A Cor Que Caiu do Céu e outros contos

A Cor Que Caiu do Céu e outros contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

andyp16 23/09/2023

O único conto decente do livro é ?A cor que caiu do céu? e também é o único que não é cheio do racismo e da xenofobia do lovecraft, chega a um ponto que os contos não mostram mais uma história e sim o preconceito descarado do autor

Jéssica 08/09/2023

Livro de contos, tem 3, ficção alienígenas
O primeiro gosteio, o segundo mais ou menos o terceiro larguro rsrs
Espero que o último livro do box seja melhor

P3te3rr 21/07/2023

"Ele não se permite ser lido"
Nesse livro, temos três contos do autor Lovecraft: "A cor que caiu do céu", "Ele" e "O horror em Red Hook". Lovecraft transita para a Ficção Científica com "A cor que caiu do céu".

A escrita do autor ainda continua com a mesma essência do livro "O Chamado de Cthulhu e Outros Contos", mas diria que está mais refinada. Ele consegue nos imergir em uma aventura assombrosa, despertando nossos sentidos pela sua forma de escrita. Porém fica muito claro o quão racista e xenofóbico Lovecraft era nesses contos.

A história dos contos são bem interessantes. "A cor que caiu do céu", dentre todos os contos que li de Lovecraft, é o segundo melhor. Ele consegue transmitir medo e outros sentimentos muito bem com suas palavras.

"Ele" é um conto curto, porém muito bom. Você fica intrigado com o conto, e se pergunta o que é que está acontecendo. Você termina o conto antes de se dar conta.

E por último "O horror em Red Hook". Cara, achei esse conto extremamente arrastado. Não me diverti lendo e ele parecia infinito. E é nele que fica mais explícito o preconceito do Lovecraft. Apesar de tudo, é importante para o futuro da literatura de terror.
ssam 21/07/2023minha estante
disse tudo

ixqwt 09/06/2023

Cara, não consegui aproveitar essa leitura não. além de não curtir a escrita, é racismo demais (principalmente no último conto) pra não impactar a leitura, qualquer ponto positivo fica ofuscado no mar de merda. o primeiro conto é o melhor do livro, tem um conceito interessante e bem executado. acho que vale a leitura dele, mas somente.

enfim, entendo a importancia do autor etc etc mas definitivamente n foi uma boa leitura.

Felipe 17/04/2023

Um dos melhores contos de Lovecraft, mas o resto é o mais fraco.
Durante a leitura de “A Cor que Caiu do Céu” e após o término da leitura, fiquei pensando se eu já tinha lido algo tão bom quanto esse conto. Beira a ficção cientifica, com um pouco de terror cósmico, medo do desconhecido e etc. É muito peculiar e muito bom. Como esse conto abrange 2/3 do livro, fora que é o melhor desse compilado de contos, vou me atear mais a ele.

A história é bem simples: um meteorito caiu em uma cidade chamada Arkham e alguns cientistas foram chamados para analisar esse meteorito. Dai vem a parte bem cientifica, do Lovecraft falando da volatilidade, da textura, da cor, do espectro e vários outros pontos da rocha e em como isso irá afetar aquela cidade, pois eventos sobrenaturais começam a acontecer logo após a queda desse meteorito estranho. Todos esses eventos levam um rapaz a investigar esse caso e ele começa a ouvir os relatos das pessoas que vivem ainda naquela região, sendo a partir desse ponto que começamos a saber o que de fato aconteceu e como se sucedeu os eventos sobrenaturais. É um dos melhores contos de Lovecraft e se tornou o meu favorito.

No entanto, o resto do livro decai um pouco. O conto seguinte, “Ele”, é muito confuso, muito arrastado, curto e sem graça. Eu não gostei e li apenas para passar pro próximo, que também não me agradou muito. O contos seguinte foi “O Horror em Red Hook” e foi nesse conto que senti toda a gama de xenofobia do Lovecraft, pois ele usa de vários povos imigrantes para construir uma seita que eram praticadas por eles em Red Hook, muitas vezes falando de suas caraterísticas físicas com teor pejorativo. Esses dois contos foram os piores de tudo que li do Lovecraft. Pode ter algum significado a mais ao qual eu não entendo, mas não é para mim.

ssam 20/01/2023

"An sint unquam daemones et succubae"
"O horror de eras passadas é uma hidra com mil cabeças, e os cultos da escuridão estão enraizados em blasfêmias mais profundas que o poço de Demócrito."

