O Chamado de Cthulhu e outros contos

O Chamado de Cthulhu e outros contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Camarada dos livros 15/04/2024

Num sei
Eu já tinha lido a maioria dos contos sem querer, e acabei percebendo que a maioria dos contos tem mais ou menos o mesmo roteirinho, então ficou meio desanimador depois de um tempo.
O histórico do autor também me desanimou um pouco, me fez pensar que estava lendo ideias de uma mente nojentas.
Também não sou um grande fã de contos, então eu acho que não sou o público alvo kakakakaka, acho que você pode ignorar essa resenha.

P3te3rr 14/07/2023

Relatos sobrenaturais e... científicos!?
É genial como Lovecraft escreve seus contos. Cada um deles é escrito em formato de um relato pessoal, onde o personagem estava investigando algumas coisas e acaba por descobrir algo extremamente aterrorizante e sem explicação.

Muitos dos personagens são céticos, mas acabam cedendo para o "Terror Cósmico" presente nas situações, pois, como o próprio Lovecraft fala, as criaturas estão além da compreensão humana.

Os contos dessa edição são: O Chamado de Cthulhu, A música de Erich Zann, Dagon, Os gatos de Ulthar, A verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família e A Casa Abandonada. Dentre todos esse, o mais fraquinho para mim foi "A Casa Abandonada", pois foi cansativo a leitura.

Mas uma coisa é certa: eu consegui viajar bastante com esses contos e até tive calafrios!!

Hmen0n 19/06/2023

O chamado de Cthulhu é o melhor dos seis contos, assim como os outros, narrado em primeira pessoa, é tão empolgante que eu esperava, nem que fosse, uma migalha dele nos demais. Em todos você é jogado em um mundo no início dos anos 1900, e enquanto recebe novas informações, tenta desvendar o mistério de cada um.

Felipe 17/04/2023

Li sem esperar nada e me surpreendi bastante.
É indiscutível que a figura enigmática de Cthulhu se tornou parte do mundo pop e da cultura de terror cósmico, alienígenas e seres sobrenaturais. Lembro se ver um episódio de “Love, Death + Robots” e uma criatura muito similar ao Cthulhu aparecer em um episódio da terceira temporada, causando um terror nos personagens. Mas, após alguns meses ou até anos, nunca li nada sobre H.P.Lovecraft e a origem de sua maior criação: o Cthulhu.

Pois bem, o fato é que comprei um box de contos de Lovecraft da editora Chronos e comecei a ler, nunca me aventurando muito em contos de terror, literatura mais sombria e etc. E logo de cara, comecei pelo livro que acompanhava o conto de Cthulhu e outros contos, alguns explorando também criaturas cósmicas como o conto de Dagon. E não é que gostei bastante? A construção de enredo de Lovecraft segue um ritmo quase similar em vários contos: um personagem em questão acaba descobrindo acontecimentos sobrenaturais e sai em busca de pistas, documentos ou testemunhas que possam provar a existência desse evento. O conto de Cthulhu começa com esse enrendo, sendo um jovem indo investigar sobre a pesquisa de seu parente falecido, achando as evidências de uma seita ou até mesmo pessoas que tiveram um encontro com o próprio Cthulhu.

Agora um fato bem bacana desse primeiro livro de contos da editora Chronos, é que eu gostei de TODOS os contos. O conto “A música de Erich Zann” é o mais confuso e o mais simples de todo o compilado de contos, mas a sua construção como um todo não é péssima. Logo em seguida, temos “Dagon” que narra a história do Deus-peixe e de um pescador que encontrou essa criatura. Dai se segue o conto “Os Gatos de Ulthar” que é bem macabro e sobrenatural, sendo quase um dos melhores depois do livro. Entretanto, os dois últimos contos “A verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família” e “A Casa Abandonada” são o meu top 3 ao lado de “O Chamado de Cthulhu”. A construção da narrativa, o enredo, os personagens e o plot twist de cada um dos contos é sensacional, valeu muito a pena.

