Harrow the Ninth

Harrow the Ninth Tamsyn Muir

Resenhas - Harrow the Ninth

lalay 27/02/2024

Dios apate
Harrow desmemoriada, Gideon destituída do papel de narradora, meus faves mortos ou desaparecidos e personagens novos muito interessantes que aparecem menos que eu gostaria...

Foi bem bom, os problemas de ritmo continuam ele arrasta bastante até a metade quando as coisas finalmente começam a andar e fazer sentido. Ainda acho que foi um tiro no pé que 1/3 do livro tenha sido pov da Harrow nos eventos de GtN mas entendi o por que.

O melhor desses livros é a relação entre os personagens e a maior parte aqui foi a Harrow sozinha. Harrow brigando. Harrow sofrendo

Perceber que a Gideon não vai aparecer tanto nos próximos (nem a Harrow pelo visto) me tirou um pouco a vontade de seguir pra ser sincera.

A gente acabou de ficar sabendo um coisão sobre minha namorada e tá, foi diferente que isso não mude exatamente quem ela é e eu gostei bastante, mas ela foi o motivo de eu continuar? As duas, a dinâmica das duas e agora elas vão aparecer quase nada no próximo pelo que eu vi.

Amarga e com saudade, mas vou continuar

Taíssa 13/12/2023

Esse livro começa a invadir seu cérebro e depois todos os órgãos do seu corpo. Quando você finalmente começa a encaixar as peças e parece que tudo faz sentido, sua alma te deixa e nunca mais volta (pelo menos não volta até Nona the Ninth, o próximo da série).
idk.yk 13/12/2023minha estante
Esse é o primeiro da trilogia?

Taíssa 13/12/2023minha estante
é o segundo, mas eu comentei errado. São 4 livros, o último ainda está pra sair

dhy_vagando 30/05/2023

One flesh, one end
Na primeira vez que tentei ler esse livro ele simplesmente não funcionou pra mim. Eu lia e me sentia a pessoa mais estúpida do mundo, estava totalmente perdida e sem entender nada. Mas agora, depois de dois anos, resolvi tentar outra vez, já que adorei o primeiro livro da série, e PQP. Clicou pra mim e eu li em 3 dias.
A escrita dessa história não é como nada que eu já tivesse visto antes. Primeiro que a autora manda pra gente uma narração em segunda pessoa (o que sim, vale a pena insistir até você se acostumar), segundo que a escrita é permeada de sarcasmo, ironia e um tom ácido que faz você se divertir muito lendo. Terceiro que esse é um livro sobre necromantes, e estando na mente de uma necromante a gente vê tudo do ponto de vista dela, ou seja, nesse livro, a pessoa não começa a suar, e sim as suas glândulas sebáceas entram em ação liberando toxinas e etc. Isso é fascinante. A escrita é minha parte favorita do livro. Uma obra de arte.
A história, porém, não fica pra trás. Sim, você não vai entender nada do que está acontecendo por mais ou menos 80% do livro, e nos outros 20% você vai achar que entendeu alguma coisa quando na verdade não. Nós vamos assistir aqui a vida da Harrow depois de se tornar uma lyctor, servente de Deus, e um dos seres mais poderosos do universo. Só um detalhe, ela não funciona muito bem. O tempo todo nós vamos ver ela vomitando, sangrando, desmaiando e ficando perdida dentro da sua própria mente (preciso falar que é um livro deprimente?). Além disso, essa leitura é cheia de gore, então já aviso. Se bem que eu não gosto disso, mas não me incomodou muito.
Por fim, outro ponto brilhante do livro são as personagens secundárias. Deus e os outros lyctors são uns velhos fofoqueiros e cheios de treta entre si, então eles tornam a leitura ainda mais divertida e interessante.
Bom, não vou dizer que é um livro fácil e tranquilo de ler, mas com certeza vai ser diferente de tudo que você já viu. Eu amei.

"I can't tell if you're a once-in-a-lifetime genius, an insane imbecile, or both."

