Antes que o mundo acabe Marcelo Carneiro da Cunha

Resenhas - Antes que o mundo acabe

Lili 17/02/2013

Uma história prática, simples e breve. É possível lê-la em uma tarde, mas, no meio da vidinha de um adolescente tu percebe a realidade em que tu vive. Toda essa sociedade doente, e civilização-coisa em que nos tornamos e a famosa Globalização.
Nações bombardeadas por seres sem coração que se julgam melhores que os outros, pessoas que se vendem em busca do sucesso, gente sem teto mas com “o mundo em suas mãos” ao clique num celular.
O personagem tenta registrar o mundo antes que ele se torne inabitável, antes que não se cultive mais o amor entre as pessoas e que a essência delas se dissolva nessa maré de consumo, trapaça e destruição. Antes que o mundo se torne imundo. Antes que ele acabe.
nerito 17/02/2013minha estante
Esse livro realmente é muito bacana. As cartas do pai do Daniel são bem reflexivas. Além disso, gostei muito da parte que ele disse que fotografia tem a ver com "ver"...

ajuliaalves 24/02/2013minha estante
É um livro muito legal, gostei bastante.

Sabrina758 13/04/2023

ANTES QUE O MUNDO ACABE
Antes Que O Mundo Acabe é o primeiro livro concluído de 2023. Li em uma tarde/noite/madrugada, super rápido.

Gostei bastante da escrita informal usada, que descontraiu a leitura e deixou mais rápida, de como o livro nos prende nos problemas de um adolescente comum e de repente nos do mundo. De forma franca, pelas cartas enviadas ao protagonista, nós acompanhamos o pai dele contando suas aventuras e traumas pelos países, com fotos e desvaneios de uma mente destruída por uma doença e conflitos de guerras.

Tem lá suas problemáticas (algumas citações que você fica pensando seriamente em bater no protagonista, Daniel), mas acho que elas não interferem em nada nas estrelas que estou dando.

Leticia 03/01/2023

Me surpreendeu
Li por quê minha professora pediu um trabalho sobre o livro, no começo achei meio confuso mas como precisava terminar de ler continuei e descobri que é um livro muito bom. A parte das cartas eram minhas favoritas

malu 28/12/2023

O melhor do mundo.
é aquele livro que você acha do nada na biblioteca da escola e resolve levar pra casa. julguei muito pela capa, óbvio, mas ainda bem que eu li a sinopse e resolvi dar uma chance.

NayG.S 25/08/2023

Antes que o mundo acabe
Bem, vamos lá, o livro e legal porém achei ele um pouco sem sentido sem um objetivo sabe? Simplesmente conta uma história de um menino que tem um pai que mora na Tailândia (Ásia). Outro ponto que não gostei foi que o personagem principal fala alguns palavrões e eu acho que isso é desnecessário. O livro é uma leitura rápida porém, eu não compraria peguei emprestado da escola e li por que meu professor de geografia me indicou ele. Espero ter ajudado!!!

Nota:0,5/5

anaju26 23/09/2023

Precisa ser lido por todo mundo antes que o mundo acabe
?Eu não podia ser pai, Daniel. Podia? Não, não podia?

Confesso que senti raiva desse livro porque me recusava a ler ele por ser uma leitura obrigatória da escola. mas ele me surpreendeu de um jeito muito bom.
As cartas. extremamente emocionantes, fiquei reflexiva com algumas falas do Daniel (pai), o jeito que o escritor abordou o relacionamento entre pai e filho foi de uma maneira tão bonita. não sou uma pessoa que lê muitos gêneros fora do romance ou ficção, mas fiquei grata que não teve nenhum romance forçado no meio da história e mostrou apenas a aproximação do Daniel com o Daniel, por mais que teve o lance da Mim.

O que me irritou muito foi o uso desnecessário de gírias o tempo INTEIRO, e o Daniel por si só já me dava estresse, as suas falas misóginas então? dava vontade de entrar no livro e mandar ele calar a boca

Arthur 23/04/2022

É um livro sensível que retrata bem alguns pensamentos da juventude, além de ser incrível como o autor mescla fotos e palavras para criar uma história, que é cheia de realismo e sensibilidade, mostrando e criticando a globalização do mundo.

César 29/08/2013

Um Livro simples e Fantástico
Por muitas vezes olhei este livro na estante de uma biblioteca, sempre pensando se deveria lê-lo ou não, até que um dia resolvi finalmente pegá-lo e digo que valeu muito à pena.
A história é envolvente e foi escrita com uma linguagem simples, rápida e jovem. O protagonista é uma adolescente que tem a sua atenção voltada para um problema real que está acontecendo em todo o mundo; a globalização que está a cada dia transformando todas as culturas em uma coisa só.
A história me levou a refletir muito sobre o rumo que a nossa sociedade está tomando, tudo o que andamos destruindo para melhorar as nossas vidas. O livro também despertou em mim um repentino interesse pela fotografia. Gosto de sair por aí fotografando tudo para guardar para sempre a lembrança de como as coisas são, antes que o mundo acabe.

elske 13/11/2022

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.
Foi uma releitura especial, uns 10 anos depois da primeira leitura. Eu não lembrava nada da história, exceto que tinha algo sobre a Tailândia, e que eu tinha gostado muito do livro. Relendo, surgiram outras impressões.