Lovecraft explora bastante o horror do desconhecido e a degradação psicológica que ele é capaz de causar.
Muitos dos horrores são inspirados por seus constantes pesadelos e, por isso, são marcados pelo subconsciente e repletos de simbolismos.

O que mais incomoda no livro é a xenofobia e racismo do autor que, mesmo para sua época, já era algo notável. Em muitas das histórias ele demoniza negros, indígenas, asiáticos e estrangeiros em geral. Apesar disso, são obras bem escritas que influenciaram diversos autores, assim como o próprio Lovecraft foi influenciado por autores como o Poe.

4 estrelas :)
P3te3rr 22/01/2023minha estante
eita

Léo 13/10/2022

A Impotência da Humanidade
Não somos nada para o universo. Apenas um infeliz acidente, vermes diante de deuses intergalácticos. Essa é mais uma estória assim. Onde a humanidade só pode questionar e aceitar seu papel inútil na natureza universal. Mais uma estória incrível pautada no mais puro suco do cosmicismo.

Letícia 11/10/2022

Ótima leitura
Acho que o medo do desconhecido é muito bem trabalhado na obra. Muito boa as descrições e detalhes que nos deixam ainda mais tensos.

Sam 18/01/2022

Xenofobia
Se vc for sensível ao desprezo por minorias étnico-racial, não leia esse livro, pois o autor é tão bom construindo o terror quanto é bom demonizando negros, asiáticos, orientais, indígenas...

Não recomendo queimar o livro, caso o tenha em casa, mas se ver numa prateleira em alguma loja, NÃO O COMPRE
Sara 18/01/2022minha estante
Ai que morte horrenda, falam tão bem desse autor... obrigada, já sei onde não gastar meu dinheiro.

Ely 16/10/2021

"an sint unquam daemones incubi et succubae, et an ex tali congressu proles nasci queat?"
O livro reúne três contos de H. P. Lovecraft: A cor que caiu do céu (1927), Ele (1926) e O horror em Red Hook (1926). Contei um pouco de cada no histórico de leitura. Queria deixar marcado aqui como meu primeiro terror lido (lembro que já li algumas histórias, mas era na internet ou em quadrinho). No geral, os dois primeiros contos são mais mistérios e coisas absurdas do que terror, e o terceiro é mais coisa absurda ainda, misturado com coisas estranhas e cenas que provocam certo horror no leitor. Vale ressaltar que ele tem sim suas passagens que mostram racismo em sua escrita, pra você que pretende ler, saiba disso. Ele é muito narrativo, mas apesar disso, não sei, sua escrita causa muita curiosidade, tanto que apesar das narrativas você termina os contos em um piscar de olhos. Me surpreendi com isso. No final, foi muito interessante conhecer um autor tão renomado, é interessante entender o motivo disso.

Izanio Martins 11/07/2021

A COR QUE CAIU DO CÉU I HP LOVECRAFT I Clássico do terror cósmico I Resenha + opinião.
INTRODUÇÃO
A COR QUE CAIU DO CÉU, do autor americano Howard Phillips Lovecraft, o HP Lovecraft, publicado originalmente em 1927, em minhas mãos, a edição brasileira com tradução de Bárbara Lima, Fatima Pinho e Marsely de Marco, pela editora Pandorga, sob o selo Chronos.
Este livro consiste em uma coletânea com três contos, A COR QUE CAIU DO CÉU, ELE e O HORROR EM RED HOOK, contos independentes entre si que fazem parte do eixo, do grupo das histórias dos “MITOS DE CTHULHU”, terror cósmico, do qual nós lemos e comentamos, recentemente aqui no canal, o livro Sussurros na escuridão. #sussurrosnaescuridao
A COR QUE CAIU DO CÉU
O primeiro conto, que dá o título a coletânea, A COR QUE CAIU DO CÉU, é uma história narrada em primeira pessoa por um homem que visita as terras de Arkham, Massachusetts, a trabalho. E durante a sua visita, encontra uma região povoada por histórias assombradas. A princípio, ele imagina que eram as típicas historias sussurradas nos ouvidos dos netos ao longo dos séculos pelas avós, porém, se depara com a desesperança e terror no olhar dos habitantes, de forma mais particular, de Ammi Pierce, através do qual toma conhecimento da história da Charneca queimada e dos dias estranhos, após os quais, nada naquela região voltou a ser como antes, mas como que persiste no ar, na agua e na terra, algo que se alimenta e consome a vida da região, fincando raízes de medo no coração dos habitantes e demais seres.
O ser, força ou entidade que causa este medo, é descrito como a cor, algo disforme, que não sabem descrever muito bem, embora reconheçam a sua origem extraterrestre pois teria chegado à Terra via meteorito e, assim, infectado, sim, como uma doença, uma grande faixa daquelas terras.

