e o primeiro é o excesso de sentimentos... (ponto positivo e negativo aqui.)
3º Existe um assunto que será abordado por volta da pagina 130 com o William, que logo destaco, deveria ser posto logo no começo pois onde está, parece só uma coisa que a autora colocou do nada pra tentar justificar umas cenas aleatórias que vão acontecer, além disso foi mal desenvolvido, e não achei nada de mais, talvez por ter sido mal abordado. Ponto negativo)
4º A personalidade do William é instável o que faz perder totalmente da imersão em alguns momentos (por ter contradições inclusive), ele não parece ter um objetivo real a não ser correr atrás de uma cara, hora sim, hora não, além disso toma atitudes burras e sem noção, sem contar as cenas cheias de drama que não fazem o menor sentido. Ponto negativo.
5º As tramas secundarias são totalmente esquecidas, o que obriga o leitor ficar excessivamente acompanhando o protagonista e seus devaneios sem respiro. Ponto negativo
6º Devido a forma como tudo se sucedeu devo destacar que o vidente foi algo totalmente desnecessário e esquecível por parte do leitor, além disso foi mal apresentado, mas esse ponto em especifico coloco meus gostos como critério, portanto não vou classificar como bom ou ruim.
7º O final é injustificável, sem sentido e contraditório, é possível passar pano para varias coisas que pontuei, porém com esse final fica impossível pois não tem o desenvolvimento necessário para justificar as ações finais das personagens. Ponto negativo.
8º reclamei muito eu sei, mas apesar disso, a atmosfera do livro conseguiu prender e dar conta de levar o leitor em todos os seus encalços. Ponto positivo.
9 º para encerar, digo que muito do que está acima poderia ter sido bem desenvolvido e tratado de forma mais interessante se a autora tivesse usado menos descrições generalistas e sendo mais especifica, sem cortar o desenvolvimentos de cenas importantes, como foi feito, principalmente no final como exemplo "depois de horas de chantagem emocional", e mostrar ao leitor essas horas em diálogos e textos sólidos para nos convencer que de fato aconteceu algo ali.
Apesar das colocações negativas, destaco que me diverti muito lendo, vendo o circo pegar fogo entre os personagens.

Laila Laudina 30/07/2020

Um livro incrível, com personagens com histórias de vida impactantes. Livro bem reflexivo sobre pessoas e consequências de pais negligentes. Com um fim inesperado.

@mylifeasreader 12/08/2020

Motivos para ler Grenade
Fiz uma resenha em formato de podcast.
Link https://open.spotify.com/episode/2DAi6Nh3ZvFV6e35Lh8J5Z?si=V5ZHlKMWTgaPZc85yFA-fA

Mas também listei 5 motivos para ler Grenade. São eles:

Recentemente, eu terminei de ler Grenade, através de uma leitura coletiva proposta pela autora, ainda farei um episódio do podcast resenhando a história, mas hoje eu quero te dar motivos para ler esse livro que tanto me surpreendeu.

1. Assuntos difíceis, abordados de uma maneira fluida.

Eu gostei da escrita da Triz, acho que ela soube muito bem encaixar assuntos como relacionamento abusivo e transtornos mentais no seu enredo. Por mais que sejam assuntos pesados, ela tornou a digestão mais "fácil".

2. Surpresas a todo momento.

Definitivamente não é um livro chato, nem cansativo. Pois a todo momento durante a leitura, nós somos surpreendidos com novas informações.

3. Representatividade fora do clichê.

Gostei de como os personagens são em grande maioria LGBT, e isso não é um bicho de sete cabeças. A Triz quis sair do clichê romance água com açúcar, e colocar essas pessoas para representarem muito mais que isso. Ela fez um livro intenso.

4. Valorização dos pequenos autores.

Eu sei que a gente ama ler aqueles autores que já são aclamados e famosos, mas e que tal dar uma chance para os que estão começando, e ainda por cima são brasileiros? É assim que a gente descobre leituras incríveis.

