Grown

Grown Tiffany D. Jackson

Resenhas - Grown

Lauraa Machado 05/04/2021

Excepcional!
Eu sabia exatamente o que esperar desse livro. Além de já ter lido sobre o caso que o inspirou, sobre o cantor R. Kelly, já tinha procurado bastante sobre ele e estava bem ansiosa para ler. Li praticamente de uma vez só, tentando ao máximo passar por tudo de ruim de uma vez, mas não consegui. Não tem como. Enchanted passa por muita coisa absurda que tem consequências por um bom tempo depois.

Antes de falar mais, aqui vão os gatilhos do aviso do livro: menções de abuso sexual, estupro, abuso de menor, sequestro e vício de opioides.

O livro é separado em quatro partes, e talvez eu dê alguns spoilers sobre o ritmo e a separação do livro nelas. Não vai ser nada claro e exato, não vou contar o que acontece, mas você pode querer evitar.

Durante as três primeiras partes, a história é contada no passado com alguns capítulos de 'agora', quando o Korey Fields já está morto. Acho que ter começado com ele morto foi uma ideia brilhante. Saber o que aconteceria com ele me ajudou a ficar menos ansiosa, ainda que tivesse ficado bastante mesmo assim. É essencial saber que vai ter um fim, ainda que não seja tão bom, e o nível do ódio que eu senti por Korey, até mesmo depois de ele estar morto, foi absurdo; mas sei que teria sido bem pior se eu ainda não soubesse como ele 'acabaria'.

Gostei muito da primeira parte, de como a autora mostrou que Enchanted era apenas uma garota normal e que a relação dela com Korey no começo tinha, sim, coisas boas. Muitas pessoas acham que relacionamentos abusivos dão sinais desde o começo de que são tóxicos, e dão sim, mas eles são bem sutis e muitas vezes esses sinais são ofuscados pelas coisas boas. Claro que o relacionamento dela com ele era ruim só pela diferença de idade, mas os detalhes podres das falas dele, das atitudes, foram muito bem construídos e desenvolvidos. Ele fala "as coisas certas" com as palavras erradas, e a posição dele em relação a de Enchanted e seu sonho de se tornar cantora só contribuiu para o que ele queria.

Eu esperava que a parte dois fosse a pior, então li de uma só vez. Na verdade, li a um, a dois e mais uma parte da três no mesmo dia, na mesma sentada. Sabia que seria bem difícil passar por esse abuso absurdo junto com Enchanted, então queria ler rápido e sair logo dele. Mas não tem fim. Não é algo que simplesmente dá para dizer que acabou e pronto. As consequências são maiores e são pesadas e duram indefinidamente. Mas a parte dois foi bem difícil em si só também.

Acho que a autora foi brilhante aqui também. Essa parte, aquela em que Enchanted teoricamente mais sofre na mão de Korey, é contada de um jeito mais rápido, mais evasivo, pulando dias, momentos, e resumindo algumas coisas com metáforas. Para mim, foi ideal. Se ela tivesse aprofundado mais, se tivesse sido mais direta e clara, teria sido ruim demais. Como escreveu, já está desesperador e agoniante! Eu não estava aguentando, lendo com a única missão de chegar na próxima parte, torcendo por ela o tempo inteiro. Imagina ela!

Ao chegar na parte três, achei que fosse finalmente ficar tudo bem. Mas as consequências de um abuso podem ser até piores do que ele, porque elas duram por muito mais tempo. Nessa parte, o gaslighting de Korey ficou ainda mais em evidência e até comecei a duvidar do que eu tinha lido, voltando em algumas partes para me certificar de que não estava louca. É aqui que a autora aborda uma grande parte do problema: a sociedade culpar a vítima, ainda que ela seja menor de idade, ainda que o cara tenha mais do que dez anos a mais que ela, e como a polícia e as pessoas à sua volta podem só contribuir para piorar tudo que ela sofreu.

O gaslighting foi incentivado por outros personagens, por outras pessoas que ouviam o relato de Enchanted, e sua sanidade foi questionada. Eu questionei junto com ela, questionei a minha, tive até medo de ter acreditado em algo que podia ser só coisa da cabeça dela. Essa parte, essa abordagem do gaslighting, para mim, foi excepcional. Muita gente pode achar que é impossível chegar a questionar o que você mesma fez e falou, o que você sabe que é verdade, mas foi isso que fizeram com Enchanted. Acho que, se você não consegue se simpatizar com ela, não consegue se colocar em sua pele ao ler este livro, tá precisando de uma boa dose de empatia e humanidade.

