O Teatro e Seu Duplo

O Teatro e Seu Duplo Antonin Artaud

Resenhas - O Teatro e Seu Duplo

Flávio Café 21/03/2010

Artaud, um revelador
Artaud é, certamente, um dos grandes reveladores do século passado e esse livro é uma revelação em matéria de teatro. Essa coletânea de textos escritos de uma forma poética e provocadora traz uma visão daquilo que o teatro deveria ser em detrimento, principalmente, do teatro que se fazia na época de Artaud, no qual a palavra era a mais soberana das faculdades do teatro e nos espetáculos faltava, como diz o Autor, "tudo aquilo que é especificamente teatral". Com os seus manifestos do teatro da crueldade e as suas cartas sobre a linguagem desse teatro, o autor, apresenta uma proposta de teatro como ele sempre foi, mas que a nossa sociedade intelectualizada, racionalizada, travada, neurótica, destruiu. Muitas das propostas de Artaud já foram parcialmente atingidas hoje como, por exemplo, a destituição da importância exacerbada do dramaturgo, a restituição dos poderes e da dignidade ao encenador (aqui expresso no sentido daquele que põe em cena, como no françês "metteur en scène") e a união do diretor com o dramaturgo, contudo, o espírito paralizador do pensamento psicológico europeu ainda prevalece em grande parte da produção teatral ocidental. Não que o teatro psicológico seja um erro, mas ele certamente destrói aquilo que é próprio da arte do teatro, ou seja, gesto e o movimento expressivos. Ainda que muitas vezes confuso, Artaud é, certamente um visionário, um sonhador e um reformador da cultura ocidental europeanizada.

Dávila 29/01/2023

O Teatro da Crueldade e suas bases.
"O Teatro e o seu Duplo" não bastasse ser só um texto fundamental para o Teatro e td o que influenciou depois nas artes da cena, como também é uma plataforma de ideias poderosa de um ser humano brilhante e atormentado.

Wallescka.Yasmin 10/03/2023

Um livro legal porém ao menos pra mim difícil gostei mais do final do livro que foi onde me encontrei mais e entendi melhor mais me trouxe uma visão legal .