The Echo Wife: A Novel (English Edition)

The Echo Wife: A Novel (English Edition) Sarah Gailey

Resenhas - The Echo Wife

litterbox 03/01/2024

Os conceitos científicos sobre clonagem de seres humanos são brilhantes e parecem quase óbvios em sua possibilidade na vida real. a gente acaba pensando "claro que quem escreveu esse livro não inventou este método, devem estar a descrever uma coisa real", quando na verdade é tudo ficção. o final do livro te faz achar que produzir um clone deve ser a coisa mais fácil do mundo.

o único aspecto negativo da história, para mim, é que a maior parte do enredo me pareceu muito previsível. a narrativa fala muito explicitamente sobre o conceito de "grooming" e violência conjugal, temas importantíssimos de serem retratados, porém nada me pareceu muito surpreendente ao longo dos capítulos e a forma como as coisas são reveladas de forma um pouco simplista ao longo do caminho diminui o impacto das reviravoltas. o diálogo interior da protagonista torna-se um pouco repetitivo no final (também previsível) mas, de resto, uma leitura sólida.

recomendado para quem curte reflexões sobre o tema de clonagem e suas possibilidades, além da mais do que necessária perspectiva feminina no sci-fi.

José Vitor - @zetalendo 25/01/2023

Esse é aquele tipo de livro em que você não dá nada, mas a história te prende tanto que você acaba se surpreendendo.

Muito dizem ser uma nova abordagem de thriller, e concordo bastante. Aqui tem uma mistura de thriller com sci-fi, mas não aquele sci-fi cansativo e cheio de cálculos, é só tipo: tá ali e é isso. Mas também aborda muitos temas importantes, como violência domestica, abuso e a posição da mulher na sociedade, em vários aspectos.

O livro conta a história da Evelyn, uma cientista pioneira em clonagem humana. A relação dela com o marido não estava indo muito bem, eles estava bem insatisfeito com algumas coisas. E o que fazer quando se está insatisfeito com a esposa? Isso mesmo, criar um clone dela (a Martine), pedir o divórcio e ficar com o clone.

Curti muito a construção da história, a forma como a autora vai narrando os momentos é bem interessante. Principalmente por ter um paralelo entre o passado e o presente da Evelyn.
No passado, mostra muito como foi a relação dela com o pai, e algumas coisas sobre o "desaparecimento" dele, que a autora começa a jogar várias pistas do que poderia ter acontecido, mas não se aprofunda muito nisso, o que deixa aquela curiosidade do que realmente poderia ter acontecido.

"The Echo Wife" é um livro extremamente rápido de ler, a escrita flui demais, o ritmo da história te prende muito, mesmo tendo cenas que são bem paradas e sem muita ação.
Muitos dizem não gostar do final, mas achei que foi uma conclusão ok, diante de tudo o que aconteceu. Não acho que teria necessidade de ter outra narrativa no lugar, isso acabaria com toda a construção que a autora foi fazendo durante o livro.

Só tirei 0,5 estrela do livro, pois em alguns pontos eu senti falta de um desenvolvimento maior. As vezes tinha uns pulos de uma semana na trama, mas não explica muito bem o que aconteceu. Gostaria de saber um pouco mais sobre o que o mundo pensa sobre a clonagem humana, e como ela trabalha com isso, tipo, para quem ela faz isso.

Mas, fora isso, é um livro muito interessante e rápido de ler. Claro que não vai agradar todo mundo, por ter um ritmo bem diferente, mas quem gostar vai aproveitar bastante a leitura. Recomendo que deem uma chance!!

driana 11/08/2022

Só de ter visto a capa e lido a sinopse sabia que ia gostar The Echo Wife. É tipo de livro que divide opiniões.
Talvez você não goste tanto quanto eu, mas eu terminei de uma só vez.