Porém, nem tudo são flores. Não pode falar de Lovecraft sem ressaltar que, em alguns pontos do livro, podendo até passar batido ou despercebido, ele usa termos xenofóbicos na forma de se referir a povos de diversas etnias, o que hoje em dia não seria adequado. A escrita e os contos são da década de 20 a 30, então muitos temos não são adequados aos dias de hoje. Alguns eu devo ter passado na leitura sem reparar, no entanto outros são bem nítidos. Fora que, em alguns casos, ele põe alguns povos como o “vilão” ou líder dessas seitas, algo que fica mais nítidos nos contos dos próximos livros do box.

ssam 24/01/2023

Na sua casa em R'lyeh, Cthulhu morto espera sonhando
"Eu jamais voltarei a dormir calmamente enquanto pensar nos horrores que incessantemente nos espreitam por trás da vida no tempo e espaço, e nas blasfêmias profanas das estrelas ancestrais que sonham no fundo do mar."

O chamado de Cthulhu é tão bom quanto eu esperava, e Lovecraft descreve pouco a entidade, deixando espaço pra os horrores da imaginação do leitor.

Os outros contos do livro, no entanto, parecem todos seguir uma mesma fórmula, e não conseguiram me passar a mesma sensação.

Léo 17/08/2022

H. P. Lovecraft e o Cosmicismo
Sempre fui apaixonado por histórias de horror. O que mais me intrigava nelas era o enredo e a capacidade do texto em descrever a ponto de aguçar minha imaginação. Eu imaginava os monstros, os assassinos em série, os vampiros ou lobisomens de uma forma bem clara com a descrição do texto. Porém, com O Chamado de Cthulhu é diferente. H. P. Lovecraft não nos dá uma descrição detalhada da dimensão do monstro e isso faz com que nossa imaginação voe. Criaturas cósmicas de outras galáxias que são tão absurdamente enormes que fazem a humanidade parecer um mero acidente na importância do universo. Os humanos são completamente indefesos e jogados à mercê dessas criaturas e isso nos dá uma sensação tanto de maravilha quanto de desespero. Está e a primeira vez que leio Lovecraft e admito que esperava um pouco mais do conto. Isso não quer dizer que não seja bom. E ainda continuo pensando de onde diabos Cthulhu veio...

Duque Iguro 08/08/2022

Call of Cthulhu
Eu detestei esse livro, não consegui entender absolutamente nada, comecei a ler so pelo hype mas me desapontei demais, não vale a pena o tempo perdido, com certeza eu não recomendaria esse livro para alguém de forma alguma.

Letícia 21/03/2022

Legal
Achei a história com uma boa premissa e muito bem estruturada, porém, as citações tendenciosas e com ar de pré conceito não me deixaram desfrutar da mesma.

Kauh 11/01/2022

Diferente do que eu esperava. Não significa que seja Ruim.
É um livro bom, apesar de eu começar lendo achando que era o ápice do terror, é mais uma mistura de fantasia e mistério os contos e eles são bem escritos ao ponto de eu não entender porque me falaram que ele era arrastado.

Li ele em uma tarde e mesmo que não tenha entregado o que minhas expectativas esperavam, não significa que tenha sido ruim, foi um bom diferente e que me fez pensar mais filosoficamente, recomendaria para quem quer ler um mistério que envolve umas coisas cósmicas que vão te fazer pensar na grandeza do universo para sermos os únicos seres vivos dele.

Hagamis 07/04/2021

Horror
Se você não se incomodar com os diversos preconceitos chatos do Lovecraft. Você chega a gostar da essência dos contos.
Sinceramente, eu gosto da falta de descrição que tem, pois deixa aberta as interpretações da sua cabeça. Sua imaginação vai criar o ambiente do seu horror.
Bom. Mas nada extraordinário

renatodsp3 02/12/2020

Bem legal
As histórias desse volume são bem boas, principalmente as de Arthur Jermyn, de Dagon e de Cthulhu. Peguei o livro pela curiosidade de conhecer o material do autor, um dos mestres da literatura do terror e cuja influência se espalha por diversas mídias e já dura mais de 100 anos. Recomendo a leitura.

