Punching the Air

Punching the Air Ibi Zoboi
Yusef Salaam

Resenhas - Amal Means Hope

Amanda 23/06/2021

Uma história forte contada lindamente
Punching The Air (Socando O Ar, em português) conta a história de Amal Shahid, um menino negro e muçulmano de apenas 16 anos que ao se envolver em uma briga em um bairro prevalecido de brancos e de classe média, acaba sendo preso por um crime que não cometeu. Uma história sobre um garoto que por causa de um movimento errado, por estar na hora errada no lugar errado, na PELE errada, muda seu futuro totalmente; e como ele usa a arte para contar sua verdade.

Gente, que livro! Eu não sei como não tem ninguém falando sobre ele, o quanto ele é importante e necessário! Então eu vou falar um pouquinho. Em 400 páginas Amal narra sua rotina na prisão, o julgamento, seus pensamentos, arrependimentos, anseios, medos, sua raiva e mais tantos sentimentos de forma sensível e poética. Através da sua arte, Shahid consegue manter sua mente livre e sã, enquanto ele desenha, escreve e lê consegue se libertar das grades que o punem pela injustiça submetida a ele.

Nas notas o autor explica que a história e o personagem são baseados em um caso que aconteceu de verdade em 1989, vale a pena a leitura dessa parte, é bem legal.
O livro foi publicado no Brasil há pouco tempo pela Harper Collins (leiam, pelo amor de Deus), mas pra quem se interessar em ler em inglês, dá para ler tranquilamente, inglês básico, ótimo para treinar o idioma. Recomendo o livro fortemente em qualquer que seja a língua.

Jenni Pradera 09/02/2021

Esse livro inspirador conta a história de Amal Shahid um jovem que foi condenado injustamente de um crime que não cometeu.
Escrito de uma forma poética, Amal narra sua história dentro da prisão e ilustra o que teve que fazer para manter a sua humanidade e a verdade intacta.

"Locking you up isn’t enough
for them They will try
to crush your spirit until
you’re nothing but—

Dust
we both say together

And what does dust do, Amal?
What did Maya Angelou say about dust?
Umi asks

It rises, I whisper"

Mirella | @readingmirella 09/12/2021

acabou comigo...
meu deus que livro PERFEITO eu juro que turbilhão de emoções foi ler esse livro, chorei HORRORES, só não foi um cinco estrelas favoritado, porque mesmo eu não sei uma pessoa que me importe muito com finais aberto, esse passou um pouco do limite que minha saúde mental aguenta...

Sofia.Pavan 22/02/2022

Palavras lindas para contar uma história cruel
Esse livro é incrível! Relata uma história tão real mas tão revoltante, que infelizmente ocorre muito na sociedade racista em que vivemos.
Sofremos junto com um menino, taxado de monstro somente pela cor da sua pele. Uma criança que tem que enfrentar os demônios do preconceito desde cedo. Uma alma livre enjaulada pelo racismo. Um artista privado de sua arte. Um coração despedaçado pela injustiça.

fleabookz 21/04/2021

Gostei do livro, trata de um assunto bem real e importante que precisa ser discutido. A leitura em si é bem envolvente, eu li pelo umas umas 50 páginas de cada vez. Acredito que passa uma boa mensagem sobre o racismo e a importância da arte nas vidas da pessoa.

Henrique.Diamantino 01/09/2021

Definitely must be read
I think I never read a book so fast in my life. This story is perfect and the author was great putting together this book. i was involved with this story because I think this situation could have happened with anyone. As a teenager we do so many mistakes or hang out with wrong companies.
This book helped me to going back to my adolescence.

Gabibis 19/07/2022

Punching the Air
"I address it to Imani Dawson and I write her a note:
- This is what I want the world to know about me. My art...
My truth."