5. O final coerente.

Eu imaginei inúmeros finais, mas quando parei para analisar achei o final de Grenade perfeito para a mensagem que o livro passa. Quando terminei a leitura, tive um misto de emoções e quis saber mais sobre o que veio depois, mas também achei legal poder imaginar.

Siga @mylifeasreader

Layssa Costa (@mermaidsandbooks_) 24/02/2020

Envolvente..
Pelo amoooooor, gente ainda estou abalada depois de ler esse livro.
Quando comecei eu simplesmente devorei, fiquei com vários sorrisos bobos enquanto lia, sorri, fiquei triste e por último fiquei em choque com o que aconteceu.
__
William Toldd é um jovem rico, bonito, inseguro e sensível. Nessa nova jornada da sua vida ele tem que começar tudo de novo, uma nova escola, novos amigos.
__
Por conta do trabalho no FBI, seus pais mudam bastante e, agora eles estão em Londres. Will logo que chega no novo colégio é hipnotizado pela visão de um garoto lindo, ele não sabe porque esse cara chamou tanta sua atenção, talvez seja, porque Edward exala mistério, um quê de proibido e é lindo demais, só que Toldd tem uma namorada, mesmo que seja porque é o que os pais deles queriam, e homens nunca mexeram com ele, não como Steele. Sua vida não é tão perfeita como todos acham que são.
__
Steele é um jovem problemático, misterioso, lindo, com uma história bem triste.
Apesar de tudo, ele não consegue parar de pensar no jovem Toldd, lindo e intrigante, ele pode ser a chave perfeita no que faltava na sua vida e nos seus planos.
Will, apesar de todos avisarem, acaba se deixando envolver pelo jeito sedutor do jovem problemático e lindo Steele.
__
Acontece de tudo, menos o que você espera. Quer saber mais? então leia, porque esse livro é repleto de revelações, auto-descobertas, dramas, romances, tragédias, amizade, problemas reais e um pouquinho mais.
__
Espero que tenham gostado da resenha, leiam, super indico, boa leitura! Beijinhos de Luz

Maíra Marques | @literamai 16/04/2020

Siga: @literamai
"Eu sou uma Granada, William. Não consegue ver? A qualquer momento posso explodir e destruir a sua vida e de todos ao meu redor, então se eu fosse você, fugiria enquanto pode."

Nesta obra encontramos um romance LGBTQIA+, porém, um relacionamento totalmente tóxico e abusivo. A autora abordou o assunto com responsabilidade, contudo é preciso estar preparado psicologicamente para ler. Particularmente eu adoro assuntos assim, então me animei em conhecer o livro.

Will é o protagonista e o maior narrador desta história, em seu primeiro dia de aula na nova cidade (sua família muda muito de casa por conta do emprego dos pais), o rapaz é parado por uma cigana que o alerta a tomar cuidado com um garoto que iria mudar toda sua vida, e que ele precisava manter distância. É claro que por ser cético ele não levou a sério aquela visão, que acabou se concretizando.

O livro aborda também a luta interna de quem "se descobre" homossexual, a batalha psicológica em enfrentar a família, o relacionamento (ou seria a falta dele?) com os pais, amizade, problemas psicológicos, violência, massacre, abandono e prostituição.

Há ressalvas: Apesar da clareza na escrita da Triz, senti falta de "um algo a mais" em suas descrições. A autora tem um potencial gigantesco para ser uma excelente escritora, isso não tenho dúvidas! O protagonista Will também me incomodou bastante em diversos momentos e não me cativou a ponto de sentir compaixão por tudo o que lhe aconteceu. Em contrapartida, o antagonista ganhou meu coração e me fez torcer pela sua evolução e melhora, foi muito bem construído! Os personagens secundários também são muito bons e agregam bem a história! As primeiras páginas foram bem densas, mas quando o clímax chegou, foi impossível não devorar a história!