Dizem que a cor "envenenou" o solo ao redor de onde havia pousado. Parecia ter "infectado" a vida vegetal local e os resultados foram grandes descolorações nas flores, na grama e nas árvores, no primeiro momento, as frutas cresciam grandes e vistosas, porém, de sabores intragáveis. E estágios posteriores, as plantas tornaram-se cinzas e desenvolveram "uma qualidade altamente singular de fragilidade".
Junto com a descoloração veio a ruína de frutas e legumes cultivados junto com o comportamento anormal das plantas durante a noite. As flores brilhavam na escuridão e as árvores pareciam alcançar o céu e se mover sem o vento.
Os dias estranhos se apresentavam e além da destruição e alteração da vida vegetal, o gado da fazenda Gardner, que estava próximo, sofreu estranhas e grotescas mutações. Os animais apresentavam um estado de decadência, um acinzentamento antes de morrer, deixando uma carcaça grotesca, com carne não comestível.
Naqueles dias estranhos, após a queda do meteorito nas proximidades do poço da fazenda, a família Gardner, proprietária daquelas terras, aos poucos sucumbe à loucura, tem sua saúde deteriorada e, por fim, encaram a morte, com o último membro sobrevivente sendo Nahum Gardner, que descreveu a entidade como uma "coisa sugando, queimando, consumindo, algo que, com certeza não era do trabalho de Deus".
Por fim, sem citar detalhes maiores do conto, a entidade parte da Terra para retornar de onde veio, entretanto, deixa nos moradores do vale a crença de que uma outra parte menor não tenha conseguido escapar e que ainda esteja na fazenda do antigo Gardner, consumindo, alimentando-se da vida local, e assim, o vale, a região continua a decair lentamente ano após ano.

ELE
O segundo conto é também muito interessante e nos trás como protagonista um escritor/um poeta que busca nas ruas de Nova Iorque por inspiração para a sua arte. Este protagonista em particular nos mostra um traço de personalidade xenófoba e racista que é comum a muitos personagens do Lovecraft. E é interessante que é justamente este nefasto descontentamento que o leva a conhecer um senhor idoso e super misterioso que é o flerte com o grande perigo nesta narrativa.
É um conto curtinho, mas com uma riqueza descritiva impressionante. Lovecraft nos descreve becos, vielas, ruas estranhas que levam a lugares estranhos. Um submundo existente na margem de uma cidade grande em crescimento na primeira metade do século passado. Se destacam aqui os contrastes entre a empolgação pelo novo desenvolvimento e o amargo saudosismo daquilo que se perdia diante do mesmo desenvolvimento.
Este submundo que existe a margem da realidade que nossos olhos alcançam, preciso falar aqui, é também um tema recorrente, um cenário multipotencial, nos livros do Lovecraft.
O HORROR EM RED HOOK
Tanto que o próximo conto, o horror em Red Hook, começa com uma epígrafe que nos fala justamente sobre isso, sobre como vivemos e nos movemos no desconhecido, enquanto a nossa inteligência, como mecanismo de autoproteção, negligência realidades que nos roubariam a sanidade caso tivéssemos acesso a elas.
Neste conto, iremos acompanhar a história de um policial em recuperação de um trauma psicológico após eventos catastróficos que envolvem raptos de pessoas e imigrantes de terras distantes com seus cultos secretos que sobrevivem na escuridão das ruinas das cidades grandes.