Marlonbsan 24/11/2020

O Chamado de Cthulhu
De acordo com a sinopse, a história do Chamado de Cthulhu é baseada em uma mitologia imaginária em que um ser extraterrestre muito poderoso aguarda ser trazido à vida por seus adoradores e para isso, determinadas circunstâncias devem ocorrer.

O livro traz 6 contos, narrados em primeira pessoa e, por isso, são relativamente densos, há poucos diálogos e certos floreios, mas, de maneira geral, a linguagem é simples, ainda mais se for pensar na época em que foi escrito.

Assim como falei que precisamos nos colocar na época em que foi escrito os livros de Bukowski e fazer concessões, no caso de Lovecraft isso também é necessário, já que o racismo e a xenofobia são desmedidos.

Dentre os contos, está o mais famoso de H.P Lovecraft, confesso que tinha curiosidade para conhecer essa obra e saber mais sobre esse ser tão cultuado na cultura pop que é o Cthulhu. Porém, não consegui entender as motivações de ter se tornado tão conhecido. Os aspectos narrativos desse conto não me aproximaram do que era escrito e eu terminei de ler sem absorver praticamente nada. Não há um aprofundamento, ou até mesmo algo que fizesse me importar com os personagens ou o próprio monstro. Os fatos são jogados de forma especulativa, sem muita interligação, progressão e desfecho.

Assim como alguns autores de terror clássico, o medo que Lovecraft, muitas vezes, tenta passar é por meio de adjetivação e, para mim, não funciona, já que estar escrito ?um ar tenebroso? pouco irá influenciar no que estou lendo. E a falta de significação só faz me afastar do que foi transmitido.

Dentre os outros contos que são apresentados no livro, gostei de Os Gatos Ulthar, A verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e a Casa Abandonada, que possuem uma progressão mais bem definida, mas nada que desse medo. Os mesmos aspectos textuais são utilizados, o que não me agrada tanto.
arthemis 24/11/2020minha estante
Concordo contigo, especialmente na parte de levar em consideração o contexto da época em que a história foi escrita. Li uns poucos contos do Lovecraft e não entendi todo o fervor em torno dele. Comecei "Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft" e acabei abandonando. "O Chamado de Cthulhu" foi uma grandessíssima decepção, o único conto que vale a pena dentre os que li é "A Cor que Caiu do Espaço", que tem toda uma atmosfera que me fez imergir na leitura.

Marlonbsan 26/11/2020minha estante
Sim, o contexto da época diz muito sobre os temas e a formar de abordar as coisas, até entendo que pra época podia ter sido inovador ou desse medo, mas tbm não entendo esse fervor kkkkk acho que falta um pouco de aprofundamento nos contos haha

Jenniffer 05/11/2020

Primeiro livro que leio, conto de Lovecraft e gostei da história, mitologia imaginária...

Nemec 04/11/2020

Lovecraft no seu melhor
Este é o terceiro livro de Lovecraft que leio e até o momento o melhor de todos.

É composto de diversos contos curtos, sendo que dois ou três deles fazem parte da mitologia de Cthulhu, nome que o autor não usa nos livros dele.

Seu gênero de terror sobrenatural é extremamente descritivo, de tal forma a fazer com que todos os sentidos do leitor sejam afetados, desafiados, incomodados. O nível de terror que os personagens de suas histórias enfrentam é passado com maestria ao leitor, muitas vezes mantendo oculto boa parte dos acontecimentos, deixando a cargo da imaginação do leitor completar lacunas.

Ótimo livro para quem ama o gênero de terror.