Para os amantes de romances com representatividade e a verdade nua e crua, esse livro é super recomendado.

site: https://www.instagram.com/literamai

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 25/05/2020

Resenha: Grenade | Triz Santos | @kemiroxtvliterario
Grenade é um livro lgbtqi+ que foi escrito pela autora Triz Santos corresponde a Editora Viseu sendo de literatura nacional. Eu fiz parceria com ela pelo que me lembro ela que me procurou e então me disponibilizou o ebook. Atenção aviso importante aos gatilhos presentes no livro: relacionamento abusivo, violência e palavrões. Se algum desses elementos o incomodam não leia.

Conteúdo do livro é sobre o personagem principal o William Toldd que se apaixona por Edward o ponto principal do livro, o que ele representa demostra no título deixando tudo claro, tudo envolve eles e os personagens que o cercam, para ler esse livro tem que estar preparado pois não é um conteúdo leve mas se você gosta e já é acostumado pode ler tranquilamente.

Minha análise eu acho o livro ótimo mesmo com as ressalvas pois o contexto é bem interessante, o livro está disponível na Amazon e no site da Editora Viseu. Futuramente poderei ler mais obras da escritora se tiver oportunidade. quase deixaria para depois a leitura mas a resenha da @literamai me incentivou para concluir essa obra. Portanto essa leitura foi válida e é isso.

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2020/05/resenha-grenade-triz-santos.html

littlefoxy 04/03/2021

Uma leitura super importante.
ATENÇÃO! Este livro pode conter gatilhos.

Grenade não é um típico romance LGBTQ cheio de açúcar, ele ultrapassa esses limites, trazendo em seu enredo questões difíceis, pesadas, e muito importantes.

Quando começamos a ler, temos a impressão de que irá se tratar apenas de um adolescente se descobrindo e se apaixonando, mas assim que a leitura evolui, a coisa começa a tomar forma.

E sim, nosso protagonista irá se descobrir, se encontrar, se apaixonar, mas as consequências desse amor nem ele mesmo seria capaz de imaginar.

Questões como transtorno psicológico, dependência amorosa, relacionamento abusivo, logo começam aparecer, e nos mostram um outro lado do "amor" que muitas vezes não queremos enxergar.

A escrita da autora é impecável, capaz de nos fazer imergir profundamente na história. A leitura flui de forma muito rápida, e a cada página lida, a vontade de descobrir o destino de William e Edward só aumentam.

A inserção de questões pouco discutidas é um dos pontos cruciais desse livro, foi o que fez  me apaixonar por ele, pois eu já fui um William. E ver um livro que retrata tudo que eu passei, me ajudou muito a enxergar coisas e situações para quais muitas vezes eu fechei os olhos.

É muito importante entendermos que estas coisas existem, ao invés de só fecharmos os olhos.

Não é um livro para todo mundo, é claro. Mas recomendo muito a leitura. É um livro maravilhoso. Que já quero uma continuação.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 06/11/2019

“O amor não é justo. Ele não liga se a pessoa é uma psicopata ou a mais bondosa do mundo”
Grenade nos conta a história de William Toldd, um jovem vindo de uma família extremamente rica e com uma vida que muitos considerariam perfeita. Ele mora em uma casa imensa, estuda no melhor colégio de Londres e tem uma namorada. Mas, claro, nem tudo são flores.
A família de Willian havia acabado de se mudar para Londres e, portanto, no começo da história acompanhamos nosso protagonista em seus primeiros dias de aula na nova escola. E é aí que muita coisa começa a mudar.
William e Elise, sua namorada, passam a estudar na mesma escola. Mas o namoro deles parece estar indo por água abaixo. Para melhorar o cenário, na escola deles também estuda um garoto problema: Edward Steele. Todos os alunos da escola aconselham Willian a se manter longe de Steele, mas sem entender os motivos de tal recomendação, ele acaba não dando ouvidos a seus colegas.
E sim, Edward mexe (sentimentalmente) com William de uma maneira que ele não consegue entender, ao menos não de início.
Já deu para imaginar, portanto, que Grenade é um romance LGBTQ+ e que nele acompanhamos Willian se conhecendo. Mas esse também é um livro que aborda outros assuntos, como depressão, drogas e violência.
Grenade toma rumos inesperados e fortes, o que faz que esse não seja um livro recomendado para qualquer pessoa. É preciso ter estômago e sanidade para ler essas páginas.
Mas se você sente que pode encarar essa história, encare. Vale a pena! Os plots dela são ótimos e nos prendem à leitura, fazendo a gente querer saber que fim haverá a narrativa (e que fim! Esse é realmente chocante)