A parte quatro é quando a história do passado se junta ao presente e todos os capítulos são de 'agora'. Foi também a minha favorita. O mistério de quem matou Korey é bem fácil de solucionar, mas essa nem é a questão do livro. A questão é perceber como o sistema todo é uma maré que impede Enchanted de nadar até a superfície (e ela teria adorado a metáfora). É isso que é desesperador, foi por isso que eu fiquei torcendo, por Enchanted encontrar um jeito de provar que é inocente, de não ter que ir para a cadeia depois de tudo que sofreu com Korey, de salvara a si mesma.

E o final. A última revelação, da última página? Excepcional.

Até outras questões secundárias da história foram muito bem desenvolvidas, como a parte da Gab e o Derrick. Amei as referências ao mar, à Pequena Sereia, à música. Amei também a relação da família de Enchanted, seus pais e seus irmãos, e só queria proteger todos eles do mundo. O mais difícil é pensar em todas as garotas que passaram por isso de verdade, na vida real, e não em um livro; e pensar em todas as consequências de seu abuso que permanecem até hoje.

O livro é impecável, admito. Esperava que fosse excelente, mas ainda assim me surpreendeu. Claro que não é um livro para todo mundo, é pesado emocionalmente, então você precisa pensar primeiro se é do tipo de coisa com a qual consegue lidar normalmente ou se precisa estar em um momento muito bom para ler - ou até se nunca deve ler. Eu acho que é uma leitura que vale a pena, mas cada pessoa sabe sobre si. Estou muito feliz de ter ganhado de presente de uma amiga e ainda mais por ser um livro tão excelente. É definitivamente um livro do qual nunca vou me esquecer.

beatriz 27/12/2021

GROWN
apenas não tenho palavras pra esse livro. é sobre uma menina se descobrindo, querendo dar voz pro seu talento. é sobre um adulto que não sabe o que é certo e errado, que usou da inocência e ingenuidade de uma jovem mulher pra continuar um ciclo de abuso e violência.

além da escrita absolutamente INCRÍVEL e os capítulos curtos, a autora nos prende na narrativa fazendo com que a gente torça, sinta raiva e queira lutar pela Chanty. por ser um livro own voice, a tiffany mostrou muito bem com relacionamentos abusivos funcionam e como a vítima se sente sem saída.

é revoltante ver como várias mulheres se manifestando são necessárias para derrubar UM homem, e mesmo assim, ainda vão ser descreditadas, culpadas e taxadas de mentirosas. isso tudo piorando se tu for uma mulher negra. é um livro difícil e revoltante de se ler mas que vale cada página.

fleabookz 17/04/2021

Um bom livro sobre o abuso presente na indústria musical, sobre como o homem é visto como inocente e que acusações não estragam suas vidas. Enquanto isso as vítimas são descredibilizadas, até mesmo pela polícia.
Fiquei entretida na história, pois queria saber o que tinha acontecido direito. Tinha uma teoria, mas acabou sendo outra coisa, que achei meio "meh" a explicação, mas tudo bem.
Gostei da Enchanted, não a culpo por ter se "apaixonado". Só queria abraçar a bixinha e dizer "amiga abre o olho pelo amor de deus".

book_luiza 10/04/2023

Leitura obrigatória!!!!!
Confesso que fui ler achando que era uma coisa completamente diferente. achava que era um thriller, mas é muito mais que isso!

o foco do livro não é o suspense em si (apesar dele ser muitoo bom).

o livro vai mostrar um relacionamento entre um homem de quase 30 anos e uma menina de 17. relata de verdade como realmente é uma relação abusiva, como uma pessoa manipuladora e tóxica se relaciona.

a autora conseguiu fazer isso de uma forma tô verdadeira, que as cenas chegam a ser muito doloridas. principalmente pra gente, mulheres. (aliás, tomem muito cuidado com a classificação indicativa e os gatilhos).

além da questão de ser mulher, a narrativa é sobre as mulheres negras na sociedade. onde tudo o que elas dizem sempre é desacreditado e descartado.

realmente, pra mim foi um dos livros mais pesados que já li, por ter sido escrito dessa forma muito real, sabe? você lê e sabe que aquilo acontece e acontece com frequência.

uma super leitura profunda e necessário.

