A Cor Que Caiu do Céu e outros contos

A Cor Que Caiu do Céu e outros contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Léo 13/10/2022

A Impotência da Humanidade
Não somos nada para o universo. Apenas um infeliz acidente, vermes diante de deuses intergalácticos. Essa é mais uma estória assim. Onde a humanidade só pode questionar e aceitar seu papel inútil na natureza universal. Mais uma estória incrível pautada no mais puro suco do cosmicismo.

Laura 21/04/2021

A cor que caiu do céu
Talvez por uma questão de gosto pessoal eu não tenha achado esse um livro tão assustador quanto me haviam dito. Confesso que aliens, coisas de outros planetas e tudo nessa temática não me causam medo, então talvez por isso eu não tenha conseguido viver a experiência completa do terror do livro. Entretanto, o terror psicológico nos personagens é muito bem construído, mas muito curto. Se o livro tivesse focado menos no objeto/ser vindo do espaço e mais na degradação psicológica dos personagens causada por ele, acho que eu teria tido um aproveitamento melhor da história.

Ele
Esse livro confirma que a prosa de Lovecraft é realmente encantadora, mas a mensagem que ela passa nesse livro, eu prefiro ignorar. Aqui fica bem claro o racismo e xenofobia que tantas vezes Lovecraft deixa transparecer em suas histórias.

Horror em Red Hook
Tem uma premissa interessante que me despertou curiosidade no início, mas no clímax parece que o autor só pegou o nome de vários seres sobrenaturais e colocou no livro para tentar criar algum terror, o que pra mim, não rolou. Se tirar essa parte, em que ela cita o nome de um monte de bicho, o que sobra são os preconceitos do autor escancarados na história.

Vinicius.Villela 22/09/2019

De três contos, apenas um bom.
Já digo de começo que talvez seja em razão de que li outro conto logo antes desse (Sussuros na Escuridão), e comecei esse logo nasequência, e talvez isso tenha me causado um desgaste. Na edição que li, contam com três contos.
O primeiro e mais extenso, que nomeia o livro, é muito bom, mas já não teve o mesmo impacto que o primeiro me causou. O segundo conto, que se chama Ele, achei bem ruinzinho, além de dar os traços racistas de Lovecraft com bastante ênfase, problema que o terceiro também possui, mas que em geral, é um conto melhor, com um personagem um pouco mais interessante.
Recomendo a leitura do primeiro e terceiro conto, o segundo é dispensável.

Sam 18/01/2022

Xenofobia
Se vc for sensível ao desprezo por minorias étnico-racial, não leia esse livro, pois o autor é tão bom construindo o terror quanto é bom demonizando negros, asiáticos, orientais, indígenas...

Não recomendo queimar o livro, caso o tenha em casa, mas se ver numa prateleira em alguma loja, NÃO O COMPRE
Sara 18/01/2022minha estante
Ai que morte horrenda, falam tão bem desse autor... obrigada, já sei onde não gastar meu dinheiro.

P3te3rr 21/07/2023

"Ele não se permite ser lido"
Nesse livro, temos três contos do autor Lovecraft: "A cor que caiu do céu", "Ele" e "O horror em Red Hook". Lovecraft transita para a Ficção Científica com "A cor que caiu do céu".

A escrita do autor ainda continua com a mesma essência do livro "O Chamado de Cthulhu e Outros Contos", mas diria que está mais refinada. Ele consegue nos imergir em uma aventura assombrosa, despertando nossos sentidos pela sua forma de escrita. Porém fica muito claro o quão racista e xenofóbico Lovecraft era nesses contos.

A história dos contos são bem interessantes. "A cor que caiu do céu", dentre todos os contos que li de Lovecraft, é o segundo melhor. Ele consegue transmitir medo e outros sentimentos muito bem com suas palavras.

"Ele" é um conto curto, porém muito bom. Você fica intrigado com o conto, e se pergunta o que é que está acontecendo. Você termina o conto antes de se dar conta.

E por último "O horror em Red Hook". Cara, achei esse conto extremamente arrastado. Não me diverti lendo e ele parecia infinito. E é nele que fica mais explícito o preconceito do Lovecraft. Apesar de tudo, é importante para o futuro da literatura de terror.
ssam 21/07/2023minha estante
disse tudo

d a n i 05/06/2021

Lovecraft não é para mim...
Não conseguiu me prender nem um pouco. Comprei um box com os outros contos e quando terminei esse comecei o outro e logo deixei de lado. Fora A cor que caiu do céu, o autor me dececionou muito! O "terror" que ele cria é resumido em falar mal das religiões e das culturas de outras pessoas, fora o racismo escancarado! (sussurros na escuridão) Simplesmente não consegui terminar e não pretendo tentar ler tão cedo...

Sibery 13/08/2020

Melhor dos três
Essa coleção traz três contos do Lovecraft:
São eles: A cor que caiu dos céu, Ele e O Horror em Red Hook.

O primeiro conto é, na minha opinião, o melhor dos três. A narrativa é cinemática, com descrições ricas. E, até agora, o único conto do Lovecraft que me deu medo. Que me deu vontade de fechar o livro para tomar fôlego. Também foi o único conto de horror, em toda a vida, que me fez pensar sobre minhas próprias ansiedades.

O segundo é um conto curto. Um começo interessante, porque explora a nostalgia na modernização das cidades, mas, ao longo das páginas, o conto fica mais e mais absurdo. E eu me perdi nas últimas cenas.

