Do Nosso Jeito: Mulheres, Liderança e Sucesso.

Do Nosso Jeito: Mulheres, Liderança e Sucesso. Maureen Chiquet

Resenhas -

girlbetweenbooksandcoffee 27/07/2021

RESENHANDO 'DO NOSSO JEITO'.
Depois de ler '#GIRLBOSS', senti-me inspirada em continuar consumindo livros de desenvolvimento pessoal. Aproveitando essa vibe, no início desse mês dei início à leitura desse livro da foto.

Talvez você nunca tenha ouvido falar da Maureen - eu também nunca havia ouvido falar nela - mas eu garanto que esse livro vai te fazer ter uma visão diferente do que é administrar uma grande empresa, seja ela nacional, ou uma gigante do mundo da moda, como a Chanel.

Aqui, antes de irmos aos finalmentes do livro, Maureen repassa um pouco de sua infância e como desenvolveu seu amor pela França (o que também me despertou a vontade de aprender francês em um futuro próximo, quem sabe) e como começou a galgar na sua empreitada profissional.

Ela deixa claro que, apesar de ser mulher, isso não a impediu de chegar onde chegou, e que jamais teve um tratamento diferenciado pelo seu gênero.

As primeiras páginas podem ser um pouco lentas para alguns leitores, mas é necessária a leitura delas para que se possa entender o objetivo do livro, e como o trabalho duro e a vontade de aprender podem ser bem recompensadas.

Outros trechos do livro possuem dicas de liderança para aqueles que trabalham com equipes, e como o ato de ouvir é um diferencial em qualquer posição que você ocupe em um ambiente coorporativo.

Apesar do grande avanço profissional, ela mostra que trabalhar tanto como ela trabalhou teve um preço em sua vida familiar. Não no relacionamento com o marido, mas no desenvolvimento de suas filhas que, conforme o passar dos anos, a mãe continuava ausente, mesmo não deixando faltar nada em outros aspectos de suas vidas.

Esse equilíbrio - ela deixa bem claro - é muito difícil de ocorrer, e para que não seja criado um ambiente de abandono para com os filhos, é preciso ter um grande entendimento com seu cônjuge, afinal, um sempre estará mais presente que o outro nas vida doméstica.

A chave é encontrar algo que funcione para os dois, e isso só é possível com muita conexão e muita conversa.

No mais, foi uma leitura muito agradável e edificante, e, certamente, entrou para a lista de livros que me tocaram de alguma forma.

bnizzola 29/09/2022

De 0 a uns 80, eu diria
Do nosso jeito é um tipo de leitura diferente da que estou acostumada a fazer, e talvez por isso no início eu não tenha gostado muito. Mas com o passar do livro comecei a entender melhor a proposta e a gostar, com certeza vou trazer coisas dessa leitura para meu ambiente de trabalho. Gostei muito da pegada do final, onde a autora motiva muito as mulheres a buscarem cargos de liderança e traz vários exemplos de mulheres incríveis que são inspiração.

Miry 21/09/2019

Muito bom ver uma mulher tão poderosa
Achei que esse livro seria bem maçante. Mas foi interessante saber a trajetória da presidente das maiores marcas de luxo em roupas. Aprendi muitas lições.

Gi 05/07/2022

Inspirador
No começo acaba sendo um pouco maçante, demorei para pegar gosto por ele, o que levou mais de dois meses para eu finalizar, porém no meio do livro ela te cativa e te inspira formas de crescer no mercado, e até mesmo formas de conseguir lidar com a família e trabalho ao mesmo tempo.
Ela foi longe e somente me inspirou a ir também. Incrível!

Hyllana.Mansur 09/03/2023

Agradável surpresa! ?
Assim como pude ler em outras resenhas, senti no começo da leitura que seria um fraco ?mais do mesmo? no segmento de desenvolvimento pessoal voltado à liderança feminina.

Ledo engano! A medida em que avancei nos primeiros capítulos me surpreendi muito conectada à jornada da Maureen e enriquecida com a partilha de histórias que ela costurou muito bem à aprendizados e reflexões.

De forma estruturada e clara, mas sem formalidades excessivas nem linguajar corporativo maçante, ela nos oferece muitas pequenas pílulas de conhecimento a nível de marketing, veia comercial e principalmente
sobre liderança feminina e toda a força e coragem que essa habilidade exige.

Gostei muitíssimo de ter lido e recomendo vivamente!

Marisol 04/05/2021

Do nosso jeito, de Maureen Chiquet
Quando peguei o livro para ler, já esperava (sem achar que fosse clichê) algo bem voltado à área corporativa, afinal, trata-se de ex-CEO mundial da Chanel – nem preciso falar que é uma das maiores grifes do mundo, certo?⁣

Bem, na verdade não deixa ser um livro sobre carreira. É, principalmente, um livro sobre ser humano; sobre paixão, criatividade, valores, inovação e superação. Já digo logo de cara que me apaixonei porque vai muito ao encontro do que acredito. Claro que precisamos desenvolver habilidades técnicas para desempenhar uma função, mas só isso não basta.⁣

Compartilhando a paixão pela França (e aqui não se refere à moda, mas aos ares, à cultura e gastronomia artesanal), a autora comenta quando visitou Provence e quando fez intercâmbio (vivendo com uma família) e definitivamente morar quando iniciou a carreira em marketing como estagiária da L’Oreal.⁣

Maureen abre o coração e fala sobre diversas situações difíceis, como quando sofreu bullying e preconceito na escola em que estudava, ainda nos Estados Unidos, por sua condição financeira e por ser de família judia; as dificuldades na GAP até ela se adaptar ao cargo; até mesmo assédio sexual (infelizmente uma realidade na vida de muitas mulheres), mas também situações embaraçosas (e um tanto engraçadas) já na Chanel.⁣

O que me fez gostar tanto da leitura foi justamente esse lado humano, o simples, o essencial, a criatividade, o saber ouvir, aprender com os erros, não deixar a insegurança paralisá-la e superar momentos mais difíceis. Além disso, como ocorre com qualquer pessoa, precisou encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira, compartilhando as delícias e as agruras, sobretudo em relação à maternidade. É, ainda, um livro sobre quebrar padrões, abolir rótulos e superar limitações. ⁣

“Quando começamos nossa carreira, é fácil pensar que a liderança consiste em ser destemidos, resoluto e dar as ordens. Mas uma vez que efetivamente assumimos o comando, percebemos que a função é um empreendimento complexo e profundamente humano.”⁣

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

Lidiane.Casagrande 08/09/2022

O livro inicialmente começa bem desinteressante, demora um pouco para despertar interesse, o contexto da carreira brilhante, a primeira CEO da Chanel, pensei que fosse uma leitura mais corporativa.
Mas, não deixa de ser um bom livro.

Karina.Carvalho 03/10/2023

Mais um livro que peguei para ler por conta do MBA e realmente adorei.
Me identifiquei com a autora porque também comecei minha carreira na L?Oréal e atualmente também estou recomeçando do zero na minha vida profissional assim como ela na GAP.
Achei o texto sincero e me trouxe muitas reflexões e por isso recomendo o livro.