Carol 02/05/2023

SENDACIONAL, mas agoniante
QUE LIVRO BOM! Ultimamente poucos livros tem me prendido e me surpreendido tanto assim. Não vou dizer que é um livro fácil, por muitas vezes me peguei rangendo os dentes de raiva e ódio de algumas situações, é um livro pesado e muito difícil de engolir. Trata de coisas revoltantes que te deixam com uma sensação de impotência gigantesca, queria poder ajudar a protagonista, sei que ela é uma personagem, mas que ilustra a vida de muitas adolescentes reais que estão mais perto do que a gente imagina, sabe? Nossa, recomendo demais, acho que é um livro difícil, mas muito fluído e instigante.

Laubrary 12/10/2021

Freedom
Eu sabia que esse livro ia falar sobre relacionamento abusivo mas o impacto que teve foi forte demais. Ele não romantiza nem fantasia nada. Fala sobre relacionamento abusivo e de assédio de uma forma muito real, crua e dolorosa.

Eu li Grown em dois dias porque simplesmente não conseguia parar de ler. Ele é um thriller cheio de pequenos plot twists e te prende até a última página. Mas o foco não é tanto no mistério em si. Grown é sobre o abuso de poder. É sobre o padrão que a sociedade tem de não culpar um homem por seu comportamento enquanto critica as mulheres. É sobre as críticas que as vítimas de abuso recebem. Vemos muito como o mundo faz de tudo pra silenciar as mulheres no momento em que elas mais tem coragem pra se defender.

A reação do público no livro não é diferente da reação do público na vida real quando uma mulher denúncia seu abuso. Esse livro com certeza vai abrir a mente de quem não entende como surge um relacionamento abusivo, porque entrar na mente de uma vítima sempre vai nos ensinar a ter mais empatia.

Esse livro também mostra um lado da indústria musical que a gente não vê muito, achando que é um conto de fadas que na verdade não é. É triste e revoltante as coisas que acontecem e porque elas acontecem. Enchanted, a protagonista, tem o sonho de ser cantora, mas ela luta pra se libertar dos estigmas, das injustiças, do racismo, e do seu relacionamento abusivo.

?- Your voice ain?t just for singing. You gotta speak up. If not for you then for the next you, cause theres going to be one if you let people get away with hurting you.?

Ler esse livro sendo mulher foi muito difícil e angustiante, mas necessário. Um lembrete a todos nós para sempre acreditarmos nas mulheres para libertar elas.

romancejunkie 26/02/2024

Que história!
Esse livro é muito sensível e doloroso, com toques de esperança em suas últimas páginas. Me doeu tanto a história da protagonista e das outras vítimas, me tocou o coração quando elas se uniram em busca de justiça e consolo. Amei os plot twists e o maior deles no final: e pros três "vilões" só digo que na minha opinião: tiveram o que mereceram.

Nathi 29/04/2022

Um livro que trata vários problemas de uma forma...
Cara eu sabia que seria bom mas não que seria tanto.assim, aqui vemos um retrato da sociedade contra a mulher negra, um cara que claramente fazia a cabeça de jovens para o que ele queria e a sociedade simplesmente discordava disso tudo por ser um famoso e MDS...
A autora abordou tudo super bem o livro me prendeu do começo ao fim!!! ??

luísa 20/05/2022

rapaz, eu estava esperando algo completamente diferente, então acabei não gostando tanto quando me deparei com algo diferente do imaginado. a autora focou mais em outros aspectos do que num thriller em si (que eu estava esperando), mas não deixa de ser uma história importante, e a tiffany escreve muito bem!

Gabriela.Pereira 16/05/2023

UAU
A autora foi muito sensível na maneira que ela retratou toda a história da Enchanted, que apesar de ser fictícia, traz muitas características de histórias de muitas meninas negras, em especial as que foram vítimas de abuso. O livro retrata sobre como sempre duvidam da palavra de uma mulher, de como somos ?obrigadas? a amadurecer mais rápido do que os homens e de como a justiça é seletiva, a história fica ainda mais clara pra quem assistiu o documentário ?Sobrevivendo ao R-Kelly?. Apesar de ser uma leitura um pouco densa, adorei o livro.

Lívia 19/08/2021

mistérios, abusos e luta
que livro surpreendente e que escrita viciante, eu senti toda a angústia e desespero da Chanty durante todo o tempo vivendo com o Korey, até antes dela perceber o que estava acontecendo, pois infelizmente ainda é comum viver em um relacionamento abusivo e não perceber. Achei super interessante a autora conseguir trazer uma história tão forte e próxima de nós mulheres, e principalmente de mulher pretas que já são silenciadas e desacreditadas por serem mulheres e e agora imagina elas sendo pretas, ninguém acredita e principalmente a lei. essa leitura foi um mix de sentimentos: esperança, angústia, raiva, desespero.. tudo junto. agora quero muito ler outros livros da autora, socorro!!!!!