Um fotógrafo profissional de renome contrai malária numa aldeia da Tailândia e lembra que tem um filho de 15 anos, que nunca conheceu, e resolve mandar cartas pra ele se apresentando. O egoísmo desse ?pai?, quando fala o porquê de ter abandonado o filho, beira o insuportável. Ele inclusive sustenta que não o abandonou:
?Você eu nunca conheci, portanto não podia abandonar?
?[...] não tinha sido escolha minha ter ou não um filho.?
?Se abandonei algo, foi muito mais do que você.? (Credo!)

Esse ?pai? pensa ser um ?herói?, com ideais, que ia mudar o mundo. Ele se posiciona fortemente contra a globalização e seus males. Mas é um hipócrita.

No meio disso tudo, Daniel, com 15 anos, lida com os outros problemas de sua vida de adolescente de classe média. (...) Ele se acha menos alienado que seus colegas, mas ainda é bastante alienado.

Fora isso, foi uma releitura divertida, principalmente porque teve um final feliz, de conciliação e otimismo. O incentivo à fotografia, buscando inspirar os leitores, também é muito legal e inspirou até eu mesmo.

Pra esse livro ser publicado hoje, ele teria que passar por uma severa revisão, porque muitas passagens são francamente misóginas.

Os verdadeiros heróis desse livro são Antônio, o padrasto de Daniel; sua mãe, que aguenta tudo isso; e o garoto mesmo.

Talvez eu esteja analisando demais um livro infanto-juvenil. Mas foi isso que eu achei. Foi uma boa releitura.

Sabrine Borges 06/05/2018

Leia antes que o mundo acabe
Aquele livro que flui em um fim de semana.
Breve e simples, mas certeiro.
O personagem principal, apesar de ter sido criado sem seu pai biológico e sem nem conhece-lo, não é revoltado e é uma boa pessoa. Seu padrasto é um querido e o trata muito bem.
Totalmente diferente da experiência que tive com meu irmão e meu pai que é seu padrasto e o do que acontece na maioria dos casos.
Na maioria dos casos os padrastos são mal vistos e ficam como os vilões, mas não nesse livro.
Por isso eu gostei, pois foi diferente.
Apesar dessa relação filho padrasto ser boa, o menino recebeu umas cartas de seu pai biológico e mandou cartas também. Cartas diferentes, nenhum pedido de desculpa ou arrependimento por não ter criado seu próprio filho (isso eu achei estranho) mas ele deu um motivo que eu achei que não justificou - ele queria viajar ao mundo fotografando guerras e poderia estar morto a qualquer momento e escreveu não ser abandono, pois nunca realmente conheceu o filho e como poderia abandonar sem conhecer?
É o que acontece com vários homens hoje em dia e antigamente também, abandonam as mulheres para seguir seu sonho e depois voltam como se nada tivesse acontecido. Como se nada fosse nada.
Ele até justificou o motivo, mas para mim não tem justificativa.
Veja bem: não estou dizendo que odiei o livro, não é isso. Até porque tratou desse assunto de uma forma diferente e acabou tudo bem. Mas preciso dizer que na vida real, muitas vezes, a história se repete e não acaba bem.
Eu gostei das fotos que um mandava para o outro, gostei de saber um pouco mais sobre guerras, gostei do que ele tenha inocentado seu amigo Lucas, então para mim, apesar disso, o livro foi bom.
Gosto de ler sobre temas delicados e saber mais sobre tudo.
E também da forma como o pai biológico ficou com tudo o que viu: mexeu com seu psicológico e com sua forma de ver a vida. Sinto que também vou ver coisas que não gostaria na vida (já vejo) e vai mexer com meu psicológico e mudar minha vida. Espero que para o bem. As vezes precisamos passar e ver algumas coisas para dar realmente valor na vida.

Realmente, precisamos ler esse livro, antes que o mundo acabe.
Eu preciso ler vários e vários livros, antes que o mundo acabe.

Ally.Rodrigues 18/12/2018

Acompanhado de textos incríveis, as fotos nos contam histórias incrivéis, de lugares, pessoas e culturas diferentes, nos mostram a realidade que nossos olhos teimam em não ver milhares de vezes

linanalli 05/10/2019

Eu não gostei deste livro. Para começar, detesto a escrita deste autor. Durante toda a leitura, senti ódio de muitas coisas que ele escreveu (quase tudo, na verdade). Detestei os personagens. Não é um livro que eu recomendaria, teria ou leria por vontade própria. Quase tudo sobre ele me incomoda. Tudo bem, os envelopes e fotos enviados pelo pai do Daniel trouxeram certa imersão cultural, o que eu achei interessante, mas sinto que toda a obra se desviou do seu propósito. Não acredito que eu vá gostar de nenhum livro por Marcelo Carneiro de Cunha no futuro.

Marina 21/04/2023

Antes que o mundo acabe
Já tinha lido em 2021 e reli esse ano pra leitura obrigatória. Achei a escrita do livro MUITO estressante, o personagem narra de uma forma muito informal, bem como se fosse ele falando mesmo, só que me irritou muito ler um monte de gíria estranha KKKKKKKKK enfim, a ideia do livro é ótima e a o pensamento que ele trás sobre o valor das coisas é tal é muito legal, só não curti muito ler mesmo