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/2019/11/06/grenade/

Amigas Entre Livros 24/02/2020

Will e James são filhos de agentes da FBI, por isso eles não veem seus pais como gostariam, pois vivem viajando. Além disso, vive com os garotos, Jessy, a governanta da casa, uma senhora simpática que cuida deles como se fossem seus próprios filhos.

Willian namora Elise, uma garota que ele conhece desde criança, que aliás foram prometidos para ficarem juntos, pois seus pais são grandes amigos. Entretanto, Will não sente nada por ela, e só não termina o namoro por causa dos pais.

No primeiro dia de aula na Liberty High School, sua nova escola, Will conhece Edward Steele, um cara misterioso, na qual todos da escola o temem. Porém, com William foi diferente, ele se sentiu atraído por Edward, trazendo sensações que nunca tinha sentido.

Para Will, que imaginava ser hétero, o grande conflito é ser gay, pois ele tem medo da reação de seu pais e do que as outras pessoas vão falar sobre isso.

Edward Steele é o cara mais popular da Liberty, e sua fama não é boa. Por nunca ter tido uma estrutura familiar, Steele se tornou uma cara revoltado com a vida. Entretanto, ele tem Zack, um grande amigo que sempre está lhe ajudando.

Grenade é uma leitura lgbt, porém não é como aqueles romances água com açúcar que estamos acostumados a ver, esse aborda mistério e questões socias como: preconceito, relacionamento abusivo e insegurança.

É um livro que não tem uma leitura fácil, pois aborda temas pesados, entretanto é uma história que deve ser lida e questionada, porque ela nos mostra que as nossas atitudes podem trazer grandes consequências para a nossa vida.

Dreh 28/03/2020

#jornalistaresenhas
O livro flui muito bem, mas o final... Meu Deus! Sério, eu estou chocada com o rumo da história até o momento que estou escrevendo esta resenha e nem sei como me expressar. É fácil relacionar realidade com ficção e entender o quanto uma estrutura familiar danificada pode afetar a vida de uma pessoa.
A história conta sobre William, ele parece levar uma vida comum, com o irmão, a governanta e a namorada. Mas tudo começa a mudar quando a família se muda de cidade e ele vai para um novo colégio. Lá ele se depara com Edward, o garoto já o intriga logo de primeira e as pessoas avisam Will para manter distância de Ed, pois ele pode ser muito perigoso. William está disposto a dar ouvidos a isso, mas algo dentro dele se remexe levando-o de encontro ao "perigo". Será que o amor pode chegar a ser tão doentio, a ponto de nos levar a fazer coisas por simples e pura influência do outro?

mimosliterarios1 08/07/2020

Surpreendente, emocionate e reflexivo

A leitura é muito fluída, sendo narrada por William Toldd e pelo narrador, alternância entre eles.⁣

Personagens principais: William e Edward.Personagens secundários: James, Elise, Nick, Zack, Anne, Dennis, Jessy, Chris, Noah...

Willam Toldd, o Will, não consegui viver longe de seu amor, pois ao seu lado se sente livre, vivo, feliz, mas seus amigos não compartilham da mesma opinião.⁣

Edward Steele é magnético, presença marcante,temifo por muitos, mas o amor pode atrair algo bom, custe o que custar.

O amor pode cegar, mas é possível mandar no coração?