FrannFrann 24/05/2023

Que livro necessário e revolucionário. Eu fiquei angustiada e desesperada pela Enchanted, em como o Korey manipulava e agredia ela de todas as formas possiveis, e como foi difícil da Enchanted perceber isso.
Esse livro retrata o quanto é difícil ser mulher na sociedade, principalmente uma mulher negra. Em como somos culpadas e taxadas de mentirosas quando finalmente temos coragem de denunciar um abusador e agressor. A sociedade é podre!
Ler esse livro foi revoltante e angustiante, mas com certeza valeu a pena todas as páginas lidas. Foi uma leitura muito importante e necessária para mim.

"Para as vítimas, para as sobreviventes, para as corajosas que cresceram rápido demais... Nós acreditamos em vocês."

Mirella | @readingmirella 09/12/2021

que livro intenso...
tw: abuso sexual, infantil e emocional, estupro, sequestro, pedofilia, bullying e body shaming.

meu deus, esse é um livro TAO intenso, que falar dele é difícil pra mim, é um livro super inteligente e bem pensando, que abordar um assunto que é super necessário falar, mas é muita coisa para digerir. não sei como reagir com ele, até hoje não criei muita coragem para pensar muito nele. é uma leitura que eu super recomendaria a leitura, com MUITO cuidado devido a todos os gatilhos dele.

Bea 25/04/2023

"Este livro fala de abuso de poder. Fala do padrão de perdoar homens adultos por seu comportamento e culpar meninas por seus erros"

Eu não sei o que falar sobre esse livro, ou na verdade eu tenha muito para falar dele, mas nada seria suficiente para traduzir o que ele é.
Alguns livros são bem mais que livros, eles são sentimentos. E esse aqui, com certeza, é um desses. Ele é um grande SENTIMENTO.
A Enchanted é nadadora, e ela ama nadar e o mar, então o livro inteiro há analogias com o mar, ela própria sendo uma espécie de Pequena Sereia. E durante boa parte do livro a sensação que tive era de afogamento. Era como afundar e afundar e não conseguir encontrar nenhuma forma de salvamento.
Eu não esperava que o livro fosse ser assim, mas logo no começo eu percebi onde o Korey estava indo. Um cara maravilhoso, que é capaz de realizar todos os seu sonhos, que te diz TODAS AS COISAS CERTAS NA HORA CERTA. Sutilmente ele se insere na vida dela, desvendado todos os pontos fracos, até que ele se torne o norte na vida da Enchanted e nada ou ninguém é capaz de faze-la enxergar o que realmente está acontecendo.
Então vem a cena do avião, e é como se, naquele ultimo segundo, você conseguisse mais um respiro.

"Cara, Malcolm X é que falou a real: “A pessoa mais desrespeitada na América é a mulher negra. A pessoa mais desprotegida na América é a mulher negra. A pessoa mais negligenciada na América é a mulher negra.”

Houve uma parte do livro em qual realmente pensei que as coisas não eram como pareciam, eu questionei, inclusive, se havia de fato um Korey. Se no final tudo não teria passado de uma grande ilusão. Isso é o que acontece quando nós, mulheres, tentamos denunciar qualquer tipo de abuso. Sempre desacreditadas, sempre loucas, sempre querendo fama. A situação é muito pior no caso de mulheres negras, silenciadas pela vida e por aqueles que tem poder. A forma como a autora aborda isso é simplesmente sensacional.
Eu li um conto da Tiffany em "Blackout: O amor também brilha no escuro", na época busquei outros livro de todas as autoras, porque queria conhecer mais dos seus trabalhos, isso foi em 2021 e desde então esse livro está na minha estante, torcendo para que um dia fosse lançado aqui. Fiquei muito feliz quando vi a pré venda e estava super ansiosa para quando enfim pudesse ler.
Esse não é um livro facil de ler, ouso dizer que é um dos mais dificeis da minha vida, em contrapartida ele também é extremamente necessario e se, por um acaso, você acho que pode lidar com ele, eu super recomendo que o leia.

"— Muito bom! — comemoro, tomando um gole do suco de beterraba.
É melhor do que imaginei."

Duvido que qualquer suco tenha sido melhor que esse.