Wickedceci 21/05/2023

Oh!
4 estrelas pq sinto que perdi algumas coisas pq meu inglês não é dos melhores, mas o que entendi foi incrível
quando sair a tradução vou ler e reavaliar o livro

Duda 19/04/2023

Esse livro é uma aventura tão grande, me senti burra, depressiva, feliz, triste, confusa e uma variedade de outras coisas. Mas valeu muito a pena, a narrativa é construída excepcionalmente, o desenvolvimento da história e personagens é complexo e orgânico e, além disso, é emocionante acompanhar as reviravoltas e descobertas a cada capítulo.

Estou adorando a série. Recomendo muito.

Mia 11/04/2023

Loco
Iniciei a leitura não entendendo muito, e no fim parecia que estava no começo!
É interessante a forma que foi escrita, na 3 pessoa, aporem tu passa mais da metade do livro tentando entender pq Ortus está na narrativa e não sei se foi pq li em inglês e talvez a minha tradução não tenha sido boa, dei uma viajada no final!
Mas o livro é bom!

alinneasilva 03/04/2023

Como falar desse livro? Eu tinha algumas impressões mas elas meio que se desfizeram até o fim da leitura. A real é que tô apaixonada por essa autora e eu me apaixonei muito por Harrow e Gideon nessa leitura. Eu até gostei de Ianthe mesmo no geral odiando ela. Essa autora entrega muito, honestamente não sei como sai tudo isso da cabeça dela, mas vamos ao que achei do livro em si.

Achei a leitura desse bem mais difícil do que a do primeiro. Pra mim essa série tem um cenário que já é difícil de imaginar em português, imagina em inglês? Mas como gostei muito do primeiro e ele deixou muitas coisas pra acontecer, eu quis fazer esse esforço e não me decepcionei.

A história começa um pouco lenta e ela é mais complexa do que a do livro anterior já que estamos na cabeça de Harrow e ela tá num momento mentalmente complexo e também passando por uma transição de uma simples necromante pra uma lictor.

Eu não vou falar muitos detalhes pra evitar spoilers mas existe um certo retelling que é importante pra contextualizar o lugar mental em que ela está. Além disso a autora escolheu uma timeline não linear com narrativas em segunda e terceiras pessoas. Existe um countdown pra um determinado acontecimento e os capítulos vão contando pontos variados antes dele mas de forma não linear. Acho que a intenção da autora é além de não entregar tudo de cara ao leitor, mostrar também como funciona a cabeça da própria Harrow durante esse livro.

A sensação geral que tive durante a leitura foi de muita depressão, é um livro inclusive bem mais gráfico com gores e etc mas também mentalmente mais complexo. A leitura é confusa, muitas informações se revelam aos poucos e ainda assim nem sempre dá pra ter certeza de que aquilo é mesmo a verdade.

Apesar de tudo esse é um livro bonito, permeado de uma tristeza meio poética.

Sem dúvida mais um favorito.

Tio Nono 25/03/2023

Onde eu fui me meter.
Em 20% dessa bagaça já estou só o pó, quando acabar não vai ter mais nada. Harrow é a personagem mais fodid* que já conheci, Gideon é menos (sorte ou azar) e a filha da mãe é mais azarada de Jude Duarte. Só sei que... já peguei a pá para me enterrar. Depois atualizo isso aqui, caso ainda tenha dedos.

aninha590 12/02/2023

Uma das melhores sagas de ficção cientifica da atualidade
Absolutamente sem palavras para descrever a experiência que eu tive lendo esse livro...A utilização genial da segunda pessoa, o plot twist MALUCO, a falta de plot holes e, principalmente, a presença de lesbicas fizeram com que eu me apaixonasse totalmente por Harrow the Ninth. Tamsyn Muir vc é GENIAL

Helena 31/12/2022

Esse livro é bastante confuso no começo, mesmo se você leu o primeiro, mas todas as páginas lidas sob o mais profundo ??????? Valem a pena no final, onde tudo se paga de maneira incrível.