Livro traz à tona uma temática pesada, relevante e muito atual. Tudo de forma muito visceral, nos sentimos dentro da história, acompanhamos o fervilhar das mentes jovens, acompanhamos Will, sentimos sua dor.

Neste livro conhecemos adolescentes vivendo a fase escolar, com seus questionamentos, segredos, o desabrochar do amor e muito mais. Você começa a ler achando que um romance adolescente clichê, quando você se depara com livro maravilhoso e surpreendente.

Porém ao analisar uma mente jovem, nos surpreendemos com um personagem diferente, bem construído, envolvente e misterioso, com análise da mente sombria.

Há também relações tóxicas, onde alguém se doa por inteiro de corpo e alma, esvaziando-se completamente. Recebendo migalhas de "amor".

Você lê a ficção e vê que muitas vezes, faz parte da nossa realidade. Assim, a autora Triz Santos nos emociona e nos faz refletir sobre a vida...

Ao concluir o livro fiquei completamente emocionada, impactada, com um final inesperado, história cheia de detalhes, cheia de alertas e muita reflexão. Precisamos falar sobre a vida, sobre emoções.

"Quando você olha para seu abismo inteiror, ele pode responder de volta."⁣

*Contém gatilhos

isa. 16/05/2022

eu tô -
"todos me alertaram para me manter longe desde o começo, mas eu não quis ouvir. A sensação de liberdade e adrenalina que sua presença me proporcionava era tudo que o que eu queria ser capaz de sentir na vida e agora... eu estava destinado a chegar o meu fim junto com ele"
cara eu tô sem palavras, me pegou muito principalmente o final, ele é tão pesado, mas a escrita é tão boa que flui tão rápido, enrolei muito pra lê pq já sabia que não ia ser fácil, mas não pensava que ia ser tão pesado assim, sofri tanto mas amei

Mary 12/08/2020

@jornadadeumaleitora
Comecei a ler imaginando que seria um simples romance adolescente LGBTQIA+, e fiquei em choque com as reviravoltas do enredo. Foi tudo muito intenso, quando pensei que tudo terminaria bem a autora joga uma bomba e encerra a história. Que final, cara. Que final!

Will é um adolescente rico e tem tudo o que quer, mas com as constantes mudanças de cidade, por causa do emprego dos pais, acaba não criando muitos vínculos de amizade e ficando mais sozinho.

Edward é um jovem problemático, estuda na melhor escola da cidade por causa da ajuda de um tio do seu melhor amigo. Todos têm medo de ficar perto dele, pois sabem das suas constantes mudanças de humor.

Quando Edward viu Will pela primeira vez na escola percebeu que queria fazê-lo se descobrir. Will se dizia hetero, mas começou a ter sensações estranhas perto de Edward. Será que essa paixão daria certo?

Eu não esperava que Grenade fosse um livro mais dramático, e talvez por isso eu tenha ficado boquiaberta com o rumo que a história tomou. A autora aborda, a descoberta da sexualidade, transtornos psicológicos, questões familiares, drogas e amizades, assuntos que precisam ser conversados abertamente com nossos adolescentes. Foi interessante ver também como que a paixão cega as pessoas, e ficam fáceis de serem manipuladas e assim a relação de Edward e Will se torna totalemente tóxica.

Um ponto que não posso deixar de falar é a relação dos garotos com os pais. A mãe de Ed faz questão de demonstrar a todo momento o quanto não gosta do filho. Os pais de Will por serem tão ausentes compensam tudo com dinheiro, eles esqueceram que ser rico não compra a moral e o apoio que vem de casa.

Tenho um filho de dois anos e esse livro me fez refletir em muitas questões sobre a presença constante dos pais na vida da criança. E antes que eu me esqueça, aproveito para deixar o alerta para gatilhos que a história possui.

O único detalhe que me incomodou nessa leitura foram os vícios de linguagem da autora, tirando isso a história é impressionante.

site: https://www.instagram.com/p/CDuGBdQDdnq/