O terceiro conto tem um problema grave. Embora a história seja interessante, os inimigos monstruosos são as pessoas que moram em Red Hook, em sua maioria de asiáticos, negros, latinos, judeus e nativos. O racismo de Lovecraft é bem aparente neste conto. Ele escreveu na década de 20, mas, ainda assim, é difícil ler.

Eu recomendo Lovecraft, mas, aos poucos. Ler um conto a cada três meses e, não, uma coletânea de uma vez só. Por algum motivo, Lovecraft puxa sua energia.

site: https://siberyoficial.blogspot.com/

andyp16 23/09/2023

O único conto decente do livro é ?A cor que caiu do céu? e também é o único que não é cheio do racismo e da xenofobia do lovecraft, chega a um ponto que os contos não mostram mais uma história e sim o preconceito descarado do autor

GuiGui 23/11/2020

Lovecraft não é a minha praia
Eu li e sinceramente achei meio sem graça, acho que em parte é porque eu não sou fã de livros de terror pois não consigo sentir a emoção na maioria das vezes e lovecraft foi o maior exemplo.
A cor que caiu do espaço foi o primeiro livro que eu li do Lovecraft, achei interessante a premissa mas infelizmente achei sem sentido, as descrições muito vagas e o terror meio fraco, realmente não é do meu gosto mas quem tem medo de coisas sem forma ou algo parecido vale a pena tentar.

an4luiza 04/07/2020

A narrativa clássica de Lovecraft é sempre muito boa, mas, principalmente nesse livro II, às vezes o preconceito do autor fica marcado em níveis muito complicados de simplesmente abstrair e seguir lendo normalmente.

Os três contos são bons, porém o 2º foi o que menos me agradou: criou uma atmosfera intrigante durante todo o conto pra no final ter um desfecho muito simples e não muito interessante; já o 3º foi o melhor, pois, apesar do racismo escancarado, o enredo e seu desenvolvimento são muito bons.

Paulo.Henrique 21/12/2020

Razoável
Durante a leitura é fácil perceber a influência que autor gera sobre os escritores a sua vanguarda, no entanto percebi uns contos muito crus e histórias sem amarrações, simplesmente pra mim não fluiu a leitura. Apesar ter influenciado a muitos com suas premissas, mais a frente os escritores acabaram fazendo um trabalho melhor na escrita propriamente dita.

nanna 31/01/2021

Difícil
Para fazer essa leitura você precisa de muita paciência e cuidado. É uma leitura muito cansativa, mesmo os contos sendo pequenos. E eu não recomendo esse livro para quem não gosta de assustos pesados e de terror, mesmo ele não sendo tão explícito.
O primeiro conto é um dos meus favoritos do Lovecraft. Os detalhes e a forma como ele é contado fazem eu sentir o mesmo pavor dos personagens citados. O segundo conto é um pouco mais chatinho e causou pouco entusiasmo em mim. E o último conto com certeza foi o pior.
"O Horror em Red Hook", último conto do livro, tem uma história boa e atrai sua curiosidade, porém tudo isso se esvai a partir do momento que o Lovecraft expõe todo o seu racismo e xenofobia. Isso acabou com minha atenção para o conto e eu o li praticamente obrigada.
Eu sei que esse homem sempre demonstrou esse lado horrível e totalmente preconceituoso, mas ler isso acabou comigo.
Karine.Maco 01/02/2021minha estante
Já ouvi falar sobre o racismo e a xenofobia nos contos de Lovecraft, tenho um livro dele mas, ainda não comecei a leitura. Pelo menos já sei o que me espera ?

Nemec 16/06/2020

Muita imaginação em um curto e bom livro
O livro possui três contos. O primeiro, a cor que caiu do céu, é bem escrito, prende a atenção até o fim.

O segundo, bem curto, Ele, poderia ser melhor explorado, tem um certo potencial que parece ter sido desperdiçado no enredo.

O terceiro, o horror em Red Hook, possui alguns pontos interessantes, mas no geral me parece cansativo de ler, com um ponto de vista do narrador claramente preconceituoso, mas deve-se abstrair pelo que era o pensamento da época.

É um livro curto, rápido de ler e no geral agradável, nada muito especial nesta leitura.

Juliana.LaCosta 15/12/2020

Que merda!!!
Que bosta de pessoa foi esse autor?!! Em tudo ele consegue mostrar como é xenofóbico e racista. Fora que os contos são fraquíssimos. O melhorzinho foi o primeiro. Parece q ele conta as histórias pelas beiradas sem nunca chegar ao centro. Acho que vou demorar mto a me arriscar em mais alguma obra desse autor.

Indy 24/03/2020

A Cor Que Caiu Do Céu é digno de uma série.
Muita gente diz que não gosta desse conto do autor por ter uma abordagem muito diferente do que costuma ter os outros contos, achei ok até. O Conto tem um pegada de ficção científica bem interessante e o contexto é muito futurista para uma história escrita em meados de 1920. O que não gostei : achei as descrições de algumas coisas pobre e genérica ; em alguns momentos o conto se torna massante e um pouco chato.

Em contra partida, o conto Ele foi o pior conto do Lovecraft que li até agora, não tem um contexto legal e é muito mal conduzido.

O Conto O Horror em Red Hook é muito interessante porém dá pra perceber nitidamente o racismo e a xenofobia do autor. Gostei principalmente da menção a Lilith.