Das três histórias deste livro, esta é a mais sangrenta e a mais assustadora para mim, porque embora existam muitos elementos fantásticos e sobrenaturais, que tudo bem, são desconfortantes, existem também elementos da sombria realidade. Sequestros, raptos de pessoas para o mercado negro de órgãos e de escravos é algo real. Foi inclusive tema da campanha da fraternidade em 2014. É algo que já existia naquele início de século e que persiste em assustadora proporção nos nossos dias.
CONCLUSÃO
Bom, o objetivo dos contos é distrair ao leitor, enriquecer seu vocabulário, mas também trazer reflexões sobre a realidade que nos cerca. Um dos trunfos do Lovecraft é conseguir misturar elementos fantásticos e aterrorizantes aos elementos da realidade. E certamente por fazer esta costura tão bem, ele tem sido referência a tantos e tantos escritores do gênero.
Eu sei que muitas pessoas sentem medo justamente destes elementos fantásticos. Mas sabe, uma coisa dos contos dele que mais me assusta, e que não se limitam a histórias fantasiosas, são os desdobramentos psíquicos que aquelas pessoas em seus traumas, enfrentam, como a perda da sanidade. Quão grandes são os terrores que não nos deixam mais ter paz em nossas mentes e em nossos corações e que assim, minam as nossas percepções do mundo e do nosso próprio ser, nos roubando de sermos quem nós verdadeiramente somos.

site: https://youtu.be/Ual2Hh4A7Wk

d a n i 05/06/2021

Lovecraft não é para mim...
Não conseguiu me prender nem um pouco. Comprei um box com os outros contos e quando terminei esse comecei o outro e logo deixei de lado. Fora A cor que caiu do céu, o autor me dececionou muito! O "terror" que ele cria é resumido em falar mal das religiões e das culturas de outras pessoas, fora o racismo escancarado! (sussurros na escuridão) Simplesmente não consegui terminar e não pretendo tentar ler tão cedo...

Laura 21/04/2021

A cor que caiu do céu
Talvez por uma questão de gosto pessoal eu não tenha achado esse um livro tão assustador quanto me haviam dito. Confesso que aliens, coisas de outros planetas e tudo nessa temática não me causam medo, então talvez por isso eu não tenha conseguido viver a experiência completa do terror do livro. Entretanto, o terror psicológico nos personagens é muito bem construído, mas muito curto. Se o livro tivesse focado menos no objeto/ser vindo do espaço e mais na degradação psicológica dos personagens causada por ele, acho que eu teria tido um aproveitamento melhor da história.

Ele
Esse livro confirma que a prosa de Lovecraft é realmente encantadora, mas a mensagem que ela passa nesse livro, eu prefiro ignorar. Aqui fica bem claro o racismo e xenofobia que tantas vezes Lovecraft deixa transparecer em suas histórias.

Horror em Red Hook
Tem uma premissa interessante que me despertou curiosidade no início, mas no clímax parece que o autor só pegou o nome de vários seres sobrenaturais e colocou no livro para tentar criar algum terror, o que pra mim, não rolou. Se tirar essa parte, em que ela cita o nome de um monte de bicho, o que sobra são os preconceitos do autor escancarados na história.

nanna 31/01/2021

Difícil
Para fazer essa leitura você precisa de muita paciência e cuidado. É uma leitura muito cansativa, mesmo os contos sendo pequenos. E eu não recomendo esse livro para quem não gosta de assustos pesados e de terror, mesmo ele não sendo tão explícito.
O primeiro conto é um dos meus favoritos do Lovecraft. Os detalhes e a forma como ele é contado fazem eu sentir o mesmo pavor dos personagens citados. O segundo conto é um pouco mais chatinho e causou pouco entusiasmo em mim. E o último conto com certeza foi o pior.
"O Horror em Red Hook", último conto do livro, tem uma história boa e atrai sua curiosidade, porém tudo isso se esvai a partir do momento que o Lovecraft expõe todo o seu racismo e xenofobia. Isso acabou com minha atenção para o conto e eu o li praticamente obrigada.
Eu sei que esse homem sempre demonstrou esse lado horrível e totalmente preconceituoso, mas ler isso acabou comigo.
Karine.Maco 01/02/2021minha estante
Já ouvi falar sobre o racismo e a xenofobia nos contos de Lovecraft, tenho um livro dele mas, ainda não comecei a leitura. Pelo menos já sei o que me espera ?

Paulo.Henrique 21/12/2020

Razoável
Durante a leitura é fácil perceber a influência que autor gera sobre os escritores a sua vanguarda, no entanto percebi uns contos muito crus e histórias sem amarrações, simplesmente pra mim não fluiu a leitura. Apesar ter influenciado a muitos com suas premissas, mais a frente os escritores acabaram fazendo um trabalho melhor na escrita propriamente dita.