O pêndulo da democracia

O pêndulo da democracia Leonardo Avritzer

Resenhas - O pêndulo da democracia

vagnerrg_ 01/01/2022

Indico fortemente esse livro para compreendermos que o que está em jogo hoje no Brasil não é uma disputa de narrativas, mas sua existência enquanto uma democracia. Indico sobretudo para você, meu caro e minha cara “cara-pálida”, que tá vendo o Brasil escorrer pelo ralo, com mais de 3.000 mil vidas perdidas todos os dias e prefere gastar todo seu tempo falando m**** nas redes sociais e dizendo que se trata de “liberdade de expressão” 👍

cintrarafa 24/05/2023

Entre regressões e reversões democráticas
Livro interessante para uma compreensão panorâmica da alteração no cenário econômico e político brasileiro a partir de 2013-2014 com as manifestações que culminaram no impeachment da ex presidenta Dilma.

O autor levanta conceitos interessantes a partir de literaturas do século XX sobre alguns mitos ideológicos próprios do Brasil, como o homem cordial, trazendo uma visão mais realista de quem seria essa figura: o tal ?cidadão de bem?, violento e truculento, sem grandes afetos pelas instituições democráticas e garantias individuais.

No entanto, durante a leitura, senti falta de que fosse comentada/analisada com mais ênfase a participação militar nos períodos de regressão democrática, uma vez que a República brasileira e seus períodos autoritários e autocráticos possuem grande influência ou interferência direta desse núcleo institucional.

Não me parece possível discutir as badaladas do pêndulo democrático sem que essa questão seja verdadeiramente creditada, pois senão a argumentação se torna eminentemente conciliatória - o que se provou verdadeira no posfácio do livro, isto é, o interesse conciliatório do autor para a reversão democrática.

Esse ponto, contudo, não retira o mérito do estudo, que é válido e levanta pontos importantes sobre a estrutura política e jurídica atual.
Alê | @alexandrejjr 06/09/2023minha estante
Rafaella, fantástico o teu apontamento!! Essa é uma falha importante da análise do professor Avritzer, realmente. Posso estar enganado, mas creio que tem um livro-reportagem lançado pela Cia. das Letras específico sobre essa interferência ao longo dos anos. Um de capa verde que me falha à memória o título. De qualquer maneira, obrigado por contribuir aqui no Skoob ao se atentar para um detalhe de extrema importância!!

Lucas B. Reis 26/01/2020

Análise sensata
Após o término dessa leitura, percebo o quanto uma discussão superficial não auxilia em nada.

O pênduloda democracia apresenta uma hipótese interessante: a de que a democracia brasileira comporta-se como um pêndulo, ora democrático, ora antidemocrático.

Dessa forma, os capítulos partem para validar a hipótese, apresentando dados, conjuntura política, ora com termos bem acadêmicos, outras nem tanto.

Acho que esse é o grande trunfo do livro: qualquer pessoa com o mínimo de vontade de entender vai conseguir captar o que o autor está falando. Foi assim que me senti.

Ótimo livro para entender a conjuntura política do nosso país.